Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ACBR-8992 '{http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd}CodigoNbs' - Erro NFSe Futurize


Ver Solução Respondido por C4Dev,

Recommended Posts

Postado

Estou com o seguinte erro ao gerar uma NFSe utilizando o provedor Futurize quando informo o campo CodigoNBS. 

Eu preciso informar também o campo cTribNac, porém esse campo não existe no ACBr.

 

Seguindo os passos do manual: https://www.futurizesistemas.com.br/faqwebservice.php

 

Erros:
Codigo: X800
Descrição: Erro de Validação: --> 1871 - Element
'{http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd}CodigoNbs': This element is
not expected. Expected is one of
({http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd}CodigoPais,
{http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd}ExigibilidadeISS).

  • Membro Pro Verificado
Postado

Boa tarde!

Para mim está retornando também com erro:

<GerarNfseResposta xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">
    <ListaMensagemRetorno>
        <MensagemRetorno>
            <Codigo>E160</Codigo>
            <Mensagem>Arquivo em desacordo com o XML Schema.</Mensagem>
            <Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.;/nCódigo de Tributação Nacional Inválido, são 8 caracteres númericos(99.99.99). Endereço da TAG InfDeclaracaoPrestacaoServico/Rps/Servico/cTribNac</Correcao>
        </MensagemRetorno>
    </ListaMensagemRetorno>
</GerarNfseResposta>

Entrei em contato com o provedor, me passaram um e-mail, solicitei os schemas. Estou aguardando.

No site acima encontrei existe um xml de exemplo (anexo).

GerarNfseExemplo1.zip

Postado

Eu também já solicitei os schemas. Porém o desenvolvedor do provedor me informou que eles ainda não fizeram os schemas com essas alterações, perguntei se tem algum prazo mas ainda não me respondeu. Ele me enviando os arquivo, eu mando aqui.

 

11 minutos atrás, C4Dev disse:

Boa tarde!

Para mim está retornando também com erro:

<GerarNfseResposta xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">
    <ListaMensagemRetorno>
        <MensagemRetorno>
            <Codigo>E160</Codigo>
            <Mensagem>Arquivo em desacordo com o XML Schema.</Mensagem>
            <Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.;/nCódigo de Tributação Nacional Inválido, são 8 caracteres númericos(99.99.99). Endereço da TAG InfDeclaracaoPrestacaoServico/Rps/Servico/cTribNac</Correcao>
        </MensagemRetorno>
    </ListaMensagemRetorno>
</GerarNfseResposta>

Entrei em contato com o provedor, me passaram um e-mail, solicitei os schemas. Estou aguardando.

No site acima encontrei existe um xml de exemplo (anexo).

GerarNfseExemplo1.zip 3.42 kB · 0 downloads

  • Membros Pro
Postado

Tambem estamos com o mesmo problema no Município de Vila Velha - ES

Ja stamos com as tabelas atualizadas CtribNat e NBS

Sem solução até o  momento

 

Postado

Bom dia. Não, eles ainda não disponibilizaram os schemas atualizados com os novos campos. Estou cobrando o responsável de la quase todos os dias e nada ainda. 

 

23 minutos atrás, William Almeida disse:

Pessoal bom dia , 

 

Em contato com a futurize ,me indicaram esse link com informacoes para a adequacao da emissao para 2026.

Em anexo um exemplo atualizado da geracao

Será que com isso é possivel avancar?

GerarNfseExemplo1.zip 3.42 kB · 0 downloads

 

  • Consultores
Postado
2 horas atrás, Microtecs disse:

Estou com o mesmo problema no município de Matias Barbosa/MG.
Segundo eles, as alterações são poucas.

Esse link aqui tem as alterações:  https://www.futurizesistemas.com.br/faqwebservice.php 

a URL de produção está diferente do INI que tenho aqui no AcBrMonitorPlus.  A URL correta é: 

https://matiasbarbosamg.futurize-nfse.com.br/webservice/prod

tente modificar no ini e testar novamente

 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

 

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • Membros Pro
Postado
51 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

tente modificar no ini e testar novamente

Fiz isso, mas tem algumas TAGs que que o AcBR não está gerando, mesmo enviando no INI.  
A principal é cTribNac (99.99.99).  O AcBR ignora essa informação do .INI e não gera nada no XML.

A Tag cNBS também não está sendo gerada mesmo enviando no INI.  

 

Att. 

Postado

Bom dia,

Enquanto nao é disponibilizado uma atualizacao dessa questao da futurize, poderiam me indicar em qual unit eu poderia mexer para tentar inserir essas tags faltantes?

A principio me parece que é esta aqui ACBrNFSeXGravarXml_ABRASFv2. Estou o caminho certo?

Postado

Bom dia.

Fiz algumas alterações e consegui pelo menos em homologação autorizar uma NFSe no provedor.

Segue as alterações necessárias caso queiram testar e validar:

1 - Configurar o componente para não validar o Schema: Ex.: FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar := False;

2 - Alterei as units de Gravação e Leitura do XML da futurize com as novas tags (Arquivos em anexo).

 

* A configuração FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar = False poderia também ser adicionada na unit Futurize.Provider.pas, mas optei por não alterar ela e controlar essa informação parametrizando no meu sistema caso eles liberem o schema correto para validação.

Futurize.GravarXml.pas Futurize.LerXml.pas

Jeanny Paiva Lopes

Analista de Sistemas / Desenvolvedora 

[email protected]

[email protected]
Tel.: +55 (32) 3539-5700

 

 

Postado

Eu não consegui passar FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar := False, em qual arquivo você mudou?

 

22 horas atrás, JeannyPaiva disse:

Bom dia.

Fiz algumas alterações e consegui pelo menos em homologação autorizar uma NFSe no provedor.

Segue as alterações necessárias caso queiram testar e validar:

1 - Configurar o componente para não validar o Schema: Ex.: FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar := False;

2 - Alterei as units de Gravação e Leitura do XML da futurize com as novas tags (Arquivos em anexo).

 

* A configuração FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar = False poderia também ser adicionada na unit Futurize.Provider.pas, mas optei por não alterar ela e controlar essa informação parametrizando no meu sistema caso eles liberem o schema correto para validação.

Futurize.GravarXml.pas 6.56 kB · 3 downloads Futurize.LerXml.pas 3.63 kB · 4 downloads

 

Postado

Isso eu coloquei nos fontes do meu sistema, logo após informar o Municipio.

Ex.:

procedure SetConfigCodMunicipio(Value: Integer);
begin
  FACBrNFSeX.Configuracoes.Geral.CodigoMunicipio := Value; 

   FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar := False;

end;

 

Mas como informei ali em cima, você pode colocar em TACBrNFSeProviderFuturize202.Configuracao do Futurize.Provider.pas do componente

25 minutos atrás, Ronaldo Silveira disse:

Eu não consegui passar FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar := False, em qual arquivo você mudou?

 

 

 

Jeanny Paiva Lopes

Analista de Sistemas / Desenvolvedora 

[email protected]

[email protected]
Tel.: +55 (32) 3539-5700

 

 

Postado

Deu certo agora. Quando eu mandei a mensagem anterior estava dando Access Violation quando eu tentava setar para False, mas agora foi, no mesmo lugar.

Mas isso é uma gambiarra neh. O ideal era o provedor disponibilizar os Schemas com os novos campo.

 

6 horas atrás, JeannyPaiva disse:

Isso eu coloquei nos fontes do meu sistema, logo após informar o Municipio.

Ex.:

procedure SetConfigCodMunicipio(Value: Integer);
begin
  FACBrNFSeX.Configuracoes.Geral.CodigoMunicipio := Value; 

   FACBrNFSeX.Provider.ConfigSchemas.Validar := False;

end;

 

Mas como informei ali em cima, você pode colocar em TACBrNFSeProviderFuturize202.Configuracao do Futurize.Provider.pas do componente

 

 

Postado
22 minutos atrás, Ronaldo Silveira disse:

Mas isso é uma gambiarra neh. O ideal era o provedor disponibilizar os Schemas com os novos campo.

Sim. Mas se você olhar nos fontes do ACBR tem outros provedores que estão com esta mesma configuração de não validar o schema. Creio que o motivo seja o mesmo.

Jeanny Paiva Lopes

Analista de Sistemas / Desenvolvedora 

[email protected]

[email protected]
Tel.: +55 (32) 3539-5700

 

 

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores
Postado
5 horas atrás, Marcos Pereda disse:

sabem dizer se as alterações sugeridas já foram incluidas na lib da nfse ? 

Não. parece que nem foi criado tarefa para analisar

 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

 

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • 2 semanas depois ...
  • Consultores
Postado
Em 03/02/2026 at 12:15, Marcos Pereda disse:

Obrigado @Juliomar Marchetti, tenho um cliente que utiliza a Futurize, o que é necessário para fazer essa implantação no ACBR Lib ? 

grato

Marcos

Em 19/01/2026 at 19:59, aslsoftwareltda disse:

Boa noite,

Este foi o xsd disponibilizado no site da futurize.

https://www.futurizesistemas.com.br/xml/nfse.xsd

Tentei do jeito que nosso amigo Jeanny fez porém não obtive sucesso, o xml tá indo porém não obtém retorno.

 

Em 14/01/2026 at 17:08, JeannyPaiva disse:

Sim. Mas se você olhar nos fontes do ACBR tem outros provedores que estão com esta mesma configuração de não validar o schema. Creio que o motivo seja o mesmo.

 

Em 14/01/2026 at 16:45, Ronaldo Silveira disse:

Deu certo agora. Quando eu mandei a mensagem anterior estava dando Access Violation quando eu tentava setar para False, mas agora foi, no mesmo lugar.

Mas isso é uma gambiarra neh. O ideal era o provedor disponibilizar os Schemas com os novos campo.

Em 13/01/2026 at 08:54, William Almeida disse:

Bom dia,

Enquanto nao é disponibilizado uma atualizacao dessa questao da futurize, poderiam me indicar em qual unit eu poderia mexer para tentar inserir essas tags faltantes?

A principio me parece que é esta aqui ACBrNFSeXGravarXml_ABRASFv2. Estou o caminho certo?

 

Em 05/01/2026 at 15:18, C4Dev disse:

Boa tarde!

Para mim está retornando também com erro:

<GerarNfseResposta xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">
    <ListaMensagemRetorno>
        <MensagemRetorno>
            <Codigo>E160</Codigo>
            <Mensagem>Arquivo em desacordo com o XML Schema.</Mensagem>
            <Correcao>Consulte o Manual da NFS-e para saber quais são as versões de XML Schema suportadas pelo sistema.;/nCódigo de Tributação Nacional Inválido, são 8 caracteres númericos(99.99.99). Endereço da TAG InfDeclaracaoPrestacaoServico/Rps/Servico/cTribNac</Correcao>
        </MensagemRetorno>
    </ListaMensagemRetorno>
</GerarNfseResposta>

Entrei em contato com o provedor, me passaram um e-mail, solicitei os schemas. Estou aguardando.

No site acima encontrei existe um xml de exemplo (anexo).

GerarNfseExemplo1.zip 3.42 kB · 6 downloads

 

 

 

Conforme tópico abaixo, já foi implementado alterações no ACBr referente a este provedor.
Favor atualizar o SVN e re-instalar o ACBr.

 

Valter Patrick
Gerente de Projetos na empresa CTEC
Consultor ACBr
(33)98400-0936
GitHub: https://github.com/valterpatrick

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Postado
9 horas atrás, valterpatrick disse:

 

 

 

 

 

 

Conforme tópico abaixo, já foi implementado alterações no ACBr referente a este provedor.
Favor atualizar o SVN e re-instalar o ACBr.

 

Bom dia Valter.

Atualizei o componente e realizei alguns testes. Continuou retornando rejeição quanto a tag cTribNac. Veifiquei nos fontes e encontrei estava gerando como "CTribNac", além de não estar lendo corretamente o grupo ao carregar o XML.

Realizei mais alguns ajustes e deixou de apresentar a rejeição. No entando após resolver todas as rejeições o sistema deles parece estar com problemas para retornar o XML autorizado e retornando outro erro.

"Cod: X999 - Erro de Conexão: SOAP-ENV:Server - Argument 1 passed to DOMNode::appendChild() must be an instance of DOMNode, null given"

Tentei contato por email com o provedor, mas sem retorno até o momento.

*O tópico citado não está visivel, deve estar restrito no forum.

 

 

Futurize.GravarXml.pas Futurize.LerXml.pas

Jeanny Paiva Lopes

Analista de Sistemas / Desenvolvedora 

[email protected]

[email protected]
Tel.: +55 (32) 3539-5700

 

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...