Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Timeout Toledo usando conversor USB


jaques.rocha
  • Este tópico foi criado há 138 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá Pessoal, ja fiz algumas pesquisas aqui no forum e não achei solução ou alguma dica para resolver meu problema.

Meu cliente esta usando um conversor USB/COM ( driver ch340) e a principio a leitura funciona corretamente, mas esta acontecendo com muita frequência do sistema começar a receber o peso -9 (que é sinal de timeout), depois que acontece a primeira vez, a leitura só volta a funcionar se retirar o cabo e plugar novamente, ou se ir no gerenciador de dispositivos do windows e desativar e ativar a COM manualmente tambem volta funcionar.
Geralmente acontece esse problema logo de manha quando liga o computador e cliente me reclama de ter de ficar desligando e ligando o cabo todo o dia.

Alguém ja passou por isso? liguei o cabo e balança no meu computador e testei por 2 dias seguidos e não tive problema, mas meu cliente tem 2 balanças em dois computadores diferentes (com windows 10) e nos dois ocorrem o mesmo problema.
Se aguem tiver alguma dica agradeço.

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Três dicas:
1 - Não use conversor. Se tiver possibilidade use uma placa PCI / PCI Express direto no PC.
2 - Verifique o driver instalado no computador. Se conseguir exatamente a versão que vc tem no seu PC que funciona tente instalar ela no computador do cliente. Existem versões específicas que são mais estáveis.
3 - Verifique configuração de economia de energia. Ela pode colocar o computador em standby ou até mesmo a configuração da porta indivudualmente pode ser desabilitada.

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Obrigado pelas dicas Alexandre, dá parte da energia ja verifiquei, vou verificar essa questão do driver que esta no meu pc e comparar com o da cliente,  em ultimo caso vou verificar com o cliente de colocar uma placa serial.
Pensei em uma outra alternativa que seria desativar a e ativar a COM via Delphi quando abrir a tela que será feito a leitura, mas preciso pesquisar se é fácil de implementar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Ola,

[PosPrinter]
ArqLog=
Modelo=0
Porta=
PaginaDeCodigo=2
ColunasFonteNormal=48
EspacoEntreLinhas=0
LinhasEntreCupons=21
CortaPapel=1
TraduzirTags=1
IgnorarTags=0
LinhasBuffer=0
ControlePorta=1
VerificarImpressora=0
TipoCorte=0

Usando a DLL  fica em [PosPrinter] então deve  ter no componente também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
13 horas atrás, lucimauro disse:

Ola,

[PosPrinter]
ArqLog=
Modelo=0
Porta=
PaginaDeCodigo=2
ColunasFonteNormal=48
EspacoEntreLinhas=0
LinhasEntreCupons=21
CortaPapel=1
TraduzirTags=1
IgnorarTags=0
LinhasBuffer=0
ControlePorta=1
VerificarImpressora=0
TipoCorte=0

Usando a DLL  fica em [PosPrinter] então deve  ter no componente também

No ACBrBAL tem isso?

Dangelo Porto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Humm.. realmente não tem no ACBrBAL.. apenas o ACBrPosPrinter...

Creio que você possa tentar a reconexão, quando tomar o erro de TimeOut...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
11 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Humm.. realmente não tem no ACBrBAL.. apenas o ACBrPosPrinter...

Creio que você possa tentar a reconexão, quando tomar o erro de TimeOut...

Depois que o sistema começa a retornar -9, mesmo saindo e abrindo o sistema não funciona, ACBrBAL1.Ativar não chega a dar erro o problema e realmente é na hora de LerPeso.
Mas pesquisando aqui achei um programa de linha de comando da biblioteca do windows chamado devcon.exe, com ele é possível ativa e desativar um device do windows, fiz um teste manual e funcionou, vou fazer uma mudança aqui para quando o LerPeso, retornar -9, chamar uma função para rodar  um script para desativar e ativar novamente via devcon, creio que vai resolver o problema do cliente, creio que vai ser o único meio sem eu precisar forçar o cliente a instalar uma placa pci.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
3 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

qual comando é executado por essa devcom ?

com o comando: 'devcon hwids =ports' consigo pegar o id da com
USB\VID_1A86&PID_7523\5&19108546&0&4
    Name: USB-SERIAL CH340 (COM5)
    Hardware IDs:
        USB\VID_1A86&PID_7523&REV_0254
        USB\VID_1A86&PID_7523
    Compatible IDs:
        USB\Class_FF&SubClass_01&Prot_02
        USB\Class_FF&SubClass_01
        USB\Class_FF
1 matching device(s) found.

para inativar o dispositivo: devcon /r disable @USB\VID_1A86*
e para ativar: devcon /r enable @USB\VID_1A86*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois ...

Colega estamos tendo o mesmo problema com esse driver "CH340" integração do sistema com a balança Prix Fit 3, funciona até um determinado ponto depois para de ler o peso e mesmo reiniciando o sistema dá erro, inclusive no demo do ACBr.

Inicialmente achavamos que todos os adaptadores (SERIAL-USB) eram iguais, porém depois de muitos dias pesquisando, descobri que existem "2 modelos de conversores" nesses adaptadores

- Prolific

- CH340

Com isso já descobrimos pq a maioria dos clientes e até em nossa bancada sempre funcionou muito bem a leitura de peso, pois sempre usamos o adaptador com conversor e driver "Prolific".

O cliente que não funciona a leitura, comprou um adaptador com "CH340", levamos o nosso "Prolific" no estabelecimento dele e na hora funcionou muito bem.

Compramos um adaptador "CH340", fazendo vários testes é possível ver que o driver dele é encontrado em várias versões, porém nenhuma funciona bem:

- 2011, 2014, 2019 e 2023

A única solução que encontramos é a partir de agora sempre que o cliente perguntar sobre esses adaptadores, orientar sempre comprar com esse conversor "Prolific" (pior que visualmente os 2 são iguais).

Editado por William F. L.
image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 minuto atrás, William F. L. disse:

Colega estamos tendo o mesmo problema com esse driver "CH340" integração do sistema com a balança Prix Fit 3, funciona até um determinado ponto depois para de ler o peso e mesmo reiniciando o sistema dá erro, inclusive no demo do ACBr.

Inicialmente achavamos que todos os adaptadores (SERIAL-USB) eram iguais, porém depois de muitos dias pesquisando, descobri que existem "2 modelos de conversores" nesses adaptadores

- Prolific

- CH340

Com isso já descobrimos pq a maioria dos clientes e até em nossa bancada sempre funcionou muito bem a leitura de peso, pois sempre usamos o adaptador com conversor e driver "Prolific".

O cliente que não funciona a leitura, comprou um adaptador com "CH340", levamos o nosso "Prolific" no estabelecimento dele e na hora funcionou muito bem.

Compramos um adaptador "CH340", fazendo vários testes é possível ver que o driver dele é encontrado em várias versões, porém nenhuma funciona bem:

- 2011, 2014, 2019 e 2023

A única solução que encontramos é a partir de agora sempre que o cliente perguntar sobre esses adaptadores, orientar sempre comprar com esse conversor "Prolific" (pior que visualmente os 2 são iguais).

Boa noite!

Também tive o mesmo problema em varias maquinas 

Solução: Desinstala e instala novamente 

Dangelo Porto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Dangelo2010 disse:

Boa noite!

Também tive o mesmo problema em varias maquinas 

Solução: Desinstala e instala novamente 

Olha, tentamos isso no cliente e no pc de testes, várias vezes, mas vai bem um tempo depois começa a para denovo.

image.png.7b12b65221605b4e2ee1b0693683f18d.png

Sistemas para Bares, Restaurantes e Varejo

https://www.wllsistemas.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 138 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.