Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nova NT 2025.2-RTC 1.34

Ver Solução Respondido por BigWings,
  • Este tópico foi criado há 170 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Consultores
Postado

Em relação a nova nota que é a Nota Técnica 2025.002 v.1.34, publicada em 04/12/2025, qual a sua dúvida?

14 horas atrás, Antonio Carlos L disse:

Valter Patrick
Gerente de Projetos na empresa CTEC
Consultor ACBr
(33)98400-0936
GitHub: https://github.com/valterpatrick

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Postado

oi @valterpatrick, obrigado pelo retorno. Deu algum problema aqui e não foi a postagem da forma correta. Eu recebi o link e a nota ja em pdf de um contador, não observei a data d epublicação, a ultima versão dessa NT que eu tinha era a 1.33. Mas enfim ele fez ao "cara da nota" a seguinte pergunta:

Com base na página 6 , JANEIRO de 2026, ele quer saber se o Simples precisa enviar a Reforma como Obrigação Acessória ?

Eu não sou contador ou tributarista, mas creio que baseado na própria pagina 6, texto abaixo da tabela, diz que as regras serão publicadas futuramente, então se vai regras especificas é porque o que vale para o lucro rela ou presumido pode ser diferente no simples.

Dai que peço a ajuda dos universitários para ver se a interpretação de texto esta correta.

Abraço.

acbr.thumb.png.cdc0f3376d8703adff5e8c8ecd1ce303.png

• Moderadores
  • Solution
Postado
16 minutos atrás, Antonio Carlos L disse:

Eu não sou contador ou tributarista, mas creio que baseado na própria pagina 6, texto abaixo da tabela, diz que as regras serão publicadas futuramente, então se vai regras especificas é porque o que vale para o lucro rela ou presumido pode ser diferente no simples.

Em 2026 o Simples Nacional está desobrigado do envio das informações de IBS e CBS conforme o art. 348 da LC 214/2025.

A partir de 2027 quem for optante do Simples vai poder optar por recolher o IBS e CBS dentro do DAS sem poder gerar crédito para os destinatários das notas, ou recolher IBS e CBS por fora do DAS gerando os créditos. Creio que sejam essas as regras específicas que estão pendentes de publicação.

Inclusive é um ponto polêmico da reforma tributária que os optantes pelo Simples vão perder competitividade por não estarem gerando créditos e as empresas vão preferir adquirir de quem é lucro presumido ou real...

No meu entendimento quem é do Simples não deve informar os dados de IBS e CBS por enquanto, mesmo já sendo possível.

• Curtir 2
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Este tópico foi criado há 170 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.