Fundadores Daniel Simoes Postado 21 Maio Fundadores Postado 21 Maio 1 hora atrás, leandrosouzadsv disse: ACBr\Fontes\Terceiros\synalist\httpsend.pas Identifiquei que o problema no FSock que esta destruido na primeira vez: Fiz uma medida de contenção, esta funcionando. if FSock.Socket = INVALID_SOCKET then FSock.CreateSocket; function THTTPSend.InternalDoConnect(needssl: Boolean): Boolean; begin Result := False; for var liTentativas := 1 to 3 do begin try FSock.CloseSocket; Sleep(300); if FSock.Socket = INVALID_SOCKET then FSock.CreateSocket; if FSock.LastError <> 0 then Continue; FSock.Bind(FIPInterface, cAnyPort); if FSock.LastError <> 0 then Continue; FSock.Connect(FTargetHost, FTargetPort); if FSock.LastError <> 0 then begin Sleep(500); Continue; end; if needssl then begin FSock.SSL.SNIHost := FTargetHost; FSock.SSLDoConnect; if FSock.LastError <> 0 then begin FSock.CloseSocket; Sleep(500); Continue; end; end; FAliveHost := FTargetHost; FAlivePort := FTargetPort; Result := True; Break; except FSock.CloseSocket; Sleep(500); end; end; end; Pode por favor, enviar a Unit modificada ? Daniel Simões de Almeida O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976.
Consultores EMBarbosa Postado 21 Maio Consultores Postado 21 Maio Para quem está tendo problemas ainda. Aqui depois que eu atualizei o VCRedist, não tive mais problemas. Eu atualizei usando winget. Como fazer: abre um terminal, e executa winget upgrade Vai dar uma lista de aplicativos e pacotes que podem atualizar. Verifique se vai aparecer VCRedist na lista como na imagem abaixo: Se aparecer execute winget upgrade <NomeApplicativoOuIdAplicativo> para cada item da lista. Exemplo: winget upgrade Microsoft.VCRedis.2015+.x86 winget upgrade Microsoft.VCRedis.2015+.x64 Se isso funcionar para você, nos avise por favor. []'s Elton Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro. (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas. Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Fundadores Daniel Simoes Postado 21 Maio Fundadores Postado 21 Maio Aqui realmente o problema não pode mais se reproduzido, após atualizar o VCRedist Daniel Simões de Almeida O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976.
Pedro Viero Postado 21 Maio Postado 21 Maio (editado) Estou com o mesmo problema, o update do winget não funcionou pra mim, porém ficar tentando algumas vezes funciona. Editado 21 Maio por Pedro Viero
Fundadores Daniel Simoes Postado 21 Maio Fundadores Postado 21 Maio Lembre-se de reiniciar o PC, após a atualização do VCRedist Daniel Simões de Almeida O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976.
Pedro Viero Postado 21 Maio Postado 21 Maio Sim, fiz isso, dando um "winget upgrade" tenho esse Microsft Visual instalado, será que seria o caso de instalar o outro que tem na imagem do EMBarbosa?
Membros Pro Nortesys Postado 21 Maio Membros Pro Postado 21 Maio Boa tarde, DETALHE : Erro Interno: 10091 Erro HTTP: 500 URL: https://nfce-homologacao.svrs.rs.gov.br/ws/NfeAutorizacao/NFeAutorizacao4.asmx Network subsystem is unusable tambem começou a acontecer o meu sistema, estou implementando em lazarus e esta em homolugação. aguardando solução.
Pedro Viero Postado 21 Maio Postado 21 Maio Fazendo a alteração do leandro para realizar as tentativas, funciona.
Membro Pro Verificado Gandalf Postado 22 Maio Membro Pro Verificado Postado 22 Maio Boa tarde! Há alguma desvantagem em usar Configuracoes.Geral.SSLHttpLib := httpIndy;? Porque somente fazendo isso já solucionou o meu problema.
Fundadores Daniel Simoes Postado 22 Maio Fundadores Postado 22 Maio Até onde sei, a Indy também usa OpenSSL... mas não funcionaria no Lazarus Daniel Simões de Almeida O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976.
Consultores EMBarbosa Postado 22 Maio Consultores Postado 22 Maio 21 horas atrás, Pedro Viero disse: Sim, fiz isso, dando um "winget upgrade" tenho esse Microsft Visual instalado, será que seria o caso de instalar o outro que tem na imagem do EMBarbosa? Se sua aplicação for 32 bits, precisa da versão 32 bits. Ou seja, a versão .x86. Edit: Mas notei agora que essa versão também não foi atualizada. É preciso. []'s Elton Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro. (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas. Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Moderadores André Ferreira de Moraes Postado 22 Maio Moderadores Postado 22 Maio Na minha máquina com Lazarus 3.2 acontece na primeira chamada tanto com OpenSSL quanto com WinCrypt. Debugando a OpenSSL o erro é "10054-Connection reset by peer" que depois é sobrescrito pelo "10091-Network subsystem is unusable". Com WinCrypt o erro é: "12030 - A conexão com o servidor foi redefinida ou encerrada, ou um protocolo SSL incompatível foi encontrado". Em ambos os casos, se aguardar 60 segundos para fazer uma nova requisição o erro volta a ocorrer, se fizer chamadas seguidas o erro não ocorre. Com a dica para utilizar o winget upgrade acredito que o problema pode estar nas dlls vcruntime140.dll e msvcp140.dll. Segue os arquivos que alterei da synapse para conseguir ver o erro real: blcksock.passsl_openssl.pas Adicionei também o httpsend para tentar fazer o retry igual sugerido anteriormente mas apenas se for o erro 10054: httpsend.pas 3 André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br www.tefip.com.br | www.xpos.com.br
Agnaldo Prates Postado 22 Maio Postado 22 Maio (editado) Já coloquei tentativas e nada. Em uma versão que não foi atualziada, está funcionando 100%, agora, depois que atualizei começou a oorrer erros no envio. TimeOut, já aumentei para 30.000 e nada. Deve haver alguma coisa nesta versão. Em um cliente, a pasta shemas aparece /servidor/nfe/Schemas/ e está configurado para \servidor\nfe\Shemas\ aí, dispara o erro que não foi encontrado o tiposBasico_v4.00.xsd. Editado 22 Maio por Agnaldo Prates Prates, Agnaldo
Agnaldo Prates Postado 23 Maio Postado 23 Maio Serviço normalizado por aqui. Tudo indica que a pane era na Receita, mas o cenário mais grave é o silêncio do Estado. O painel apontava que a disponibilidade estava Ok, mas nenhuma NF-e passava. Essa falta de transparência e respeito com quem desenvolve precisa mudar urgentemente. Não dá para aceitar que milhares de programadores fiquem caçando erros invisíveis no código enquanto o fisco esconde suas próprias falhas técnicas. Prates, Agnaldo
Consultores EMBarbosa Postado 24 Maio Consultores Postado 24 Maio Em 22/05/2026 at 15:33, André Ferreira de Moraes disse: Em ambos os casos, se aguardar 60 segundos para fazer uma nova requisição o erro volta a ocorrer, se fizer chamadas seguidas o erro não ocorre. Com a dica para utilizar o winget upgrade acredito que o problema pode estar nas dlls vcruntime140.dll e msvcp140.dll. Me parece fazer muito sentido. Acredito que seja um bug levantado por uma condição específica da resposta do servidor. Afinal estava ok e de repente começou. Então provavelmente algo mudou do lado do servidor que deixou o bug visível. []'s Elton Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro. (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas. Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Membro Pro Verificado Daniel Weber Postado Sexta as 21:38 Membro Pro Verificado Postado Sexta as 21:38 Bom estou com o mesmo problema vou colocar aqui algumas considerações para ver se ajuda em alguma coisa ... 1-tenho dois notebooks com win 11 pro em ambos não vai a NFCe em homologação RS, a NFe vai 100% 2-num dos notes tenho uma maquina virtual com win7 tb nfce nao vai e nfe vai 3-tenho um win server 2016 em um cloud, nele tanto nfce como nfe em homologação vão tranquilamente . Não importa a configuração que se use, open, wincript etc... parece q o serviço funciona (pois eu testo com a funcao de verificar se serviço esta em operação e depois qndo vou emitir a nfce para) Como sabemos tem o lance do SSL 1.2, agora que vem a coisa engraçada... nos notes win 11 minhas opções de internet, ja tentei deixando o tls 1 e 1.1 marcados tbm e não adiantou, mas no caso dos win11 aparece esse tls 1.3 no win7 maquina virtual, mesmas configurações do ini do win server não vai tb de jeito nenhum E agora o mais estranho de tudo no winserver Quando aconteceu comigo o problema numa sexta feira as 3 da manha, eu estava emitindo nfce testando algumas outras funcionalidades e exatamente as 3 da manha comecou a dar erro Eu acho que é no servidor da SEFAZ o erro, qndo comparei o arquivo do win11pro (o tls 1.3) e no winserver nao tem nem a opção de marcar, acredito q possa tambem ser alguma atualização do windos com esse protolo 1.3 mesmo não marcando. E com relacao a maquina virtual eu acredito que como esta "hospedada" no win11 pro, possa ter baguncado
Consultores EMBarbosa Postado Domingo as 16:01 Consultores Postado Domingo as 16:01 Em 29/05/2026 at 18:38, Daniel Weber disse: Eu acho que é no servidor da SEFAZ o erro, Boa tarde. Pelo que entendemos nos nossos testes, esse problema tem pelo menos dois fatores: 1) alguma mudança do lado da sefaz, 2) um bug nas dlls da VCRedist Sabemos que tem algo estranho do lado da Sefaz porque esse problema só acontece em homologação (ou seja é uma diferença do servidor e não do cliente), começou de uma hora para outra, sem nós fazermos nada e acontece só com a RS. Mas também, como já relatado, quando se atualiza a VCRedist, tem resolvido o problema. Pode haver outros fatores, mas não conseguimos identificar exatamente o que está ocorrendo nesse caso específico ... De qualquer maneira, atualizamos esse tópico aqui com informações sobre possíveis causas e soluções. Em 29/05/2026 at 18:38, Daniel Weber disse: nos notes win 11 minhas opções de internet essas configurações de internet não afetam a OpenSSL. Então se estiver usando a OpenSSL, pode ignorá-las. Em 29/05/2026 at 18:38, Daniel Weber disse: qndo comparei o arquivo do win11pro (o tls 1.3) e no winserver nao tem nem a opção de marcar, acredito q possa tambem ser alguma atualização do windos com esse protolo 1.3 mesmo não marcando. E com relacao a maquina virtual eu acredito que como esta "hospedada" no win11 pro, possa ter baguncado E acho difícil ser isso, porque não recebemos nenhum aviso de mudança para outro protocolo. Esse tipo de mudança é avisado para evitar possíveis problemas. Mas com relação a sua máquina virtual, seria "fácil" você testar sua teoria, copiando a máquina virtual para o windows server. []'s Elton Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro. (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas. Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Membro Pro Verificado Daniel Weber Postado Domingo as 20:42 Membro Pro Verificado Postado Domingo as 20:42 Boa tarde/noite ... @EMBarbosa Consegui voltar a emitir nfce no ambiente homologação. Conforme o tópico computadores win11 - Baixei as versoes da dll da trunk (porem apenas funcionou qndo eu baixei as versoes x86 ) mesmo sendo SO x64, o VCRedist estava atualizado; computador maquina virtual win7 - baixei as dlls v86 e coloquei no so x64, porem no win7 eu tive que instalar o VCRedist (x64), preferi baixar os instaladores diretos no link https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=52685 Configuração da dll (alem do tls 1.2) Porém reiniciei o computadores e o erro voltou a ocorrer. Ai estranhamente eu entro novamente na tela de config da dll, e apenas dou um gravar ... e vou na emissao da nfce e retransmito e vai... Não sei se é apenas acaso ou o servidor da sefaz ta com alguma intermitência horas responde horas nao responde.
Consultores Juliomar Marchetti Postado Segunda as 02:27 Consultores Postado Segunda as 02:27 5 horas atrás, Daniel Weber disse: computadores win11 - Baixei as versoes da dll da trunk (porem apenas funcionou qndo eu baixei as versoes x86 ) mesmo sendo SO x64, o VCRedist estava atualizado; Sim. esse caso sempre possui confusão. deve seguir a arquitetura de sua aplicação e não do sistema operacional. no caso seu sistema é x86 = Win32. 5 horas atrás, Daniel Weber disse: computador maquina virtual win7 - baixei as dlls v86 e coloquei no so x64, porem no win7 eu tive que instalar o VCRedist (x64), preferi baixar os instaladores diretos no link Hum. estranho precisar rodar com a versão x64 do VCRedist. pois ele vai seguir sua aplicação também. Mas Ok. 5 horas atrás, Daniel Weber disse: Não sei se é apenas acaso ou o servidor da sefaz ta com alguma intermitência horas responde horas nao responde. Sim. está parecendo algo assim. pois há relatos semelhantes, as vezes envia e as vezes dá o erro. Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Membros Pro Prioriza Sistemas Postado Segunda as 13:41 Membros Pro Postado Segunda as 13:41 Bom dia. Acredito que tem algo do lado do servidor mesmo, desenvolvemos em PHP e não usamos Libs na emissao de NFCe nem NFe e estamos com o mesmo impasse. O erro aparece tanto nas maquinas Linux e Windows que operam em ambiente homologação do ERP e consequentemente em homologação do SEFAZ RS. 2
Consultores EMBarbosa Postado Segunda as 16:06 Consultores Postado Segunda as 16:06 2 horas atrás, Prioriza Sistemas disse: desenvolvemos em PHP e não usamos Libs na emissao de NFCe nem NFe O que vocês usam para construir a comunicação segura (TLS) e fazer o envio? []'s Elton Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro. (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas. Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Membros Pro Prioriza Sistemas Postado Segunda as 16:39 Membros Pro Postado Segunda as 16:39 Bom voltando agora com mais informações porque corrigimos o problema. O problema parece estar ligado a alguma atualização que passou a considerar por padrao o TLS 1.3, acredito que antes, o servidor não tinha isso como uma configração aceita, o que fazia automaticamente usar TLS 1.2, para corrigirmos aqui, forçamos o cURL que use TLS 1.2 e voltou a funcionar normalmente. 12 minutos atrás, EMBarbosa disse: O que vocês usam para construir a comunicação segura (TLS) e fazer o envio? Nossa construção é baseada na NFePHP (sped-nfe), mas no fundo é tudo cURL: usamos os parâmetros de SSL para estabelecer o mTLS (certificado A1 como cert de cliente), assinamos o XML e o enviamos dentro de um envelope SOAP 1.2 via POST HTTPS Qualquer coisa pode me chamar la no discord do ACBR José Alcides (josesoluct) que conversamos. 2
Fundadores Daniel Simoes Postado Segunda as 21:18 Fundadores Postado Segunda as 21:18 O ACBr já tem um mecanismo para tentar novamente, a comunicação em caso de erros.. e ele deixa esse controle, para a aplicação Por favor teste o seguinte, no evento OnTransmitError procedure TfrmACBrNFe.ACBrNFe1TransmitError(const HttpError, InternalError: Integer; const URL, DadosEnviados, SoapAction: String; var Retentar: Boolean; var Tratado: Boolean); begin Retentar := (InternalError = 10091) or (InternalError = 12030); Tratado := False; end; 1 Daniel Simões de Almeida O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora