Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nota Control (ISSNet) Brasília/DF - Padrão Nacional - RTC

Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,

Recommended Posts

Postado
4 horas atrás, Gabriel Fernando Silva disse:

Mas em produção já vai estar opcional ? por que na homologação nos meus testes, sempre da falha de schema quando não os coloco

A informação do bloco IBS/CBS é obrigatória em diversas prefeituras mas, como o @nenelvida disse, é só pra constar na nota fiscal. Não está valendo ainda. Você precisa preencher corretamente o bloco mas não tem validade fiscal até 2027, pelo que eu entendi.

Agora, Comlink Integração disse:

Boa tarde,

Alguém emitiu alguma nota em homologação ISSNET para algum provedor que não seja Campo Grande ?
Ou atualmente o único município que conseguiram foi Campo Grande?

Digo isso porque o pessoal da ACBr editou a LIBNFSe e deixo travado o código de campo grande, assim não consigo emitir para outras prefeituras por exemplo Ribeirão Preto 😅

{ Nas emissões para o Ambiente de Homologação, gerar a Chave do DPS
  com o Código do Município de Campo Grande - MS (Nota Control) }
CodigoMun := IfThen(FpAOwner.ConfigGeral.Ambiente = taProducao, IntToStr(CodMunEmit), '5002704');

Obrigado 😁

Boa tarde! vou copiar aqui retorno recente que tive de um chamado feito no ISSNet:

Sobre o ambiente de produção, ele ainda não foi disponibilizado. Está programado para a semana que vem, sem previsão para o bloqueio do modelo Abrasf ainda.

Por último, o ambiente se baseia em Campo Grande - MS, pois é onde a matriz da nossa empresa está. Recomendamos que faça a emissão manual antes da integração, para que possa visualizar a nota corretamente: https://www.issnetonline.com.br/homologacao/online/Login/Login.aspx

Atenciosamente,

Quando a NFSe do DF virou abrasf o ambiente de homologação disponibilizado também era campo grande. Aparentemente é o único que eles têm mesmo.
O problema é que (assim como foi da primeira vez em brasília) as validações entre municípios são levemente diferentes. Implementamos para funcionar em homolog e não funcionava em prod. Quando saiu produção foi uma grande dor de cabeça pra adequar... Muito provavelmente teremos o mesmo problema dessa vez, cada um com seu município.

Postado

Duque de Caxias - RJ, li o manual por inteiro e não encontrei as URLs de produção, no meu caso, a prefeitura a prefeitura diz o seguinte:   image.thumb.png.65d85c3ffd9c91b04247483a6dbc98e5.png 

Minha dúvida é:  como vou atualizar meus clientes, preparar o sistema, se nem sequer colocaram a URL de produção? 

Postado
9 minutos atrás, LuanParanhos disse:

Duque de Caxias - RJ, li o manual por inteiro e não encontrei as URLs de produção, no meu caso, a prefeitura a prefeitura diz o seguinte:   image.thumb.png.65d85c3ffd9c91b04247483a6dbc98e5.png 

Minha dúvida é:  como vou atualizar meus clientes, preparar o sistema, se nem sequer colocaram a URL de produção? 

Acho que eles querem que nossos clientes utilizem só o sistema OnLine deles (que inclusive já mudou a tela e colocou todos os campos novos), não vejo outro motivo.... é muito complicado.... 

Postado
19 minutos atrás, NFeTec disse:

Acho que eles querem que nossos clientes utilizem só o sistema OnLine deles (que inclusive já mudou a tela e colocou todos os campos novos), não vejo outro motivo.... é muito complicado.... 

Estou configurando para emitir em homologação, passando, acho que consigo ficar mais tranquilo!  Mandei um whatsapp para eles e também um e-mail, até o momento não obtive o retorno. 

• Membros Pro
Postado
Em 24/04/2026 at 14:48, Comlink Integração disse:

Boa tarde,

Alguém emitiu alguma nota em homologação ISSNET para algum provedor que não seja Campo Grande ?
Ou atualmente o único município que conseguiram foi Campo Grande?

Digo isso porque o pessoal da ACBr editou a LIBNFSe e deixo travado o código de campo grande, assim não consigo emitir para outras prefeituras por exemplo Ribeirão Preto 😅

(Tentei questionar a nota control no suporte mas não respondem)

{ Nas emissões para o Ambiente de Homologação, gerar a Chave do DPS
  com o Código do Município de Campo Grande - MS (Nota Control) }
CodigoMun := IfThen(FpAOwner.ConfigGeral.Ambiente = taProducao, IntToStr(CodMunEmit), '5002704');

Obrigado 😁

Bom dia

Eu estava enfrentando este problema com o CNPJ que estou usando no ambiente de homologação. Foi necessário atualizar o código do município do cadastro do CNPJ do ambiente de homologação para funcionar. 

Postado
1 hora atrás, francesco de assis disse:

Até agora nao entendi e nao achei onde eu coloca isso? Qual propriedade do componente vai isso?  

Configure apenas na Tag "cLocEmi" e na montagem do Id do DPS.

eu tambem não. Devo ser muito burro kkkkk

53 minutos atrás, SIDesenvolvimento disse:

Bom dia

Eu estava enfrentando este problema com o CNPJ que estou usando no ambiente de homologação. Foi necessário atualizar o código do município do cadastro do CNPJ do ambiente de homologação para funcionar. 

Eles fizeram isso ou foi voce?
Se foi voce, poderia explicar como fez? Estou com este mesmo problema, mandei um email pra dia 15/04 eles responderam dia 24/04 pergunta qual era o link de homologacao que eu estava usando.

Postado

Bom dia, @francesco de assis e @Gildenor.

Para testes no Ambiente de Homologação, quando for gerar o DPS, configure a tag "cLocEmi" com o Código do Município de Campo Grande.
Isso é um requisito imposto pela Nota Control para utilizar o Ambiente de Homologação.

No ACBr, configure a propriedade de mesmo nome:

with ACBrNFSeX1.notasFiscais.new.NFSe do
   begin      
      cLocEmi := iif(ACBrNFSeX1.configuracoes.webServices.ambiente = taProducao, CODIGO_MUNICIPIO, '5002704');      
   end;

Na montagem do Id do DPS, a Nota Control também exige que no Ambiente de Homologação, seja informado o Código do Município de Campo Grande.

Se o ACBr estiver atualizado, você pode verificar o método GerarXml (TNFSeW_ISSNetAPIPropria) da unit ISSNet.GravarXml o seguinte trecho de código:

{ Nas emissões para o Ambiente de Homologação, gerar a Chave do DPS com o Código do Município de Campo Grande - MS (Nota Control) }

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Douglas A R Lima disse:

Bom dia, @francesco de assis e @Gildenor.

Para testes no Ambiente de Homologação, quando for gerar o DPS, configure a tag "cLocEmi" com o Código do Município de Campo Grande.
Isso é um requisito imposto pela Nota Control para utilizar o Ambiente de Homologação.

No ACBr, configure a propriedade de mesmo nome:

with ACBrNFSeX1.notasFiscais.new.NFSe do
   begin      
      cLocEmi := iif(ACBrNFSeX1.configuracoes.webServices.ambiente = taProducao, CODIGO_MUNICIPIO, '5002704');      
   end;

Na montagem do Id do DPS, a Nota Control também exige que no Ambiente de Homologação, seja informado o Código do Município de Campo Grande.

Se o ACBr estiver atualizado, você pode verificar o método GerarXml (TNFSeW_ISSNetAPIPropria) da unit ISSNet.GravarXml o seguinte trecho de código:

{ Nas emissões para o Ambiente de Homologação, gerar a Chave do DPS com o Código do Município de Campo Grande - MS (Nota Control) }

obrigado!

• Membros Pro
Postado
19 horas atrás, Gildenor disse:

obrigado!

Eu tinha ajustado nos fontes do meu projeto o cLocEmi, conforme o @Douglas A R Lima mostrou. Mesmo assim tinha continuado com erro, mas após a atualização do cadastro da minha empresa no ambiente de homologação funcionou. Eles atualizaram quando entrei em contato com o suporte enviando os XML que estava gerando e recebendo erro no retorno. Após alguns testes me informaram que ajustaram o código do município para MS e depois desse ajuste ficou funcionando. Mas pode ser que tenha como vc mesmo alterar, pelo portal, eu não tinha pensado nisso por este motivo nem tentei alterar lá.

https://www.issnetonline.com.br/homologacao/online/Default/Master.aspx

Vi que existe um cadastro de endereço onde aparece agora como Campo Grande, no menu Outras Opções - Atualizar Endereço de Correspondência:
image.thumb.png.d098b6c60985247b63654f97a45b5b53.png

Postado

Bom dia, lá no canal de NFSe do Discord estão dizendo que irão prorrogar novamente essa data do dia 30. Lamentável... 

• Membros Pro
Postado (editado)
18 minutos atrás, NFeTec disse:

Bom dia, lá no canal de NFSe do Discord estão dizendo que irão prorrogar novamente essa data do dia 30. Lamentável... 

Não me de esperanças, ainda não conseguimos emitir uma nota em homologação por causa do excelente suporte da nota control... já abri QUATRO chamados mais de meio mês pedindo para me ajudarem com o erro e nadaa. 😭

[Erro1]
Codigo=L003
Correcao=Consulte junto a prefeitura de seu município o código vigente.
Descricao=O Código de tributação informado não pertence a este contribuinte.

Editado por Comlink Integração
Postado

Mas a tela pra quem emite Online no sistema deles já mudou faz alguns dias. Será que já é o padrão da NFSe Nacional?

Porque meus clientes não entendem, estão falando que a tela do sistema Online mudou e a do ERP não, como se fosse um problema nosso rs.... complicado.... 

Postado
Em 28/04/2026 at 09:05, Comlink Integração disse:

Não me de esperanças, ainda não conseguimos emitir uma nota em homologação por causa do excelente suporte da nota control... já abri QUATRO chamados mais de meio mês pedindo para me ajudarem com o erro e nadaa. 😭

[Erro1]
Codigo=L003
Correcao=Consulte junto a prefeitura de seu município o código vigente.
Descricao=O Código de tributação informado não pertence a este contribuinte.

Tente emitir com essa configuração:
Codigo de Tributacao do Municipio: 0000000007
Codigo Lista de Servico: 010101

Lembre de informar o cLocEmi: 5002704

• Membros Pro
Postado

Opa bom dia, obrigado!

3 minutos atrás, Clevsson Silva disse:

Tente emitir com essa configuração:
Codigo de Tributacao do Municipio: 0000000007
Codigo Lista de Servico: 010101

Lembre de informar o cLocEmi: 5002704

Finalmente o suporte notacontrol ajudou e ajustaram o cadastro para emissão em Campo Grande.
Agora estou tentando Consultar a nota que emitimos com a LIB NFSe da ACBr sempre recebo o mesmo erro...
[Erro1]
Codigo=X202
Correcao=
Descricao=Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)

Postado

Novo comunicado saiu hoje: 

Comunicado Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Padrão Nacional

Prezado (a) Contribuinte,

O Município de Santa Maria informa que, o ambiente de produção no padrão ABRASF 2.04 permanecerá ativo até o dia 31 de julho de 2026, data prevista para sua desativação. Após esse prazo, a emissão de NFS-e deverá ocorrer exclusivamente por meio do Padrão Nacional.

No que se refere ao ambiente de produção, conforme previamente informado, a liberação estava inicialmente prevista para o dia 1º de maio de 2026 conforme comunicado de 16 de abril de 2026. Entretanto, em razão da complexidade dos ajustes técnicos necessários, não foi possível cumprir o cronograma originalmente estabelecido. Soma-se a isso a baixa adesão dos contribuintes até o momento, sendo que menos de 7,00% (sete por cento) realizaram validações em ambiente de homologação, ou seja, efetuaram testes com envio de NFS-e por seus sistemas, com geração bem-sucedida no ambiente de testes.

Informa-se, adicionalmente, que o ambiente de produção da NFS-e Nacional, via WebService, encontra-se em fase final de implementação, com previsão de liberação até 30 de junho de 2026, podendo ser disponibilizado em data anterior à mencionada.

Assim que o link de produção do padrão nacional for oficialmente disponibilizado, o fisco realizará a devida comunicação a todos os contribuintes por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), mediante comunicado formal.

Destaca-se que o sistema web já se encontra atualizado desde 09 de abril de 2026, sendo possível realizar a emissão de NFS-e no padrão nacional diretamente no portal ISS.Net Online, inclusive com a disponibilização dos novos campos previstos.

Convém ressaltar que, em determinados aspectos, o próprio Portal Nacional ainda não disponibiliza integralmente tais funcionalidades, como, por exemplo, a emissão de documento em PDF com os novos campos.

Para acompanhamento da Documentação Técnica com as atualizações da Reforma Tributária do Consumo, especialmente dos grupos “IBS/CBS”, é possível realizar a consulta por meio do link oficial a seguir: RTC — Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Para que possam adequar suas soluções, segue o link do manual com exemplos de xml e xsd  de validação:
 https://www.notacontrol.com.br/download/nfse/Manual_integracao_v101.pdf 

Além disso, já está disponível um validador da estrutura do XML: Validador de XML.

Para iniciar o procedimento, acesse o link abaixo e selecione a opção “Solicitação de Cadastro – Ambiente de Homologação”, preenchendo as informações solicitadas: http://www.issnetonline.com.br/homologacao/online/Login/Login.aspx

Endereço do Webservice de Homologação: https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx

Série do documento (DPS): 8 – DPS (Declaração de Prestação de Serviços)

Município da prestação do serviço: 5002704 – Código IBGE do município de Campo Grande/MS

Atividades cadastradas:

Código 7 – Alíquota 3%

Código 6 – Alíquota 5%

Ressaltamos que esses códigos são disponibilizados exclusivamente para fins de teste na comunicação entre os sistemas. A atividade e a alíquota efetivamente aplicavam serão aquelas oficialmente cadastradas no ambiente de produção. A realização desse cadastro é um passo importante para garantir que sua integração seja realizada de forma estável, segura e em conformidade com as especificações do sistema.

• Curtir 2
Postado

Olá pessoal! 

Estou tentando fazer essa nota mas sem nenhum sucesso!

Está retornando a mensagem de que o Arquivo em desacordo com o XML Schema mesmo seguindo o manual e montando o XML de acordo com o método RecepcionarLoteDpsSincrono.

Estou usando o link de homo: https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx e método de envio sincrono: http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse/RecepcionarLoteDpsSincrono

Em anexo estou deixando o xml anexado de envio e retorno caso alguém possa me ajudar a ver onde está errado...

Obrigado! 

Envio.xml Retorno.xml

Postado
4 horas atrás, yurimendes disse:

Olá pessoal! 

Está retornando a mensagem de que o Arquivo em desacordo com o XML Schema mesmo seguindo o manual e montando o XML de acordo com o método RecepcionarLoteDpsSincrono.

Estou usando o link de homo: https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx e método de envio sincrono: http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse/RecepcionarLoteDpsSincrono

Em anexo estou deixando o xml anexado de envio e retorno caso alguém possa me ajudar a ver onde está errado...

Obrigado! 

Envio.xml 8.24 kB · 2 downloads Retorno.xml 951 B · 1 download

Olá, eu estou tendo o mesmo problema, e nada de retorno da nota control, alguem

pode ajudar ??

Postado (editado)
16 minutos atrás, marcelo.dossantos disse:

Olá, eu estou tendo o mesmo problema, e nada de retorno da nota control, alguem

pode ajudar ??

Tive de fazer algumas mudanças nas configurações pra conseguir testar em homologação. Segue post detalhado:

Provavelmente vocês estão enviando o campo ItemListaServico com a formatação errada, aí como o ACBr não está validando os Schemas neste caso, vai errado para o provedor.
Fazendo as mudanças no componente é mais garantido porque vai pegar toda e qualquer inconsistência no XML

Editado por Wesley Lamb
Postado (editado)
5 horas atrás, yurimendes disse:

Olá pessoal! 

Obrigado! 

Envio.xml 8.24 kB · 2 downloads Retorno.xml 951 B · 1 download

Acho que o XML tá indo com o nó errado. Em vez de RecepcionarLoteDpsSincrono (que é o método), o ideal seria usar EnviarLoteDpsSincronoEnvio como nó principal. Dá uma ajustada nisso e testa de novo.
image.thumb.png.e2e0684094f6b1e4b67ad252d958271e.png

Editado por Gabriel Fernando Silva
Postado

Estou conseguindo fazer a emissão, mas fiquei com uma dúvida, me corrijam se eu estiver entendendo errado.

Pelo que vi, eles não retornam a chave da NFS-e na resposta, certo? Se for isso mesmo, como fica a questão do cancelamento depois, já que teoricamente precisaria dessa chave?

Se alguém tiver alguma informação, agradeço.

Postado
26 minutos atrás, Gabriel Fernando Silva disse:

Acho que o XML tá indo com o nó errado. Em vez de RecepcionarLoteDpsSincrono (que é o método), o ideal seria usar EnviarLoteDpsSincronoEnvio como nó principal. Dá uma ajustada nisso e testa de novo.
image.thumb.png.e2e0684094f6b1e4b67ad252d958271e.png

Então, eu alterei mas dai retornou o erro: 

Bad Request (400) - 'https://nfse.issnetonline.com.br/wsnfsenacional/homologacao/nfse.asmx'
<s:Envelope xmlns:s="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
  <s:Body>
    <s:Fault>
      <faultcode>s:Client</faultcode>
      <faultstring>Element 'RecepcionarLoteDpsSincrono' with namespace name 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse' was not found.</faultstring>
    </s:Fault>
  </s:Body>
</s:Envelope>

image.thumb.png.4d4ef151a9fd605a20b2c37b5536b092.png

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.