Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NFSe São José do Rio Preto - Padrão Nacional - GISS

Ver Solução Respondido por Marcelo DeSoft7,
  • Este tópico foi criado há 122 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Prezados,

Alguém já conseguiu emitir ou configurar o ACBrNFSeX Demo e o ACBrNFSeXServicos.ini para emissão da NFS-e no Novo Modelo Nacional?

Após diversas tentativas, não estou obtendo sucesso utilizando o novo endpoint disponibilizado pela prefeitura:

https://ws-homologacao-rtc.giss.com.br/service-ws/nf/nfse-ws?wsdl

image.png.35fca29c50f4ed11b55dd0b5ffc92be7.png

Caso alguém já tenha conseguido homologar, poderia nos apoiar informando os parâmetros corretos, arquivos de configuração utilizados ou se há algum ajuste necessário no ACBr?

Também gostaria de confirmar se o ACBrNFSeX já está totalmente apto para testes com o novo modelo nacional.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

• Consultores
Postado
2 horas atrás, Matheus_Lira disse:

Também gostaria de confirmar se o ACBrNFSeX já está totalmente apto para testes com o novo modelo nacional.

sim se for ambiente nacional

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro
Postado

Bom dia, tentei fazer o teste de envio de NFSe pelo "ACBrNFSeX - Programa de Exemplo" e deu um erro. Vou colocar abaixo a imagem.

image.thumb.png.f50aab309f396e3acf74feddc1557b14.png

esse foi o erro

Erro(s):
Código  : X800
Mensagem: Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}CodigoServicoNacional': This element is not expected. Expected is one of ( {http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}CodigoPais, {http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}ExigibilidadeISS ).

Também vou colocar em anexo o XML gerado.

temp1.xml

Postado
2 horas atrás, FI_Sistemas disse:

Bom dia, tentei fazer o teste de envio de NFSe pelo "ACBrNFSeX - Programa de Exemplo" e deu um erro. Vou colocar abaixo a imagem.

image.thumb.png.f50aab309f396e3acf74feddc1557b14.png

esse foi o erro

Erro(s):
Mensagem: Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}CodigoServicoNacional': This element is not expected. Expected is one of ( {http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}CodigoPais, {http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}ExigibilidadeISS ).

Também vou colocar em anexo o XML gerado.

temp1.xml 10.2 kB · 1 download

estou com esse mesmo erro para Santos/SP que também utiliza o giss 

• Membros Pro
Postado

recebo , esse erro :

Erro(s):
Mensagem: Erro de Validação:  --> 1871 - Element '{http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}Discriminacao': This element is not expected. Expected is ( {http://www.giss.com.br/tipos-v2_04.xsd}CodigoNbs ).

Correção: 

A impressao que tenho que é um erro nesse Schemas ,tipos-v2_04.xsd , mas não achei outra versao para baixar.

Postado

Prezados,

Para conseguir testar São José do Rio Preto no ambiente de homologação disponibilizado por eles, precisei realizar alguns “ajustes” no ACBr. Conforme fui executando os testes, algumas mensagens de validação foram retornadas e, com isso, fui aplicando as modificações abaixo.

Arquivo: Giss.GravarXML.pas

1. Função TNFSeW_Giss204.GerarServico
Adicionei o teste abaixo para forçar a exibição do Código NBS no XML, exigência específica da prefeitura de SJRP:

if (NFSe.Servico.CodigoMunicipio = '3549805') and (NFSe.Servico.CodigoNBS <> '') then // SJRP
   NrOcorrCodigoNBS := 1;

image.thumb.png.d91e8713f8db2b9b9b52ccda650b8430.png

2. Função TNFSeW_Giss204.GerarValores
Logo no início da função, incluí o teste abaixo.
No novo schemas, é obrigatório informar os campos de Desconto Incondicionado e Desconto Condicionado, e somente assim o XML passa na validação:

if (NFSe.Servico.CodigoMunicipio = '3549805') and (NFSe.Servico.CodigoNBS <> '') then // SJRP
 begin
   NrOcorrDescIncond := 1;
   NrOcorrDescCond   := 1;
 end;

image.thumb.png.dedc6d04863a5022d716709455291f5a.png

Esse dois eu fiz dessa forma e não coloquei no "TNFSeW_Giss204.Configuracao", para conseguir fazer os testes e não atrapalhar quem ja está usando.

Arquivo: ACBrNFSeXGravarXml_ABRASFv2.pas

Função TNFSeW_ABRASFv2.GerarServico
A prefeitura exige que a tag CodigoNbs apareça antes da tag Discriminacao. Por isso, incluí o seguinte ajuste:

Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#32', 'CodigoNbs', 1, 9, NrOcorrCodigoNBS,
                              OnlyNumber(NFSe.Servico.CodigoNBS), DSC_CMUN));

image.thumb.png.ce02c401725bb928eabf1b2b75bd2725.png

Todos os ajustes foram condicionados especificamente ao código IBGE 3549805 (São José do Rio Preto).

Além disso, validei se o Código NBS está preenchido, para não impactar municípios que ainda utilizam o modelo GISS tradicional.

Dessa forma, nenhum cliente que ainda esteja utilizando a forma antiga de envio será afetado até que ocorra a migração para o novo ambiente.

Fazendo isso e testando no Demo do ACBr, obtive retorno de Sucesso = True. Não sei se é a forma mais correta, porém foi a forma que consegui chegar uma retorno positivo. Caso alguém queira testar.

@Italo Giurizzato Junior, caso possa dar uma avaliada nessa situação e talvez colocar diretamente no código. Fiz nesse formato, para atender clientes que ainda estão usando e para que possamos testar em homologação, se colocar algo barrando em data.

Qualquer dúvida sobre as alterações ou necessidade de validação adicional, estou à disposição.

Postado
2 horas atrás, Matheus_Lira disse:

Prezados,

Para conseguir testar São José do Rio Preto no ambiente de homologação disponibilizado por eles, precisei realizar alguns “ajustes” no ACBr. Conforme fui executando os testes, algumas mensagens de validação foram retornadas e, com isso, fui aplicando as modificações abaixo.

Arquivo: Giss.GravarXML.pas

1. Função TNFSeW_Giss204.GerarServico
Adicionei o teste abaixo para forçar a exibição do Código NBS no XML, exigência específica da prefeitura de SJRP:

NrOcorrCodigoNBS := 1;

image.thumb.png.d91e8713f8db2b9b9b52ccda650b8430.png

2. Função TNFSeW_Giss204.GerarValores
Logo no início da função, incluí o teste abaixo.
No novo schemas, é obrigatório informar os campos de Desconto Incondicionado e Desconto Condicionado, e somente assim o XML passa na validação:

begin
   NrOcorrDescIncond := 1;
   NrOcorrDescCond   := 1;
 end;

image.thumb.png.dedc6d04863a5022d716709455291f5a.png

Esse dois eu fiz dessa forma e não coloquei no "TNFSeW_Giss204.Configuracao", para conseguir fazer os testes e não atrapalhar quem ja está usando.

Arquivo: ACBrNFSeXGravarXml_ABRASFv2.pas

Função TNFSeW_ABRASFv2.GerarServico
A prefeitura exige que a tag CodigoNbs apareça antes da tag Discriminacao. Por isso, incluí o seguinte ajuste:

Result.AppendChild(AddNode(tcStr, '#32', 'CodigoNbs', 1, 9, NrOcorrCodigoNBS,
                              OnlyNumber(NFSe.Servico.CodigoNBS), DSC_CMUN));

image.thumb.png.ce02c401725bb928eabf1b2b75bd2725.png

Todos os ajustes foram condicionados especificamente ao código IBGE 3549805 (São José do Rio Preto).

Além disso, validei se o Código NBS está preenchido, para não impactar municípios que ainda utilizam o modelo GISS tradicional.

Dessa forma, nenhum cliente que ainda esteja utilizando a forma antiga de envio será afetado até que ocorra a migração para o novo ambiente.

Fazendo isso e testando no Demo do ACBr, obtive retorno de Sucesso = True. Não sei se é a forma mais correta, porém foi a forma que consegui chegar uma retorno positivo. Caso alguém queira testar.

@Italo Giurizzato Junior, caso possa dar uma avaliada nessa situação e talvez colocar diretamente no código. Fiz nesse formato, para atender clientes que ainda estão usando e para que possamos testar em homologação, se colocar algo barrando em data.

Qualquer dúvida sobre as alterações ou necessidade de validação adicional, estou à disposição.

Boa tarde, você chegou a utilizar os novos schemas que disponibilizaram dia 5?

Postado
6 minutos atrás, Matheus_Lira disse:

Sim, baixei no site do Giss e usei eles. 

Mas mesmos assim tiver que fazer essas alterações.

Consegui o mesmo avanço que o seu, porem a prefeitura me retornou erro de schema lá...

• Solution
Postado

Boa tarde pessoal, 

Para realizar a emissão de NFSe em homologação do provedor Giss, precisei ajustar apenas esse "IF",

Acrescentando o "OR", pois não estava gerando o grupo "pTotTrib" que é obrigatório de acordo com o schemas deles.

Não terá problema para os demais casos, pois a função "GerarTrib" que é chamada, tem a chamada para apenas mais duas funções:

1-"GerarXMLTributacaoFederal", nessa função já era testado se o cst é diferente de vazio, ou seja vai gerar apenas quando necessário.

2-"GerarXMLTotalTributos", nessa função gera o grupo que é obrigatório quando regime normal.

Segue em anexo o schemas do site e a unit alterada com esse ponto.

Qualquer duvida, estou a disposição!

image.thumb.png.92092ebc1e81a3c6dd5e75f03a2f2ccf.png

Giss.GravarXml.pas minimo_enviar-lote-rps-envio-v2_04.xml

• Consultores
Postado
14 horas atrás, Marcelo DeSoft7 disse:

Boa tarde pessoal, 

Para realizar a emissão de NFSe em homologação do provedor Giss, precisei ajustar apenas esse "IF",

Acrescentando o "OR", pois não estava gerando o grupo "pTotTrib" que é obrigatório de acordo com o schemas deles.

Não terá problema para os demais casos, pois a função "GerarTrib" que é chamada, tem a chamada para apenas mais duas funções:

1-"GerarXMLTributacaoFederal", nessa função já era testado se o cst é diferente de vazio, ou seja vai gerar apenas quando necessário.

2-"GerarXMLTotalTributos", nessa função gera o grupo que é obrigatório quando regime normal.

Segue em anexo o schemas do site e a unit alterada com esse ponto.

Qualquer duvida, estou a disposição!

image.thumb.png.92092ebc1e81a3c6dd5e75f03a2f2ccf.png

Giss.GravarXml.pas 16.04 kB · 1 download minimo_enviar-lote-rps-envio-v2_04.xml 2.68 kB · 0 downloads

Bom dia!

Muito obrigado pela contribuição!

Criada a tarefa ACBr-8597 para análise da mesma e disponibilização no SVN.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

• 2 semanas depois ...
  • Membros Pro
Postado

Tentei fazer o teste agora e tive como retorno essa msg.

Erro(s):
Código  : E160
Mensagem: Arquivo em desacordo com o XML Schema.
Correção: Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.

• Membros Pro
Postado
Em 18/12/2025 at 08:03, Diego Foliene disse:

Bom dia!

Muito obrigado pela contribuição!

Criada a tarefa ACBr-8597 para análise da mesma e disponibilização no SVN.

É possível acompanhar o status da tarefa?

• Consultores
Postado
50 minutos atrás, Carlos Júnior disse:

É possível acompanhar o status da tarefa?

elaé informada aqui no topico conforme são vistas e trabalhadas.

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Consultores
Postado
1 hora atrás, cezar.sakugawa disse:

A tarefa ACBr-8597 já foi concluída?

Bom dia,

Está em avaliação ainda. Assim que tivermos andamento será informado no tópico.

• Obrigado 2
image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Postado

Ola Grupo, a Todos um Feliz e Abençoado 2026!

Informação importante, a prefeitura de Rio Preto alterou o codigo de atividades, conforme decreto publicado em 10 de dezembro, segue link https://novopainel.riopreto.sp.gov.br/uploads/PGM_DECRETO_No_20_410_5b7c5fedb2.pdf contendo os códigos de servicos e tributação atualizados...

Mesmo assim, estou recebendo o erro E385 - Não existe Serviço na Lista de ISSQN para o Codigo Informado, Informe um Codigo ISSQN Valido...

Alguem emitindo com sucesso???

• Consultores
Postado
Em 02/01/2026 at 17:23, rofresi disse:

Ola Grupo, a Todos um Feliz e Abençoado 2026!

Informação importante, a prefeitura de Rio Preto alterou o codigo de atividades, conforme decreto publicado em 10 de dezembro, segue link https://novopainel.riopreto.sp.gov.br/uploads/PGM_DECRETO_No_20_410_5b7c5fedb2.pdf contendo os códigos de servicos e tributação atualizados...

Mesmo assim, estou recebendo o erro E385 - Não existe Serviço na Lista de ISSQN para o Codigo Informado, Informe um Codigo ISSQN Valido...

Alguem emitindo com sucesso???

pede para o contador entrar em contato e ver se está habilitado para o cnpj

geralmente tem que ser liberado lá alguns

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• 4 semanas depois ...
Postado

Boa tarde amigos. Alguém teve alguma novidade a cerca do uso do novo modelo do código de tributação municipal?

Estou tentando autorizar em produção e não consigo nem no modelo antigo, e nem no novo.

Exemplos utilizados:
> Antigo

<ItemListaServico>01.05.00</ItemListaServico>
<CodigoTributacaoMunicipio>01.05.00</CodigoTributacaoMunicipio>

> Novo:

<ItemListaServico>01.05.00</ItemListaServico>
<CodigoTributacaoMunicipio>01.05.01.000</CodigoTributacaoMunicipio>

Ambos retornam:
E160 - Arquivo em desacordo com o XML Schema.

Postado

@DlDuarte

Vamos la...

o campo ItemListaServico, estou utilizando somente as 4 primeiras casas... 01.05

o campo CodigoTributacaoMunicipio esta formatado igual o seu exemplo;;;

O detalhe é, Arquivo em desacordo com Schema, (entao imagino que nao seja devido o codigo de servico);;; e sim a ausência de alguns campo/estrutura que começaram a ser obrigatórios em janeiro/2026;

ex: CodigoNBS, ICS/CBS IndOp, CClassTrib, etc... 

• Este tópico foi criado há 122 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.