Jump to content

dev botao

NFC-e contingência - OFFLINE e Certificado Vencido

• Este tópico foi criado há 3101 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal, estou com um problema na empresa semelhante a outro que vi aqui. A farmácia na qual trabalho estava emitindo as vendas por nfc-e normalmente até o dia 24/02. Nesse dia o sistema apresentou erro ao comunicar com a SEFAZ e a nfc-e passou a trabalhar em modo de contingência. Até aí tudo bem, é um procedimento normal, porém o problema foi que as operadoras de caixa continuaram trabalhando em modo offline durante 5 dias e me avisaram somente na segunda-feira dia 29/02 que continuava Offline. Fui verificar o ocorrido e percebi que desde o dia 24 operava em contingência. Fui direto ao certificado digital e constatei que o mesmo estava vencido. Troquei de certificado e tentei enviar as vendas porém informava erro pelo fato do xml da venda ter sido gerada com outro certificado.

Estou agora com 2.000 vendas pendentes para envio neste período e não consigo enviá-las. É inviável refazê-las pelo fato de que a quantidade é muito grande e levaria quase 1 mês, além de que no SPED continuaria com o furo entre os dias 24 e 29. 

Qual seria a alternativa correta a ser feita nesse caso? O que a contabilidade deve fazer?

Claudio, eu não estou trabalhando com a hipótese (ainda) de refazer todas as vendas com o novo XML pois são muitas mesmo tornando quase inviável. Estou buscando alternativas. André, não sei te dizer agora o erro, mas é impossível enviar as xmls de outro certificado pois o próprio xml foi construído com a chave do certificado vencido....

• Moderadores

Não precisa lançar as vendas novamente, apenas carregar o XML incorreto, assinar novamente com o novo certificado e transmitir.

Não alterar nada no XML, nem data de emissão, nem tipo de emissão (manter como contingência).

O XML deverá ser autorizado com o cStat = 150 (autorizado fora do prazo).

Esse é o procedimento padrão para qualquer erro de rejeição na transmissão de uma NFC-e offline, carregar o XML novamente, corrigir apenas o que causou a rejeição e transmitir novamente.

• Like 2
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Moderadores

-- no método de transmitir a nfce já gerada em contingência

ACBrNFe1.Clear;
ACBrNFe1.LoadFromFile('C:\CAMINHO\DO\ARQUIVO-nfe.xml');

try
  ACBrNFe1.Enviar(0, False, True);
  // rotinas de tratamento do cStat
except
  on E:Exception do
    // ativo a opção do usuário editar os dados da nota e gerar novo XML
end;

No caso do tópico precisaria chamar ACBrNFe1.NotasFiscais.Assinar para gerar nova assinatura antes de enviar.

Edited by BigWings
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Este tópico foi criado há 3101 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.