Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Fator de Vencimento em homologação de Boleto da Caixa Econômica (Dúvida e desabafo)


sismais
  • Este tópico foi criado há 2437 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Pessoal, gostaria de pedir ajuda para um problema que está me deixando louco. (Talvez nem seja um problema).

Enviamos alguns boletos para a homologação pela Caixa, eles solicitaram alguns ajustes, fiz os ajustes solicitados, emiti novos boletos e enviei, agora retornaram me dizendo que no Código de Barras do Boleto não consta o Fator de Vencimento.

Mensagem da Caixa:
 

Citar

2.     A massa não poderá ser homologada devido as inconformidades abaixo:

·       Não consta informação do fator de vencimento no código de barras

3.     Para maiores esclarecimentos poderá ser consultado o MO 67119.

Eu fiquei confuso, já que aparentemente estava tudo OK, mas como bom samaritano que sou, repassei todo o MO, para tentar identificar se poderia haver algum erro nas posições etc. Quebrei a cabeça fiz testes e mais testes, e no final vi que não tem erro.
Detectei também que pode ter sido um engano do agente homologador, parece que ele é novo na caixa, e ao que me parece pode ter confundido a ordem do Código de Barras (que passa no leitor) e a ordem da linha digitável. (que tem ordem diferente).
O que fiz? Redigi um outro e-mail formal, citando o item do MO 67119 onde deixa claro que a linha digital segue ordem diferente do código de barras (que passa no leitor), e falei que se ainda assim tivesse com erro, para por favor darem exemplo apontando um boleto específico (dentre os que eu enviei).

Citar

Olá SR. FULANO, bom dia. Tudo bem?
Conforme conversei com nosso cliente em comum, o erro do qual citaram do Fator de Vencimento, verificamos e não detectamos erro (pelo nosso entendimento do MO).


Abaixo relaciono nossa analise, por favor re-encaminhe para o setor de homologação.

  • No item "5.5 ANEXO V – LINHA DIGITÁVEL / REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA" (página 22) do MO 67119 temos a nota abaixo:
    "Nota 3: Os dados da representação numérica não se apresentam na mesma ordem do código de barras, mas sim de acordo com a seqüência descrita acima."
    R: Os boletos emitidos seguem exatamente o que informa neste e nos demais itens. Não conseguimos entender o erro. Não seria uma pequena confusão quanto ao Código de Barras e a Linha Digitável que tem ordens diferentes?

    Ou seja, segundo a nota acima (um padrão estabelecido pelo BC) a ordem da linha digitável possui ordem diferente do código de barras (que passamos no leitor), e em nossos boletos enviados para homologação ambos estão em ordem e representação correta. Creio que pode ter sido um pequeno engano no que concerne à estes dois objetos (linha digitável e código de barras).


O que aconteceu? O gerente da Caixa (não consigo ter contato direto com o agente homologador), não deu a mínima atenção, e me mandou um e-mail com um print do conteúdo do e-mail que falava do fator de vencimento (mesmo e-mail que eu já tinha lido e respondido),  e enviaram também um print da parte no MO que fala sobre o fator de vencimento. (que eu também já tinha lido e re-lido várias vezes); O que eu fiz? Falei com o cliente (que já estava meio aborrecido com a situação) expliquei que aquele e-mail eu já tinha processado, respondido e precisava da re-analise referente ao fator de vencimento, enviei outro e-mail para o gerente da caixa, e dai não me responderam mais. Ligo na agencia e nunca consigo falar com ele, o proprio cliente ja pediu ele pra me ligar e ele não liga. Em fim. Nunca fiquei tão frustrado com a CEF como estou agora.

Desculpem o desabafo, mas estou postando em detalhes para compartilhar essa tristeza com os amigos.E já estou tentando resolver isso há pelo menos 20 dias. Sem contar que o e-Cobrança da caixa está com instabilidade para emissão de boletos, e o cliente está me perguntando sempre como está o andamento (ele sabe que agora depende da caixa, ma não entende nada técnico e me pediu ajuda pra resolver isso, e foi o que eu fiz).

Bom, agora gostaria de pedir ajuda de quem já homologou Boleto na caixa. Estou anexando alguns boletos, se alguém puder dar uma olhada e ver se tem ou não algo errado no Fator de Vencimento, eu ficaria muito grato.

 

Boleto Teste 1.pdf

Boleto Teste 2.pdf

Boleto Teste 3.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CEF é o banco mais chato que existe para homologação de boletos, esse caminho "programador<>gerente<>suporte" é uma piada, eu mesmo tentei certa vez para um cliente e desistimos, o gerente demorava muito pra encaminhar e devolver as respostas ao/do suporte, resumindo, o meu cliente abriu conta em outro banco e homologamos antes mesmo do gerente da CEF dar o retorno.

Londrina - PR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, maiconsaraiva disse:

Pessoal, gostaria de pedir ajuda para um problema que está me deixando louco. (Talvez nem seja um problema).

Enviamos alguns boletos para a homologação pela Caixa, eles solicitaram alguns ajustes, fiz os ajustes solicitados, emiti novos boletos e enviei, agora retornaram me dizendo que no Código de Barras do Boleto não consta o Fator de Vencimento.

Mensagem da Caixa:
 

Eu fiquei confuso, já que aparentemente estava tudo OK, mas como bom samaritano que sou, repassei todo o MO, para tentar identificar se poderia haver algum erro nas posições etc. Quebrei a cabeça fiz testes e mais testes, e no final vi que não tem erro.
Detectei também que pode ter sido um engano do agente homologador, parece que ele é novo na caixa, e ao que me parece pode ter confundido a ordem do Código de Barras (que passa no leitor) e a ordem da linha digitável. (que tem ordem diferente).
O que fiz? Redigi um outro e-mail formal, citando o item do MO 67119 onde deixa claro que a linha digital segue ordem diferente do código de barras (que passa no leitor), e falei que se ainda assim tivesse com erro, para por favor darem exemplo apontando um boleto específico (dentre os que eu enviei).


O que aconteceu? O gerente da Caixa (não consigo ter contato direto com o agente homologador), não deu a mínima atenção, e me mandou um e-mail com um print do conteúdo do e-mail que falava do fator de vencimento (mesmo e-mail que eu já tinha lido e respondido),  e enviaram também um print da parte no MO que fala sobre o fator de vencimento. (que eu também já tinha lido e re-lido várias vezes); O que eu fiz? Falei com o cliente (que já estava meio aborrecido com a situação) expliquei que aquele e-mail eu já tinha processado, respondido e precisava da re-analise referente ao fator de vencimento, enviei outro e-mail para o gerente da caixa, e dai não me responderam mais. Ligo na agencia e nunca consigo falar com ele, o proprio cliente ja pediu ele pra me ligar e ele não liga. Em fim. Nunca fiquei tão frustrado com a CEF como estou agora.

Desculpem o desabafo, mas estou postando em detalhes para compartilhar essa tristeza com os amigos.E já estou tentando resolver isso há pelo menos 20 dias. Sem contar que o e-Cobrança da caixa está com instabilidade para emissão de boletos, e o cliente está me perguntando sempre como está o andamento (ele sabe que agora depende da caixa, ma não entende nada técnico e me pediu ajuda pra resolver isso, e foi o que eu fiz).

Bom, agora gostaria de pedir ajuda de quem já homologou Boleto na caixa. Estou anexando alguns boletos, se alguém puder dar uma olhada e ver se tem ou não algo errado no Fator de Vencimento, eu ficaria muito grato.

 

Boleto Teste 1.pdf

Boleto Teste 2.pdf

Boleto Teste 3.pdf

Boa noite. O que você esta usando é Fortes ou FastReport?  Se for FastReport conclui uma homologação com a Caixa a uns 15 dias atrás usando os arquivos:  BoletoNovo.fr3 e BoletoFaturaNovo.fr3

O caminho foi:  Programador >< Cliente >< Gerente ><Suporte do Banco (Difícil, mas é a realidade)

Abaixo esta os detalhes, veja se vai te ajudar:

Fábio Gabriel

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, maiconsaraiva disse:

Pessoal, gostaria de pedir ajuda para um problema que está me deixando louco. (Talvez nem seja um problema).

Enviamos alguns boletos para a homologação pela Caixa, eles solicitaram alguns ajustes, fiz os ajustes solicitados, emiti novos boletos e enviei, agora retornaram me dizendo que no Código de Barras do Boleto não consta o Fator de Vencimento.

Mensagem da Caixa:
 

Eu fiquei confuso, já que aparentemente estava tudo OK, mas como bom samaritano que sou, repassei todo o MO, para tentar identificar se poderia haver algum erro nas posições etc. Quebrei a cabeça fiz testes e mais testes, e no final vi que não tem erro.
Detectei também que pode ter sido um engano do agente homologador, parece que ele é novo na caixa, e ao que me parece pode ter confundido a ordem do Código de Barras (que passa no leitor) e a ordem da linha digitável. (que tem ordem diferente).
O que fiz? Redigi um outro e-mail formal, citando o item do MO 67119 onde deixa claro que a linha digital segue ordem diferente do código de barras (que passa no leitor), e falei que se ainda assim tivesse com erro, para por favor darem exemplo apontando um boleto específico (dentre os que eu enviei).


O que aconteceu? O gerente da Caixa (não consigo ter contato direto com o agente homologador), não deu a mínima atenção, e me mandou um e-mail com um print do conteúdo do e-mail que falava do fator de vencimento (mesmo e-mail que eu já tinha lido e respondido),  e enviaram também um print da parte no MO que fala sobre o fator de vencimento. (que eu também já tinha lido e re-lido várias vezes); O que eu fiz? Falei com o cliente (que já estava meio aborrecido com a situação) expliquei que aquele e-mail eu já tinha processado, respondido e precisava da re-analise referente ao fator de vencimento, enviei outro e-mail para o gerente da caixa, e dai não me responderam mais. Ligo na agencia e nunca consigo falar com ele, o proprio cliente ja pediu ele pra me ligar e ele não liga. Em fim. Nunca fiquei tão frustrado com a CEF como estou agora.

Desculpem o desabafo, mas estou postando em detalhes para compartilhar essa tristeza com os amigos.E já estou tentando resolver isso há pelo menos 20 dias. Sem contar que o e-Cobrança da caixa está com instabilidade para emissão de boletos, e o cliente está me perguntando sempre como está o andamento (ele sabe que agora depende da caixa, ma não entende nada técnico e me pediu ajuda pra resolver isso, e foi o que eu fiz).

Bom, agora gostaria de pedir ajuda de quem já homologou Boleto na caixa. Estou anexando alguns boletos, se alguém puder dar uma olhada e ver se tem ou não algo errado no Fator de Vencimento, eu ficaria muito grato.

 

Boleto Teste 1.pdf

Boleto Teste 2.pdf

Boleto Teste 3.pdf

Bom dia Maicon.

Li o seu texto e confesso que me senti parte dessa história.

O árduo caminho que o desenvolvedor percorre no decorrer da sua caminhada, muitas vezes nem é percebido por terceiros, quiçá para instituições bancárias que estão protegidas pelo manto sagrado da burocracia, tendo como pilar fundamental a famigerada FEBRABAN.

Não cabe aqui fazer um juízo de valor sobre os procedimentos utilizados por estas instituições, não, afinal, lá existem colegas desenvolvedores que são obrigados a seguir o script do empregador.

Por outro lado, o desserviço prestado pela FEBRABAN conjuntamente com outros órgãos correlatos, é o que causa toda essa celeuma de manuais de orientação que nada mais é do que uma maneira de o “BANCO” vender mais um serviço para o correntista, ou seja, forçar o cliente a aderir aos seus aplicativos, afinal, os bancos vivem de serviços né?

Note-se que, se fosse séria a questão da cobrança bancária, já haveria um webservice do BC gerenciando toda massa de dados relativos à cobrança em si, mas como sabemos, Banco Central não está nem aí para estas questões.

Destarte, eu aconselho você, ou quem dispor de algum tipo de problema similar, que, não fique no e-mail, faça um documento escrito, vá na agência e protocole, sabe por qual motivo? Na hora que você perder o cliente, e isso deve estar expresso que foi em virtude do não atendimento pela instituição, poderá judicialmente requerer uma indenização por perda de chance ou mesmo lucros cessantes.

Garanto que, no momento que for solicitado a protocolização, alguém tomará as devidas providências para que não incorram em uma futura obrigação de indenizar.

 

 

_____________

Prates, Agnaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Agnaldo, muito obrigado pela informação, não sabia sobre a possibilidade desse procedimento. Vou a passar com protocolos a partir de agora.

Bom, dando continuidade à este procedimento, depois de um bom tempo me responderam, porém apontando novos erros:

Citar

1. Informamos que foi realizada nova leitura para a massa de teste da empresa PAULO T. M. ME, após a análise informamos que a mesma apresenta alguns erros:

1.2 O cedente está no sistema http://cobranca.caixa cadastrado como “sem registro”;

1.3 O código de barras não possui as medidas: 13 mm altura x 103 mm largura, 12 mm do final da folha até o Centro (meio) do código de barras; verificar termo em anexo.

2. Aguardarmos nova massa de teste para análise.

3. Estamos à disposição.

Vou ajustar e enviar novamente.

 

 

Editado por maiconsaraiva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2437 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...