Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

[Migração] - Delphi 7 para Delphi 2010


  • Este tópico foi criado há 2418 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Comecei a migrar o Delphi 7 para o 2010 a alguns dias. Após fazer meus fontes compilarem acabei "tropeçando" em um problema

nos componentes do Interbase (que uso para conectar ao Firebird).

 

Ao tentar executar uma procedure ou uma Query recebia o seguinte erro: UNSUPPORTED FEATURE fazendo algo

semelhante ao que o cara deste post faz: http://www.devmedia.com.br/forum/delphi-2010-storedprocedure-unsupported-feature/376747

 

Fazendo uma busca rápida no Bing achei este post http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=44097 que ajudou bastante, porém

ainda faltaram alguns detalhes para meu sistema funcionar.

 

Fiz algumas alterações nos arquivos IBStoredProc, IBQuery e IBCustomDataSet da pasta C:\Program Files (x86)\Embarcadero\RAD Studio\7.0\source\Win32\IBX,

entre elas "mudei" a forma de aparecer o erro que tanto me atormentou falando em qual unit e qual o formato que não foi encontrado.

 

Segue minhas units caso alguém esteja passando pelo mesmo problema

IBCustomDataSet.pas

IBQuery.pas

IBStoredProc.pas

[]'s

 

  • Curtir 2

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa noite!

então o IBX como o nome diz é para Interbase! claro que tem semelhanças com o Firebird mas é para Interbase!

como você fez a migração o porque não usar DBX ou FireDAC !

com um pouco de trabalho terá algo muito mais elaborado!

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Boa noite!

então o IBX como o nome diz é para Interbase! claro que tem semelhanças com o Firebird mas é para Interbase!

como você fez a migração o porque não usar DBX ou FireDAC !

com um pouco de trabalho terá algo muito mais elaborado!

Bom dia,

Hoje a empresa em que trabalho tem de 15~20 fontes para migrar, alguns com mais de 10 anos de vida,

todos com componente de acesso ao banco diretamente no form... A curto prazo é inviável mudar o componente de acesso ao banco,

e sinceramente, acho melhor refazer o sistema do que fazer esse tipo de "mudança".

 

Hoje só estamos migrando graças ao ACBr (ao qual agradeço esse "empurrão", pois se não usariamos o Delphi 7 até 2050) e

estamos migrando para o 2010 pois foi o que achamos mais próximo do que já existia. Mesmo assim estou tendo que reescrever a

integração com boletos (removendo um componente antigo e utilizando o ACBrBoleto) e mais alguns detalhes.

 

A longo prazo, com os sistemas mais arcaicos caindo (estamos tentando agrupar mais clientes em um número menor de sistemas) e

somente com os sistemas relativamente mais novos (hoje os mais novos tem em torno de 5 anos) pode até ser que aceitem uma mudança

mais radical, mas neste caso eu já migraria novamente para uma versão mais nova do Delphi (o 2010 foi só um "paleativo").

 

De qualquer forma agradeço a dica.

 

PS: hoje consegui garimpar na internet o RxLib compatível com Delphi 2010, se alguém precisar me manda mensagem pois

não coube para postar no forúm.

 

[]'s

  • Curtir 1

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Membros Pro

bom dia a todos

estou migrando meus aplicativos de delphi7 para delphi 2010, e esta tudo dando muito certinho. Mas estou com um detalhe que gostaria de pedir ajuda a alguem que já tenha passado por esse problema. Só para entender hoje uso desenvolvimento 3 camadas, sendo modulo de servidor/cliente. "eu não estou conseguindo usar o auto completar em meus projetos (ctrl+espaço), mas o detalhe é que no data module, ele funciona, mas nos form de minhas aplicações não funciona". alguem ja passou por esse detale???

obrigado

paulinho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

@alexandre.abaco

Eu uso Delphi Seatle Professional (antes eu tinha uma versão XE5 Enterprise) e comprei a atualização anual.

Estou bem contente com o investimento e ainda com isso só precisaria investir novamente no inicio do ano que vem e até lá receberei as atualizações que a Embarcadero liberar tudo incluso no pacote.

Eu te recomento já migrar para ele, pois sempre terá seu código atualizado e não terá mais esse dilema de ter que migrar novamente para uma versão mais nova do Delphi.

Dá uma olhada aqui https://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio/product-editions e compare se a versão Pro te atende.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

@alexandre.abaco

Citar

Waldir... tudo bem!

utilizando esta versão conseguirei dar continuidade aos meus projetos com paradox?

Da uma olhada nesse link http://cc.embarcadero.com/item/30359

Citar

e quanto a componentes e suporte, encontro com facilidade ou é muito novo ainda para migrar?

obrigado

Eu não uso suporte pago deles, mas até hoje ainda não encontrei um problema de Delphi sem solução, ele é bem parecido com bombril sempre tem 1001 maneiras de usar, quanto a maturidade sempre foi e vai ser uma continuidade 7, 8, 2007.2010, Xe..X10 e daqui uns dias 10.1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 31/03/2016 at 08:14, Antonio Paulo Mangili disse:

bom dia a todos

estou migrando meus aplicativos de delphi7 para delphi 2010, e esta tudo dando muito certinho. Mas estou com um detalhe que gostaria de pedir ajuda a alguem que já tenha passado por esse problema. Só para entender hoje uso desenvolvimento 3 camadas, sendo modulo de servidor/cliente. "eu não estou conseguindo usar o auto completar em meus projetos (ctrl+espaço), mas o detalhe é que no data module, ele funciona, mas nos form de minhas aplicações não funciona". alguem ja passou por esse detale???

obrigado

paulinho

bom dia a todos

estou migrando meus aplicativos de delphi7 para delphi 2010, e esta tudo dando muito certinho. Mas estou com um detalhe que gostaria de pedir ajuda a alguem que já tenha passado por esse problema. Só para entender hoje uso desenvolvimento 3 camadas, sendo modulo de servidor/cliente. "eu não estou conseguindo usar o auto completar em meus projetos (ctrl+espaço), mas o detalhe é que no data module, ele funciona, mas nos form de minhas aplicações não funciona". alguem ja passou por esse detale???

obrigado

paulinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
21 horas atrás, Waldir Paim disse:

@Antonio Paulo Mangili

Sim ele é compatível até com Delphi 7, ele deve identificar a sua versão instalado e já marcar pra ti.

Waldir eu instalei esse programa que voce me falou. ficou muito legal a IDE, muito boa mesma. Só que eu continuo com o problema do auto completar. Seria uma outra tecla ao inves do ctrl+espaco?  exemplo quando começo a digitar o data set: CdsTabClie.open, antes de finalizar o CDsTabC eu já completava com a tecla ctrl+espaco.

abs

Paulinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

@Antonio Paulo Mangili

Eu não uso e o Delphi 2010, mas na tentativa de te ajudar, fiz uma pesquisa no google e alguns links que acredito de te ajude: 

português: http://unitonedev.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html 

inglês  http://embarcadero.newsgroups.archived.at/public.delphi.ide/201008/10081210283.html

Me parece que o problema é dessa versão do Delphi mesmo e ela tem vários updates.

O "programa" que te indiquei trata-se de um plugin para a IDE, observou que ele criou uma Menu na sua IDE?

Nele você encontra varias rotinas de muita utilidade, uma delas que uso com muita frequência é a funcionalidade de Uses Cleaner, veja nesse link http://stackoverflow.com/questions/2200250/how-to-automatically-remove-unused-units-from-uses-clause, estou te passando essa dica pois o autor do tópico em inglês indica que a presença de algumas units são uma das possíveis causas do problema, e essa função remove as units não utilizadas no seu projetos.

Use com muita cautela, faça sempre backup dos arquivos antes de aplicar qualquer modificação no seu código.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
12 horas atrás, Waldir Paim disse:

@Antonio Paulo Mangili

Eu não uso e o Delphi 2010, mas na tentativa de te ajudar, fiz uma pesquisa no google e alguns links que acredito de te ajude: 

português: http://unitonedev.blogspot.com.br/2009_10_01_archive.html 

inglês  http://embarcadero.newsgroups.archived.at/public.delphi.ide/201008/10081210283.html

Me parece que o problema é dessa versão do Delphi mesmo e ela tem vários updates.

O "programa" que te indiquei trata-se de um plugin para a IDE, observou que ele criou uma Menu na sua IDE?

Nele você encontra varias rotinas de muita utilidade, uma delas que uso com muita frequência é a funcionalidade de Uses Cleaner, veja nesse link http://stackoverflow.com/questions/2200250/how-to-automatically-remove-unused-units-from-uses-clause, estou te passando essa dica pois o autor do tópico em inglês indica que a presença de algumas units são uma das possíveis causas do problema, e essa função remove as units não utilizadas no seu projetos.

Use com muita cautela, faça sempre backup dos arquivos antes de aplicar qualquer modificação no seu código.

 

 

Wladir

Muito obrigado pelas orientações. vou fazer essas alterações em que os links me oferecem, para que eu tente resolver esse detalhe

Obrigado

Paulinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, Antonio Paulo Mangili disse:

Wladir

Muito obrigado pelas orientações. vou fazer essas alterações em que os links me oferecem, para que eu tente resolver esse detalhe

Obrigado

Paulinho

Waldir deu certinho com uma dica de um link. bastou eu colocar essas funções abaixo que funcionou:

*Auto Completar
Seguinte se você esta migrando uma aplicação por exemplo do delphi 2007 para o delphi 2010
então é muito importante que você verifique após migrar seu projeto,
se em seu Project Options -> Delphi Compiler -> Unit aliases contém as seguintes definições:

 "WinTypes=Windows;WinProcs=Windows;DbiTypes=BDE;DbiProcs=BDE;DbiErrs=BDE"

 

Muito Obrigado

Paulinho

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
Em 23/02/2016 at 19:51, Juliomar Marchetti disse:

Boa noite!

então o IBX como o nome diz é para Interbase! claro que tem semelhanças com o Firebird mas é para Interbase!

como você fez a migração o porque não usar DBX ou FireDAC !

com um pouco de trabalho terá algo muito mais elaborado!

O IBX é 100% compatível com o Firebird. Acabamos de migrar vários sistemas para o delphi seattle todos eles usavam o componente que saiu funcionando redondo sem qualquer ajuste no código. O que notamos é que ele está muito mais "sensivel" a menor falha de programação, o que é bom.

Mas de qualquer forma conforme o comentário vale avaliar a atualização para componentes mais novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores
Em 07/06/2016 at 18:00, renesul disse:

O IBX é 100% compatível com o Firebird.

Não é. E o próprio desenvolvedor (Jeff Overcash) está cansado de repetir isso.

motivos pra usar o IBX, mas compatibilidade não é uma delas.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato... Eu estava errado. 

O IBX só tem compatibilidade integral até a versão 1.x do firebird. Após somente usos bastante comuns continuam a funcionar (WEB).

Nos sistemas no qual trabalho não uso UTF-8 nativamente no BD e por isto continuo a usar os componentes sem qualquer problema, alias, estão muito "melhores" que os antigos o que me passou uma ilusão de "compatibilidade".

Resumindo "funciona bem" ou "não funciona" depende do uso.

Os projetos aqui na empresa estão indo para web (exceto o paf x sat) por isto não me preocuparei em migração a não ser que isto seja completamente necessário.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • 1 ano depois...
Em 31/03/2016 at 08:14, Antonio Paulo Mangili disse:

bom dia a todos

estou migrando meus aplicativos de delphi7 para delphi 2010, e esta tudo dando muito certinho. Mas estou com um detalhe que gostaria de pedir ajuda a alguem que já tenha passado por esse problema. Só para entender hoje uso desenvolvimento 3 camadas, sendo modulo de servidor/cliente. "eu não estou conseguindo usar o auto completar em meus projetos (ctrl+espaço), mas o detalhe é que no data module, ele funciona, mas nos form de minhas aplicações não funciona". alguem ja passou por esse detale???

obrigado

paulinho

Olá amigo, conseguiu resolver esse problema, caso tenha uma solução por favor, manda no email: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2418 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.