Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Como emitir NFe sem NCM


josadac
  • Este tópico foi criado há 3565 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal,

Preciso emitir uma nota cujo item terá a seguinte descrição: "Ressarcimento de ICMS retido por Subst. Tributária", cadastrei este item no tipo 99-Outras que dispensa o uso do NCM, só que qdo emito a nota o ACBR não aceita NCM em branco, estou utilizando a versão 0.7.1a.

Alguém tem uma solução por gentileza ?

Aguardo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Josadac, que finalidade da nota vc informou?

Existe 3 finalidades - (normal, complementar e ajuste)

Para este tipo de nota que vc está tentando emitir, não pode ser a opção normal.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Pessoal,

Preciso emitir uma nota cujo item terá a seguinte descrição: "Ressarcimento de ICMS retido por Subst. Tributária", cadastrei este item no tipo 99-Outras que dispensa o uso do NCM, só que qdo emito a nota o ACBR não aceita NCM em branco, estou utilizando a versão 0.7.1a.

Alguém tem uma solução por gentileza ?

Aguardo retorno.

tente colocar 00 . .

Equipe ACBr Henrique Leonardo
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Tecnólogo em processamento de dados

E-mail [email protected] - Skype : hleorj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Informei normal, neste caso seria complementar ?

Se o item é "Ressarcimento de ICMS retido por Subst. Tributária", não existe NCM para este item. Outro detalhe que você deve escapar das validações que são feitas em cima da NFe normal, portanto a finalidade dela seria 2-Complementar ou 3-Ajuste (Para estas finalidades, as críticas são diferentes da NFe normal). Seria melhor ter a orientação de um contabilista quanto a finalidade.

Para o preenchimento vou colocar parte de um texto, veja se te ajuda:

Notas de Ressarcimento de ICMS ST

RICMS/02 – Anexo XV, Parte 1, art. 27.

Art. 27 – Na hipótese de restituição mediante ressarcimento junto a sujeito passivo por substituição, o contribuinte emitirá nota fiscal tendo aquele como destinatário e a apresentará à Delegacia Fiscal a que estiver circunscrito para autorização de ressarcimento, que será exarada na própria nota fiscal, ou no respectivo DANFE.

§ 1º – A nota fiscal de que trata o caput conterá, nos campos próprios, as seguintes indicações, vedada qualquer indicação no campo destinado ao destaque do imposto:

I – nome, endereço e números de inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS deste Estado e no CNPJ do sujeito passivo por substituição;

II – como natureza da operação: “Ressarcimento de ICMS”;

III – no campo Informações Complementares da nota fiscal:

a) – o valor do imposto objeto de ressarcimento;

B) - a expressão: “Ressarcimento de ICMS/ST – art. 27 da Parte 1 do Anexo XV do RICMS”.

§ 2º – O documento fiscal de que trata este artigo, após a autorização de ressarcimento, será escriturado:

I – pelo emitente, no livro Registro de Saídas, nas colunas Documentos Fiscais e Observações, fazendo constar nesta a seguinte expressão: “Ressarcimento de ICMS/ST”;

II – pelo destinatário, no livro Registro de Apuração do ICMS (RAICMS), em folha destinada à apuração do imposto por substituição tributária devido a este Estado, no quadro Outros Créditos ou Imposto Creditado, lançando no campo Observações a expressão: “Crédito por Ressarcimento de ICMS/ST no valor de R$ (indicação do valor)”.

Instruções Específicas para o preenchimento dos seguintes campos da NF-e:

Para todos os campos numéricos e obrigatórios, para os quais não constar orientação específica, preencher com 0 (zero).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Informar a Finalidade da emissão = ‘NF-e de ajuste’ (Veja que aqui o sugerido é de ajuste)

Produtos e Serviços da NF-e

1 - Código do Produto – utilizar a expressão “CFOP” + o código do CFOP.

Ex.: CFOP=5603, Código do produto = ‘CFOP5603’. - Isto porque Ressarcimento de ICMS não é produto

2 - Descrição do produto – preencher com “Ressarcimento de ICMS ST”.

2.1 Quantidade = 1.

2.2 Valor unitário = Valor do ressarcimento.

2.3 Valor total = Valor do ressarcimento.

3 - Código de Situação Tributária = 090.

4 - Informações do Transporte da NF-e // sem frete

5 - Valor total da nota = Valor do ressarcimento.

Informações Adicionais de interesse do Fisco:

“Ressarcimento de ICMS ST. Conforme RICMS/02, Anexo XV, Parte1, art. 27. Valor = R$ xxxxxx

só que qdo emito a nota o ACBR não aceita NCM em branco

Ai vc terá que preencher como foi comentado "99" para o ACBr permitir que vc passe para o campo seguinte.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kiko, mais uma pergunta,

Meu sistema não está preparado p/ digitar a expressão ‘CFOP5603’ no código do produto conforme vc disse.

Como tenho que emitir esta nota até 6ª feira, o tempo é pouco p/ adequar o sistema, daria problema se eu utilizar a sequencia normal de codificação como se fosse um produto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Olha eu já vi várias notas com código 1 por exemplo, pois o fato do próprio nome do produto ser "Ressarcimento de ICMS retido por Subst. Tributária", mais as informações adicionais e ainda a finalidade da nota já justifica que não é um produto, então penso que não é tão crítico, porem o manual de integração na pág. 120 orienta desta forma:

cProd - Código do Produto ou serviço

Preencher com CFOP, caso se trate de itens não relacionados com mercadorias/produtos e que o contribuinte não possua codificação própria. Formato ”CFOP9999”

Se vc colocar código 1 por exemplo a nota vai ser autorizada e transmitida, mas é bom vc corrigir o mais rápido possível.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros Pro

Retomando o assunto, hoje no caso o correto é informar o NCM=00, conforme orientação no Site da NF-e:

"1. Caso o item da nota se refira a um serviço tributado pelo ISS ou pelo ICMS, ou a nota seja de ajuste, neste campo deverá ser informado o código "00" (dois zeros)

2. Em caso de nota complementar que se refira a um daqueles dois casos também poderá ser informado o código "00" neste campo"

Portanto deve-se informar "00" nestes casos, mas não quer dizer que deve ser impresso, pelo contrário deveria ficar sem NCM no campo, como cita o Régys:

O NCM é obrigatório e é validado pelo schema XML...

Mas a impressão não é obrigatória e acredito que o correto é não imprimir mesmo.

para esta questão já existe algum estudo para que o ACBr faça a impressão correta, deixando o campo em branco nesses casos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Retomando o assunto, hoje no caso o correto é informar o NCM=00, conforme orientação no Site da NF-e:

"1. Caso o item da nota se refira a um serviço tributado pelo ISS ou pelo ICMS, ou a nota seja de ajuste, neste campo deverá ser informado o código "00" (dois zeros)

2. Em caso de nota complementar que se refira a um daqueles dois casos também poderá ser informado o código "00" neste campo"

Portanto deve-se informar "00" nestes casos, mas não quer dizer que deve ser impresso, pelo contrário deveria ficar sem NCM no campo, como cita o Régys:

Mas a impressão não é obrigatória e acredito que o correto é não imprimir mesmo.

para esta questão já existe algum estudo para que o ACBr faça a impressão correta, deixando o campo em branco nesses casos?

 

Você chegou a verificar a data dos posts?

Veja que já são mais de 2 anos, muita coisa mudou de lá até hoje.

 

 

Veja a nota técnica NT2014.004 ela fala a respeito do NCM:

Obrigatória informação do NCM completo (8 dígitos).

Nota: Em caso de item de serviço ou item que não tenham produto (ex. transferência de crédito, crédito do ativo imobilizado, etc.), informar o valor 00 (dois zeros).

 

 

Quanto a impressão, será impresso quando existir NCM, quando não, não será impresso.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Você chegou a verificar a data dos posts?

Veja que já são mais de 2 anos, muita coisa mudou de lá até hoje.

 

 

Veja a nota técnica NT2014.004 ela fala a respeito do NCM:

 

 

Quanto a impressão, será impresso quando existir NCM, quando não, não será impresso.

Sim verifiquei as datas, eu só não abri outro tópico porque é o mesmo assunto.

Acompanho sempre todas notas técnicas, mas a questão é justamente a impressão. As orientações são para informar no XML o NCM=00 para que o Sefaz acomode essa situação nestes casos, mas não para imprimi-lo, mas está imprimindo o NCM "00" no Danfe, pelo menos na versão do ACBrNFeMonitor2 que estou usando (v 0.8.7.0).

Editado por DATAC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu perguntei da data, porque você utilizou um post antigo para complementar o seu, e a informação mudou com o tempo, só por isso.

 

Eu só não consegui entender o problema de imprimir? Não é falado em lugar algum que não deve ser impresso o NCM 00, não que eu me lembre.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Eu perguntei da data, porque você utilizou um post antigo para complementar o seu, e a informação mudou com o tempo, só por isso.

 

Eu só não consegui entender o problema de imprimir? Não é falado em lugar algum que não deve ser impresso o NCM 00, não que eu me lembre.

Sim justamente, mas também não é citado que é para imprimir, até porque NCM=00 não existe, por isto acredito que correto é não imprimir, isto é apenas um artifício que o Sefaz usou para enquadrar as situações no momento de enviar o XML e validar o mesmo, não sendo obrigatório imprimir no Danfe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3565 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.