felipeiw Posted March 12, 2023 Share Posted March 12, 2023 pessoal estou usando o FB 2.0 queria migrar pra uma versão mais nova, estou pensando na 4, os amigos tem usado esta versão do FB e usando DBExpress qual driver os amigos tem usado ? abs Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moderadores Juliomar Marchetti Posted March 13, 2023 Moderadores Share Posted March 13, 2023 depende . pois vai depender da versão do delphi . a mais nova aceita 3. 4. do firebird Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro A. Araújo Posted March 14, 2023 Share Posted March 14, 2023 Caso você utilize insert com returning, há incompatibilidade do DBX com Firebird 3 https://github.com/FirebirdSQL/firebird/issues/5858. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Élviro Cavalcanti Posted April 9, 2023 Share Posted April 9, 2023 Eu migrei do firebird 2.0 para o 4.0, tive que fazer algumas coisas. Segue abaixo como fiz pra rodar tranquilo. Instruções para migrar para o firebird 4.0 1 - Criar o backup em FBK ainda usando o Firebird 2.5 2 - Zipar o backup 3 - Desistalar o Firebird 2.5 4 - Reiniciar o computador 5 - Instalar o Firebird 4.0 6 - Parar o serviço firebird 4.0 e substituir o arquivo firebird.conf que está dentro da pasta de instalação do firebird 7 - Excluir dentro da pasta gds32.dll (849 kb) do windows system ou substituir ele pelo novo com tamanho 1.604kb 8 - Ativar o serviço Firebird 4.0 9 - Restaurar o backup, pode usar o Restaurar Backup.bat Link to comment Share on other sites More sharing options...
felipeiw Posted April 9, 2023 Author Share Posted April 9, 2023 Élviro, mt obrigado pela resposta, você notou melhora na questão de velocidade, digo no seu sistema que ja estava rodando na versao 2.5 ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
DevSolucaoSistemas Posted April 10, 2023 Share Posted April 10, 2023 Se utiliza datasets na tela, tive um problema com o count, até o 2.5 retorna integer, a partir do 3.0 retorna bigint, quando abre o formulário acontece problema de incompatibilidade. Ai tem que deletar o field e puxar de novo para mudar o tipo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Élviro Cavalcanti Posted April 10, 2023 Share Posted April 10, 2023 16 horas atrás, felipeiw disse: Élviro, mt obrigado pela resposta, você notou melhora na questão de velocidade, digo no seu sistema que ja estava rodando na versao 2.5 ? Felipe, notei uma melhora sim, nada absurda, mas melhorou sim. Link to comment Share on other sites More sharing options...
kzarlopes Posted June 30 Share Posted June 30 Em 09/04/2023 at 11:26, Élviro Cavalcanti disse: Eu migrei do firebird 2.0 para o 4.0, tive que fazer algumas coisas. Segue abaixo como fiz pra rodar tranquilo. Instruções para migrar para o firebird 4.0 1 - Criar o backup em FBK ainda usando o Firebird 2.5 2 - Zipar o backup 3 - Desistalar o Firebird 2.5 4 - Reiniciar o computador 5 - Instalar o Firebird 4.0 6 - Parar o serviço firebird 4.0 e substituir o arquivo firebird.conf que está dentro da pasta de instalação do firebird 7 - Excluir dentro da pasta gds32.dll (849 kb) do windows system ou substituir ele pelo novo com tamanho 1.604kb 8 - Ativar o serviço Firebird 4.0 9 - Restaurar o backup, pode usar o Restaurar Backup.bat Noitem 6 fiquei na dúvida. Substituir o firebird.conf pelo quê? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moderadores Juliomar Marchetti Posted July 1 Moderadores Share Posted July 1 17 horas atrás, kzarlopes disse: Noitem 6 fiquei na dúvida. Substituir o firebird.conf pelo quê? Creio que o arquivo estava alterado por isso ele substitui ou tu pode pegar um personalizado da ibsurgion que melhora a perfomace 1 Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Link to comment Share on other sites More sharing options...
kzarlopes Posted July 1 Share Posted July 1 2 horas atrás, Juliomar Marchetti disse: Creio que o arquivo estava alterado por isso ele substitui ou tu pode pegar um personalizado da ibsurgion que melhora a perfomace Entendi. Obrigado @Juliomar Marchetti. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moderadores Juliomar Marchetti Posted July 1 Moderadores Share Posted July 1 Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico. Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts