Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Duplicidade Da Nfe


DINAMU'S SISTEMAS
  • Este tópico foi criado há 3810 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  Bom dia a todos do ACBr, gostaria de perguntar a vcs mais experientes, porque as vezes ao enviar uma NFe pelo ACBr, me é retornado ao mensagem informando que a uma duplicidade de numeração da mesma.  

OBS: Não é todas as notas, mas já apresentou em quase uns 15 clientes nossos.

Todos os nossos clientes iniciaram a emissão a partir da nota nº 1, e esse numero é controlado no nosso próprio sistema ou seja, esse numero só incrementa se tudo ocorrer tudo ok na NFe que está sendo emitida.

 

A única numeração que estou passando para o componente ACBr que influenciam na geração da chave são estes dois campos, é claro além do CNPJ e Serie já que pelo quem andei pesquisando aqui mesmo no fórum eles compõe a chave da NFe: 

 

Ide.cNF := Numeração;

Ide.nNF := Numeração;

 

Alguém saberia me informar o que está acontecendo, e também me ajudar a resolver-lo ? 

 

de já agradeço aos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso lhe dar uma ideia de por onde começar a investigar o problema:

 

Consulte a chave de uma nota rejeitada por duplicidade e veja quando a sua numeração foi autorizada ou denegada - o ACBr Demo pode ser usado aqui. De posse da data, investigue o seu sistema para ver, por exemplo, se esta nota está registrada. Se estiver, investigue seus elementos e veja onde está a causa da duplicidade indevida.

 

Cordialmente,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   A ideia é boa Carolos, agora o que não entra na minha cabeça é como pode dá duplicidade se pelo que li aqui no fórum, que a formação da chave da NFe é formada principalmente pelo CNPJ do emitente. E todos nós sabemos que esse por sua vez não se repete. Estou certo ?

  Agora se fosse para deixar o próprio componente gerar automaticamente, seria outra coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   A ideia é boa Carolos, agora o que não entra na minha cabeça é como pode dá duplicidade se pelo que li aqui no fórum, que a formação da chave da NFe é formada principalmente pelo CNPJ do emitente. E todos nós sabemos que esse por sua vez não se repete. Estou certo ?

  Agora se fosse para deixar o próprio componente gerar automaticamente, seria outra coisa. 

acho que vc esta um pouco equivocado, o CNPJ do emitente SEMPRE se repete 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia!

Uma das possibilidades é o tratamento do retorno.

Vc tem tratado o retorno 105?  Para este tipo de problema o que mais vi acontecer é a falta deste tratamento.

Se vc não estiver tratando o cStatus=105 veja o que pode ocorrer:
A nota fica em  processamento. O teu sistema não tem o retorno cStatus=100 (autorizado) ou (denegado ou outro erro)

Então teu sistema entende que a nota não foi emitida.
Como ela ficou em processamento ela pode levar 5, 10, 15 minutos até 1 hora para ser analisada e então ser registrada na SEFAZ.

Passado um tempo, digamos que 10 minutos  e neste tempo  ela foi processada, vc vai tentar emitir novamente a nota e como ela já está registrada vai dar a mensagem de NFe duplicada.

Caso vc já faz este tratamento, tem que continuar investigando para ver o que pode estar ocorrendo. 
Se vc não faz este tratamento, tem que fazer. Todo retorno 105 vc deve deixar um flag para que após uns minutos o operador do sistema possa consultar a nota para ver se ela foi registrada. Retornando cStatus=100 está ok, retornando um erro deve-se corrigir e se novamente retornar 105 deve aguardar mais um pouco e novamente consultar.


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quis dizer que para cada PJ, o CNPJ é diferente, sendo assim logicamente falando uma chave de NFe nunca vai se repetir já que  sua formação é composta pelo mesmo.

a chave nao contem o CNPJ da PJ para quem esta sendo emitido a NFe, mas sim do Emitente apenas.

 

Se vc nao utilizar um numero randomico no penultimo "campo" da chave, ela pode se repetir sim, pois se vc tentar emitir a nota fiscal 100, duas vezes seguidas, vai gerar o mesmo numero de chave de acesso...

 

O que o Kiko falou é muito importante, todos os retornos devem ser devidamente tratados. Pois senao vc pode acabar emitindo 2x uma mesma numeracao de nota fiscal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Muito obrigado a você Kiko por esclarecer as duvidas e também ao sossystem por também ajudar com o questionamento.

  Vou fazer os tratamentos desses retornos no meu sistema e ver o se resolve a situação. Mas de já eu agradeço a todos do Projeto ACBr... continuem acreditando nessa ideia. 

 

Atenciosamente:

Antônio Filho - Diretor da Sisoftware TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Estou tentando otimizar meu software na seguinte maneira, antes de enviar uma NFe eu iria efetuar a consulta NFe atraves do comando NFe.ConsultarNFe().
Exemplo emiti uma NFe numero 510603147 com a chave 35131108861435000132550015106031471235335553 com sucesso, em seguida fui emitir uma outra NFe com a chave 35131108861435000132550015106031471356790847 mas com o mesmo numero NF 510603147 justamente pra simular duplicidade de chave de acesso.
Mas ao consultar esta ultima NFe com sua respectiva chave 35131108861435000132550015106031471356790847 retornou que nao foi encontrado nenhuma NFe com esta chave de acesso na base de dados do sefaz ou seja este comando NFe.ConsultarNFe() retorna a consulta da chave e nao do numero da NFe 510603147 .
O ACBrNFeMonitor tem alguma outra forma de consultar NFe apenas com o numero da NFe? Existe outro tipo de consulta?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Amigao vc tem que consultar a nota sempre pela chave ou pelo xml. O que o kiko colocou acima esta correto ja aconteceu isso comigo vc envia uma nfe para sefaz e ela fica em processamento ( Status 105 lote em processamento ), logo apos o usuario envia novamente  se ela ja estiver  autorizado irá dar a mensagem e duplicidade.

 

Valeu!

Editado por udenilson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Estou tentando otimizar meu software na seguinte maneira, antes de enviar uma NFe eu iria efetuar a consulta NFe atraves do comando NFe.ConsultarNFe().
Exemplo emiti uma NFe numero 510603147 com a chave 35131108861435000132550015106031471235335553 com sucesso, em seguida fui emitir uma outra NFe com a chave 35131108861435000132550015106031471356790847 mas com o mesmo numero NF 510603147 justamente pra simular duplicidade de chave de acesso.
Mas ao consultar esta ultima NFe com sua respectiva chave 35131108861435000132550015106031471356790847 retornou que nao foi encontrado nenhuma NFe com esta chave de acesso na base de dados do sefaz ou seja este comando NFe.ConsultarNFe() retorna a consulta da chave e nao do numero da NFe 510603147 .
O ACBrNFeMonitor tem alguma outra forma de consultar NFe apenas com o numero da NFe? Existe outro tipo de consulta?

 

Acredito que o webservice da sefaz nao permita esse tipo de consulta que vc quer.

Alias esse procedimento que vc citou de consultar TODA a vez que emitir uma NFe pode te dar problemas por consumo indevido do WS. E ai a sefaz bloqueia qualquer tipo de consumo por um determinado tempo. (e isso é muito ruim pro seu cliente)

O Mais correto, é:

1 - Fazer o tratamento pelo seu software mesmo

2 - se acontecer ainda assim de retornar duplicidade, vc deve tratar essa rejeicao adequadamente. Pode verificar por exemplo se os dados da nota são iguais. Se se, vc avisa o usuario que aquela nota ja foi aprovada, sem necessidade de re-envio. Se for outra nota, entao vc deve reestruturar a numeracao da NFe de modo que não se repita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

Em relação ao problema do colega SISAD, eu já passei por situação parecida e ainda não cheguei a uma conclusão sobre o que aconteceu.

No meu caso aconteceu o seguinte:

  Eu carreguei o componente com os dados da NFe e depois executei o método p/ a transmissão da mesma.

  Logo depois eu realizei uma consulta do lote e já retorno o erro de duplicidade.

 

O estranho e que eu apenas fiz a transmissão uma vez e logo depois já deu erro de duplicidade, não sei se é algum problema no componente ou se é algo em meu sistema. Se alguém tem alguma ideia do que pode ser e puder ajudar.

Obrigado a todos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3810 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.