Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado
17 minutos atrás, marcelorband disse:

Mas voce tem a documentação dessa integração direta por API, será que é uma API aberta??

Trata-se da mesma API utilizada pelo componente ACBR, quando a NFS-e é enviada diretamente para o Ambiente Nacional.

A dúvida que paira é se o método de envio será alterado ou não , pois caso venha a ser direto, terá que haver mudanças de configuração via componente.

Queremos buscar sanar se a empresa SIL continuará ou não de forma intermediária ao envio ou se teremos que enviar diretamente.

O canal de comunicação com eles (SIL) foi extinto, por isso ainda não obtive uma forma de esclarecer a dúvida.

• Membros Pro
Postado
15 horas atrás, Michel Abrão disse:

Trata-se da mesma API utilizada pelo componente ACBR, quando a NFS-e é enviada diretamente para o Ambiente Nacional.

A dúvida que paira é se o método de envio será alterado ou não , pois caso venha a ser direto, terá que haver mudanças de configuração via componente.

Queremos buscar sanar se a empresa SIL continuará ou não de forma intermediária ao envio ou se teremos que enviar diretamente.

O canal de comunicação com eles (SIL) foi extinto, por isso ainda não obtive uma forma de esclarecer a dúvida.

Entendi, mas o canal de comunicação ainda existe ele só mudou.

Novo canal de atendimento será através do link: https://app.siltecnologia.com.br/os/loginWeb.jsp?execobj=WebServiceApiHome 

Postado

Então, tente usar esse novo canal e verá que serve apenas para tratar de assunto técnico, ele te obriga a anexar xml de envio e de retorno para abrir o chamado.

O assunto não é erro técnico e sim dúvida a ser esclarecida.

Se você tiver algum sucesso por aí nos informe.

• Membros Pro
Postado

Vou tentar aqui, sobre o seu sistema, esta rodando??

Eu comecei na semana passada a integrar com o meu e estou com o seguinte problema na assinatura

Quando mando no formato SHA1:

Erro na assinatura: Falha na validação da assinatura.

quando mando no formato SHA256:

Não foi possivel encontrar a chave de validação.

Postado
8 horas atrás, marcelorband disse:

Vou tentar aqui, sobre o seu sistema, esta rodando??

Eu comecei na semana passada a integrar com o meu e estou com o seguinte problema na assinatura

Quando mando no formato SHA1:

Erro na assinatura: Falha na validação da assinatura.

quando mando no formato SHA256:

Não foi possivel encontrar a chave de validação.

Aqui está funcionando sim.
Está enviando em ambiente de produção?
Já tentou anexar o XML de envio e retorno e postar no canal de suporte da SIL?

• 3 semanas depois ...
Postado

Até quinta-feira tudo funcionava perfeito na SilTecnologia Franca de Sexta para cá vem o retorno: Mensagem: Não foi possível realizar a geração da NF-e: Erro no script (execução) NFENotaFiscalWSXMLAssinaturaValidar: 
Script "NFENotaFiscalWSXMLAssinaturaValidarICPBrasil" não está ativo ou não existe.

Alguém com o mesmo problema?

• Curtir 1
Postado

Desde semana passada ao realizar a "ConsultarNFSePorChave" no provedor de Bauru me retorna 404, mais alguém com problema parecido?

Postado
16 minutos atrás, willbraga disse:

Até quinta-feira tudo funcionava perfeito na SilTecnologia Franca de Sexta para cá vem o retorno: Mensagem: Não foi possível realizar a geração da NF-e: Erro no script (execução) NFENotaFiscalWSXMLAssinaturaValidar: 
Script "NFENotaFiscalWSXMLAssinaturaValidarICPBrasil" não está ativo ou não existe.

Alguém com o mesmo problema?

Também estou com o mesmo problema em Franca

Postado

Aqui ainda não voltou, está dando esse erro:

Mensagem: Rejeitado pelo Emissor Nacional: Erro na assinatura do XML. - Cod. Interno: 53876715 - Cod. Interno 53876715

Estou tentando pelo programa exemplo da NFSe do ACBr, até esses dias atras estava funcionando normal. 

Postado

Voltou a assinar normalmente aqui nos meus clientes, este erro ai é outro problema, aparentemente por alteração do XML no curso da assinatura.

Postado

Boa tarde.
Estou tentando validar uma nota na API SilTecnlogia na cidade de Bauru - SP.
O Prestador é de Bauru, e o serviço foi feito em outra cidade, estou tendo o seguinte retorno.

<return><?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <Retorno> <Status>ERRO</Status> <MensagemErro>Rejeitado pela regras municipais: O tipo de retenção informada não confere com o esperado. Valor Informado: Sim. Valor esperado: Sim (devido fora)Nao (devido fora).&#13; </MensagemErro> </Retorno> </return>

Alguém pode me ajudar, preciso saber qual é o parametro no ACBrNFSeX que indica se o ISS é devido fora ou não? como devo preencher?
Eu fiz uma nota identica no site da prefeitura e foi validada, comparei os xmls e não identifiquei diferenças.

Estou enviando estes parametros.

<tribMun>
<tribISSQN>1</tribISSQN>
<tpRetISSQN>2</tpRetISSQN>
</tribMun>
  • 1 mês depois ...
Postado
Em 04/05/2026 at 17:14, Michel Abrão disse:

Prezados, 

Postei recentemente esse assunto sobre a possível mudança de emissão de notas DIRETAMENTE para o ambiente Nacional para as empresas do Simples Nacional, pois atualmente as empresas de Bauru-SP estão enviando via SIL TECNOLOGIA.

Hoje, achei prudente questionar o plantão fiscal da Prefeitura de Bauru, pois temos praticamente 60 dias para termos essa certeza (início a partir de 01/09/2026). E para a minha surpresa, a resposta obtida e que AS EMPRESAS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL DA CIDADE DE BAURU DEVERÃO MIGRAR DIRETAMENTE PARA O PORTAL NACIONAL (sem utilizar a Sil Tecnologia como intermediária).

Assim, gostaria de saber se alguém já iniciou essas tratativas via ACBR e se o componente está preparado para essa mudança da PREFEITURA DE BAURU - SP ou se ainda deverá ser adequado.

O mais interessante é que eu só cheguei nessa resposta hoje porque o questionamento partiu daqui por e-mail, pois eu não havia recebido nenhum comunicado oficial da Prefeitura sobre esse assunto.

Segue a resposta que obtive:

PREZADO (A)

A partir de 1º de setembro de 2026, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) exclusivamente pelo Portal da NFS-e Nacional, por meio do emissor web nacional ou mediante integração via API, para aquelas que dispõem de sistema próprio (webservice).

Isso significa que, a partir dessa data, o sistema emissor da prefeitura não estará mais disponível para as empresas enquadradas no Simples Nacional, incluindo aquelas com opção ainda pendente de regularização.

A medida decorre da Resolução CGSN nº 189, de 23 de abril de 2026, que alterou a Resolução CGSN nº 140/2018 — especialmente o art. 59 —, disciplinando a obrigatoriedade de utilização da NFS-e de padrão nacional pelos optantes do Simples Nacional.

Orientamos que o contribuinte acompanhe as publicações e orientações oficiais do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), bem como da Secretaria Executiva do Comitê Gestor da NFS-e (SE/CGNFS-e), onde serão divulgadas as informações, prazos e instruções necessárias para a correta adequação.

AS INFORMAÇÕES QUE CONSTAM NESSE E-MAIL, NÃO SÃO CONSIDERADAS COMO CONSULTA TRIBUTÁRIA. SÃO DE CARÁTER GERAL E NÃO DE UMA SITUAÇÃO ESPECÍFICA.
Se anexo algum documento, quando retornar a resposta, por favor anexar os documentos novamente, pois pode ser outra pessoa que vá analisar o e-mail. Obs.: Em caso de resposta, manter diálogo anterior para facilitar a comunicação. NÃO TEMOS ATENDIMENTO PRESENCIAL! Atenciosamente EMANUELLA LIMA | SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE | Prefeitura Municipal de Bauru – Secretaria da Fazenda Municipal | Atendimento de 2º a 6º feira, das 08h00 às 17h00 | Telefônico: (14) 3235–1000. Escolher a opção 2 e depois a opção 1 | Whatsapp: (14) 3223–1514 E-mail: [email protected]

Postado

Bom dia!!

Nesse caso ao meu ver, posso estar engando, mas não haveria nada a ser feito no componente, visto que o mesmo já faz a emissão pelo provedor Nacional.

Seria apenas setar o componente  de Sil Tecnologia para Provedor Nacional.

Postado
4 minutos atrás, willians.wsac disse:

Bom dia!!

Nesse caso ao meu ver, posso estar engando, mas não haveria nada a ser feito no componente, visto que o mesmo já faz a emissão pelo provedor Nacional.

Seria apenas setar o componente  de Sil Tecnologia para Provedor Nacional.

Sim, a minha visão é a mesma que a sua, porém, precisaremos observar se o envio de fato irá ocorrer.

Vou iniciar as tratativas aqui, qualquer novidade vou postando, sugiro que faça o mesmo.

• Consultores
Postado

Veja se o ambiente restrito está liberado. se sim faz com ele e testa

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
3 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Veja se o ambiente restrito está liberado. se sim faz com ele e testa

Olá, Juliomar!

1) Fiz as configurações no ACBrNFSeXServicos.ini e o coloquei dentro da pasta do executável para fins de teste:

[3506003]
Nome=Bauru
UF=SP
Provedor=PadraoNacional

2) E recebo a seguinte mensagem quando envio em ambiente de homologação:

Ambiente : 2 - Homologação
Cidade   : Bauru/SP
Provedor : PadraoNacional Versão: 1.01
Data/Hora: 01/07/2026 15:03:56

Método Executado: Gerar NFSe

Parâmetros de Envio
Numero do Lote: 1401

Parâmetros de Retorno
Data de Envio : 01/07/2026
Numero do Prot: 
Numero da Nota: 
Link          : 
Código Verif. : 
Sucesso       : False

Erro(s):
Código  : E0039
Mensagem: O município emissor informado na DPS deve estar parametrizado para utilizar os emissores públicos nacionais, conforme parametrização do município no Sistema Nacional NFS-e.

• Consultores
Postado
Em 01/07/2026 at 15:07, Michel Abrão disse:

Olá, Juliomar!

1) Fiz as configurações no ACBrNFSeXServicos.ini e o coloquei dentro da pasta do executável para fins de teste:

[3506003]
Nome=Bauru
UF=SP
Provedor=PadraoNacional

2) E recebo a seguinte mensagem quando envio em ambiente de homologação:

Ambiente : 2 - Homologação
Cidade   : Bauru/SP
Provedor : PadraoNacional Versão: 1.01
Data/Hora: 01/07/2026 15:03:56

Método Executado: Gerar NFSe

Parâmetros de Envio
Numero do Lote: 1401

Parâmetros de Retorno
Data de Envio : 01/07/2026
Numero do Prot: 
Numero da Nota: 
Link          : 
Código Verif. : 
Sucesso       : False

Erro(s):
Código  : E0039
Mensagem: O município emissor informado na DPS deve estar parametrizado para utilizar os emissores públicos nacionais, conforme parametrização do município no Sistema Nacional NFS-e.

O erro E0039 ocorre ao emitir NFS-e no Padrão Nacional. A rejeição significa que o município emissor não está configurado ou habilitado para usar os emissores públicos nacionais.

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
55 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

O erro E0039 ocorre ao emitir NFS-e no Padrão Nacional. A rejeição significa que o município emissor não está configurado ou habilitado para usar os emissores públicos nacionais.

Olá @Juliomar Marchetti
Agradeço pelo seu retorno.

Sim, o problema agora é saber quando a prefeitura de Bauru/SP irá fazer essa adesão ou se não vai fazer também.
Pela resposta obtida via e-mail, eles informam que as empresa do Simples Nacional deverão emitir as NFS-e a partir de 01/09/2026 via API direta do Portal Nacional, como já ocorre atualmente com as MEI.

Mas sem o ambiente de produção restrita pra gente trabalhar, fica bem difícil testar o software de forma prévia.

Vou aguardar demais colegas desenvolvedores de Bauru-SP se manifestarem também.

Obrigado.

• Curtir 1
Postado

Acho que vai acontecer igual na ultima migração, vai ficar para o ultimo dia na virada de sistema e só poderemos testar já com tudo em andamento. 

Sem comentários

• Curtir 1
  • Membros Pro
Postado (editado)

Pessoal

Alguem de Franca/SP esta conseguindo gerar notas, estou em ambiente de homologação há 2 meses e sempre da esse erro:

Não foi possível realizar a geração da NF-e: Erro no script (execução) NFENotaFiscalWSXMLAssinaturaValidar: &#13;
cannot find validation key

Da erro tanto em SHA256 e SHA1

O suporte da SilTecnologia é horrivel, as vezes eles me falaram que corrigiram o erro e as vezes me falam que foi gerado ou com outros erros. Mas sempre da esse erro, do meu lado esta tudo certo.

Gostaria de saber se tem alguem de Franca que consiga fazer isso. Estou desenvolvendo em C# e testei tambem no SoapUI.

Editado por marcelorband
  • Curtir 1
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...