Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Destacar IBS e CBS na impressão de NFC-e

Ver Solução Respondido por Juliomar Marchetti,
  • Este tópico foi criado há 143 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá a todos,

Não encontrei nenhuma indicação que informe que a impressão do cupom fiscal destinada ao cliente (NFCe) deve conter os novos impostos (IBS/CBS). Alguém sabe informar se isso é obrigatório? O ACBR está destacando?

A informação que temos na última NT é que o modelo ainda será ajustado para os novos impostos.

Postado
8 minutos atrás, Juliano D. Rosa disse:

Até onde sei, não tem obrigatoriedade de informar os novos impostos no Danfe, nem tem layout para isso ainda. NFCe, NFe, CTe e demais. 

Nos meus sistemas vai constar só no XML neste primeiro momento.

Concordo com seu ponto. A contabilidade de um dos nossos clientes do regime normal diz que é obrigatório e que deveria estar funcionando no sistema. Mas não existe apoio legal nisso, até onde sei...

• Consultores
  • Solution
Postado

Bingo bem isso

o que está na lei e nas NT fora isso é só gente arrumando pelo em ovo.

não tem nada publicado em local algum

• Obrigado 1

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
16 horas atrás, GustavoValdo disse:

Concordo com seu ponto. A contabilidade de um dos nossos clientes do regime normal diz que é obrigatório e que deveria estar funcionando no sistema. Mas não existe apoio legal nisso, até onde sei...

Contabilidade falando besteira? Imagina isso é "raro" de acontecer.. rsrs.

• Haha 2
Postado
Em 23/12/2025 at 11:36, GustavoValdo disse:

Precisa amparar eles, que os dados são em fase beta, e se pestanejar pode ser que algum recolha o imposto..

• Membros Pro
Postado
Em 31/12/2025 at 08:11, Antonio Gomes disse:

Precisa amparar eles, que os dados são em fase beta, e se pestanejar pode ser que algum recolha o imposto..

Olá,

Não haverá recolhimento dos novos impostos.

Quando muito, caso o xml emitido não atenda aos requisitos da norma, os impostos serão aplicados porém poderão ser compensados no PIS e COFINS. 

Caso não tenha PIS e COFINS para compensar poderão ser utilizados outros impostos para isso ou mesmo pedir a restituição dos valores.

Postado

hoje o escritorio de contabilidade de um dos nossos clientes, disse que este mês ainda tem que sair impresso os novos impostos na danfe, eu tbm procurei e não achei nada exigindo isso!!!

Postado
7 minutos atrás, Marcio_DMIX disse:

hoje o escritorio de contabilidade de um dos nossos clientes, disse que este mês ainda tem que sair impresso os novos impostos na danfe, eu tbm procurei e não achei nada exigindo isso!!!

Peça para o pessoal do fiscal ler a nota da RFB: 
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-e-atividades/reforma-consumo/orientacoes-2026

"Considerando que o ano de 2026 será o ano de teste da CBS e do IBS, o contribuinte que emitir documentos fiscais ou declaração de regimes específicos observando as normas e notas vigentes, estará dispensado de recolhimento do IBS e da CBS."

No MOC não há definição para o DANF-e:
https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=f NhsSn3/5M=

• Curtir 1

Prates, Agnaldo

Postado
26 minutos atrás, Agnaldo Prates disse:

Peça para o pessoal do fiscal ler a nota da RFB: 
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-e-atividades/reforma-consumo/orientacoes-2026

"Considerando que o ano de 2026 será o ano de teste da CBS e do IBS, o contribuinte que emitir documentos fiscais ou declaração de regimes específicos observando as normas e notas vigentes, estará dispensado de recolhimento do IBS e da CBS."

No MOC não há definição para o DANF-e:
https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=f NhsSn3/5M=

Pois é, eu passei isso para eles, dai ela colou na conversa uma imagem de uma danfe impressa, que sinceramente não sei de onde ela tirou, vou colocar aqui no topico!

image.png.ecde585cd83007623d3604dadf608d65.png

Postado
15 minutos atrás, Marcio_DMIX disse:

Pois é, eu passei isso para eles, dai ela colou na conversa uma imagem de uma danfe impressa, que sinceramente não sei de onde ela tirou, vou colocar aqui no topico!

Informações relacionadas aos impostos da RTC devem ser disponibilizados ainda. A RFB não divulgou nenhum layout contendo estas informações, ou mesmo, qualquer informação acerca do tema. Provavelmente a imagem tenha sido criada sem observância às regras que ainda serão estabelecidas pela RFB. Portanto, parece estar no campo da especulação sem qualquer validade técnica.

• Curtir 2

Prates, Agnaldo

Postado
1 hora atrás, Marcio_DMIX disse:

Se recolher o imposto o estado só vai dizer amém kkk pagou pq quis kkk

• Consultores
Postado
5 horas atrás, Marcio_DMIX disse:

manda ele ir ler as leis, NT e DOU do sefaz e parar de falar besteiras aos clientes

Em 31/12/2025 at 08:11, Antonio Gomes disse:

dai ele ressarce o cliente com o valor da mensalidade que ele recebe para saber ler e interpretar leis sem falar besteiras aos clientes

4 horas atrás, Juliano D. Rosa disse:

Para quem me exigir eu vou colocar nas informações adicionais. 

manda o link das documentações do sefaz para o escritorio contábil. não gasta suor a toa!

4 horas atrás, Marcio_DMIX disse:

Da IA de algum site. de alguma contabilidade ou coach de contabilidade ou cursinhos baratos contabeis

• Curtir 3

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

a Reforma Tributária me lembra a bagunça , salada, desespero, desentendimento, interpretação do inicio da ST. o unico que paga por tudo isso é a empresa, que por sua vez repassa o preju ao consumidor. perdio-se a oportunidade de uma reforma tributária de verdade com um imposto UNICO de verdade. em fim, é o que temos e temos que dançar conforme a musica.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Santiago Cuello disse:

a Reforma Tributária me lembra a bagunça , salada, desespero, desentendimento, interpretação do inicio da ST. o unico que paga por tudo isso é a empresa, que por sua vez repassa o preju ao consumidor. perdio-se a oportunidade de uma reforma tributária de verdade com um imposto UNICO de verdade. em fim, é o que temos e temos que dançar conforme a musica.

se vc ver a fundo, é uma ST piorada né.

• Curtir 1
Postado
Em 08/01/2026 at 10:54, Santiago Cuello disse:

Pior que botaram a maior pilha para emitir as notas com os novos campos, o ano começou e as notas nem são rejeitadas caso não informe, entra governo sai governo não me espanta que isso acabe como o CEST, chegaram a exigir na época a informação do CEST, depois caiu no esquecimento na pratica qual o uso do CEST, hoje? Lembram da ideia inicial? Pois é, bom minha parte eu fiz, os campos estão lá tudo autorizando de acordo.

• Curtir 1
Postado
Em 13/01/2026 at 03:57, carlosnepo disse:

Pior que botaram a maior pilha para emitir as notas com os novos campos, o ano começou e as notas nem são rejeitadas caso não informe, entra governo sai governo não me espanta que isso acabe como o CEST, chegaram a exigir na época a informação do CEST, depois caiu no esquecimento na pratica qual o uso do CEST, hoje? Lembram da ideia inicial? Pois é, bom minha parte eu fiz, os campos estão lá tudo autorizando de acordo.

é, mas se voce for ver, muitos RETs precisam cair ainda, pra voltar ser imposto tipo ICMS normal. Aqui em MG mesmo, muitos caem em 2030.  A todo momento tem UFs tirando itens de ST... ainda bem, pq isso hoje é calo nas operações, muitos fazem errado.

Postado

O que vejo de contador procurando pelo em ovo não está escrito. Vem o cliente reclamar dizendo que o sistema não está correto; aí eu tenho que olhar a NT, mostrar, e só então o contador fala: “Ah, é verdade”. Um profissional que, teoricamente, deveria conhecer essas normas melhor do que eu.

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Este tópico foi criado há 143 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.