Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBrNFSeX provedor Fiorilli Belterra/PA Erro E172 assinatura


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 903 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Ao tentar emitir no ambiente de homologação ou produção usando o modo meUnitario o erro retornado é E172 Arquivo enviado com erro na assinatura.

Liguei também troquei alguns e-mail com o responsável da Fiorilli por esta questão Gabriel Vello e descrevo aqui tudo que ele me passou que pode estar ocasionando este erro:

Outras orientações importantes que devem ser observadas:

1. Utilizar Id, não id;

2. Tags devem ser assinadas de acordo com o serviço escolhido;

3. Os valores sempre devem ser informados com o padrão 0.00;

4. As alíquotas não precisam ser divididas por 100 (/100). Ou seja, devem ser informadas em números inteiros, como, por exemplo, 2.79 (e não 0,0279);

5. Utilize ponto ao invés de virgula como separador de casas decimais;

6. Utilize sempre duas (2) casas decimais;

7. Utilize "\s\n" para indicar quebra de linha;

8. Utilize lotes de, no máximo, 50 RPS (Recibos Provisórios de Serviços);

9. No caso de tomadores de serviços estrangeiros (localizados no exterior), deve se utilizada a mesma estrutura. A única diferença é que deve ser informado, no campo CPF, um numero de documento com 11 posições para que o sistema possa validar essa informação.

 

Depois disso também ele me enviou o seguinte:

Segue alguns parâmetros para ajustar erro E172:

  • Manter todo o conteúdo do XML em uma única linha e sem quebras.
  • Validar a estrutura do XML através do notepad++ 6.3.3 com o plugin XML Tools.
  • Assinar o XML sem as tags do SOAP, assinar primeiramente o RPS e depois o Lote.

Fiz exatamente o que ele falou e mesmo assim o erro persiste, a unica coisa que verifiquei estar diferente no XML gerado pelo componente do que ele descreveu como possivel causa do erro é a tag <Aliquota>2.0100</Aliquota> esta com 4 casas decimais e ele diz para sempre usar somente 2 casas decimais, em que propriedade altero o numero de casas decimais?

@Italo Giurizzato Junior Caso seja util te encaminho os e-mail trocados com o responsavel da Fiorilli so me dizer.

1-lista-nfse-ger.xml 1-lista-nfse-ger-soap.xml 1-ger-nfse.xml 1-ger-nfse-soap.xml

Editado por Destak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite,

A unit é Fiorilli.GravarXml

Na procedure Configuracao

Incluir a linha:

FormatoAliq := tcDe2;

Estou achando estranho essa orientação de gerar a alíquota com apenas 2 casas decimais, acredito que com essa alteração, vai ocorrer erro de validação.

	<xsd:simpleType name="tsAliquota">
		<xsd:restriction base="xsd:decimal">
			<xsd:totalDigits value="6" />
			<xsd:fractionDigits value="4" />
			<xsd:minInclusive value="0" />
		</xsd:restriction>
	</xsd:simpleType>

Note que no Schema a formatação é com 4 casas decimais.

A minha sugestão é que em vez de usar o modo de envio meUnitario, use o meAutomatico.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Fiz a alteração na unit que voce pediu, não deu erro de Schema mas deu mesmo erro E172, tambem mudei p modo de emtir para meAutomatico e tambem mesmo erro E172.

Italo da p vc mesmo testar tambem para isso use estes dados que me passaram.

Na realização dos testes para homologação, sempre devem ser informados os seguintes dados:

1. Usuário: 01001001000113  

2. Senha: 123456

3. CNPJ do prestador: 01001001000113

4. Inscrição municipal do prestador: 15000

Voce vai precisar tambem do certificado digital do contribuinte que cadastrei la junto a Fiorilli, me passa seu e-mail que te envio o arquivo A1 e a senha para voce verificar com mais precisao o que pode estar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Sem fazer nenhuma alteração no componente, fiz o seguinte teste usando o programa exemplo do componente ACBrNFSeX:

1. Teste de emissão através do botão [Enviar Lote Rps (Assíncrono)]

Ele gerou na pasta ...\202110\NFSe\Recibos o XML do Rps e dentro da pasta: ...\202110\NFSe o XML de envio do lote (*-env-lot.xml)

Usando o link que do site da Receita que o pessoal da Fiorilli lhe passou para validar a assinatura do XML, verifiquei tanto a validade da assinatura do Rps quanto as 2 assinaturas do XML de envio do lote, todas as assinaturas são validas.

2. Teste de emissão através do botão [Enviar um RPS]

Ele gerou na pasta ...\202110\NFSe\Recibos o XML do Rps e dentro da pasta: ...\202110\NFSe o XML de envio do lote (*-ger-nfse.xml)

Usando o link que do site da Receita, verifiquei tanto a validade da assinatura do Rps quanto a assinatura do XML de envio, todas as assinaturas são validas.

3. Teste de emissão através do botão [Enviar Lote Rps (Síncrono)]

Ele gerou na pasta ...\202110\NFSe\Recibos o XML do Rps e dentro da pasta: ...\202110\NFSe o XML de envio do lote (*-env-lot-sinc.xml)

Usando o link que do site da Receita, verifiquei tanto a validade da assinatura do Rps quanto as 2 assinaturas do XML de envio do lote, todas as assinaturas são validas.

Como você pode ver o componente esta gerando assinando validando os XMLs gerados.

Ao submeter esses XMLs no site que eles recomendaram para validar as assinaturas, temos como resposta que as mesmas são validas.

E agora José?

O que esse pessoal da Fiorilli tem a nos dizer sobre isso?

Segundo o site da Receita as assinaturas são validas, porque o webservices deles diz que a assinatura esta errada?

Eu gostaria de uma resposta deles.

Se a questão fosse a alíquota ser gerada com 2 em vez de 4 casas decimais o webservice deveria retornar uma rejeição diferente.

Você alterou o componente para gerar com 2 casas decimais e o erro de assinatura continua, podemos concluir que não tem nada haver com a quantidade de casas decimais da alíquota.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia,

Pois é concordo plenamente com voce Italo, bom hoje ja fiz o teste com 2 casas decimais e deu mesmo erro, dai mandei os XMLs p Fiorelli e eles me responderam o seguinte veja:

Bom dia

Na Homologação por gentileza, envie o XML de acordo como é instruído pelos modelos SOAP, verifiquei que no xml que está enviando está faltando algumas TAG, como no caso da identificação do Tomador.

Blz eu esta indicando como tomador CONSUMIDOR, refiz os testes indicando um tomador com cadastro completo e mesmo erro novamente, mandei p eles este ultimo XML e estou aguardando resposta deles agora.

Assim que me responderem te aviso aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Palhaçada, daqui a pouco vão pedir para você informar o complemento no endereço do tomador, sendo que o complemento é uma informação opcional e a presença ou ausência de uma informação opcional não altera em nada a validação da assinatura do XML.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
15 horas atrás, Destak disse:

Ao tentar emitir no ambiente de homologação ou produção usando o modo meUnitario o erro retornado é E172 Arquivo enviado com erro na assinatura.

Talvez você tenha que configurar pra NÃO assinar o RPS.

Veja o tópico abaixo:

 

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

@BigWings e @Italo Giurizzato Junior li o topico acima indicado fiz os testes em ambiente de homologação aplicando o que é pedido e deu certo a NFSe foi emitida com sucesso em homologação.

ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.LoteRps := False;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.Rps := False;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.RpsGerarNFSe := False;

Após isso tentei em ambiente de produção mas dai o erro E172 de assinatura voltou, como estou usando modo de envio meUnitario troquei para false estas propriedades acima mencionada e fiz combinação invertendo tambem:

Assim

ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.LoteRps := True;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.Rps := False;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.RpsGerarNFSe := False;

Assim

ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.LoteRps := True;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.Rps := True;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.RpsGerarNFSe := False;

e assim

ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.LoteRps := True;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.Rps := False;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.RpsGerarNFSe := True;

em todas essas combinações acima mesmo erro E172 de assinatura, o que podemos fazer agora?

Editado por Destak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Se enviar em ambiente de produção sem assinar nada o que ocorre?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Ocorre o mesmo erro E172, segue em anexo os XMLs em produção.

Agora veja os ultimos 2 e-mails que recebi do Gabriel Vello responsavel por isso na Fiorelli.

Recebi este as 9:25 de hoje.

Vamos fazer o seguinte, eu vou desabilitar a validação por assinatura da homologação, ai vc envia seu XML sem assinatura pra ver se passa.

Se der erro você precisa revisar sua estrutura, se passar vc precisa analisar como está sendo declarado essa assinatura sua.

Estou desabilitando a assinatura agora, vou voltar a configuração ás 11:00 da manhã.

Dai eu nem tinha lido este e-mail acima quando segui o topico que bigwings indicou e deu certo em ambiente de homologação, entao respondi este e-mail dizendo que no ambiente de homologação deu certo mas no de produção tava dando o erro E172 e mandei p ele os XMLs de homologação sucesso e de produçao com erro dai ele acabou de me responder veja a resposta abaixo:

Então de fato o problema está na sua assinatura digital, nesse caso não tem o que eu fazer a não ser enviar nosso manuais e modelos, pois já é uma questão de desenvolvimento

Vou responder para ele que no link da receita que ele mesmo nos enviou a assinatura esta passando com sucesso entao nao ha erro na nossa assinatura e  vouaguardar ele responder.

Mas para adiantar @Italo Giurizzato Junior voce quer que eu lhe repasse os e-mail que ele me enviou com o material tecnico e exemplos?

1-ger-nfse.xml 1-ger-nfse-soap.xml 1-lista-nfse-ger.xml 1-lista-nfse-ger-soap.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Por favor atualize os fontes e faça novos testes.

Detectei que ao gerar o XML do Rps o mesmo ficava com uma quebra de linha no final.

E esse XML com a quebra de linha era assinado, isso pode resulta em uma assinatura invalida.

Espero que a alteração que fiz vai surtir efeito.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia,

Infelizmente mesmo erro ainda, segue os XMLs em anexo, ambiente de produção.

Outra coisa na unit ISSNet.Provider tem vários locais onde tem este texto acho que umas 8 ocorrências

"<<<<<<< .mine"

que ocasiono erro ao tentar compilar dai comentei para poder compilar e testar, confere este texto muito estranho, erro de digitação talvez.

1-ger-nfse.xml 1-ger-nfse-soap.xml 1-lista-nfse-ger.xml 1-lista-nfse-ger-soap.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Desculpa não sei o que pode estar errado.

O XML não tem quebra de linha, não contem espaços e nem tabulação entre as tags, não tem vogais acentuadas ou cedilha, não tem nenhum caractere considerado como invalido.

Todas as recomendações da Fiorilli foram seguidas a única coisa que diverge é quanto a alíquota que esta sendo gerada com 4 casas decimais, portanto em conformidade com os schemas.

E se você abrir o schema que me mandou por e-mail, consta lá que a alíquota deve ser gerada com 4 casas decimais.

No meu entendimento se a alíquota esta sendo gerada com 2 ou 4 casas não invalida uma assinatura.

Para mim, isso já passou dos limites, com certeza existe um bug no webservice deles e eles não querem admitir.

Ou algo esta sendo passado desapercebido por mim.

 

Observação: Enviei um e-mail para a Fiorilli, vou aguardar o retorno deles.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Realmente a coisa ta complicada Italo,

Bom liguei la denovo agora e vou mandar ainda não mandei os novos XMLs recusados no ambiente de produção, solicitei que ele repasse para o programador do webservice pois é o unico que sabera encontrar o detalhe do problema, ele o tal de Gabriel Vello não me deu certeza de que vai repassar mas vamos ver no que vai dar.

Porem antes disso realizei alguns testes aqui de agora 07/10/2021 as 16:00 que vou descrever para quem sabe ajudar:

1. Emissão em modo de homologação sem assinatura, a NFSe é emitida com sucesso, sem assinatura eu mudando essas propriedades abaixo:

ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.LoteRps := False;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.Rps := False;
ACBrNFSeX1.Provider.ConfigAssinar.RpsGerarNFSe := False

2. Emissão em modo de homologação com assinatura, a NFSe é rejeitada com um erro novo, com assinatura eu não mexo essas propriedades acima mencionadas, segue em anexo os XMLs com o novo erro.

Lembrando que fui informado nesta ultima ligação que o ambiente de homologação deles aceita a emissão da NFSe com ou sem assinatura somente neste ambiente de homologação.

3. Emissão em modo de produção ta dando o mesmo erro de assinatura, voce ja tem os XMLs nas msgs anteriores.

1-lista-nfse-ger.xml 1-lista-nfse-ger-soap.xml 1-ger-nfse.xml 1-ger-nfse-soap.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Mandei uma mensagem no privado para você contendo o conteúdo do e-mail que mandei para o Gabriel.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.