Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Preenchimento Da Versão Do Sped


  • Este tópico foi criado há 3366 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Gostaria de pedir a vocês se concordam comigo ou tem uma ideia melhor para preenchermos o campo COD_VER do Registro 0000 (SPED Fiscal e Contribuições).

 

Hoje ele preenche com uma propriedade chamada "TACBrCodVer", e toda vez que muda a versão do SPED tem que atualizar o ACBr, atualizar o ERP na parte do SPED para preencher essa versão, compilar e atualizar todos os clientes que usam o SPED.

 

Acontece é que muitas vezes o Layout do SPED muda, mas não tem impacto na maioria das empresas, e mesmo assim elas são obrigadas a atualizar o sistema.

 

O que eu gostaria é que pudéssemos informar uma String para esta propriedade livremente. Onde alimentaríamos o COD_VER com "004" através de por exemplo a versão que o usuário informar na Tela.

 

Se alguém estiver disposto a fazer esta alteração ou melhorar esta minha ideia ficaria muito agradecido.

 

Obrigado desde já.

Alexandre De Carli,
Gerente de Projetos na empresa Econtabil Software.


email: [email protected]
site: http://www.extremeprogramming.wordpress.com
Pato Branco - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, foi criado uma função da qual vc pode informar sim o valor em string, basta fazer assim:

 

COD_VER := StrToCodVer('???');

 

Mas se for inclusa uma nova versão não tem jeito, ai só se fosse livre mesmo, mas não ache que se o campo versão for livre irá resolver todo seu problema, pois quando muda versão sempre ha mudanças na estrutura do sped, forçando assim vc ter que recompilar e atualizar novamente todos os seus clientes.

 

Mas se mesmo assim queira fazer, crie uma versão extra ao do ACBr para vc e mantenha essa unit no seu projeto.

  • Curtir 1

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Alexandre

Não lembro de clientes nossos que com a mudança de versão não tenha sido afetado de alguma forma, e quase todos os nossos sistemas sofrem correções, melhorias e adição de funcionalidades bem dizer quase mensal, pois é uma questão de evolução natural do software, então acredito que não chega a ser um problema ter que recompilar e redistribuir novas versões aos clientes.

 

mas é minha opnião, claro que tem casos e casos e talvez o pessoal ache válida essa alteração, mas do meu ponto de vista seria criar um serviço a mais e onde pode o cliente colocar uma informação errada ou alterar e colocar dado inválido sem querer

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo Juliomar, a questão é que em alguns casos a atualização do sistema é crítica:

 

Quando tem muitos estabelecimentos/Usuários utilizando o sistema

Quando existe homologação do Software para que seja compilado

Quando há um acréscimo de muitas funcionalidades no sistema o qual exija que tenha um treinamento

 

Nossos módulos do ERP são interdependentes, quando atualiza um, precisa atualizar todos...

 

É uma sugestão apenas, o que ocorre hoje é que o cliente acaba nos ligando e temos que editar manualmente dentro do arquivo colocar a nova versão...

 

O que eu não tinha pensado é que se vocês trocarem para String, todos que usam o SPED no ACBr deveriam alterar os seus sistemas para se adequar a alteração...

 

Quanto a esta função de conversão Isaque,

realmente não funciona, como você falou, mas mesmo assim posso diminuir o trabalho de manutenção, limitando somente em ter que compilar as BPL's, talvez trocando somente a ACBrSPED no cliente.

 

Obrigado Isaque e Juliomar!

Editado por AlexandreADC

Alexandre De Carli,
Gerente de Projetos na empresa Econtabil Software.


email: [email protected]
site: http://www.extremeprogramming.wordpress.com
Pato Branco - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Moderadores

Existe a possibilidade de:

Se for informato COD_VER = ' ' ou um outro conteúdo especifico, o componente atribuir automaticamente ao COD_VER a ultima versão suportada pelo componente?

Digo isso porque o que o AlexandreADC mencionou realmente faz sentido. Em algumas versões não há tanto impacto. Por exemplo, eu havia setado o meu aplicativo para vlVersao107 e já havia no componente a vlVersao108 e vlversao109. A vlVersao108 não causou impacto e tudo ainda estava funcional e o validador não acusou incompatibilidade;

Editado por Gr@c@
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver com o validador atualizado ele irá sim informar incompatibilidade, se informar a versão 107

  • Curtir 1

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
___________________________________________________________________________
Site Oficial: www.isaquepinheiro.com.br 
Youtube: youtube.com/isaquepinheirooficialbr
Facebook: facebook.com.br/isaquepinheirooficialbr
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Existe a possibilidade de:

Se for informato COD_VER = ' ' ou um outro conteúdo especifico, o componente atribuir automaticamente ao COD_VER a ultima versão suportada pelo componente?

Digo isso porque o que o AlexandreADC mencionou realmente faz sentido. Em algumas versões não há tanto impacto. Por exemplo, eu havia setado o meu aplicativo para vlVersao107 e já havia no componente a vlVersao108 e vlversao109. A vlVersao108 não causou impacto e tudo ainda estava funcional e o validador não acusou incompatibilidade;

A questão é, como que o componente vai saber qual é a última versão se ele não foi atualizado?

 

A única opção seria mesmo mudar o campo para string e o programador ficar responsável por buscar e preencher esse valor. Mas, isso poderia dificultar as validações que o componente faz internamente para certos registros.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

É realmente o que eu havia sugerido não funcionaria. O que sugeri foi, se no componente tem até a versão 009, se eu informasse Cod_ver = ' ', o componente entendesse que a versão correspondente seria a 009.(a ultima versão que tem no fonte do componente, não a ultima versão estipulada pelo SEFAZ)

Só que no componente já temos a versão 010, que só estará funcional a partir de 2016 porque foi prorrogada. E o validador só aceita até 09. Então, realmente não daria certo a minha sugestão.

Cada versão tem o seu período de vigência para que o validador entenda. E cada versão é ref a alguma alteração no layout. Melhor deixar como está.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3366 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.