Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Observação Na Nfs-E


idez
  • Este tópico foi criado há 2301 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Consultores

Boa tarde Idez,

 

Esse campo (nome correto: Outras Informações), normalmente faz parte da estrutura da NFS-e e não do RPS (segundo padrão ABRASF).

 

Checando o Schema do provedor Thema o campo: OutrasInformacoes faz parte do tipo complexo tcInfNfse.

 

Portanto nem adianta alimentar esse campo, pois o componente não vai incluir ele no RPS e se altera-lo para que o faça, o XML não será validado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Olá Iltalojjr, então não tem como informar as observações no XML da NFS-e? Tenho um cliente que emite NFS-e e o cliente dele não aceita as notas sem observações no XML.

 

Como posso resolver isso?

 

Idez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Idez,

 

Como dito, o campo OutrasInformacoes pertence a estrutura do XML da NFS-e que é gerado pelo provedor.

 

Por pertencer a estrutura da NFS-e não tem como alimentar esse campo e incluir ele no XML do RPS, por 2 motivos;

 

1. O validador do componente não vai validar o XML;

2. O validador do Provedor não vai validar o XML.

 

A saída é colocar a informação desejada no campo Discriminacao.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Consultores

Boa tarde Fernando,

 

De todos os provedores implementados no componente, somente um ou dois alteraram o layout da ABRASF incluindo a TAG OutrasInformacoes na estrutura do RPS.

 

Por via de regra na estrutura do RPS não existe a TAG: OutrasInformacoes onde poderíamos estar colocando alguma informação extra, uma observação como você queira chamar.

 

Sendo assim a resposta é não.

 

Se você alimentar essa propriedade, como dito, para a maioria dos provedores ela será descartada ao gerar o XML do RPS.

 

Ela só terá alguma informação caso o XML da NFS-e tiver essa TAG preenchida pelo provedor, sendo assim, essa TAG é de uso da prefeitura e não do emitente.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde @Italo Jurisato Junior

Precisei ressuscitar o tópico pois estou com dúvidas referente a essa observação e necessito de algumas dicas de como o pessoal está fazendo. Estou programando para o provedor Publica (Caçador-SC)

Faço nfs-e a um bom tempo, a grande maioria fiz no braço até que comecei a utilizar o ACBr, porém, mesmo as notas enviadas por ACBr eu faço a impressão manualmente, mas decidi começar a usar a impressão do ACBr e cheguei nesse problema da observação (OutrasInformacoes).

Nas notas que eu programei sempre utilizei a própria discriminação como você mesmo deu a ideia em alguns tópicos aqui para enviar as informações que necessito, porém no ACBr eu não sei como utilizaria ele, pois se eu enviar nessa tag, na hora da impressão vai sair na parte de descrição dos serviços ao invés do rodapé nas Outras Informações, tem alguma forma de fazer isso? se não tiver eu até tenho uma ideia e poderia implementar, criar uma variável parecida com a de QuebraLinha hoje, onde seria configurado uma tag informando que dali para frente é para sair na parte de OutrasInformacoes ao invés de descrição dos serviços.

Ou se tiver alguma outra sugestão para mim.

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Fernando,

O campo OutrasInformacoes não existe na estrutura do RPS que o componente gera e envia para o provedor.

E sim na estrutura da NFS-e que é gerado pelo provedor.

Logo esse campo apesar de disponível para ser alimentado, será ignorado ao gerar o XML do RPS.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo,

Perdão, acho que deixei meio confusa minha mensagem, me enrolei com os nomes, essa parte de que o rps não tem a tag OutrasInformacoes to sabendo, tanto que atualmente nas notas que programo no braço eu uso a discriminação dos serviços para isso, e mesmo as que possuem a tag específica como a Betha, ela não aceita uma grande quantidade de caracteres e muitas vezes nem cabe a OBS inteira.

Minha dúvida é, existe alguma forma de eu enviar uma observação e receber de volta e conseguir colocar isso na parte de Outras Informações da impressão do RPS no componente do ACBr?

Agradeço desde já a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Então Fernando, só tem um jeito e como falado anteriormente é enviando na discriminação, eu tive este problema também e um modo que encontrei pra resolver o problema foi o seguinte: gero a NFS-e normalmente, armazeno no banco de dados as informações complementares mas não envio, como uso o componente pra imprimir a danfe então eu carrego o XML para o acbr, leio do banco e informo a tag OutrasInformacoes e mando imprimir, ou seja, a danfe vai conter esta informação mas o XML não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Roberto.Godinho

Agradeço a resposta, realmente é uma solução bem simples, até implementei e funcionou como você disse, a dúvida que ficou é a seguinte, até onde eu sei a legislação federal não permite que uma NF-e seja impressa contendo informações que não estão no XML, será que a NFS-e não possui a mesma regra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @fernandoschulz, nunca parei pra analisar documentação especifica sobre a danfe da NFS-e, se é que existe.

No meu caso, como é posto de combustível e a NFSe é emitida para acobertar troca de óleo ou lavagem, as informações adicionadas são a placa do veiculo e dados motorista, são poucas informações e nenhuma de cunho fiscal, sendo assim não creio haver problemas.

Editado por Roberto.Godinho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então @Roberto.Godinho, também não acredito que isso iria gerar problemas, mas enfim, só para ter a informação no XML eu fiz assim, to colocando uma tag [OBS] dentro da discriminação dos serviços, aí antes de imprimir eu tiro tudo que está dessa tag para frente da propriedade de discriminação, e utilizo o que tenho salvo no banco para inserir nas outras informações como você me sugeriu.

Agradeço a ajuda! (y)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Caros, bom dia... Mesma dúvida aqui.

Conferí a documentação e xsd do web service da prefeitura (Natal-rn). e realmente não existe a tag OutrasInformações no envio de RPS e colocando-a gera erro no formato do xml. Porém, no portal na secretária de tributação, ao enviar um rps manualmente, é permitido ao emitente preencher o que desejar em "outras informações", e as mesmas informações vem no xml da nota consultada, então fiquei com essa dúvida... como o portal permite o envio mas o web service não? Pois eu preciso dessas informações e apesar de poder fazer qualquer tipo de contorno como colocar na discriminação, ao puxar a nota pelo portal, tmb iria vir diferente ou mal estruturada.

Se alguém souber a respeito agradeço bastante.

Grato pela atenção

att,

---------------------------------------

Julian ignacio Sansat

outrasInformacoes.png

Editado por JulianSansat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Julian,

Quando falo que a NFS-e é uma zorra, acham que falo demais.

Ta ai mais um exemplo.

Quer saber o motivo de emitir a nota via site ser diferente de emitir via web services?

Pergunta para o provedor.

 

  • Haha 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2301 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.