Jump to content

dev botao

Rio De Janeiro - Nfc-E Com Ecf?


Elessar
  • Este tópico foi criado há 3315 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Saiu o cronograma para o Rio informando que a partir de Julho do ano que vem, será de uso obrigatório a implantação da NFC-e, porém já ouvi algumas pessoas falando que independente disso, as ECFs continuaram sendo utilizadas em conjunto principalmente como contingência, ou seja,

a impressão do cupom será em uma impressora comum e quando cair o link a ECF irá assumir... Foi isso que eu entendi. Esta informação procede alguém sabe dizer?

 

Link to comment
Share on other sites

Bom eu não sei como será o cronograma para o Rio, aqui em RO, é permitida a impressão do Danfe em impressora não fiscal, agora, quanto à assumir o ECF em caso de falta de conexão com o Webservice, ao meu ver não há esta possibilidade visto que, após o credenciamento do contribuinte deve este utilizar a NFCe e não mais o ECF. 

"Cabe observar que a utilização do equipamento ECF é uma opção do contribuinte, que poderá optar pelo uso exclusivo da NFC-e (art. 1º, § 8º)

 

Art.5 item III - em até 60 (sessenta) dias após os prazos previstos no inciso I deste parágrafo, o contribuinte deverá providenciar a cessação de uso do equipamento e comunicá-la à SEFAZ, observados os procedimentos previstos na legislação, sob pena de aplicação da multa cabível".  Grifo nosso.

 

Neste post tem bastante informação a cerca do assunto. 

 

Att.

Edited by agnaldoprates

_____________

Prates, Agnaldo

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde,

 

Estive presente recentemente em palestra realizada pela SEFAZ-RJ e pelo sindicato TI-RIO e nos foi passado que a NFC-e no Estado do Rio de Janeiro possuirá como contingência a ECF (de acordo com o calendário passado), entretanto a contingência por ECF aqui no Estado deve ser com um PAF-ECF homologado. Ou seja, terá que homologar um PAF-ECF que possua a NFC-e dentro.

Rodrigo Cordeiro
Coordenador de Desenvolvimento
Rio de Janeiro / RJ

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Rodrigo.

 

Com base no Decreto Estadual-RJ nº 44.785/14, não poderá ser emitido nem Nota modelo 2 ou cupom fiscal, conforme estabelece o §2º do Art. 49 do Ajuste SINIEF 7/2005.

 

§ 2º A NFC-e poderá ser emitida em substituição:

I – à Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2;

II – ao Cupom Fiscal emitido por equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF).

§ 3º A partir da obrigatoriedade de emissão de NFC-e, fica vedada a emissão dos documentos a que se refere o § 2º deste artigo, salvo disposição em contrário.

 

Já o § 7º diz o seguinte “Na hipótese do § 6º deste artigo, os contribuintes usuários de ECF também poderão utilizar como contingência a Nota Fiscal de Consumidor, modelo 2”.

 

Isso quer dizer que, tanto pode usar o ECF, NFC-e ou os dois.

 

É uma verdadeira salada, decreto mal elaborado, pois, se há possibilidade de emissão em contingência, não haveria necessidade de emissão do cupom fiscal, visto que, se realmente fosse esta a solução, o fisco deveria autorizar o uso do ECF para casos de falta de comunicação ou outra dificuldade técnica, ou seja, norma sem sentido.

 

Isso é, os nossos legisladores estabelecendo normas obscuras com o intuito de dar fundamento para seus altos salários.

 

Att.

_____________

Prates, Agnaldo

Link to comment
Share on other sites

Vocês que estão mais por dentro da legislação, me esclareçam uma coisa, é impressão minha ou aqui no Rio eles estão fazendo de tudo para  embarreirar a retirada da ECF???? Pelo amor de Deus, o que esse lance de ECF tem de burocracia a cada alteração, solicitação de novo equipamento, lacração, homologação etc. Quando chega a NFC-e, pra acabar com tudo isso, você tem que ouvir que ainda assim a ECF vai permanecer por desculpa de contingência? Ou é piada, ou jogo de interesse! Bem faz São Paulo com o SAT!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia aleacp.

 

Exatamente como você frisou, o estado não quer perder receita, usa todos os artifícios possíveis para arrecadar. 

A NFC-e veio para ficar, e entendo que, é pelo menos 99% melhor que usar o ECF, visto que, como bem lebrado por você, o estado ao mudar alguma coisa na legislação é uma correria para lacração, homologação etc. Tudo isso gera receita ao estado em detrimento ao contribuinte.

 

Por aqui em RO, as coisas são um pouco diferente, o estado é pequeno e por conta disso a receita auferida com a burocracia dos ECFs não enche os olhos do estado. Já no RJ, SP, MG entre outros, o numero de ECFs é grande e consequentemente gera uma boa receita aos cofres dos estados.

 

Diante disso, é cediço entender que, enquanto a legislação for em favor da arrecadação, estas e outras coisas absurdas ainda continuarão a existir.

 

Att.

_____________

Prates, Agnaldo

Link to comment
Share on other sites

Um verdadeiro absurdo isso! Mas em São Paulo Agnaldo, o SAT já está para acabar com toda loucura. Pelo que já bati um papo ontem com meu fornecedor de serviços em reunião, a pessoa que criou o SAT é um gênio, e esse sim, é totalmente INDEPENDENTE da uso da ECF. A forma que o dispositivo trata a contingência é extraordinário! Se você não conhece, vale a pena dar uma lida. Agora, resta ver quando vão permitir o funcionamento do serviço por lá, porque está para entrar em vigor e há rumores que em RS também está querendo adotar. Se der certo meu amigo, já era...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bom dia , escrevi para o atendimento de ecf do rio me deram a seguinte resposta, entao pq o maldito paf tem haver com a NFC-e
 
 

Pergunta:
Assunto: RE: RES: Obrigatoriedade do PAF-ECF

Prezado Sr.,

Lendo em alguns fóruns, as pessoas estão comentando que a contigencia da NFC-e será feita pelo ECF, então mesmo com a NFC-e terá que ser homologado o PAF-ECF ?

Resposta:
Prezado,

Não.
O PAF-ECF é necessário quando da utilização do ECF. Se o estabelecimento não possui ECF, não há que se falar em PAF-ECF.
Além disso, a contingência da NFC-e não é diretamente o ECF. Na verdade, são duas formas de emissão de documento fiscal que, pelos prazos legais, podem ser usadas concamitantemente no estabelecimento.
As contingências da NFC-e podem ser encontradas na parte de perguntas frequentes no caminho www.fazenda.rj.gov.br/nfce

Att,
AtendimentoECF

Obs.: As dúvidas esclarecidas nesta mensagem têm caráter de orientação, não gerando efeito decorrente de consulta formal.

 

Edited by EMBarbosa
Estava quebrando o layout do fórum
Link to comment
Share on other sites

  • Moderadores

Veja, no RJ hoje existem duas situações:

1. Clientes que ainda estão usando o ECF e não foram obrigados

2. Novos clientes e clientes obrigados ao uso do NFC-e

 

No primeiro caso o Paf-ECF continua valendo normalmente, no segundo não existe Paf-ECF e a contingência é a descrita nas notas técnicas (OFF_LINE).

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

me desculpem se eu estou postando em um lugar errado mas alguém ja implementou a NFC-e para o rj no PAF ? to lendo alguns foruns e está muito confuso. Como realmente ela irá funcionar ? No ato cotepe fala que ela vai ficar em estado de DAV ? como vai ser impresso o DANFE NFC-e na impressora ? Obrigado

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

-> A impressão do DANFE NFC-e, quando praticada, deverá ocorrer exclusivamente em Relatório Gerencial denominado “DANFE NFC-e”,  impresso pelo ECF e armazenado na condição de Documento Auxiliar de Venda – DAV

Tudo bem. Imprimo o danfe na impressora fiscal. Só não entendi o que seria ficar armazenado na condição de DAV

Link to comment
Share on other sites

Talles,

 

Isto seria você pegar todos os dados do seu atendimento e gravá-los em banco de dados nas suas tabelas relativas a DAV.

 

Isso demandaria geração de um novo número de DAV para este atendimento e a gravação do COO que o DANFE NFC-e foi impresso como COO que imprimiu o DAV também.

Rodrigo Cordeiro
Coordenador de Desenvolvimento
Rio de Janeiro / RJ

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Este tópico foi criado há 3315 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

The popup will be closed in 10 seconds...