Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Provedor incorreto de NFS-e para Pàranatinga - MT

Ver Solução Respondido por André Melim,
  • Este tópico foi criado há 260 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia, utilizamos o componente TACBrNFSeX para emissao das notas fiscais de servicos no nosso sistema. Ocorre que um cliente nosso que reside em Paranatinga - MT deseja utilizar o provedor 'Agilil' mas não consegue pois no nosso sistema quando a gente atribui o codigo do municipio ao componente o provedor muda de 'Agili' (setado corretamente no sistema via parametrizacao) para 'Elotech' causando o problema. Temos no nosso sistema...

if FileExists( NFSeX.Configuracoes.Arquivos.PathSchemas + 'ACBrNFSeXServicos.ini' ) then
   NFSeX.Configuracoes.arquivos.IniServicos := NFSeX.Configuracoes.Arquivos.PathSchemas + 'ACBrNFSeXServicos.ini';   <-- tem esse codigo aqui que verifica se existe esse arquivo .ini e entao o carrega

NFSeX.Configuracoes.Geral.CodigoMunicipio := StrToIntDef( sAux, 0 );   <-- lugar onde o nosso sistema atriubui o codigo do municipio par ao componente (nesse momento troca de Agili para Elotech)

CONSIDERACOES: Esse arquivo .ini eu vi que nao existia na pasta dos Schemas do nosso sistema entao eu copiei ele da pasta dos componentes do ACBr para a pasta dos Schemas do nosso sistema e mudei ref. ao codigo de municipio '5106307' (Paranatinga-MT), o provedor de Elotech para Agili dentro desse arquivo na esperanca que pudesse resolver mas nao resolveu, nao sei se seria o caso de depois de setar o nome do arquivo fazer algo como dar um 'Load' ou algo parecido.

Segue em anexo o arquivo .ini alterado para o municipio de Paranatinga-MT.

Alguém ai pode me ajudar por favor?

Grato pela colaboração, André.

ACBrNFSeXServicos.ini

• Consultores
Postado

Explicação

o arquivo ini é embutido dentro do componente, se por acaso tu colocar o arquivo ini na pasta do executável ele vai carregar esse ini que colocar, senão ele vai usar o que tem interno no componente.

para atualizar o interno do componente deve-se modificar ele na pasta do ACBrNFSeX, depois rodar o recompilar para gerar o .res. e então rodar o instalador do ACBr. e fazer um build em sua aplicação.

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Certo, vamos pela solução de colocar na pasta dos Schemas do sistema o arquivo .ini onde vai ter a facilidade do cliente mudar o provedor para a cidade de Paranatinga por esse arquivo. O problema que esta tendo é que mesmo setando o nome do arquivo ini em 'NFSeX.Configuracoes.arquivos.IniServicos'  mesmo assim ao passar na linha de comando onde atribui o codigo do municipio nao esta acatando a alteracao que eu fiz la dentro desse arquivo .ini. Esse esta sendo o problema. Tem que fazer algo a mais de pois de setar a propriedade 'IniServicos'?

• Consultores
Postado
4 horas atrás, André Melim disse:

Certo, vamos pela solução de colocar na pasta dos Schemas do sistema o arquivo .ini onde vai ter a facilidade do cliente mudar o provedor para a cidade de Paranatinga por esse arquivo. O problema que esta tendo é que mesmo setando o nome do arquivo ini em 'NFSeX.Configuracoes.arquivos.IniServicos'  mesmo assim ao passar na linha de comando onde atribui o codigo do municipio nao esta acatando a alteracao que eu fiz la dentro desse arquivo .ini. Esse esta sendo o problema. Tem que fazer algo a mais de pois de setar a propriedade 'IniServicos'?

A principio ele deveria de acatar o ini que tu passou. mas tem que ter certeza que ele estava lá antes de abrir o sistema e dai depura pra ver

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Consultores
Postado

Bom dia @André Melim,

O arquivo ACBrNFSeXServicos.ini que se encontra no SVN contem a seguinte informação:

[5106307]
; Atualizado em 24/05/2022
Nome=Paranatinga
UF=MT
Provedor=EloTech
Versao=2.03
ProRecepcionar=https://paranatinga.iss.elotech.com.br/iss-ws/nfse203.wsdl
HomRecepcionar=https://paranatinga.iss.elotech.com.br/iss-ws/nfse203.wsdl

Primeira coisa a saber, a referida cidade mudou de provedor ou não?

Pelo site da prefeitura me parece que mudou para o provedor Agili, sendo assim se faz necessário alterar o arquivo ACBrNFSeXServicos.ini

Por exemplo:

[5106307]
Nome=Paranatinga
UF=MT
Provedor=Agili
Params=NomeTagAtividadeEconomica:ItemLei116AtividadeEconomica|NaoGerarTag:ItemLei116,CodigoCnae

Esse provedor possui duas versões (1.00 e 1.01) se para a cidade em questão é usado a versão 1.01 se faz necessário incluir o campo:

Versao=1.01

Outra coisa é saber se os parâmetros do exemplo acima são validos ou não para a referida cidade, pois pode mudar.

Por favor levante essas informações que eu atualizo o arquivo INI e mando para o SVN assim você não precisa copiar ele para dentro da pasta que esta o EXE (que é o local correto para ele).

Segundo o componente ignora a configuração de provedor e versão, pois essas informações ele pega do arquivo INI, lembrando que a propriedade de configuração CodigoMunicipio tem que ser a ultima a ser configurada na rotina de configuração da aplicação.

Fragmento de código do programa exemplo:

// A propriedade CodigoMunicipio tem que ser a ultima a receber o seu valor
  // Pois ela se utiliza das demais configurações
  with ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral do
  begin
    LayoutNFSe := TLayoutNFSe(cbLayoutNFSe.ItemIndex);

try
      CodigoMunicipio := StrToIntDef(edtCodCidade.Text, -1);
    except
      on E: Exception do
        ShowMessage('Erro ao configurar o componente: ' + E.Message);
    end;
  end;

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado

Bom dia @Italo Giurizzato Junior

Muito obrigado pela sua resposta meu amigo. Atualizamos o componente aqui no final da semana passada conforme as orientacoes. Entao, a principio a questao 'A propriedade CodigoMunicipio tem que ser a ultima a receber o seu valor' o sistema ja esta fazendo, isso ta OK. Sobre a questao da mudanca de provedor dessa cidade o que me informaram foi que mudou recentemente, entao a principio vai ser o 'Agili' mesmo que o componente vai ter que usar para esse codigo de municipio. Sobre as alterações que voce sugeriu ai para o arquivo .ini eu fui la na pasta do componente do ACBr onde se localiza o arquivo 'ACBrNFSeXServicos.ini' e fiz as alterações que voce sugeriu ...

[5106307]
; Atualizado em 24/05/2022
Nome=Paranatinga
UF=MT
Provedor=Agili
Versao=1.01
Params=NomeTagAtividadeEconomica:ItemLei116AtividadeEconomica|NaoGerarTag:ItemLei116,CodigoCnae

Recompilei o sistema e fiz um teste só pra ver se apos a atribuicao do codigo do municipio o componente iria entender que deve usar o 'Agili' porem ainda continua mudando para o 'Elotech'. Pelo que entendi da sua explicacao seria apenas recompilar o sistema que o componente ja iria entender essas alteracoes (sem necessidade de se colocar o arquivo .ini na pasta do executavel), mas infelizmente nao funcionou nem com o parametro 'Versao' sendo informado com '1.00' ou '1.01'. Em relacao ao parametro 'Params' eu nao sei ainda te informar quais seriam esses parametros que teriam que ser informados (nao tenho esse informacao ainda), porem independente desses parametros (Params) creio que com essas alterações feitas ate o momento no arquivo .ini o componente do ACBr (TACBrNFSeX) ja deveria corrigir o problema de atribuir o provedor 'Elotech' ao inves do 'Agili' apos a atribuicao do codigo do municipio, nao é isso?

• Consultores
Postado

Bom dia,

Verifique esse topico para orientações de como configurar alterações de municipios e provedores:

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Postado

@Italo Giurizzato Junior, deu certo agora a questao de quando alterar o codigo do municipio o componente do ACBr pegar o provedor 'Agili' que se encontra la no arquivo 'ACBrNFSeXServicos.ini'. Eu consegui descobrir aqui como regerar o arquivo .res atraves do bat de compilacao do componente. Agora a questao sao os erros de transmissao encontrados, creio que ira precisar passar mais informacoes la no arquivo .ini (na linha do 'Params=' ou quem sabe ate as urls que o componente devera usar). Como saber quais essas informacoes que eu devo informar la no arquivo .ini? Voce sabe me informar?

Postado

@Italo Giurizzato Junior, consegui dois xml de exemplo fornecidos pela prefeitura de Paranatinga-MT. Creio que deva ajudar voces a saberem o que precisa ser configurado ai no componente TACBrNFSeX para fazer com que os processos de emissão, cancelamento e afins possam funcionar corretamente.

Segue em anexo.

CancelarNfseEnvio.txt GerarNfseEnvio.txt

@Juliomar Marchetti e @Italo Giurizzato Junior

, consegui dois xml de exemplo fornecidos pela prefeitura de Paranatinga-MT. Creio que deva ajudar voces a saberem o que precisa ser configurado ai no componente TACBrNFSeX para fazer com que os processos de emissão, cancelamento e afins possam funcionar corretamente.

Segue em anexo.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois ...
  • Solution
Postado

Problema do "X999 - Erro de Conexão: Start tag expected, '<' not found" foi resolvido corrigindo o CNPJ da prefeitura de Paranatinga-MT que estava sendo informado para o componente 'ACBrNFSeX', os demais erros que vieram na sequencia e que esses sim estavam nomeando certinho as tags que deveriam ser informadas/omitidas no xml foram corrigidos atraves das configuracoes feitas no .ini do componente e que encontra-se descrito no print em anexo.

ACBR CONFIGURACAO DO INI.jpeg

• 4 semanas depois ...
  • Consultores
Postado

Boa noite,

Criada a tarefa ACBR-8084 para avaliação.

Obrigado pela contribuição.

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

• Este tópico foi criado há 260 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...