O Modem daruma tem o nome Daruma escrito nele é ele é diferente dos outros, parece uma caixinha preta com 1 ou 2 slots para cartões SIMM e uma antena.
Os comando AT para modens e envio de SMS são padrão, se o seu não for Daruma, vai funcionar mas não corretamente devido aos tratamentos de cada modem, tentou utilizar o modelo padrão ou ZTE? tem certeza que o seu modem e Daruma?
Tenho um modem Daruma aqui e está totalmente testado o componente com ele, inclusive o componente nasceu a partir dos testes com o modem Daruma cedido pela própria Daruma e não me ocorre nenhum destes erros que você citou, utilizando 1 ou 2 cartões SIMM tudo está funcionando corretamente.
Uma outra coisa, comandos AT utilizam os caracteres ":", "?', e "+", portanto o ideal seria não utilizar esses caracteres.