Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

[OFF-Topic] - Recuperar XMLs perdidos


Marcos Gerene
Ver Solução Respondido por valterpatrick,
  • Este tópico foi criado há 246 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores,

O objetivo desse tópico é discutir algumas formas de agir em casos onde o cliente efetivamente perca os XMLs de NFe de emissão própria.

 

Situação:

O cliente de um parceiro (vendedor de hardware) teve o computador roubado. Ele usava um emissor de nota fiscal de terceiros e não fazia backup dos arquivos.

Apesar do cliente não ser meu, sou amigo pessoal desse parceiro e ele me procurou para saber se era possível recuperar os documentos fiscais.

 

Agravante:

O problema mais grave aqui é que não temos sequer as chaves das nota fiscais.

 

Alternativas:

No caso de emissão própria eu desconheço algum "serviço oficial" para recuperar esse arquivo, se existir, tudo que vou falar a partir de agora perde o sentido.

 

1. "Adivinhar" as chaves.

Alguns emissores não levam à risca a questão o cNF ser diferente do nNF, basicmaente repetindo os numeros adicionando alguma informação.

Exemplo: nNF 123 com cNF 10000123. Neste caso eu conseguiria recalcular a chave de acesso e tentar a consulta. Com a chave consigo o download do arquivo.

 

2. Forçar uma duplicidade.

Gerar uma nota fiscal válida com valor baixo e tentar emitir com numerações já usadas. Recebo um erro de duplicidade com o protocolo/chave corretos. Faço o download do xml emitido.

 

As opções que passei acima são "o puro suco da gambiarra", mas todas as pesquisas que faço para recuperação de XMLs próprios não me retornam opções no caso do emitente não ter as chaves das NFes.

 

PS: Aos moderadores eu não sei o quanto esse conteúdo pode ser danoso uma vez que "ensina a fazer algo extra-oficial ao uso dos servidores" ou até mesmo se o local desse tópico está correto, por favor deixe-me saber se devo remover o conteúdo.

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Boa tarde!

Acredito que não seria o caminho ideal, pois no caso do segundo exemplo "2 - Forçar uma duplicidade" as sucessivas rejeições por duplicidade em um curto espaço tempo poderia levar o servidor a mudar o status para rejeição "656 - Consumo indevido" e com isto punir a empresa em primeiro momento com uma hora de bloqueio.
 
A outra situação é que nos casos em que você cita, não está contemplando a NFCe, a qual não tem o XML disponível da mesma forma.
Você precisaria dos dados para poder gerar uma nova e ai também esbarra nas questões do digestvalue. (Os dados do arquivo teriam que ser identicos para ter o mesmo código)

O correto neste caso, segundo a minha opinião seria entrar em contato com a SEFAZ e explicar a situação. (Mesmo sabedor que a responsabilidade da guarda do XML é da empresa).

 

Em alguns estados, como exemplo o Mato Grosso, a SEFAZ libera os arquivos, após a solicitação formal do preenchimento do formulário para este fim, pelo emitente ou seu contador e o devido pagamento da taxa de serviços.

Como citei a SEFAZ MT, vou deixar o link que sustenta o que comentei a respeito de disponibilizar os XMLs.
https://www5.sefaz.mt.gov.br/-/sefaz-informa-sobre-fornecimento-de-arquivo-xml-e-consultas-a-df-e
 
Um abraço!
  • Curtir 1


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Outra alternativa seria verificar com o escritório contábil do cliente.
Ele deveria enviar mensalmente os XML emitidos para o contador... então caso o contador tenha um backup ele talvez tenha que recuperar apenas os arquivos do "ultimo mês" que ainda não teriam sido enviados...

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Em primeiro lugar, agradeço pelas ideias. Vamos enriquecer um pouco com detalhes aqui.

 

@Kiko Fernandes a UF em questão é SP. Necessita-se apenas dos xmls de NFe, SAT já foi recuperado.

 

@Alexandre de Paula Sim, a contabilidade tem os XMLs até 30/04. Estamos falando "apenas" de maio e junho.

 

Digo ainda que, o volume citado não é tão grande, podemos pensar em aproximadamente 100 documentos, por isso a duas "propostas" que fiz anteriormente.

Como eu citei, não é um cliente meu, eu sequer estou tendo ganhos para entrar nesse debate, mas acredito que, quem nunca não passou, vai passar por situação parecida, acredito que a experiência de alguns podem contribuir aqui.

 

Obrigado,

Marcos

 

Editado por Marcos Gerene
Português

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 hora atrás, Marcos Gerene disse:

@Kiko Fernandes a UF em questão é SP. Necessita-se apenas dos xmls de NFe, SAT já foi recuperado.

Bom dia!
Uma outra opção já que se refere apenas a NFe seria dar uma olhada na caixa de email, os emails enviados.

 

  • Curtir 2


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution
Em 17/06/2023 at 13:22, Marcos Gerene disse:

Senhores,

O objetivo desse tópico é discutir algumas formas de agir em casos onde o cliente efetivamente perca os XMLs de NFe de emissão própria.

 

Situação:

O cliente de um parceiro (vendedor de hardware) teve o computador roubado. Ele usava um emissor de nota fiscal de terceiros e não fazia backup dos arquivos.

Apesar do cliente não ser meu, sou amigo pessoal desse parceiro e ele me procurou para saber se era possível recuperar os documentos fiscais.

 

Agravante:

O problema mais grave aqui é que não temos sequer as chaves das nota fiscais.

 

Alternativas:

No caso de emissão própria eu desconheço algum "serviço oficial" para recuperar esse arquivo, se existir, tudo que vou falar a partir de agora perde o sentido.

 

1. "Adivinhar" as chaves.

Alguns emissores não levam à risca a questão o cNF ser diferente do nNF, basicmaente repetindo os numeros adicionando alguma informação.

Exemplo: nNF 123 com cNF 10000123. Neste caso eu conseguiria recalcular a chave de acesso e tentar a consulta. Com a chave consigo o download do arquivo.

 

2. Forçar uma duplicidade.

Gerar uma nota fiscal válida com valor baixo e tentar emitir com numerações já usadas. Recebo um erro de duplicidade com o protocolo/chave corretos. Faço o download do xml emitido.

 

As opções que passei acima são "o puro suco da gambiarra", mas todas as pesquisas que faço para recuperação de XMLs próprios não me retornam opções no caso do emitente não ter as chaves das NFes.

 

PS: Aos moderadores eu não sei o quanto esse conteúdo pode ser danoso uma vez que "ensina a fazer algo extra-oficial ao uso dos servidores" ou até mesmo se o local desse tópico está correto, por favor deixe-me saber se devo remover o conteúdo.

Já aconteceu com um cliente meu.
A contabilidade entrou em contato com a Sefaz e solicitou os XML.
A Sefaz enviou os arquivos XML das NFe e se eu não me engano TXT das NFCe.

Isto teve um custo, mas conseguiu e de forma oficial.

  • Curtir 3

Valter Patrick

Gerente de Projetos na empresa CTEC

(33)98400-0936

GitHub: https://github.com/valterpatrick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@valterpatrick

6 horas atrás, valterpatrick disse:

Já aconteceu com um cliente meu.
A contabilidade entrou em contato com a Sefaz e solicitou os XML.
A Sefaz enviou os arquivos XML das NFe e se eu não me engano TXT das NFCe.

Isto teve um custo, mas conseguiu e de forma oficial.

 

Legal, e você sabe me dizer a quanto tempo foi isso e o custo?

 

Uma vez que existe uma forma oficial de fazer, tudo muda de figura.

  • Curtir 1

Marcos Gerene

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcos Gerene disse:

@valterpatrick

 

Legal, e você sabe me dizer a quanto tempo foi isso e o custo?

 

Uma vez que existe uma forma oficial de fazer, tudo muda de figura.

Estes detalhes não me passaram e foi na Sefaz de MG.

Não sei quanto tempo ou valor que seria para outros estados.

Valter Patrick

Gerente de Projetos na empresa CTEC

(33)98400-0936

GitHub: https://github.com/valterpatrick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

se vocês utilizam o cNF previsível você ferem o MOC, onde o mesmo é de forma randômica para evitar esse tipo de caso.

image.png

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 246 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.