Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

FIREBIRD 3.02 NO ANDROID


  • Este tópico foi criado há 407 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa tarde..

Recentemente vi que desde Abril de 2017 já está disponível a versão 3.02 do Firebird que pode ser instalada no Android !! (para testes)

Baixei no site oficial, mas baixa um arquivo compactado que possui as pastas do Firebird.

Alguém já conseguiu instalar esse Firebird e usar no Android ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em ‎08‎/‎12‎/‎2017 at 19:27, streetacbr disse:

Também tenho muito interesse nisso. Já quebrei a cabeça tentando fazer funcionar e não consegui, também não encontrei nenhum material de alguém que já tenha conseguido! Se alguém souber como utilizar e puder ensinar, será muito útil! 

Bom dia

Sou completamente iniciante nesse assunto. Recentemente adquiri o Delphi 10.2 Tokyo e estou estudando a parte de desenvolvimento para Android. Estou gostando muito das ferramentas e a simplicidade, porém não entendi como acessar um banco de dados Firebird, mesmo que ele esteja hospedado em uma rede local.. O que precisa ser instalado no Android ?  Qual componente uso para acesso ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Consultores
Em 11/01/2018 at 17:36, Dércio Luis Zanatta disse:

Olá amigos..

Ninguém se aventurou a testar o Firebird  3.02 no android..  Estou fazendo pesquisas de como utilizar, mas não encontro em lugar nenhum.

Li que precisa ser usado de forma "embarcada"  Nunca fiz isso.. Alguém sabe como usar assim ?

 

Poucas pessoas devem ter feito o teste, mesmo porque o  Firebird no Android foi pouco testado:

https://www.firebirdsql.org/en/firebird-3-0-2/#Android

A versão embarcada significa que a sua aplicação não acessará um servidor, mas usará uma DLL para acessar diretamente o arquivo de BD. Essa é a maior diferença.

Não sei a situação atual do Firebird no Android, então sugiro baixar a versão no link acima e ler a documentação específica sobre Android.

Pesquisar por informações mais recentes na internet pode ajudar. Mas considere que o uso do Firebird no Android não foi extensivamente testado pelos desenvolvedores do Firebird.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
3 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Poucas pessoas devem ter feito o teste, mesmo porque o  Firebird no Android foi pouco testado:

https://www.firebirdsql.org/en/firebird-3-0-2/#Android

A versão embarcada significa que a sua aplicação não acessará um servidor, mas usará uma DLL para acessar diretamente o arquivo de BD. Essa é a maior diferença.

Não sei a situação atual do Firebird no Android, então sugiro baixar a versão no link acima e ler a documentação específica sobre Android.

Pesquisar por informações mais recentes na internet pode ajudar. Mas considere que o uso do Firebird no Android não foi extensivamente testado pelos desenvolvedores do Firebird.

Já fiz muitas pesquisas.. Não achei nada ...

é uma pena, pois seria muito útil poder acessar um banco Firebird a partir do Android sem necessitar criar um webservice para isso.

A respeito de usar essa DLL para comunicar fazer transações com o banco de dados Firebird..

Como Funciona isso ??  Tem algum exemplo de como fazer isso em Delphi ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
5 minutos atrás, Dércio Luis Zanatta disse:

Como Funciona isso ??  Tem algum exemplo de como fazer isso em Delphi ?

No windows, basta você baixar a versão "embedded" do Firebird e extrair o arquivo " fbembed.dll ".

Renomear para "gds32.dll" e substituir ela na pasta do seu programa.

Basicamente é isso.

Mas não sei ao certo o funcionamento no Android porque não fiz testes do Firebird nessa plataforma.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
43 minutos atrás, EMBarbosa disse:

No windows, basta você baixar a versão "embedded" do Firebird e extrair o arquivo " fbembed.dll ".

Renomear para "gds32.dll" e substituir ela na pasta do seu programa.

Basicamente é isso.

Mas não sei ao certo o funcionamento no Android porque não fiz testes do Firebird nessa plataforma.

Uhhh.. Somente jogar a DLL na pasta da minha aplicação ?

Não muda nada quanto aos componentes de acesso no delphi (IBX ou FireDac) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
2 minutos atrás, Dércio Luis Zanatta disse:

Não muda nada quanto aos componentes de acesso no delphi (IBX ou FireDac) ?

Que me lembro, não... Mas o melhor é você ler a documentação.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 minuto atrás, Dércio Luis Zanatta disse:

Uhhh.. Vou tentar, mas acho bom demais para ser verdade ehehehe

 

Não tem porque. O Firebird embarcado tem algumas limitações. Por isso, não é "bom demais". :-)

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A conexão ao firebird embarcado é diferente, lembrando que embarcado não conecta no servidor externo e sim no fdb local ele é para ser usado no lugar do sqllite.

Citar
  • Connect to a Firebird Embedded database:

Drop the TFDPhysFBDriverLink component to the form and set its VendorLib to <your path<\fbembed.dll or use a virtual driver definition.


DriverID=FB
Database=C:\fb\ADDEMO_FB21.FDB
User_Name=sysdba
CharacterSet=utf8



http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Tokyo/en/Connect_to_Firebird_(FireDAC)

 

Edit.: Correção eu li que mesmo usando a lib embarcada da para conectar em servidor externo e a lib embarcada depende de varias coisas recomendo ler sobre isso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, Dércio Luis Zanatta disse:

Não rolou.. Joguei os .so na pasta do apk, mas o Firedak retorna erro

Como eu havia citado acima, Vou grifar:

3 horas atrás, EMBarbosa disse:

No windows, basta você baixar a versão "embedded" do Firebird e extrair o arquivo " fbembed.dll ".

Renomear para "gds32.dll" e substituir ela na pasta do seu programa.

Basicamente é isso.

Mas não sei ao certo o funcionamento no Android porque não fiz testes do Firebird nessa plataforma.

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois ...
  • Consultores
Em 07/09/2021 at 11:05, barrys disse:

bom dia!
Alguem conseguiu executar uma base .GDB diretamente no celular?

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera, encontrei este Tutorial em inglês. Só não entendi onde colocar os Códigos no projeto. Se alguém conseguir posta aqui para nós.

 

Link explicativo de como usar FIREBIRD 4.0 com ZEOS no ANDROID MOBILE:

 

https://sourceforge.net/p/zeoslib/wiki/How%20to%20use%20Firebird%204.0%20with%20Zeos%20on%20Android/

Editado por Valdumon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 05/03/2023 at 13:36, Valdumon disse:

Galera, encontrei este Tutorial em inglês. Só não entendi onde colocar os Códigos no projeto. Se alguém conseguir posta aqui para nós.

 

Link explicativo de como usar FIREBIRD 4.0 com ZEOS no ANDROID MOBILE:

 

https://sourceforge.net/p/zeoslib/wiki/How%20to%20use%20Firebird%204.0%20with%20Zeos%20on%20Android/

Mesmo existindo não é recomendando usar, pois o equipamento Android não foi feito para conectar direto em banco de dados, provavelmente vai acabar gastando toda a bateria do dispositivo

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2023 at 16:23, Juliomar Marchetti disse:

Mesmo existindo não é recomendando usar, pois o equipamento Android não foi feito para conectar direto em banco de dados, provavelmente vai acabar gastando toda a bateria do dispositivo

 

Estou necessitando realmente usar o Firebird no Android. Já desenvolvi um Sistema Desktop para uma empresa e joguei o banco de dados na nuvem, na Save In Cloud, em VCL funciona bem a conexão direta com Firedac com Delphi. Agora ou eu resolvo este problema, ou chego para o cliente e digo que vou devolver o dinheiro, porque não vou conseguir entregar o Aplicativo móvel ou recomeço tudo do zero. Alguma sugestão amigo Juliomar. Desde já agradeço o tempo que você teve para responder a minha pergunta. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Valdumon, eu consegui conectar o Firebird com o aplicativo....  mas atraves de uma gambiarra.
* Coloquei uma base INTERBASE no aplicativo
* Servidor Desktop com base FIREBIRD

Fiz a conexao por este caminho, sendo que a base INTERBASE ê semelhante ao FIREBIRD.

OBS >> tem alguns detalhes, como formato das variaveis..   mas ja tennho rodando faz 1 anos o App em Android.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 407 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.