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Erro 12175 ao enviar MDF-e em ambiente de HOMOLOGAÇÃO


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  • Usuários SAC

Erro ao enviar MDF-e em ambiente de HOMOLOGAÇÃO

 

Estou tentando enviar um teste de MDF-e, e está apresentando o erro na imagem anexa:

Erro Interno: 12175

Na mesma máquina estou conseguindo emitir NF-e normalmente.

O que poderia ser ?

20210608_102818.jpg

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Erro: 12175 - Um ou mais erros foram encontrados no certificado Secure Sockets Layer (SSL) enviado pelo servidor O processo será abortado!

Este erro acontece devido a falhas de comunicação entre a aplicação e a Sefaz.

Principais causas:

Configurações do Windows ou falta de atualizações;
Configurações da rede (Protocolos de segurança, DNS, Proxy, etc);
Certificado ou Cadeias de Certificado Digital;
Como resolver:

Siga atentamente cada passo listado abaixo. Ao final de cada passo teste novamente sua aplicação.

 

Passo 1


Vá até o Painel de Controle do Windows.
Escolha a Opção "Opções da Internet";  
Vá até a aba “Avançadas”;
no bloco “Configurações”, vá até as últimas opções e deixe configurado como na imagem abaixo:

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  1. Marque: Não salvar páginas criptografadas em disco; 
  2. Desmarque: Usar SSL 2.0; 
  3. Marque: Usar SSL 3.0;  
  4. Desmarque: Usar TLS 1.0;
  5. Desmarque: Usar TLS 1.1; 
  6. Marque: Usar TLS 1.2;

Passo 2

 

1º Encerre as aplicações, ou sua aplicação que utiliza nossos componentes. Se você está utilizando certificado A3, remova ele da porta USB.

2° Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o certmgr.msc.

3° Remova todos os certificados de "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis".

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4º Ainda na listagem de certificados, aperte F5 para atualizar a página, e remova qualquer novo certificado que aparecer, repita esse processo algumas vezes, até que retorne sempre vazio.

5° Faça o download desse arquivo.

6° Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.

7º Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado.

8° Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.

Salve, reinicie a máquina, e teste novamente. 

 

O problema ainda persiste?

 

Algumas versões do Windows não dão suporte ao .NET Framework 4.6.2 ou superior com protocolo TLS 1.2Veja a lista de versões do windows que NÃO FUNCIONAM.

  • Windows Server 2003
  • Windows 7 - Sem SP1 
  • Windows 8  
  • Windows Vista  
  • Windows XP

Para esses casos, a solução é instalar uma outra versão de sistema operacional.

 

Você ainda pode ter problemas com outras versões do Windows, pois nem todos vem nativamente habilitados para o uso desse protocolo, portanto, será necessário executar o windows update para que as atualizações necessárias sejam instalados, e o protocolo seja habilitado.

Após instalar algumas das atualizações será necessário reiniciar o Windows, lembre-se de sempre que iniciar novamente, abrir o Windows Update novamente e conferir se não apareceram novas atualizações, se houverem, inicie novamente o processo de instalação.

 

Casos de atualizações específicas necessárias:

 

Windows 7 : Instalar o SP1 +
 
Se for 64 bits:
 
Se for 32 bits:
 
Windows 8.1:

Se for 64 bits:
 

 

Windows 10 não funciona?

Baixe e execute o arquivo em anexo (FixCrypto_TLS1_2_Windows.reg) de registros, reinicie a máquina e teste novamente.

 

Como verifico as atualizações disponíveis para o Windows?

 

  • Clicar em Iniciar e digitar na caixa de pesquisa "Windows Update";
  • Clicar em "Verificar se há atualizações" ou "Windows Update";
  • Clicar na opção para procurar atualizações;

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Alternativa ao Passo 2 (Remoção dos certificados Raiz)

Caso não seja possível remover os certificados Raiz do computador, uma solução alternativa seria:

  • Acessar a listagem de certificados raiz, através do do painel  certlm.msc (descrito no passo 2);
  • Selecionar o certificado Autoridade Certificadora Raiz Brasileira V5;
  • Modificar a opção Finalidades do certificado, selecionando então a opção "Ativar todas as finalidades desse certificado"

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Observações :

  • Alguns antivírus podem impedir a comunicação com os webservices da SEFAZ.
    • Um exemplo é o Avast e o KasperSky, que se faz necessário adicionar os links do Web Service da Sefaz na lista de exceções do antivírus para conseguir emitir a NFe 4.00.
  • Alguns aplicativos de bancos, para acesso ao internet banking (como o chamado WarSaw), podem alterar as configurações de TLS e SSL quando são executados.

Cadeias de Certificado Autoridade Certificadora Raiz Brasileira desmarcando propriedades automaticamente!

Problema: Alguns servidores estão apresentando problemas na comunicação com a SEFAZ recebendo o retorno "A conexão subjacente estava fechada: Não foi possível estabelecer relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS". Como solução temos que acessar o Certmgr.msc e alterar em propriedades da Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5 para utilizar a opção "Autenticação do Servidor" ou simplesmente
marcar a opção "Ativar todas as finalidades deste certificado".

O problema volta a ocorrer após alguns dias, onde temos que reconfigurar as propriedades do Raiz Brasileira v5 novamente.

Solução: Para que a configuração da cadeia de certificado Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5 não volte as configurações, é necessário efetuar o procedimento abaixo:

Usando o Editor de Política de Grupo Local (gpedit.msc), alterar a seguinte propriedade:

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- Política Computador Local > Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Gerenciamento de Comunicação da Internet > Configurações de Comunicação da Internet > Desativar Atualização Automática de Certificados Raiz.

- Definir esta regra como "Habilitado".

- Em seguida no prompt de comando como administrador, executar o seguinte comando:

gpupdate /force

FixCrypto_TLS1_2_Windows.reg

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Consultor SAC ACBr

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55 minutos atrás, emdri disse:

O que poderia ser ?

No caso do ACBr pode ser apenas falta de configurar a propriedade SSLType como LT_TLSv1_2.

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