QR Code estático
O QR Code estático pode ser usado para diversas transações e, segundo o Banco Central, permite:
Que o recebedor defina um valor fixo para um produto;
E também a inserção de um valor pelo pagador.
Na prática, um QR Code estático é como uma etiqueta de preço único. Ele não muda, e você pode usar ele para cobrar o mesmo valor de várias pessoas. Ele é, portanto, mais flexível. A recomendação do BC é de que ele é mais apropriado pra pessoas físicas, pequenos varejistas e prestadores de serviços.
QR Code dinâmico
Diferente do anterior, o QR Code dinâmico é exclusivo para cada transação. Isso significa que ele só pode ser usado uma vez- para fazer uma segunda cobrança usando um QR Code, é necessário gerar um novo.
Além disso, também é possível incluir outros dados e informações no QR Code, como a identificação do recebedor.
Por ser exclusivo para cada transação e gerado por um sistema, a expectativa é de que este tipo de QR Code seja mais usado em compras online, por e-commerces, ou cobranças mais formais.
Quando se fala de Midware, Pos, Tef, eu vejo como Pix Dinâmico, pois ele vai ter uma única transação para aquele QR Code (EMV), indiferente se é integrado com uma solução de automação comercial ou não.
o Tipo do QR Code não é ligado diretamente se tem integração com soluções comerciais, mas se ele é Dinâmico ou Estático.