Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Emissão de NFSe sem RPS associada


  • Este tópico foi criado há 2163 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá.

Uso o ACBR com sucesso para emissão de NF´s junto à prefeitura do Rio de Janeiro. Obrigado à equipe por esta ferramenta

Minha dúvida é a seguinte: O RPS é um documento emitido para o cliente quando o fornecedor de serviços vai deixar para emitir a NFSe em momento posterior ao contato com o cliente. Por exemplo, na saída dos estacionamentos geralmente recebemos RPS e depois, via email a NF emitida de fato.

Tenho clientes que emitem para os seus clientes a NFSe na hora. Não precisando emitir um RPS para depois emitir a NFSe. Porém, quando preencho o XML, parece que não posso deixar em branco os campos      IdentificacaoRps.Numero ,     IdentificacaoRps.Serie e IdentificacaoRps.Tipo .  Daí que para gerar as NFSe sou obrigado a gerar uma RPS ( no meu sistema - fictícia porque o cliente nem a recebe) para depois gerar a NFSe informando esta RPS 

Mas na NFSe sai dizendo "Nota fiscal Substitui a RPS nnnnn", o que leva o cliente a perguntar que RPS é essa que ele nem recebeu.

Assim a pergunta é: Tem como emitir a NFSe eletronicamente sem informar uma RPS ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 29/10/2016 at 10:54, Roberto Rocha_11114 disse:

Olá.

Uso o ACBR com sucesso para emissão de NF´s junto à prefeitura do Rio de Janeiro. Obrigado à equipe por esta ferramenta

Minha dúvida é a seguinte: O RPS é um documento emitido para o cliente quando o fornecedor de serviços vai deixar para emitir a NFSe em momento posterior ao contato com o cliente. Por exemplo, na saída dos estacionamentos geralmente recebemos RPS e depois, via email a NF emitida de fato.

Tenho clientes que emitem para os seus clientes a NFSe na hora. Não precisando emitir um RPS para depois emitir a NFSe. Porém, quando preencho o XML, parece que não posso deixar em branco os campos      IdentificacaoRps.Numero ,     IdentificacaoRps.Serie e IdentificacaoRps.Tipo .  Daí que para gerar as NFSe sou obrigado a gerar uma RPS ( no meu sistema - fictícia porque o cliente nem a recebe) para depois gerar a NFSe informando esta RPS 

Mas na NFSe sai dizendo "Nota fiscal Substitui a RPS nnnnn", o que leva o cliente a perguntar que RPS é essa que ele nem recebeu.

Assim a pergunta é: Tem como emitir a NFSe eletronicamente sem informar uma RPS ?

Olá Roberto.

Estou na mesma procura que essa sua.

Vc conseguiu emitir sua NFS sem RPS? Pode me ajudar nesse sentido?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia André,

O componente ACBrNFSe tem como objetivo atender todos os provedores que seguem o layout da ABRASF e os que não seguem.

Como você não fez referencia a nenhum provedor vou tomar como base os provedores que seguem o layout da ABRASF.

Já o caso do Roberto que faz referencia a cidade do Rio de Janeiro, o provedor que é a própria prefeitura do RJ segue a versão 1 do layout da ABRASF.

Sendo assim, o componente gera e envia para o WebService do provedor o RPS - Recibo Provisório de Serviço.

O provedor por sua vez processa o RPS, estando tudo OK gera e devolve o XML da NFS-e.

O componente ao obter o XML da NFS-e, salva separadamente em disco e lhe permite que o DANFSE seja visualizado e impresso.

Os provedores que seguem a versão 1 do layout da ABRASF (Rio de Janeiro por exemplo) o grupo <IdentificacaoRps> que contem o numero, série e tipo do RPS é obrigatório, logo a aplicação tem que ter um controle de numeração de RPS a ser enviado para o provedor e um outro de NFS-e, referente ao retorno do provedor.

Já os provedores que seguem a versão 2 do layout da ABRASF, o grupo <IdentificacaoRps> (obrigatório) esta dentro do grupo <Rps> (opcional) que por sua vez esta dentro do grupo <InfDeclaracaoPrestacaoServico> (obrigatório).

Se não for gerado o grupo <Rps> pois este é opcional o grupo <IdentificacaoRps> não será gerado também, concorda?

Um detalhe importante.

Se esta aparecendo "Nota Fiscal substitui RPS nnnn" isso significa que foi informado os dados: Numero, Serie e Tipo do RPS que se encontram dentro do grupo <RpsSubstituido> (opcional).

Favor verificar se a afirmação acima esta correta, abrindo o XML do RPS que foi enviando para o provedor.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bom dia. 
Então.... Como a RPS é campo obrigatório, apesar de eu não emitir nenhuma RPS nos softwares nos meus clientes, internamente o que faço é:
No cadastro de NOTAFISCAL tem um campo RSP que é inteiro e acrescenta 1 (em relação ao último) sempre que uma nova NF será emitida e envio esse número como se a NF tivesse tido antes uma RPS.
Até aí tudo certo. 

O que fica estranho é que na NF saí a informação que "esta NF substitui a RPS  xxxx"  que o cliente nunca recebeu. E se ele perguntar ?   Enfim, até agora ninguém se importou com isso. 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2163 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...