Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ajuste Sinief 13, De 15 De Agosto De 2014


Gr@c@
  • Este tópico foi criado há 3543 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

AJUSTE SINIEF 13, DE 15 DE AGOSTO DE 2014

"

Altera o Ajuste SINIEF 21/10, que institui o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e.

O Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ e o Secretário da Receita Federal do Brasil, na sua 154ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, realizada em Brasília, DF, no dia 15 de agosto de 2014, tendo em vista o disposto no art. 199 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966), resolvem celebrar o seguinte

A J U S T E
Cláusula primeira Fica acrescentado o § 7º à cláusula terceira do Ajuste SINIEF 21/10, de 10 de dezembro de 2010, com a seguinte redação:

"§ 7º Na hipótese estabelecida no inciso II desta Cláusula, a obrigatoriedade de emissão do MDF-e é do destinatário quando ele é o responsável pelo transporte e está credenciado a emitir NF-e.".

Cláusula segunda Este ajuste entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União, produzindo efeitos a partir de 1º de outubro de 2014.

 

Presidente do CONFAZ - Dyogo Henrique de Oliveira p/
Guido Mantega; Secretário da Receita Federal do Brasil - Marcelo de
Albuquerque Lins p/ Carlos Alberto de Freitas Barreto; Acre - Flora
Valladares Coelho, Alagoas - Maurício Acioli Toledo, Amapá - Cristina
Maria Favacho Amoras p/ Jucinete Carvalho de Alencar; Amazonas
- Afonso Lobo Moraes, Bahia - Manoel Vitório da Silva Filho,
Ceará - João Marcos Maia, Distrito Federal - Marcia Wanzoff Robalino
Cavalcanti p/ Adonias dos Reis Santiago, Espírito Santo -
Gustavo Assis Guerra, Goiás - Lourdes Augusta de Almeida Nobre
Silva p/ José Taveira Rocha, Maranhão - Luís Henrique Vigário
Loureiro p/ Akio Valente Wakiyama, Mato Grosso - Jonil de Souza
Vidal p/ Marcel Souza de Cursi, Mato Grosso do Sul - Jáder Rieffe
Julianelli Afonso, Minas Gerais - Pedro Meneguetti p/ Leonardo
Maurício Colombini Lima, Pará - José Barroso Tostes Neto, Paraíba
- Marialvo Laureano dos Santos Filho, Paraná - Gilberto Calixto p/
Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, Piauí - Mário José Lacerda de
Melo, Rio de Janeiro - Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins, Rio
Grande do Norte - Mylene Maria Paiva Revoredo p/José Airton da
Silva, Rio Grande do Sul - Odir Alberto Pinheiro Tonollier, Rondônia
- Gilvan Ramos Almeida, Roraima - Luiz Gonzaga Campos de Sousa,
Santa Catarina -Antonio Marcos Gavazzoni, São Paulo - José Clovis
Cabrera p/ Andrea Sandro Calabi, Sergipe - Silvana Maria Lisboa
Lima p/ Jeferson Dantas Passos, Tocantins - Marcelo Olimpio Carneiro
Tavares.

"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Graça,

 

Vamos ver se eu entendi:

 

"§ 7º Na hipótese estabelecida no inciso II desta Cláusula, a obrigatoriedade de emissão do MDF-e é do destinatário quando ele é o responsável pelo transporte e está credenciado a emitir NF-e.".

 

Se o Destinatário da carga é que vai realizar o transporte da mesma e este esta credenciado a emitir NF-e, fica obrigado a emitir o MDF-e, correto?

 

Se sim, neste caso só se a carga contida no caminhão for fracionada e interestadual caso contrario não há necessidade.

 

Esse é o meu entendimento.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu tenho um cliente que pode ser considerado um exemplo disso:

A = Meu cliente -> distribuidora de alimentos industrializados

B = O fornecedor dele -> fabricante de produtos industrializados

Meu cliente A é o responsável pelo transporte dos produtos, porque é ele quem busca os produtos no fornecedor B (usando frota própria). Meu cliente A é credenciado a emitir NFe (por ser uma distribuidora), mas não emite as NF-e de compra (o fornecedor B que emite as NFe dos produtos que meu cliente A traz) 

O meu cliente A apenas emite as NF-e quando vender os produtos a seus respectivos clientes.

 

Então, estou interpretando que, mesmo quem tenha emitido as NFe tenha sido o fornecedor B do meu cliente A, quem vai emitir o MDF-e será o meu cliente A declarando as NF-e do seu fornecedor B. :blink:  :wacko: Confuso isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

O que é preciso saber é com relação as regras para emitir o MDF-e:

 

Carga Fracionada e transporte Interestadual.

 

Se o Fornecedor B do Destinatário A (que vai realizar o transporte da carga com transporte próprio) emitir somente uma NF-e de toda a carga, e se o Destinatário A só vai transportar a carga adquirida do Fornecedor B, temos então uma carga - Lotação.

 

Neste caso emitir um segundo documento o MDF-e para relacionar somente uma NF-e vai contra os princípios do MDF-e.

 

Agora se ele compra de vários fornecedores e coloca todos os produtos no caminhão podemos considerar carga fracionada, uma vez que uma fração da carga é de um fornecedor e outra de outro.

 

Mesmo que o destinatário seja o mesmo, por questões de fiscalização em uma fronteira entre Estados a utilização do MDF-e é mais rápido.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3543 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.