Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida Com Relação A Tag <Indfinal> Em Nf-E


Atilio
Ver Solução Respondido por Juliomar Marchetti,
  • Este tópico foi criado há 2705 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia a todos, tenho uma dúvida, podem em ajudar? No meu código de emissão de NFe (não uso NFCe) estou sempre passando indFinal = ConsumidorFinal. Contudo por não saber a finalidade da tag indFinal fiquei com uma dúvida: e se o destinatário for uma revenda e estiver comprando as mercadorias do emitente apenas para revender devo informar indFinal = Não ? No caso apenas para as NFe com substituição tributária em que o destinatário irá revender as mercadorias adquiridas estou informando indFinal = Não, é para isso mesmo a finalidade dessa tag? Agradeço a todos pela ajuda/dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
  • Solution

Boa noite

no caso de não ser um NFC-e essa tag deve ser 0! ela só irá existir o valor 1 (ConsumidorFinal) quando for o modelo 65 que é a NFC-e!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Consultores

Bom dia Daniel,

 

No meu entendimento, se a nota esta sendo emitida para um destinatário (consumidor final) devemos atribuir o valor cfConsumidorFinal caso contrario cfNao, não importa o que o destinatário vai fazer com os itens adquiridos.

 

Lembrando que se tradando de NFC-e: indFinal sempre será cfConsumidorFinal.

 

Acredito que no caso da NF-e o indFinal poderá receber um dos dois valores, visto que não encontrei nenhuma regra na Nota Técnica 2013/005 versão 1.03, que impede o uso do valor cfConsumidorFinal para uma NF-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Senhores, na verdade não é tão simples. Infelizmente temos que saber se o destinatário é ou não consumidor final, e se não for temos que saber qual a destinação do produto. Estas informações podem interferir na determinação da alíquota, na base de cálculo e na existência ou não de substituição tributária etc.
Exemplos:
1) Considere uma operação interestadual onde o remetente não seja indústria:
- Se destinatário for consumidor final não contribuinte de ICMS, a alíquota será a interna;
- Se destinatário NÃO for consumidor final, a alíquota será a interestadual;
- Se destinatário for consumidor final contribuinte de ICMS, a alíquota será a interna. E o próprio destinatário fará o recolhimento da diferença para seu estado;
 
2) Se considerarmos uma operação interestadual onde o remetente é indústria, além dos aspectos acima ainda temos o complicador da determinação da base de cálculo do ICMS, pois se o produto for destinado a industrialização ou comercialização o IPI não deve compor a base de cálculo.
 
3) Considerando produtos sujeitos a ST (substituição tributária) e o remetente substituto tributário:
- Se destinatário for consumidor final não contribuinte de ICMS, não há ST;
- Se destinatário NÃO for consumidor final, calcula-se a ST;
- Se destinatário NÃO for consumidor final, mas o produto será destinado a industrialização, não há ST;
- Se destinatário for consumidor final contribuinte de ICMS, calcula-se a ST baseada no diferencial de alíquota.
 
Enfim, estes são apenas alguns exemplos que envolvem os campos "Indicador de Operação com Consumidor Final" e "Contribuinte de ICMS", há outros que não me lembro no momento. Sendo assim, recomendo que o preenchimento destes campos seja feito cuidadosamente.
 
Espere ter ajudado.

Camilo Abrunhosa

Analista/Desenvolvedor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Prezados, bom dia.

Estou co um problema há vários dias, tentando emitir uma NF-e destinada a uma paróquia, a qual tem CNPJ, porém não Inscrição Estadual. Já pesquisei exaustivamente, porém não consigo solucionar.   Como vi o seguinte comentário do Juliomar, tomei a liberdade de postá-lo aqui, a fim de receber alguma luz a respeito :

Boa noite

no caso de não ser um NFC-e essa tag deve ser 0! ela só irá existir o valor 1 (ConsumidorFinal) quando for o modelo 65 que é a NFC-e!

"  Considerações : A princípio, a rejeição é no sentido de ser informada a tag " indFinal "   como 0 (não consumidor final )   e a tag IndIEdest como 9 (não contribuinte ).       Já tentei diversas combinações porém verifico que o XML --- creio que por ser NFE   -- sempre sai como Infinal = 0.

Já tentei alterar para "isento" a tag IndIEdest porém o Estado de S.Paulo não aceita contribuintes isentos (assim como alguns outros estados ).

Estou enviando o XML para a SEFAZ SP , em ambiente de homologação.

Interessante é que até algumas semanas atrás a nota era autorizada normalmente; o problema começou faz umas duas semanas.

Obrigado pela atenção. Estarei anexando o XML que gerei há poucos minutos.

 

35160502553503000110550010000052191000000012-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...
Em 28/05/2016 at 09:50, moisesaugusto disse:

Prezados, bom dia.

Estou co um problema há vários dias, tentando emitir uma NF-e destinada a uma paróquia, a qual tem CNPJ, porém não Inscrição Estadual. Já pesquisei exaustivamente, porém não consigo solucionar.   Como vi o seguinte comentário do Juliomar, tomei a liberdade de postá-lo aqui, a fim de receber alguma luz a respeito :

Boa noite

no caso de não ser um NFC-e essa tag deve ser 0! ela só irá existir o valor 1 (ConsumidorFinal) quando for o modelo 65 que é a NFC-e!

"  Considerações : A princípio, a rejeição é no sentido de ser informada a tag " indFinal "   como 0 (não consumidor final )   e a tag IndIEdest como 9 (não contribuinte ).       Já tentei diversas combinações porém verifico que o XML --- creio que por ser NFE   -- sempre sai como Infinal = 0.

Já tentei alterar para "isento" a tag IndIEdest porém o Estado de S.Paulo não aceita contribuintes isentos (assim como alguns outros estados ).

Estou enviando o XML para a SEFAZ SP , em ambiente de homologação.

Interessante é que até algumas semanas atrás a nota era autorizada normalmente; o problema começou faz umas duas semanas.

Obrigado pela atenção. Estarei anexando o XML que gerei há poucos minutos.

 

35160502553503000110550010000052191000000012-nfe.xml

Boa tarde,

estou com o mesmo problema ao tentar emitir uma nota para consumidor final pessoa fisica onde retorna rejeirão 695. vi que teve o mesmo problema, conseguiu resolver? como?

segue o log e o xml.

agradeço sua atenção.

Log.txt

35161111576068000130550010000001601000001600-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Quando usa inContribuinte, se torna obrigatório informar a inscrição estadual Dest.IE;

Quando se usa inNaoContribuinte, tem que informar como cfConsumidorFinal.

No caso do cliente que é uma igreja por ex, possui cnpj, porém, não tem IE. Nesse caso preenche com cfConsumidorFinal e inNaoContribuinte assim a nota sera autorizada.

Espero ter contribuído, Abraço.

Se não possui IE então a empresa não é contribuinte de ICMS sendo assim, oficialmente não comercializa produtos, em tese só esta comprando pra consumo próprio.

Espero ter contribuído, Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2705 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.