Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 201 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Pessoal, alguém poderia esclarecer como deve ser feito o cálculo dos campos vItem e vNFTot na NF-e com a reforma tributária?

Mesmo após realizar o curso da reforma do ACBr, ainda fiquei com dúvidas — principalmente porque não encontrei uma orientação clara sobre o que exatamente deve compor o vItem.

Devo considerar apenas o vProd? Ou o valor do item no vItem deve incluir também frete, descontos, IBS, CBS ou outros componentes?

Atualmente estou preenchendo o vItem apenas com o vProd, e a nota está sendo autorizada, mas não sei se isso está correto conforme o layout novo.

Alguém sabe informar qual é a fórmula correta ou a regra que deve ser seguida para calcular esses campos?

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, Valkennedy Fernandes disse:

Alguém sabe informar qual é a fórmula correta ou a regra que deve ser seguida para calcular esses campos?

Tem na NT.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Postado (editado)
6 minutos atrás, BigWings disse:

Tem na NT.

Não vi formula na nt, apenas falando que o vNTTot deve ser o totalizador de vItem. Mas quero saber como formar o vItem.

Até pq isso aqui não ajuda em nada.
image.thumb.png.3fd86daf35f7b00ade2e41bb8bb82707.png

Editado por Valkennedy Fernandes
Postado

Bom dia,

Verifica na página 47 da Nota Técnica 2025.002-RTC - Versão 1.30:

Valor total do Item (vItem) deve ser igual ao somatório: 
 (+) vProd 
 (-) vDesc 
 (-) vICMSDeson, se indDeduzDeson=1 
 (+) vICMSST 
 (+) vICMSMonoReten
 (+) vFCPST 
 (+) vFrete 
 (+) vSeg 
 (+) vOutro 
 (+) vII 
 (+) vIPI 
 (+) vIPIDevol 
 (+) vServ 
 (+) vPIS (id: R06, campo: PISST/vPIS), se indSomaPISST=1 
 (+) vCofins (id: T06, campo: COFINSST/vCOFINS), se indSomaCOFINSST =1 (NT 
2020.005) 
 (+) vIBSUF 
 (+) vIBSMun 
 (+) vIBS 
 (+) vCBS 
 (+) vIS 
 (+) vTotIBSMonoItem 
 (+) vTotCBSMonoItem 
Exceção 1: Em 2025 e 2026 não somar vIBSUF, vIBSMun, vIBS, vCBS, vIS, 
vTotIBSMonoItem, vTotCBSMonoItem. 
Observação 1: Implementação Futura.

• Curtir 1

Vinício Rocha

Analista de Sistemas

Logus Soluções

Formiga – MG

þeficazerp.com.br

Postado

Olá amigos, eu não entendi isto.

Se em 2026 vai ter apuração do IBS/CBS de 1%, como não somar nos itens/notas estes valores?

como não somar no total da nota?!

• Alíquotas Simbólicas: As alíquotas aplicadas em 2026 serão de 0,9% para a CBS e 0,1% para o IBS, totalizando 1% para fins de teste dos sistemas.
  • Ausência de Recolhimento: Conforme a Lei Complementar 214/2025, o recolhimento efetivo desses 1% é dispensado para quem cumprir integralmente as obrigações acessórias (emissão correta das notas). O valor destacado poderá ser compensado com o PIS e a Cofins ou ser objeto de ressarcimento.

Ali diz "dispensado para quem cumprir integralmente as obrigações acessórias (emissão correta)"

mas vocês sabem como é até se entender que tudo está correto como saber?!

Cláudio

Setor de TI.

• Este tópico foi criado há 201 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.