Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

XML de nfe cancelada está sendo atualizado


rogercon
Ver Solução Respondido por Victor H. Gonzales - Panda,
  • Este tópico foi criado há 801 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia,

 

Conforme esse tópico:



O Ítalo menciona dois trecho que fiquei em dúvida:
 1 - Em nenhuma linha desse manual traz a informação que devemos ou podemos se assim desejarmos realizar a troca do protocolo de autorização pelo de cancelamento no XML da nota.

2 - Portanto no meu entendimento, se você ao cancelar uma nota trocar o protocolo de autorização pelo de cancelamento, o XML deixa de ter validade jurídica.

Portanto, o que está ocorrendo é o seguinte:
Ao cancelar uma nfe, não ocorre nada especificamente, nem atualiza o xml original e nem cria-se o nfedfe.xml.

Mas ao chamar carregar o xml original e chamar o método .consultar, daí sim, atualiza-se o xml original com o protocolo de cancelamento e cria-se o nfedfe.xml.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito bem, então a dúvida é o seguinte, conforme o ítalo diz acima, ao cancelar uma nfe não devemos atualizar o xml original pelo xml com o cancelamento, porém isso ocorre de forma automática ao chamar o método .consultar, entao eu fiquei confuso se isso está correto ou não.

Eu devo manter o xml original de quando a nota estava aprovada ? ou realmente está certo substituir o xml original com esse xml + cancelamento ?




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não.

existe o evento de cancelamento e em momento algum ele pede pra alterar o xml

pois o mesmo não tem mais valor juridico pra nada.

o que ocorre é que contadores e softwares legados não entenderam isso.

mas para isso tem uma propriedade que atualiza o xml da nfe , mas que não é o correto e sim pegar o evento e usar ele

acho que isso foi feito internamente pelo componente se estiver marcado a opção que foi criado pra atualizar o xml

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Bom dia,
no MOC visão geral versão 7.03 da NF-e, página 125, item 6.3 que trata sobre a distribuição da NF-e
Fica claro que o XML da NF-e deve conter os dados que foram enviados para a SEFAZ mais o protocolo de autorização ou denegação.
Não existe um "ou de cancelamento"
Na pagina 127 e 128 temos o item 7.4 que trata sobre a distribuição de eventos (o cancelamento é um evento)

Portanto, o entendimento é, que deve-se ter o XML de autorização ou denegação e o evento de cancelamento, são 2 XML.

Atualizar o XML autorizado com o cancelamento, eu entendo como errado, ai cabe a sua interpretação e sua rotina em fazer se assim o quiser atualizar.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, é isso mesmo que estou questionando, mesmo com a TAG ATUALIZARXMLCANCELADO setado como false, o xml original está sendo alterado com o cancelamento em si.

 

 

Isso não ocorre ao cancelar a nfe, e sim ao chamar o método .consultar de uma nfe cancelada.

Editado por rogercon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Roger,

Se a propriedade de configuração AtualizarXMLCancelado esta com o valor False e mesmo assim esta ocorrendo a troca, precisamos do XML de retorno dessa consulta pois o mesmo deve estar sendo gerado de forma errada pela SEFAZ.

 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite @rogercon

Os XML ao consultar pelo carregamento por XML com a flag AtualizarXML desativada, não está acontecendo esse efeito que você está relatando.

image.png

Confirma <ACBrNFe>.Configuracoes.Geral.AtualizarXMLCancelado := False; em algum momento você está atribuindo true ou não está passando false para a propriedade.

não detectei erros na rotina usando os seus XML consultando;

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, realmente, como eu nao havia passado false, o componente em tela estava como true, mas agora continuemos:

1 - O nfedfe.xml só é recuperado realmente quando chamo o método .consultar ?
obs: pois eu preciso do conteudo deste xml, notei que com ele é a única forma de mostrar no danfe que está cancelado! 

2 - Tentei usar ACBrNFe1.NotasFiscais.ImprimirCancelado; (mas nao mostrou a tarjeta 'cancelado'), entao ai fiquei na duvida, se devo guardar o nfedfe.xml ou chamar .imprimircancelado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
12 horas atrás, rogercon disse:

1 - O nfedfe.xml só é recuperado realmente quando chamo o método .consultar ?

Sim, já que é o método de consulta que retorna os eventos de cancelamento e carta de correção vinculados.

12 horas atrás, rogercon disse:

obs: pois eu preciso do conteudo deste xml, notei que com ele é a única forma de mostrar no danfe que está cancelado! 

Você pode atribuir as propriedades ACBrNFe.DANFE.Cancelada e ACBrNFe.DANFE.Protocolo que será exibido no DANFE. Então basta ter essas informações no banco de dados.

12 horas atrás, rogercon disse:

2 - Tentei usar ACBrNFe1.NotasFiscais.ImprimirCancelado;

Salvo engano, esse método só funciona pra NFCe.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite,

agora ficou tudo certo, estou guardando o xml original e também o xml -procEventoNFe.xml

Mas ficou uma pendencia:

Quando eu chamo o método .CONSULTAR está gerando o .xml original na pasta ENVIADAS, e como no momento que eu cancelo a nota, eu movo esse xml para a pasta CANCELADAS, eu nao gostaria que fosse gerado. Então tem como coibir a execução dessa atualizacao do xml? inclusive o arquivo nfedfe.xml, como ele nao é obrigatório, não vejo motivo para cria-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
14 horas atrás, rogercon disse:

boa noite,

agora ficou tudo certo, estou guardando o xml original e também o xml -procEventoNFe.xml

Mas ficou uma pendencia:

Quando eu chamo o método .CONSULTAR está gerando o .xml original na pasta ENVIADAS, e como no momento que eu cancelo a nota, eu movo esse xml para a pasta CANCELADAS, eu nao gostaria que fosse gerado. Então tem como coibir a execução dessa atualizacao do xml? inclusive o arquivo nfedfe.xml, como ele nao é obrigatório, não vejo motivo para cria-lo.

bom dia,

você está com a opção Salvar como ativa, então o componente cria os arquivos nos paths automaticamente.
caso você queira manipular, pode deixar como false e criar os arquivos nos paths desejados como quiser.

voce pode desativar o salvar só na consulta e ativar ele no finally novamente caso isso for da sua regra de negocios.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 801 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.