Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ambiente De Contigência Epec Bloqueado Para O Emitente


Verissimo
  • Este tópico foi criado há 3275 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou implementando a versão 3.10 da NFE, gerei uma nota em EPEC que foi autorizada, e depois enviei para a SEFAZ estadual que tb foi autorizada, porém enviei com uma CHAVE diferente da CHAVE do EPEC(Falha da minha rotina), com isso o evento do EPEC não foi vinculado a NFE autorizada.

 

Agora o envio de EPEC em meu ambiente de teste foi BLOQUEADO, como posso resolver isso?

 

Já cancelei a NFE autorizada, porém o envio do EPEC continua bloqueado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu também estou com essa situação de cStat 142->Ambiente de contingencia EPEC bloqueado para o emitente. Isso se deve porque existem notas anteriores em EPEC pendentes de conciliação.

Fiz a conciliação da nota enviando-a com tpEmiss=1. Porém mesmo assim o bloqueio continua. Pelo que consta no manual EPEC, o SEFAZ deve verificar essa situação a cada 24hs então acredito que deva ser liberado até amanhã.

Gostaria de saber como obter a lista de até 50 chaves de NF-e pendentes de concialição, isto é que ainda não foram transmitidas para a SEFAZ de origem a que se refere o manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Graça,

 

Você disse que: "Fiz a conciliação da nota enviando-a com tpEmiss=1. "

 

Isso esta errado, pois segundo a Nota Técnica 2014/001 na página 4 diz:

 

A emissão do EPEC poderá ser adotada por qualquer emissor que esteja impossibilitado de transmissão e/ou recepção das autorizações de uso de suas NF-e, adotando os seguintes passos:

 
* Gerar a NF-e com “tpEmis = 4”, mantendo também a informação do motivo de entrada em contingência com data e hora do início da contingência, com número diferente de qualquer NF-e que tenha sido transmitida com outro “tpEmis”;
 
(...)
 
Adotar as seguintes providências, após a cessação dos problemas técnicos que impediam a transmissão da NF-e para UF de origem:
* Transmitir as NF-e emitidas em Contingência Eletrônica para a SEFAZ de origem, observando o prazo limite de transmissão na legislação, bem como outros procedimentos constantes na legislação caso ocorra rejeição na autorização de uso;
* A Chave de Acesso desta NF-e é a mesma Chave de Acesso do EPEC autorizado.

 

Sendo assim ao enviar a NF-e para a SEFAZ-Autorizadora, devemos manter o tpEmis = 4, bem como o motivo e a data e hora do inicio da contingência.

 

Se enviar a NF-e com o tpEmis = 1 não vai ocorrer a vinculação do evento EPEC com a NF-e.

 

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Então, ficaria assim ao conciliar o EPEC?

ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao     := teNormal;

Ide.tpEmis := teEPEC;

 

Tenho 4 notas nessa situação. Enviei EPEC com ide.tpEmiss=4, depois enviei a nota com ide.tpEmis=1 e tudo foi autorizado (lembro-me que no dia que fiz os testes de EPEC não estava conseguindo fazer a conciliação, e só consegui com tpEmiss=1.Como não houve falha alguma, considerei q estivesse correto).

Problema é que agora estou com cSTAT = 142 Ambiente de contingencia EPEC bloqueado para o emitente e essas 4 notas aparecem na tag chNFePend. Se enviar novamente com tpEmiss=4 com certeza acredito que haverá duplicidade, mas vou tentar e em seguida, tentar fazer o cancelamento.

 

Na verdade, achei que a configuração do componente ( ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao ) deveria sempre seguir o conteúdo da tag tpEmiss do xml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Graça,

 

O XML do EPEC não contem todos os dados do XML da NF-e.

 

Lembre-se que o EPEC é um evento e não a nota.

 

Lançamos mão do EPEC normalmente quando o problema é com o emitente e não com a SEFAZ.

 

Como o XML do evento EPEC é extremamente pequeno em relação ao XML da NF-e, podemos utilizar um modem 3G (por exemplo) para enviar o EPEC.

 

E quando os problemas com o emitente forem sanados devemos enviar o XML da NF-e (cujo EPEC foi enviado) para a SEFAZ, mantendo o tpEmis =4 mais o dhCont e xJust.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Graça,

 

Talvez a confusão se deu no fato de vc ter de configurar o Componente para Tipo de Emissao normal quando vamos enviar o XML completo do EPEC para a SEFAZ.

Pois só assim ele irá consumir os webservices de envio normal.

            ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao:=teNormal; //seta normal para enviar o EPEC para SEFAZ
            lPass := loACBrNFe.WebServices.Envia(loDataSet.FieldByName('n_nf').AsInteger); //envia o XML completo (EPEC)para a SEFAZ
            ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.FormaEmissao:=teDPEC; //volta para tipo EPEC

Mesmo sabendo que o EPEC é um evento eu já monto o XML e deixo no banco de dados até para nao ter problema com a chave de acesso depois.

 

abraços

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

juaumkiko, foi isso mesmo. Eu estava enviando tudo como emissão=1 ao conciliar o EPEC, ou seja, configuração o ACBrNFe como formaEmissao = 1 e o ide.tpEmis = 1 (aqui deveria ter sido 4)

Entendi a forma como você faz, é a mesma forma que eu faço quando envio nfe em formulário especial e depois envio para a SEFAZ. Eu simplesmente envio o xml já gerado anteriormente.

 

Só que me ocorreu o seguinte: é permitido alterar uma nota (cujo envio foi feito em EPEC), porque no envio EPEC percebi que nem tudo é checado pelo SEFAZ (como no caso de um envio normal), por exemplo o NCM. Nesse caso o xml montado já não serve mais. E outra: e se nesse meio tempo dos 7 dias a empresa mudar de regime (simples nacional <-> lucro presumido) alguns dados do xml também terão que ser alterados.

Como vc faz nesse caso? O jeito correto é a reconstrução do xml ou tenho mesmo que mandar o EPEC da forma como foi feito anteriormente?

 

Eu tenho a chave de acesso EPEC gravada em banco de dados, bem como dhCont e xJust. Consigo fazer o xml na hora de conciliar o EPEC, mas pode acontecer realmente de haver divergência na chave.  

 

Se eu não faço as correções do xml (para não dar rejeição) eu não consigo conciliar o EPEC e o emitente acaba sendo bloqueado (como aconteceu no meu caso).Tenho q conciliar o EPEC a qualquer custo e se tiver que cancelar, somente depois da conciliação. Ou entendi tudo errado?

O SEFAZ recebe apenas o evento com dados resumidos. Isso significa que posso alterar alguns dados do xml ao conciliar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Graça,

 

A principio você não pode alterar, mas porem todavia contudo entretanto, se essa alteração não afetar nos dados já enviados através do EPEC.........

 

Entendeu?

 

No meu entendimento o procedimento correto é:

 

1. Gerar o XML da NF-e com tpEmis = 4, informar dhCont e xJust;

2. Enviar o EPEC considerando os dados usados ao gerar o XML da NF-e.

3. Assim que os problemas forem sanados, enviar o XML gerado no item 1.

 

Na página 6 da Nota Técnica 2014/001 versão 1.00 temos a estrutura do Evento EPEC, note que temos que informar o Valor total da NF-e, Valor total do ICMS e ICMS ST.

 

Sendo assim qualquer alteração nos itens pode provocar a alteração desses valores, fazendo com que desta forma a SEFAZ detecte que ocorreu uma alteração no XML gerado antes e depois do EPEC.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sim Graça....

 

O Italo explicou a dúvida sobre alterar a NFe no meio tempo do envio do EPEC e Confirmação.

 

Sobre sua outra dúvida, vc pode só manter no seu banco de dados a informação do tipo de emissão, dae se na hora do envio os campos que vc enviou ao EPEC anteriormente não foram alterados, é só gerar o XML na hora e enviar normalmente.

 

[]´s

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Um problema que estou tendo com relação a EPEC é que:

-> ao enviar o EPEC o SEFAZ não faz checagem do conteúdo de algumas tags que seriam motivo de rejeição

-> ao conciliar o EPEC o SEFAZ rejeita o arquivo xml gerado anteriormente

Exemplos:

Produto com NCM errado ou capitulo NCM errado (no EPEC não checou)

Uma NFe de devolução, enviei o EPEC sem as notas referenciadas(no EPEC não checou).Ao tentar conciliar, não consigo porque dá a rejeição.

 

Sempre antes de enviar um xml uso esses 3 comandos:

ACBrNFe1.NotasFiscais.GerarNFe;
ACBrNFe1.NotasFiscais.Assinar;
ACBrNFe1.NotasFiscais.Valida; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Graça,

 

Lembre-se que o EPEC é um evento e nele contem uma duzia de informações referente a nota, todas as informações referente ao item não vai para o EPEC, nem sequer a quantidade de itens que a mesma possui.

 

Se você enviou o EPEC com dados consistentes ele jamais será rejeitado.

 

Quanto aos 3 comandos, lembre-se que basta executar o Valida, pois este se encarrega de executar o Assinar caso o XML não esteja assinado e consequentemente o Assinar se encarrega de executar o GerarNFe caso o XML não tenha sido gerado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Pois é Italo, mas esse é o problema. Tudo bem que NCM e notas referenciadas tenho que tratar, mas tem outras rejeições que poderão dar na conciliação que não dão no envio EPEC. O que me obrigaria a reconstruir o xml para fazer as correções. Lógico que o xml está com a estrutura correta, o que ocorre são as rejeições ref a novas regras. Antes, podia-se enviar produto com capitulo 98, agora não mais. Podia-se enviar nota de devolução sem referenciar as notas de origem, agora não mais. E tem também um caso de destinatário denegado (no EPEC não estava ou isso não foi checado). Na conciliação já estava.

Começo a achar que esse EPEC não é uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Graça,

 

Se o problema não é com a SEFAZ-Autorizadora, você não pode lançar mão do SVC, pois este só é habilitado quando a SEFAZ-Autorizadora solicitar.

 

Sendo assim, só lhe resta 2 alternativas o EPEC ou Contingência FS-DA, que é mais custoso pelo fato de termos que imprimir o DANFE em papel moeda.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sei lá Graça...

Eu acho que vc ta vendo o caso mais pessimista possível na emissão de um EPEC.

 

Veja bem, o EPEC é só um metodo de contingencia nao foge da emissão que é realizada no dia a dia... ou seja... casos normais.

 

Agora se denegar o cliente, paciencia a nota estará inválida após 7 dias. Como vc iria prever isso?

 

Qualquer outro caso é contornável, desde que não altere as mínimas informações já enviadas ao EPEC.

Dae é só arrumar gerar o XML e enviar o novo Danfe pro cliente.

 

[]´s

  • Curtir 1

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Luciano_Deltress, a única forma foi solicitando a liberação no Fale Conosco da SEFAZ. Na verdade nem sei se foi eles que liberaram, só sei que 15 minutos após ter enviado o pedido de liberação, as notas não apareceram mais pendentes de envio. Até estranhei a rapidez no atendimento. Mas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Bom dia Gr@c@, obrigado pela ajuda, enviei para Sefaz e vou aguardar agora.

 

At+

 

Luciano

 Luciano, blz?

 

vc conseguiu resolver este problema?

 

estou tendo essa msg agora no ambiante de homologação. Ate entrei em contado com a SEFAZ pelo Fale Conosco, mas continua bloquedo.

recebi um e-mail automatico deles, informado que teria q ir la pra resolver isso.

Aí complica demais. 

 

 

Gr@ç@, tudo bem?

no meu caso foi em MG tb. vc conseguiu resolver isso apenas entrando em contato pelo Fale Conosco?

 

 

 

 

obrigado.

Editado por ThiagoDornelas

Thiago Dornelas

Analista de Sistemas
e-mail: [email protected]
Belo Horizonte/MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3275 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.