Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSe Padrão Nacional - Erro "network subsystem is unusable"


Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 220 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa tarde,

Alguém mais com ocorrência desse erro -> "network subsystem is unusable"? Obs.: padrão nacional.

Ocorre toda primeira tentativa de fazer qualquer requisição (envio de nota, cancelamento, consulta).

Na segunda tentativa em diante, não ocorre, ou seja, o processo conclui com êxito normalmente. Após a primeira tentativa, posso inclusive fechar a aplicação e retornar a ela que não vai dar erro. Testamos em nossa aplicação com 6 usuários diferentes, em cidades diferentes. e sempre ocorre esse padrão, ou seja, primeira tentativa dá erro e depois vai. Testamos também no demo Acbr.
Se enviar uma nota e aguardar uns 5 minutos (mais ou menos) e tentar de novo, aí vai voltar a ocorrer o problema.

Tudo indica que é alguma instabilidade no WS, mas é estranho, pois é um padrão rigoroso, sempre igual.

Parece que a primeira tentativa ocorre uma espécie de liberação de permissão no WS. Aí, quando entra a segunda tentativa, isso está liberado.

Já vi relatos de outros colegas que usam Acbr sobre esse erro no Discord, mas até o momento não encontramos nenhum indicativo de solução. 

Obrigado!     

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde @Valdir Dill,

Pesquisei um pouco a mensagem de erro e achei alguns casos de comportamento semelhante... com dificuldade na primeira conexão e depois funcionavam.

Todos eles relatavam alguma ocorrencia com SSL.

Poderia revisar as configurações que está usando e as dlls com sua aplicação? Talvez possa ser um caminho para avaliarmos...

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Chegou a realizar as operações recomendadas no topico que o Rubinho colocou acima?

 

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Valdir,

As DLLs do OpenSSL foram copiadas para dentro da pasta que esta o EXE da sua aplicação?

Se sim, dentro dessa pasta não tem versão antiga dessas DLLs?

Caso tenha exclua.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
32 minutos atrás, Alexandre de Paula disse:

Chegou a realizar as operações recomendadas no topico que o Rubinho colocou acima?

 

Sim, como eu disse, usamos as dlls OpenSSl versão 1.1.1.10, que é justamente o que ele recomendou.

Olha o que tentei agora:

- Atualizei os fontes Acbr;

- Usei somente o demo do Acbr e, na pasta do .exe (\Acbr\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\), ficaram somente as dll libssl-1_1.dll, libcrypto-1_1.dll, ambas copiadas de \Acbr\DLLs\OpenSSL\1.1.1.10\X86\

- Compilei o demo e o problema acontece no mesmo padrão. Primeira tentativa dá erro e segunda não dá.  

33 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Valdir,

As DLLs do OpenSSL foram copiadas para dentro da pasta que esta o EXE da sua aplicação?

Se sim, dentro dessa pasta não tem versão antiga dessas DLLs?

Caso tenha exclua.

Sim, libssl-1_1.dll  libcrypto-1_1.dll, ambas copiadas de \Acbr\DLLs\OpenSSL\1.1.1.10\X86\ para dentro da pasta da aplicação.

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Valdir,

Eu também tive o mesmo erro nos meus testes.

Não sei se é versão do Windows, ou a API ou a versão do Delphi.

Estou usando o Windows 10 Home Single Language versão 22H2, com todas as atualizações.

O Delphi é o RAD Studio 11.3 Enterprise.

Configuração do componente:

SSLLib = libOpenSSL

SSLType = LT_TLSv1_2

Pelo que me recordo, esse erro começou recentemente, não sei se foi alguma atualização do Windows ou se foi quando eu atualizei o Delphi de 11.1 para 11.3

Outra informação importante no meu caso é que a maquina não tem firewall, nem antivírus e muito menos proxy.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
11 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Bom dia Valdir,

Eu também tive o mesmo erro nos meus testes.

Não sei se é versão do Windows, ou a API ou a versão do Delphi.

Estou usando o Windows 10 Home Single Language versão 22H2, com todas as atualizações.

O Delphi é o RAD Studio 11.3 Enterprise.

Configuração do componente:

SSLLib = libOpenSSL

SSLType = LT_TLSv1_2

Pelo que me recordo, esse erro começou recentemente, não sei se foi alguma atualização do Windows ou se foi quando eu atualizei o Delphi de 11.1 para 11.3

Outra informação importante no meu caso é que a maquina não tem firewall, nem antivírus e muito menos proxy.

Bom dia,

Beleza @Italo Giurizzato Juniorvamos peleando até acharmos a causa, hehe!

Só para constar: aqui é Windows 11 Home 22H2. Delphi 10.4 Architect, ou seja, tanto Windows, como Delphi, são diferentes do seu aí, o que sugere que a causa não está nesses dois.

Outro detalhe: fiz um teste acionando a URL (https://sefin.nfse.gov.br/sefinnacional/nfse/31056082203424804000106000000000000523093065840035) diretamente no browser e usando o certificado do emitente dessa nota. Em 10 tentativas consegui receber o retorno com sucesso 2 vezes. Nas demais tentativas deu um erro no browser pela demora do WS responder. 

Mas, após tentar pelo browser, tanto nas tentativas que houve sucesso, como nas que não houve, fui na nossa aplicação e fiz a consulta e não deu o famigerado erro, ou seja, logo na primeira tentativa - na nossa aplicação -, já retornou com o XML da consulta.

Então, minha dedução inicial permanece, ou seja, é alguma coisa que é liberada no WS quando se tenta a primeira requisição, mas essa "liberação" só ocorre após o pedido, o que viabiliza a próxima tentativa e esta retorna com sucesso. Meio maluco isso, rs, mas é o que está parecendo.

Obrigado!  

  • Curtir 2

Valdir Dill

Rio de Janeiro - RJ

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Valdir,

Faça um teste de consulta no ambiente de homologação.

No teste que fiz, em homologação não ocorre o erro.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Boa tarde Valdir,

Também fiz o teste e não tive o erro em homologação, no grupo que participo também foi relatado que o erro esta ocorrendo somente em ambiente de produção.

Chego a conclusão que habilitaram indevidamente algo no ambiente de produção que esta ocorrendo esse erro.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.