Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSE - GINFES mensagem de retorno de erro em branco


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 2317 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro
Postado

Boa tarde, @Italo Jurisato Junior 

Há algum tempo venho tendo várias reclamações de que ao validar uma nota fiscal de serviço (NFSe) na Prefeitura de Jundiaí , provedor GINFES,  estava retornando uma mensagem em branco, apenas uma caixa de texto com um simbolo de alerta mas sem mensagem. Após o usuário tentar enviar a NFSe novamente o processamento era realizado com sucesso.  

Analisando os XMLs verifiquei que nos casos onde a nota fiscal retornava com a mensagem em branco, a situação do lote era 2 (Não Processado) veja o xmls de resposta :

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

-<ns3:ConsultarSituacaoLoteRpsResposta xmlns:ns3="http://www.ginfes.com.br/servico_consultar_situacao_lote_rps_resposta_v03.xsd" xmlns:ns2="http://www.ginfes.com.br/tipos_v03.xsd">

<ns3:NumeroLote>11689</ns3:NumeroLote>

<ns3:Situacao>2</ns3:Situacao>

</ns3:ConsultarSituacaoLoteRpsResposta>

Percebi que, na minha aplicação, ao executar a consulta da situação do lote  pelo método "WebServices.ConsultaSituacao" , o retorno era uma mensagem em branco, analisando o fonte do ACBR, verifiquei que o metodo  TNFSeConsultarSituacaoLoteRPS.Executar: Boolean da unit ACBrNFSeWebServices não está tratando a resposta para situação 2 dos retorno do GINFES.

Veja o trecho do código onde ele não trata a mensagem para situação 2 (inicio na linha 3639 unit ACBrNFSeWebServices) 

 if (FProvedor in [proEquiplano, proEL ]) then
    cSituacao := '2'  // Não Processado, lote com erro
  else
    Coincidência := '1'; // Lote Não Recebido

  // Lote processado ?    Situaçao 5 usado para sucesso no provedor CONAM
  if (FSituacao = cSituacao) or (FSituacao = '3') or (FSituacao = '4') or
     (FSituacao = '5') or (FSituacao = 'Erro')
then
    Result := TratarRespostaFinal;

Em meus teste Italo, como eu utilizo somente o código da situação não utilizo a msg , eu inclui no primeiro IF acima o provedor proGINFES, e desta forma, não geraou a tela de mensagem em branco e  consegui recuperar a Situação 2 na minha aplicação . Não analisei mais afundo o código para saber se estava retornando alguma mensagem depois que alterei.

Desculpem, ter colocado trechos de código no tópico, sei que isso não é legal, mas foi a forma que achei para explicar o caso e o caminho para a solução. Qualquer duvida, me passem que eu respondo, sei que minhas explicações são péssimas.

Coincidencia ou não está situação 2 começou a ser gerada com muita mais frequencia depois que entrou no ar a versão 4.0 da NFe, o rpocessamento da NFSe na prefeitura está mais lento.

Mais uma vez desculpem pelo post bagunçado, e reitero minha disponibilidade para qualquer esclarecimento sobre meus testes.

@Fábio Eduardo de Souza

  • Administradores
Postado

Tópico movido para a área do SAC, para que o SLA de respostas seja considerado

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • Administradores
Postado

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • Este tópico foi criado há 2317 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...