Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Painel de líderes

Conteúdo popular

Showing content with the highest reputation on 30-05-2025 em Posts

  1. Foi publicada a versão 25.1.F das tabelas fornecidas pelo IBPT, às quais já se encontram também em nosso SVN. As novas tabelas tem a vigência de 20/05/2025 até 30/06/2025. Para cumprimento da Lei 12.741/12, também conhecida como "De Olho no Imposto", não se esqueça de realizar a atualização de seus clientes. Fonte: De Olho no Imposto
    3 pontos
  2. Olá pessoal! Atualmente o Projeto ACBr conta com pelo menos mais de 80 diferentes componentes que podem auxiliar a vida do desenvolvedor (e isso contando somente os nativos para Delphi/Lazarus) ! Portanto, entendemos que buscar um auxílio no momento de tirar alguma dúvida sobre algum desses componentes pode ser confuso a princípio, ficando a dúvida de onde essa dúvida deve ser enviada. Por isso, visando facilitar essa jornada, foram adicionadas descrições nos canais em nosso servidor do Discord, com o objetivo de ajudar a todos para que possam se localizar e saber qual é o canal correto para tirar suas dúvidas. Basta conferir no topo do canal. Vejam alguns exemplos: Essas descrições também foram adicionadas nos canais exclusivos para os membros PRO e também nos canais de atendimento exclusivos dos corporativo.
    2 pontos
  3. Olá pessoal! Foi publicada a versão 1.04 desta nota técnica. Alterações A nova versão não trás modificações no leiaute, mas sim ajustes em regras de validação e mensagens. Foram adicionadas as regras de validação 395, 396 e 397 que rejeitam valor do IBSUF, valor do IBSMun e valor do CBS negativos. Datas Foram mantidas as mesmas datas da versão anterior. E como fica o ACBr? Como essa versão não propõe alterações no leiaute e o componente já está adequado a última versão que trazia alterações, então modificações não são necessárias. Leia a versão 1.04 desta nota técnica na íntegra AQUI.
    2 pontos
  4. Olá pessoal! Foi publicada a versão 1.04 desta nota técnica. Alterações A nova versão não trás modificações no leiaute, mas sim ajustes em regras de validação e mensagens. Foram adicionadas as regras de validação 395, 396 e 397 que rejeitam valor do IBSUF, valor do IBSMun e valor do CBS negativos. Datas Foram mantidas as mesmas datas da versão anterior. E como fica o ACBr? Como essa versão não propõe alterações no leiaute e o componente já está adequado a última versão que trazia alterações, então modificações não são necessárias. Leia a versão 1.04 desta nota técnica na íntegra AQUI.
    2 pontos
  5. Olá pessoal! Foi publicada a versão 1.04 desta nota técnica. Alterações A nova versão não trás modificações no leiaute, mas sim ajustes em regras de validação e mensagens. Foram adicionadas as regras de validação 395, 396 e 397 que rejeitam valor do IBSUF, valor do IBSMun e valor do CBS negativos. Datas Foram mantidas as mesmas datas da versão anterior. E como fica o ACBr? Como essa versão não propõe alterações no leiaute e o componente já está adequado a última versão que trazia alterações, então modificações não são necessárias. Leia a versão 1.04 desta nota técnica na íntegra AQUI.
    2 pontos
  6. Olá pessoal! Foi publicada a versão 1.04 desta nota técnica. Alterações A nova versão não trás modificações no leiaute, mas sim ajustes em regras de validação e mensagens. Foram adicionadas as regras de validação 395, 396 e 397 que rejeitam valor do IBSUF, valor do IBSMun e valor do CBS negativos. Datas Foram mantidas as mesmas datas da versão anterior. E como fica o ACBr? Como essa versão não propõe alterações no leiaute e o componente já está adequado a última versão que trazia alterações, então modificações não são necessárias. Leia a versão 1.04 desta nota técnica na íntegra AQUI.
    2 pontos
  7. Olá pessoal! Foi adicionado o uso de EnumValues no enumerado SerialParity na classe de alto nível do C# na revision 39434. Essa modificação visa trazer melhor equivalência dos valores definidos pelo enumerado na configuração da biblioteca com o valor correspondente a documentação.
    1 ponto
  8. Olá pessoal! Foi prorrogado novo correio eletrônico prorrogando novamente as datas de ativação das regras de validação. As novas datas agora são 07/07/2025, 04/08/2025 e 01/09/2025: Regra de Validação Descrição da Regra de Validação Data de Ativação no ambiente de Produção N12-85 (NF-e) Se informado CST e não informado código de benefício fiscal: verificar se CST exige código de benefício fiscal (tag: cBenef), conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina 07/07/2025 N12-85 (NFC-e) Se informado CST e não informado código de benefício fiscal: verificar se CST exige código de benefício fiscal (tag: cBenef), conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina. 07/07/2025 N12-94 (NF-e e NFC-e) Se informado CST e informado código de benefício fiscal: verificar se código de benefício fiscal corresponde ao CST informado, conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina 04/08/2025 N12-98 (NF-e e NFC-e) Se informado código de benefício fiscal: verificar se o código de benefício fiscal existe e está vigente, conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina. 04/08/2025 N14a-20 (NF-e) Se CST de ICMS = 51 (diferimento) e informado tag:ICMS51/cBenefRBC (id:N14a): verificar se código de benefício fiscal de redução de BC (cBenefRBC) existe, está vigente e corresponde a um código de benefício de redução de base de cálculo (coluna CST 20 = SIM), conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina (NT 2019.001) 04/08/2025 I05h-10 (NF-e e NFC-e) Se informado código de crédito presumido (tag: cCredPresumido): verificar se código de crédito presumido existe, está vigente e corresponde a um código de crédito presumido, conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina (NT 2019.001). 04/08/2025 N12-86 (NF-e e NFC-e) Se informado CST e informado código de benefício fiscal: verificar se CST não possui código de benefício fiscal (tag: cBenef), conforme tabela de código de benefício fiscal por UF publicada no Portal da Secretaria de Fazenda de Santa Catarina. 01/09/2025 N14a-10 (NF-e) Se CST de ICMS = 51 (diferimento) e informado tag:ICMS51/pRedBC (id:N14) maior que zero, é obrigatório informar cBenefRBC (id:N14a) (NT 2019.001). 01/09/2025 Leia o novo correio eletrônico na íntegra AQUI.
    1 ponto
  9. Olá pessoal! Foi publicada a versão 1.01 desta nota técnica. Alterações Essa versão não traz modificações no leiaute, mas sim correção do schema de eventos para comportar o CNPJ Alfanumérico. Datas Foram mantidas as mesmas datas da versão anterior. Leia a versão 1.01 desta nota técnica na integra AQUI
    1 ponto
  10. Nos arquivos de retorno durante a transmissão, em algum tem o numero do protocolo, pega este número, entra no site da prefeitura logado com o cnpj do seu cliente, faz a consulta por protocolo, deve vir o motivo certo.
    1 ponto
  11. Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.
    1 ponto
  12. Tranquilo já dei a letra para o pessoal do suporte responder, se não ta no manual não vai sair. E eles vão ter que amenizar o cliente como vc falou, ser solidario, mostrar manual e tal. Eu tb sou bem contra ficar mexendo em coisas fiscais que não estão escritas no manual. Valeu pela atenção.
    1 ponto
  13. Se prepara ao fazer para o primeiro fora do manual e tudo tu vai fazer. minha opinião, manual na mão, mostra a parte também que tu é solidário por ser software house para com mudanças com coisas que não existem fiscalmente e não faz. o danfe já foi feito pra mostrar o minímo de dados. e é regido por um manual que garante a ti o que já está mostrando
    1 ponto
  14. Acabei descobrindo a situação, a variável Operacao do Cedente, quando lê o arquivo INI no ACBRBoleto.pas está correto com informação, mas quando chega no MontarCodigoBarras o Cedente.Operacao está vazio. Com isso criei uma nova variável OperacaoCed e deu certo, mas não consegui descobrir o local que coloca a variável Operacao como vazio. Obrigado.
    1 ponto
  15. Preencha tpAcidTransito=4 que não irá gerar a tag. Criada #TK-7148 para preenchimento do valor padrão como 4-tpatNao quando a chave do ini não for preenchida.
    1 ponto
  16. Olá pessoal! Informamos que novas aulas foram adicionadas ao curso Responsável Técnico na NF-e! São 6 novas aulas (a primeira começa por AQUI) explicando o fluxo desde o cadastro como software house até o aceite do pedido de uso no estado do Paraná com direito a material prático demonstrativo e também explicações sobre as rejeições relacionadas ao responsável técnico! Lembrando que os membros Corporativo e PRO tem acesso a essas aulas. Se você ainda não é membro Corporativo ou PRO, clique AQUI para mais informações!
    1 ponto
  17. Olá Pessoal, No componente ACBrNFSeX o caracter a ser utilizado como quebra de linha tínhamos definido como padrão o ";" (ponto e virgula) e não era possível mudar ele através de uma propriedade de configuração. Mas ai surgiu uma necessidade de permitir essa configuração. Sendo assim o componente agora possui a propriedade QuebradeLinha cujo caracter padrão é o "|", mas você pode mudar da seguinte forma: ACBrNFSeX1.Configuracoes.WebServices.QuebradeLinha := ';'; A propriedade QuebradeLinha é do tipo string, logo é possível informar uma sequencia de caracteres em vez de apenas um, por exemplo: "\n\s". Sempre tenham em mente que, se na unit provider do provedor o caracter de quebra de linha for diferente do configurado, o componente vai realizar a troca do configurado pelo que se encontra na unit provider. Por exemplo: Na configuração consta que o caracter é ";" ponto e virgula, mas na unit provider do provedor consta que deve ser "@" arroba, o componente vai trocar o ponto e virgula pelo arroba ao gerar o conteúdo da tag.
    1 ponto
  18. Entendendo o problema. O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), conforme seu leiaute, permite que sejam referenciados documentos originários. Estes documentos podem ser CT-es, NF-es ou outros MDF-es. Esta é a regra de validação corresponde a esta rejeição de acordo com o MOC Anexo I - Leiaute e as Regras de Validação: Conforme é possível observar, se você está recebendo está rejeição significa que essas informações não foram encontradas no arquivo XML que foi enviado ao web service. Como resolver? Se você utiliza o componente nativo para Delphi/Lazarus, precisa referenciar o documento conforme exemplo: var LManifesto: TManifesto; LInfMunDescarga: TinfMunDescargaCollectionItem; LInfCTe: TinfCTeCollectionItem; LInfCT: TinfCTCollectionItem; LinfNFe: TinfNFeCollectionItem; LInfMDFeTransp: TinfMDFeTranspCollectionItem; LInfUnidTransp: TinfUnidTranspCollectionItem; Lperi: TPeriCollectionItem; begin LManifesto := ACBrMDFe1.Manifestos.Add; LInfMunDescarga := LManifesto.MDFe.infDoc.infMunDescarga.New; //=============>CT-e<============================= LInfCTe := LInfMunDescarga.infCTe.New; LInfCTe.chCTe := ''; LInfCTe.SegCodBarra := ''; LInfCTe.indReentrega := ''; LInfUnidTransp := LInfCTe.infUnidTransp.New; LinfUnidTransp.tpUnidTransp := utOutros; LinfUnidTransp.idUnidTransp := ''; with LinfUnidTransp.lacUnidTransp.New do nLacre := ''; with LinfUnidTransp.infUnidCarga.New do begin tpUnidCarga := ucOutros; idUnidCarga := ''; with lacUnidCarga.New do nLacre := ''; qtdRat := 0; end; LinfUnidTransp.qtdRat := 0; Lperi := LInfCTe.peri.New; Lperi.nONU := ''; lperi.xNomeAE := ''; Lperi.xClaRisco := ''; Lperi.grEmb := ''; Lperi.qTotProd := ''; Lperi.qVolTipo := ''; LinfCTe.infEntregaParcial.qtdTotal := 0; LinfCTe.infEntregaParcial.qtdParcial := 0; with LinfCTe.infNFePrestParcial.New do chNFe := ''; //=============>CT<============================= LinfCT := LInfMunDescarga.infCT.New; LInfCT.nCT := ''; LInfCT.serie := 0; LinfCT.subser := 0; LinfCT.dEmi := Now; LinfCT.vCarga := 0; LInfUnidTransp := LInfCT.infUnidTransp.New; LinfUnidTransp.tpUnidTransp := utOutros; LinfUnidTransp.idUnidTransp := ''; with LinfUnidTransp.lacUnidTransp.New do nLacre := ''; with LinfUnidTransp.infUnidCarga.New do begin tpUnidCarga := ucOutros; idUnidCarga := ''; with lacUnidCarga.New do nLacre := ''; qtdRat := 0; end; LinfUnidTransp.qtdRat := 0; //=============>NF-e<============================= LinfNFe := LInfMunDescarga.infNFe.New; LinfNFe.chNFe := ''; LinfNFe.SegCodBarra := ''; LinfNFe.indReentrega := ''; LInfUnidTransp := LInfNFe.infUnidTransp.New; LinfUnidTransp.tpUnidTransp := utOutros; LinfUnidTransp.idUnidTransp := ''; with LinfUnidTransp.lacUnidTransp.New do nLacre := ''; with LinfUnidTransp.infUnidCarga.New do begin tpUnidCarga := ucOutros; idUnidCarga := ''; with lacUnidCarga.New do nLacre := ''; qtdRat := 0; end; LinfUnidTransp.qtdRat := 0; Lperi := LInfNFe.peri.New; Lperi.nONU := ''; lperi.xNomeAE := ''; Lperi.xClaRisco := ''; Lperi.grEmb := ''; Lperi.qTotProd := ''; Lperi.qVolTipo := ''; //=============>MDF-e<============================= LInfMDFeTransp := LInfMunDescarga.infMDFeTransp.New; LInfMDFeTransp.chMDFe := ''; LInfMDFeTransp.indReentrega := ''; LInfUnidTransp := LInfMDFeTransp.infUnidTransp.New; LinfUnidTransp.tpUnidTransp := utOutros; LinfUnidTransp.idUnidTransp := ''; with LinfUnidTransp.lacUnidTransp.New do nLacre := ''; with LinfUnidTransp.infUnidCarga.New do begin tpUnidCarga := ucOutros; idUnidCarga := ''; with lacUnidCarga.New do nLacre := ''; qtdRat := 0; end; LinfUnidTransp.qtdRat := 0; Lperi := LInfMDFeTransp.peri.New; Lperi.nONU := ''; lperi.xNomeAE := ''; Lperi.xClaRisco := ''; Lperi.grEmb := ''; Lperi.qTotProd := ''; Lperi.qVolTipo := ''; Caso utilize ACBrMonitorPLUS ou ACBrLib: ; Utilize tags abaixo para Adicionar CTes Relacionados [infCTe001001] chCTe= SegCodBarra= indReentrega= [peri001001001] nONU= xNomeAE= xClaRisco= grEmb= qTotProd= qVolTipo= [infEntregaParcial001001] qtdTotal=0 qtdParcial=0 [infUnidTransp001001001] idUnidTransp= tpUnidTransp= qtdRat= [lacUnidTransp001001001001] nLacre= [infUnidCarga001001001001] idUnidCarga= tpUnidCarga qtdRat= [lacUnidCarga001001001001001] nLacre= ; Utilize tags abaixo para Adicionar NFes Relacionadas [infNFe001001] chNFe= SegCodBarra= indReentrega= [peri001001001] nONU= xNomeAE= xClaRisco= grEmb= qTotProd= qVolTipo= [infUnidTransp001001001] idUnidTransp= tpUnidTransp= qtdRat= [lacUnidTransp001001001001] nLacre= [infUnidCarga001001001001] idUnidCarga= tpUnidCarga qtdRat= [lacUnidCarga001001001001001] nLacre= ; Utilize tags abaixo para Adicionar MDFes Relacionados [infMDFeTransp001001] chMDFe= indReentrega= [peri001001001] nONU= xNomeAE= xClaRisco= grEmb= qTotProd= qVolTipo= [infUnidTransp001001001] idUnidTransp= tpUnidTransp= qtdRat= [lacUnidTransp001001001001] nLacre= [infUnidCarga001001001001] idUnidCarga= tpUnidCarga qtdRat= [lacUnidCarga001001001001001] nLacre= Eu preenchi estas informações, mas mesmo assim elas não foram geradas no meu XML. Para entender isso, primeiro precisamos observar as regras de validação das rejeições 638, 639 e 540: Veja que de acordo com o Tipo do Emitente (tpEmit) que foi preenchido no MDF-e, um determinado tipo de documento não pode ser referenciado. As soluções do ACBr já fazem estas tratativas internamente. Então se, por exemplo, você preencheu o valor 1 para o tpEmit, e preencheu as informações de uma NF-e referenciada, essas informações não serão adicionadas no XML. Você deve corrigir o tpEmit.
    1 ponto
  19. Pessoal, sei que este assunto já foi debatido aqui em outros momentos a partir das lives no Discord, mas vira e mexe este assunto retorna e vai continuar. O tema de inteligência artificial é muito recorrente, é assunto com frequência nos principais sites de tecnologia e sempre há alguma empresa trazendo inovação, automatização de alguma tarefa e etc. Não é algo que dá para correr, não é um hype, é o futuro e ou nos adaptamos ou ficamos para trás. Estou sempre lendo sobre tecnologia e principalmente IA, nisto eu cheguei a brincar um pouco com o Gemini em uma imersão da Alula, fiz uma ou outra coisinha simples com o Chatgpt, mas algo funcional, ou seja, algo que realmente traz valor e resolve um problema ou melhora alguma coisa, ainda não. Tenho a intenção de criar uma api onde envio as perguntas dos meus clientes que receberei pelo whatsapp e respondo de acordo com minha base de conhecimento e desta forma resolver mais rápido as dúvidas dos meus clientes e diminuir a demanda do suporte. Fora isto, gostaria de colocar para fazer análise na minha base de dados de clientes, mas não sei ao certo o que eu poderia fazer e este é o grande ponto, por que creio que muitos da comunidade do ACBr, também não sabem. Eu gostaria muito de discutir mais este tema aqui na ACBr, de forma a compartilharmos ideias, experiências, talvez até criar um componente ACBr e ACBrLib também. Então pessoal, em que vocês usam IA em seus sistemas? Como usam? Quais análises fazem? Quais automações fazem? Etc.
    1 ponto
  20. Algumas das soluções que podemos criar com o ACBrIA: Criar os percursos automaticamente com base nas cidades informadas nos notas fiscais do MDFe; Gerar a melhor rota (google mapas) para as entregas com base nas cidades informadas nos notas fiscais do MDFe; Sugerir configurações de imposto (ICMS, PIS, Cofins e outros) conforme dados informados do produto e outras informações para um modelo treinado com base nas legislações e exemplos práticos assinados por contadores; Criar um assistente para responder as dúvidas dos membros da comunidade levando em consideração um modelo treinado com os posts do forum; Etc..... Talvez num futuro próximo o ACBr possa ter um servidor com um modelo de IA treinado para oferecer a comunidade com preços melhores do que os demais. Como não é possível criar um tópico no Discord, eu vou criar um grupo do Whatsapp aberto para quem quiser entrar e ajudar. Link: https://chat.whatsapp.com/HytJnhrcloOBnDfR1lYhnm
    1 ponto
  21. Seria possível criar um tópico aberto no Discord para ser discutido a criação de um componente voltado para IA no ACBr? Não é algo que a gente consiga criar rápido, mas podemos iniciar as conversas e vê até onde conseguimos. ACBrIA
    1 ponto
  22. Olá pessoal! O comportamento da quebra de linha nos impressos do ACBr será alterado! Como é hoje? Atualmente os impressos do ACBr fazem uso do caractere de ponto e vírgula para quebra de linha. Isso quer dizer que se o seu XML tiver um conteúdo como este: <infCpl>Teste Linha 1; Teste Linha 2 ;; Teste Linha 3 </infCpl> No momento em que for impresso, o conteúdo fica desta forma: Teste Linha1 Teste Linha2 Teste Linha3 No entanto, entendemos que ao manter fixo o ponto e vírgula, limitamos as possibilidades no momento de criar a informação. Se o cliente solicitasse que aparecesse o ponto e vírgula no impresso, não importa quantas vezes fosse adicionado o mesmo, só iria quebrar a linha. Por isso, este comportamento foi alterado. Como ficou? Os componentes de documentos fiscais possuem uma configuração chamada QuebraDeLinha em sua classe de web service. Esta configuração será utilizada ao invés do ponto e vírgula, fornecendo uma maior variedade de customização. Com isso, será possível definir o caractere que deseja para usar como quebra de linha. Em um exemplo, vamos considerar que desejo que o caractere de quebra seja \r\n. Para isso, vou definir a configuração desta forma: ACBrDFe.Configuracoes.WebServices.QuebraDeLinha := '\r\n'; Definindo a configuração desta forma, o conteúdo: <infCpl>Teste Linha 1; Teste Linha 2 ;; Teste Linha 3 </infCpl> Vai ser exibido no impresso: Teste Linha 1; Teste Linha 2 ;; Teste Linha 3 E caso eu queira que seja feita a quebra de linha vou precisar alterar o conteúdo para: <infCpl>Teste Linha 1\r\n Teste Linha 2 \r\n\r\n Teste Linha 3 </infCpl> Para que seja exibido: Teste Linha1 Teste Linha2 Teste Linha3 E se eu uso o ACBrMonitor ou a Lib, onde vou definir a configuração? Caso utilize a Lib, basta alterar a configuração QuebradeLinha no arquivo de configurações ACBrLib.ini. No exemplo da NFe que foi mencionado seria: [NFe] QuebradeLinha= Caso utilize o ACBrMonitorPLUS, foi adicionada uma config na aba DFe > WebServices > Configurações. Quais componentes se espera que sejam afetados por esta mudança? Os seguintes componentes serão modificados: ACBrBPe. ACBrCTe. ACBrMDFe. ACBrNF3e. ACBrNFe. Quais componentes já está em vigor a alteração? Até o presente momento foram alterados os impressos dos componentes: ACBrNFe. ACBrCTe. ACBrMDFe. ACBrBPe. ACBrNF3e Este tópico será atualizado a medida que os demais componentes forem atualizados. Porque isso é importante para mim? Neste processo de padronização, foi definido que será utilizado esta propriedade de quebra de linha e também foi decidido que o valor default para quebra será o pipe(este carinha aqui: | ). Isso acarreta uma mudança de comportamento. O ponto e vírgula, não vai mais quebrar linha a menos que seja definido ele na propriedade.
    1 ponto
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...