Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Download do XML da DANFE pela chave da NFe


jonataspadua
  • Este tópico foi criado há 3561 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou fazendo um projeto em que tenho que pegar os dados da NFe para preencher os campos de lançamento, mas quando eu uso a consulta do ACBrNFe ele só retorna dizendo que a nota está autorizada, tem algum jeito de eu receber os dados da nota em XML ou em texto?

Desculpa se já existe algum tópico para isso e muito obrigado,

fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... o que você quer fazer, exatamente, é o equivalente ao botão "Download do documento", da consulta à NFe no Portal da NFe?

Lembre-se de que:

a) quem emite a NFe é obrigado a enviar o xml para o email do destinatário. Na hipótese de não ter recebido o xml, prefira baixá-lo do portal.

B) todos os xmls recebidos, além de usados, como no seu caso, para os registros de entradas de mercadoria, contas a pagar, etc, etc, devem ser mantidos, obrigatoriamente, em pastas organizadas (por ano e mês por exemplo)... *

c) O mesmo de -b- vale para as suas notas emitidas... *

d) Creio que a dificuldade para uma rotina automática (me corrijam os colegas) que faça o download seja o código de segurança (o captcha) ... Ainda assim, prefiro o recurso do email e/ou do download, pois obriga à organização dos arquivos...

Espero ter contribuído!

Abraços!

* Aqui em Juiz de Fora (MG), já tivemos dois casos em que a AF exigiu todos os xmls das notas de entrada e a empresa teve que correr atrás dos fornecedores para conseguir obtê-los via email (o que deveria ter sido feito na data em que recebeu as NFes) ou via portal (através do botão download)... em ambos os casos, não adiantou a desculpa "ah... os fornecedores nunca mandam"... e a política agora é uma que já foi sugerida aqui no fórum.... recebe a mercadoria mas não paga se o fornecedor não enviar o xml...

  • Curtir 1

Não se vê bem com insolação... É essencial cobrir os olhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonataspadua,

Assim como alguns colegas aqui já comentaram e é de conhecimento de todos o envio do xml ao destinatario tem respaudo por lei, logo o fornecedor é obrigado por força de lei a enviar ao destinatário. Presumo que o seu ERP emita NFE e que o mesmo envie automaticamente o xml e pdf ao destinatário. Eventualmente quando sou questionado porque meu ERP não baixa o xml cdo portal assim como inúmeros outros fazem, simplesmente envio a lesgislação para ele ler. O que os outros fazem é rackear a página de consulta, sendo que o xml que é baixado dessa forma não tem validade, sendo assim tenha certeza que se der algum problema com esse xml (validação, escrituração, etc) a corda rebentará para quem baixou.

atc,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

jonataspadua,

Assim como alguns colegas aqui já comentaram e é de conhecimento de todos o envio do xml ao destinatario tem respaudo por lei, logo o fornecedor é obrigado por força de lei a enviar ao destinatário. Presumo que o seu ERP emita NFE e que o mesmo envie automaticamente o xml e pdf ao destinatário. Eventualmente quando sou questionado porque meu ERP não baixa o xml cdo portal assim como inúmeros outros fazem, simplesmente envio a lesgislação para ele ler. O que os outros fazem é rackear a página de consulta, sendo que o xml que é baixado dessa forma não tem validade, sendo assim tenha certeza que se der algum problema com esse xml (validação, escrituração, etc) a corda rebentará para quem baixou.

atc,

Perfeito...

Isso que sempre tendo explicar mas desisto... o jeitinho que muitos (inclusive aqui do forum) dão para baixar os XMLs e encobrir o erro dos fornecedores que não enviam o XML, irá até um dia que comprovarem que o XML, que eles tanto se esforçam para dar um jeito de baixar, for pego por algum fiscal e ele falar que aquilo nao vale nada pq nao ta assinado...

Dae depois de multar a empresa.... quero ver a empresa cair em cima de quem fez o programa para baixar os XMLs.

[]´s

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

Antes que alguem pergunte, sobre o WebServices de Download de NFe que esta disponivel e sendo implementado no componente, este creio eu é o caminho, mas vamos as regras:

NT 002/2012 - Final da Página 21:

O download da NF-e só será oferecido para pedido apresentado dentro do prazo de 30 dias da

autorização de uso e que tenha sido objeto de Confirmação da Operação ou Ciência da Operação.

Página 22:

4.11.9 Recomendações para evitar o uso indevido

A análise do comportamento atual das aplicações das empresas (“aplicação cliente”) permite

identificar algumas situações de “uso indevido” do ambiente de autorização de Nota Fiscal Eletrônica,

mantidos pelas SEFAZ.

Como exemplo maior do mau uso do ambiente de autorização, ressalta-se a falta de controle de

algumas aplicações que entram em “loop”, consumindo recursos de forma indevida, sobrecarregando

principalmente o canal de comunicação com a Internet.

Para este Web Service de Download do XML da NF-e, serão mantidos controles para identificar as

situações de novas tentativas de download de uma NF-e já disponibilizada anteriormente.

As novas tentativas serão rejeitadas com o erro “641–Rejeição: Consumo Indevido”.

4.11.10 Sobre o Download da NF-e

Normalmente o destinatário da NF-e deve possuir o arquivo XML da NF-e enviado e/ou

disponibilizado pelo emitente. Portanto não é esperado o download da totalidade das NF-e

destinadas a um determinado CNPJ.

Futuramente, a SEFAZ poderá estabelecer mecanismos de controle para verificar o percentual de

downloads realizados em relação a quantidade total de NF-e destinadas a um determinado CNPJ no

período analisado.

Com relação ao item 4.11.09, concluimos que você pode realizar o Download de uma NFe somente 1 vez.

No caso do item 4.11.10, concluimos que devemos utilizar o serviço de Download em útimo caso.

Como o Emitente e Destinatário devem possuir o XML da NFe se algum dos dois vier a perder o mesmo deve solicitar ao outro que envie o respectivo XML por e-mail por exemplo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Tive esse problema do consumo indevido em três clientes, mas não consegui identificar a causa. No momento estou considerando a hipótese de meu cliente ter verificado o status do serviço (meu software dá a possibilidade do usuário consultar o status) mais de uma vez antes transmitir a NF-e. Será que pode ser isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Existe um site que oferece uma API com a funcionalidade de baixar o XML da NF-e de maneira automatizada e com validade jurídica, pois é necessário o uso do certificado digital. O serviço é pago porém funciona muito bem, contratei para minha empresa e facilitou muito a vida, pois agora baixamos automaticamente os XMLs e já são armazenados no sistema para utilização. Como são muitas NF-e, baixar manualmente cada XML estava inviável para nós.

Para quem se interessar, o link é esse aqui : http://knu.com.br/ajuda/documentacao/documentacao#nfe

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico um pé atras com estas soluções, a primeira pergunta é: se o xml está disponibilizado somente para quem tem o certificado emitente ou destinatário, como ele consegue estes xmls???

Outra questão: Há alguma possibilidade da sefaz realizar alguma alteração na sua estrutura e esse serviço parar de funcionar? igual ao que aconteceu com o RecuperaXML??

A Lei diz que o fornecedor tem que me enviar o xml, vamos parar de arranjar subterfúgios e fazer o correto.

- Sou desenvolvedor.

- De que linguagem, delphi? .NET? Java?

- Qualquer uma, sou desenvolvedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Existe um site que oferece uma API com a funcionalidade de baixar o XML da NF-e de maneira automatizada e com validade jurídica, pois é necessário o uso do certificado digital. O serviço é pago porém funciona muito bem, contratei para minha empresa e facilitou muito a vida, pois agora baixamos automaticamente os XMLs e já são armazenados no sistema para utilização. Como são muitas NF-e, baixar manualmente cada XML estava inviável para nós.

Para quem se interessar, o link é esse aqui : http://knu.com.br/ajuda/documentacao/documentacao#nfe

Abraços

Oq essa API faz é usar a opção Download do Documento que o Portal da NFe fornece de maneira gratuita.

Não podemos deixar de mencionar que o pessoal que desenvolveu essa API tiveram visão para cobrar por um servico que é gratuito somente criando uma maneira mais "facil" de baixar o XML. Realmente foi ótima sacada.

Mas o importante e valido discutirmos seria:

1) quando fazemos o download do XML ele entra nas cotas de download da empresa?

2) Pq para fazer o download do site eu não preciso fazer manifestação de destinatario e pelo consumo de webservice eu preciso?

3) O download completo do XML fica disponivel por quando tempo para fazermos pelo site?

Infelizmente a opção de Download do Documento pelo Portal não é muito documentada pela SEFAZ.

[]´s

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois ...
  • Consultores

Bom dia netsolutions,

 

O componente ACBrNFe realiza o Download via webservice, mas existe um requisito para isso, tem que realizar a manifestação do destinatário primeiramente.

 

Outra coisa o Download via webservice é controlado, ou seja, você não pode baixar todas as notas que são emitidas contra o seu CNPJ, pela simples razão de que o emitente é obrigado disponibilizar o XML da NF-e assinado e protocolado assim que ele obtem a autorização da SEFAZ.

 

Essa obrigatoriedade de disponibilizar ou enviar o XML ao destinatário consta na legislação.

 

Não minha opnião termos em nossas aplicações essa funcionalidade de realizar o Download, pode até agregar valor, mas temos que deixar claro para o usuário, que essa funcionalidade deve ser utilizada em último caso.

 

E qual é esse último caso?

 

É quando o destinatário perdeu o XML e o emitente também, caso contrario o emitente tem que enviar novamente o XML.

 

A minha aplicação de emissão de NF-e, tenho condições de enviar novamente por e-mail o XML de uma NF-e que foi emitida em janeiro deste ano, por exemplo, para o respectivo destinatário.

Logo ele não precisa lançar mão do download, basta apenas ligar e pedir para enviar novamente o XML que ele perdeu.

 

Vou implementar agora um opção onde vou filtrar as notas por cliente e por período, montando assim uma lista de todas as notas emitidas segundo o filtro.

O usuário vai poder escolher as notas que ele deseja ou marcar todas.

Ao clicar no botão ENVIAR sera gerado um e-mail contendo todos os XML das notas selecionadas pelo ususário.

 

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo Ajudou demais!

 

o que eu havia pensado na questão do download do XML, seria justamente o "Agregar" que você citou, a minha idéia, consiste em verificar as notas disparadas contra o meu CNPJ, em seguida Manifesto-me a respeito de cada uma delas, as que eu "Confirmar" libero o botao de download do XML, terminando o download, ja pergunta se o uauário deseja importer o xml para a entrada de produtos... Isso tornaria o software bem dinamico, e facilitaria muito para os usuários.. ele não precisaria interagir com praticamente nada diminuindo as chances de falha humana a quase zero.

 

encontrei uma solução recentemente, uma DLL que faz downloads ilimitados dos XMLS, porém não é gratuita! estou pensando na aquisição da mesma! mas tenho muitas outras coisas para implementar por agora.. de todo Modo, Italo fico grato mais uma vez por sua atenção! como sempre muito esclarecedor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Consultores

Boa tarde Walter,

 

Primeiramente leia todo o tópico.

 

Segundo o ACBrNFe possui a opção para realizar o Download do XML e até o momento qualquer pessoa pode realizar o Download.

 

Com a nova versão 3.10 isso vai acabar, pois a mesma vai possui um grupo chamado <autXML> onde podemos incluir os CNPJ ou CPF das pessoas autorizadas a realizar o Download, fora as já especificadas ou seja: Emitente, Destinatário e Transportadora.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...

Bom dia.. 

 

ao usar os comandos  abaixo para realizar o download do XML, em certos momentos não é realizado o download...

 

dtmDados.ACBrNFe.DownloadNFe.Download.CNPJ := sCnpj;

dtmDados.ACBrNFe.DownloadNFe.Download.Chaves.Add.chNFe := sChave;
dtmDados.ACBrNFe.Download
 

Tenho como pegar algum retorno do download para saber o motivo de não realizar o download? ex: excesso de consumo?

 

Obs: NFe já estava manifestada pelo destinatário.  

Att.:

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Daniel,

 

Para realizar o Download de uma NF-e por parte do Destinatário, você sabe que existem requisitos e regras.

 

O Requisito é que a mesma tem que ter sido manifestada pelo destinatário.

 

As regras: não se pode realizar o Download de todas as NF-e recebidas somente uma pequena fração.

 

Tente algo do tipo:

 

  ACBrNFe1.WebServices.DownloadNFe.retDownloadNFe.cStat
e
  ACBrNFe1.WebServices.DownloadNFe.retDownloadNFe.xMotivo
 
Para pegar o código do status o a descrição do mesmo após executar o download.
 
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala galera,

tenho um cliente que não é obrigado a realizar a manifestação (como não é obrigado não quer fazer) mas o mesmo quer baixar a nota do site da sefaz, nos tinhamos uma rotina que pegava o html do site e importava para o sistema, mas como é muito velha e foi mau escrita, ta dificil de fazer a manutenção, tambem vi que antigamente o acbr tinha um carinha chamado Recupara XML, então o que eu gostaria era saber se ainda existem os fontes dele, ou algum outro metodo de recuperar os dados do site.

obs: já expliquei para o cliente que o fornecedor é obrigado a enviar o xml, mas ta dificil, então a minha ideia e importar os dados para o sistema sem um xml, ou gerar o xml para facilitar a importação e apos exlcui-lo, como eu disse só preciso importar os dados, não é necessario um xml valido ou mesmo assinado.

Editado por eudecio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

fala galera,

tenho um cliente que não é obrigado a realizar a manifestação (como não é obrigado não quer fazer) mas o mesmo quer baixar a nota do site da sefaz, nos tinhamos uma rotina que pegava o html do site e importava para o sistema, mas como é muito velha e foi mau escrita, ta dificil de fazer a manutenção, tambem vi que antigamente o acbr tinha um carinha chamado Recupara XML, então o que eu gostaria era saber se ainda existem os fontes dele, ou algum outro metodo de recuperar os dados do site.

obs: já expliquei para o cliente que o fornecedor é obrigado a enviar o xml, mas ta dificil, então a minha ideia e importar os dados para o sistema sem um xml, ou gerar o xml para facilitar a importação e apos exlcui-lo, como eu disse só preciso importar os dados, não é necessario um xml valido ou mesmo assinado.

Mostra as leis e manda ele conversar com o contador!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Eudecio,

 

Infelizmente existem pessoas que acreditam que o DANFE é a Nota Fiscal, e olhe que esta escrito logo abaixo de que se trata de um Documento Auxiliar.

 

Se o DANFE é um documento auxiliar da nota, sem fazer muito esforço mental de interpretação concluímos que o mesmo não é a nota.

 

Apresente a esse seu cliente o legislação, mais precisamente o Ajuste SINIEF 07/2005 que instituiu a NF-e.

 

Logo no paragrafo primeiro da clausula primeira deixa claro que a nota fiscal hoje é um arquivo eletrônico ou seja o tal do XML.

 

Mais para frente você encontrar o texto que diz que o emitente tem por obrigação de disponibilizar o XML assinado e protocolado ao respectivo destinatário da mercadoria vendida.

 

Se você recebe uma empresa recebe uma mercadoria e não recebe o XML da referida compra, o fisco pode e vai interpretar que a empresa comprou sem nota.

 

O DANFE tem valor jurídico para pessoas físicas e empresas não obrigadas a emitir documento fiscal, se não me falha a memória.

 

Dia ao seu cliente que o Fisco alem de fiscalizar o emitente ele pode fiscalizar também o destinatário e isso já aconteceu na empresa que trabalho. 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com vcs, já enviei ao clientes as leis grifados os paragrafos que dizem que tanto ele quanto o fornecedor são obrigados a terem guardados os XMLs, porem a resposta que tive foi que o fornecedor manda os XMLs, porem para agilizar a entrada de mercadorias eles querem fazer desta forma, ae para não perder o cliente a gente tem de ceder...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Eudecio,

 

O emitente tem que disponibilizar o XML válido juridicamente, ou seja, assinado e protocolado, imediatamente após obter da SEFAZ autorizadora o protocolo de autorização.

 

O Fornecedor manda o XML para o destinatário via sinal de fumaça?

 

Não basta desenvolver um sistema integrado, ele tem que ter procedimentos automatizados, o envio do XML ao seu destinatário é um deles.

 

1. Enviou

2. Esta autorizado, se sim, atualiza o banco de dados, checa se o destinatário possui e-mail, se sim, envia um e-mail contendo o XML e o DANFE em PDF.

 

Eu sei que você não tem culpa, uma vez que o problema é os XML recebidos, mas por favor não cometa esse erro do fornecedor do seu cliente.

 

Se você tem uma aplicação que emite NF-e, automatize o envio do XML por e-mail.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Ítalo, Infelizmente reparei que quando os programadores estao atrás desse jeitinho de baixar XML, não há legislação que façam eles entender e explicar a seus clientes o correto a ser feito. Sempre vem a desculpa de ou eu faço isso ou perco o cliente.

 

É o famoso "Concordo mas não aceito".

 

Enfim, para esses que ainda querem o Recupera XML, o projeto foi separado do ACBr e pode ser acompanhado no seu respectivo fórum.

Veja em:

Este é o único tópico permitido para tratar desse assunto aqui no fórum.

 

Nota: Seguindo orientações dos mantenedores do Acbr, este Tópico necessita ser fechado, favor continuar no respectivo link ou no respectivo fórum.

  • Curtir 2

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3561 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.