Jump to content

dev botao

Algoritimo Para Controle Do Numero Da Nfc-E

• Este tópico foi criado há 2996 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal estou com uma dificultade em como criar o controle desse numero pois se eu tiver  caixas fazendo NFC-e ao mesmo tempo

pode acontecer que ao gerar a NFC-e mais de um caixa pegar o mesmo numero,  como os colegas estão controlando essa questão

pois com a NFE eu não me preocupei com isso pois apenas uma maquina na empresa eu deixava para fazer a Nota agora com o

NFC-e  alguns clientes meus vão instalar o certificado digital do tipo A1  em todas as maquinas da empresas para varias maquinas gerar a nota ao mesmo tempo,  ai não sei como controlar isso pois vai dar numero duplicado  pois meu controle é assim

Select Max(Codigo_Nota) From Tabela

e depois de ter enviando a nota e retornado eu incremento esse campo.

mesmo se eu já incrementar assim que pegar o numero antés mesmo de enviar pode duplicar

e aleatorio mais pode acontecer o unico jeito que eu consigo pensar é com  "Generator"  no firebird

porém se der algum problema no envio da nota vai pulo na sequencia.

e Agora como controlar isso.

Grato a todos.

Seu controle é bom.

Para cada terminal dá-se uma numeração ou sigla alfanumérica (caso seja permitida) com 3 ou 6 caracteres, isso controlado por sua automação de forma de que impeça que outro terminal possua a mesma numeração.

Assim fica até padronizado os seus lotes.

EX:

Caixa 1

000010001

000010002

000010003

....

00001NNNN

Caixa 2

000020001

000020002

000020003

....

00002NNNN

Isso não respondeu minha duvida pois com isso não terei um numero da NFC-e  Sequencial correto

Eu estou falando do campo  "Ide.nNF"

• Consultores

Bom dia Luciano,

A sugestão é utilizar uma série para cada máquina.

Lembre-se que uma NF-e ou NFC-e possui um numero e série, no caso da série varia de 001 até 999, se o seu cliente possui 5 maquinas para registrar a venda e emitir a NFC-e, utilize:

Maquina Série

1             001

2             002

3             003

4             004

5             005

Consequentemente se o banco de dados é um só, você vai ter que incluir no registro da venda o campo Serie e utiliza-lo no momento de definir o numero da próxima nota.

Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: i[email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

italojjr  entendi porém o campo  "Ide.nNF"  não tem que ser sequencial unico ou seja

começa do  1, 2, 3, 4...N

eu posso fazer nesse campo algo assim

em vez do numero "1"  seria :::

Maquina "2"  Numero "1"   ficando  "21"

Proximo numero seria o "2"

ficaria  "22"

???

• Consultores

Boa tarde Luciano,

Hoje o XML da NF-e é exatamente igual ao da NFC-e, logo temos duas TAGs ou dois campos:

serie - Série do Documento Fiscal que varia de 001 até 999

e nNF - Número do Documento fiscal que varia de 1 até 999.999.999

Nada impede de você utilizar a serie 001 para uma maquina e a 002 para outra no caso da emissão de NFC-e

Se o seu cliente tiver 5 maquinas emitindo NFC-e você terá com certeza 5 NFC-e de numero 560 cada uma de uma série diferente.

É por isso que falei de incluir na estrutura da tabela do banco de dados que registra a venda o campo serie e este deve pertencer a chave primaria juntamente com o numero da nota.

E ao calcular o próximo numero deve-se levar em consideração a serie.

Dica, cada maquina deve ter um arquivo TXT (por exemplo) que contem o numero da série, desta forma o software fica igual para todas as maquinas.

O software se utiliza dessa informação que esta no arquivo TXT para consultar o banco de dados e calcular o próximo numero da nota mediante a série informada.

• Like 1

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: i[email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Italo  se eu entedi direito  para cada serie de NFE eu posso ter um contador separado para o campo  "nNF"

Assim para Serie  "01"   eu posso estár na  sequencia  "1 .. 5560"   no campo  "nNF"

Já na Serie  "02"   eu posso estar na sequencia   "1 . . 400"    no campo  "nNF"

Assim eu poderia associar essa seria pela maquina ou pelo Caixa que usa maquina

cada maquina ou cada caixa com uma Seria diferente.

Edited by luciano_f

• Moderadores

Boa noite a todos

Acho que a informaçao de pra cada maquina utilizar um numero de serie esta errado ja que quando se muda um numero de serie tem que infomar a sefaz e  nao se pode ta gerando numeros de serie aleatorios 

grato

Designer

Poderia mostrar onde acha essa informação?

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png

• Consultores

Boa noite a todos,

Essa informação de que não pode utilizar um numero de série para cada terminal de venda no caso da NFC-e.

Não faz nenhum sentido, visto que essa alternativa foi sugerida pelos lideres: Nacional e Estaduais, as empresas participantes do projeto piloto da NFC-e.

• Like 1

Projeto ACBr

• 1 year later...
  • Consultores

Bom dia Pedro,

Você pode sim utilizar a mesma série e consequentemente a mesma sequencia de numeração sem nenhum problema, visto que a NF-e é um modelo de documento fiscal e a NFC-e é outro modelo.

Uma mesma Empresa pode dependendo da situação emitir a NF-e ou a NFC-e, consequentemente em algum momento será emitido a NF-e serie 1 numero 1500 e em outro a NFC-e serie 1 numero 1500.

Repito isso não tem problema nenhum pois são modelos de documentos fiscais diferentes.

Modelo da NF-e é 55 e da NFC-e é 65.

Projeto ACBr

OK Italo, obrigado pela esclarecedora resposta, acho que ficou apenas mais uma dúvida:

Eu já trabalho com a NF-e faz tempo e emito o Danfe pelo Rave. No caso de Nota ao Consumidor (modelo 65), você comentou que o ideal para empresa, em termos de custo (dependendo a quantidade de itens), é emitir em impressora não fiscal de bobina, porém se eu quiser emitir em papel A4 posso. Minha dúvida é: eu posso emitir o DANFE da NFC-e também pelo Rave, como já faço hoje com a NF-e, ou seja, após configurar todos os campos da NFC-e, conforme indicado pela documentação, se eu executar a rotina de emissão do DANFE, ele saberá que aquela impressão é NFC-e?

Agradeço sua atenção.

Pedro Zapata

• Consultores

Bom dia Pedro,

Acrescentando o que o Juliomar disse: 

Se você ainda utiliza os fontes do Trunk deve o mais rapido possível migrar para o Trunk2, pois apartir de novembro/2015 as NFC-e emitidas pelo ACBrNFe que esta no Trunk serão rejeitadas pela SEFAZ, pelo simples fato do XML gerado por esse componente estar em desacordo com a nova estrutura do XML.

Por outro lado o ACBrNFe que encontra-se no Trunk2 já esta em conformidade com a nova estrutura, logo será aceito pela SEFAZ.

Ao migrar para o Trunk2, no que diz respeito ao DANFE para NF-e você terá disponível somente o Fast e Fortes Report, mas nada impeça que você faça as devidas alterações nos fontes do DANFE feito em Rave para funcionar com o ACBrNFe do Trunk2.

Mas respondendo a sua pergunta você não vai poder utilizar o mesmo DANFE tamanho A4 que é usado para a NF-e para imprimir o DANFE da NFC-e, pelo simples fato de que esse DANFE não imprime o QR-Code.

O DANFE NFC-e não tem a barra de código que representa a chave, mas por outro lado possui a imagem do QR-Code.

Espero ter esclarecido as suas duvidas.

Projeto ACBr

• Este tópico foi criado há 2996 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.