Jump to content

dev botao

Problemas para rodar ACBrNFSe_Exemplo no Lazarus

Go to solution Solved by Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1440 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá comunidade!

Tenho um projeto para emitir NFSe para 27 prefeituras diferentes e como usava ACBr antigmanente voltei pra cá depois de encontrar o ACBrNFSe.
- Instalei o Lazarus no Windows (não tenho mais acesso à Delphi) = OK
- Baixei a ACBr e instalei os componentes no Lazarus = OK
- Abri o exemplo lá do DFe\NFSe e compilou = OK
- Porém tive o 1o problema dizendo que faltavas o Cidades.ini (resolvi copiando da pasta ArqINI - também o ISSJoinvile.ini e o Salvador.ini que são as cidades da POC)

Agora feliz achando que conseguiria ver o exemplo funcionando dá erro carregando as cidades porque, pelo que me parece, o arquivo de cidades tem um layout diferente do esperado.

Alguma "luz" pra me ajudar com isso?

Desde já agradeço.

• Consultores

Bom dia Alexandre,

Favor informar com exatidão o caminho de onde você pegou os fontes do programa exemplo e dos arquivos INI.

Quando foi que você baixou os fontes?

E qual é o erro apresentado ao tentar executar o programa exemplo?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Boa tarde Italo!

Baixei tudo a partir de svn://svn.code.sf.net/p/acbr/code/trunk2 semana passada. Atualmente estou na revision 20800 que aparece como a atual.

O erro é Código do Municipio [0] não encontrado.

No arquivo \Fontes\ACBrDFe\ACBrDFe\ACBrNFSe\ACBrNFSeConfigurações.pas na linha 651

No procedimento AtualizarCidades tem até um comentário //Exemplo: Alfenas/3101607/MG

Mas o arquivo Cidades.ini (copiei da pasta ArqINI do exemplo) não tem esse layout "corrido" (também não "segui" o código pra entender melhor como ele carrega os dados.

Se precisar de mais informações, estou à disposição.

• Consultores

Boa tarde Alexandre,

No arquivo Cidades.ini temos o seguinte:

[3101607]
Nome=Alfenas
UF=MG
Provedor=Betha

Imagem do programa exemplo com a cidade selecionada:

Alfenas.jpg

• Like 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Bom dia. O arquivo parece estar no mesmo formato então:
image.png.bbb76d9acd5fa56b6cbdf9c21c17a96b.png

Cheguei a remover as linhas iniciais para que começasse no [3520004] mesmo assim, persiste o erro.

image.png.537da3c4fd3b11f788c8f31f85edf44f.png

Isso funciona mesmo no Lazarus? Não alterei NENHUMA linha do código.

O arquivo Cidades.ini que removi linhas do começo é uma cópia do original, não creio que seja o problema já que removi as linhas DEPOIS que vi o erro.
image.thumb.png.791dc3c89c53c6bb7a858875d8836832.png

Copiei o arquivo para esse lugar do print porque era o lugar onde o sistema vai procurá-lo.

• Consultores
  • Solution

Bom dia Alexandre,

Primeiramente você não deve fazer alterações nos arquivos INI a não ser o arquivo INI de configuração do programa exemplo.

Acabei de fazer um teste com o programa exemplo (versão Lazarus) disponível no repositório.

1. Abri o projeto;

2. Executei a opção para Construir em vez de Compilar;

3. copiei para dentro da pasta: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\Lazarus\lib\i386-win32 o arquivo: ACBrNFSe_Exemplo.ini que utilizo no programa exemplo (versão Delphi);

4. Executei o programa;

5. Selecionei a cidade desejada.

Não ocorreu nenhum erro.

Chegou a configurar corretamente o programa exemplo?

Na aba "Geral" tem um campo chamado Arquivos INI, informou o caminho da pasta ArqINI, ou seja: ...\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSe\ArqINI ?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

• Consultores

Bom dia BigWings,

Realmente se o programa exemplo não encontra o arquivo INI de configuração ele entra em parafuso.

Mas clicando em OK na primeira mensagem de erro e depois na aba "Geral" informarmos o path da pasta ArqINI e clicarmos no botão "Salvar Configuração" o arquivo de configuração vai ser criado no disco.

O próximo passo é sair do programa e carregar ele novamente, desta forma ele vai encontrar o arquivo Cidades.ini e desta forma vai ser possível selecionar a cidade desejada.

• Like 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

É isso aí pessoal, quando roda o programa e ele não encontra o .ini dele mesmo dá pau! Ignora o erro, escolhe uma cidade e manda salvar configuração que ele cria o ini e já deixa uma cidade qualquer escolhida.

Notei que, se criar o ini mas não escolher cidade, continua dando exception da "cidade [0]". Novamente, só ignorar o erro e escolher, depois salva de novo.

Italo, muito obrigado! Agora já posso começar a estudar como me virar de novo.

• Like 1

Favor não perderem a paciência comigo...

Configurei tudo o que pude, meu teste é com Joinville. Tenho um certificado A1 válido, peguei o número de série pra preencher, etc...

Ainda estou me adaptando com o ambiente aqui. Tem algum tutorial para iniciantes utilizarem o exemplo de NFSe?

Está agora dando "n" erros quando tento gerar lote rps, etc... Tentei várias "combinações" em SSLib, CryptLib, HttpLib e XMLSignLib. Sempre com problemas.

Escrevi aqui mesmo por fazer parte do "problema com o exemplo" mas se acharem que está no lugar errado, estejam à vontade para tomar a providência que for correta e me desculpem.

Mais uma vez obrigado, tô pegando o gosto pela coisa, só de ver Pascal de novo já me dá um ânimo :D

• Moderadores
1 hora atrás, Alexandre Filgueiras Guimarães disse:

Está agora dando "n" erros quando tento gerar lote rps, etc... Tentei várias "combinações" em SSLib, CryptLib, HttpLib e XMLSignLib. Sempre com problemas.

Depende de qual erro está tendo. No caso do ACBrNFSe é importante informar a pasta dos arquivos .ini (Cidades.ini e o .ini do provedor), e a pasta de Schema correta para o provedor que a cidade usa.

Para configuração do certificado veja este vídeo, é para ACBrNFe e Delphi mas é a mesma coisa:

• Like 1
Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

• Moderadores
Em 23/10/2020 at 16:56, Alexandre Filgueiras Guimarães disse:

Favor não perderem a paciência comigo...

Configurei tudo o que pude, meu teste é com Joinville. Tenho um certificado A1 válido, peguei o número de série pra preencher, etc...

Ainda estou me adaptando com o ambiente aqui. Tem algum tutorial para iniciantes utilizarem o exemplo de NFSe?

Escrevi aqui mesmo por fazer parte do "problema com o exemplo" mas se acharem que está no lugar errado, estejam à vontade para tomar a providência que for correta e me desculpem.

Mais uma vez obrigado, tô pegando o gosto pela coisa, só de ver Pascal de novo já me dá um ânimo :D

Não temos manual, o manual é os fontes e os exemplos.

Existe para o SAC alguns vídeos que basta ir no item vídeos que o Italo fez explicando algumas coisas sobre o componente e como utilizar ele. usando exatamente o exemplo do SVN

• Like 2
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.

The popup will be closed in 10 seconds...