Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Erro: 12030 - A conexão com o servidor foi redefinida ou encerrada, ou um protocolo SSL incompatível foi encontrado

Recommended Posts

Postado

Bom Dia Senhores,

Desde a 6a feira (15/05/2026) estou enfrentando este problema no ambiente de HOMOLOGAÇÃO somente.
Isto ocorre com o BPe, CTe e MDfe de modo intermitente. As vezes ocorre na carga do sistema e outras ao realizar alguma operação junto ao SEFAZ RS.

Basta colocar o sistema em ambiente de PRODUÇÃO e o erro desaparece.

- O protocolo TLS esta setado para a versão 1.2 !

- Tudo funcionava 100% antes desta data.

Mais alguem com este erro ??

Qualquer dica ou comentário é bem vindo.

Postado

Senhores boa tarde. 

Estava com o mesmo problema, e até vi esse post... 

Para o meu funcionar... exclui todos os DLL dentro da minha aplicação e colei tudo novamente e deu certo (verifique se não tem nenhuma sujeita dentro de system32 e syswow64) o meu tinha sujeira lá dentro.

Grato,

Wagner

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, FlávioFirmino disse:

Qual seria essa sujeira dentro de system32 e syswow64? 🙄

DLL do componente que não era para estar lá... 
Somente na pasta do projeto.

Postado
10 horas atrás, wagner_fix disse:

DLL do componente que não era para estar lá... 
Somente na pasta do projeto.

Bom Dia,

Quais são as DLL´s que voce esta usando no diretorio do seu programa ??
Nos informe para que eu possa fazer uns testes aqui na minha maquina de desenvolvimento.

Mas acredito que o foco seria descobrir se o protocolo TLS foi alterado no ambiente de Homologação, já que no ambiente de PRODUÇÃO nao ocorre este problema.

Eu estou usando o protocolo até aqui recomendado:  TLSv1.2

Moacir

• Membros Pro
Postado
56 minutos atrás, FlávioFirmino disse:

Notei que algumas DLL estão com tamanho muito diferentes das minhas, mas de qualquer modo, não surtem efeito. Alguém mais conseguiu êxito? 🤔

Por aqui também a mesma! 

Postado (editado)

Comparei todas as DLLs do meu projeto e nenhuma delas consta em c:\Windows\System32 e muito menos em C:\Windows\SysWOW64. Problema ainda persiste e sem solução até o momento!

Apenas para lembra que:

a. Nenhum novo programa foi instalado no PC;
b. As mesmas DLL's funcionam perfeitamente quando alteramos as configurações para produção;
c. Problema só ocorre se o ambiente for homologação;
d. Windows 10 atualizado e funcionando perfeitamente, inclusive, sem erros em produção;
e. As DLL's que utilizo são as mesmas que temos instaladas e configuradas em produção nas demais 11 lojas que temos;
f. O problema nada tem a ver com o certificado digital ou demais, pois como citei acima, ajustando o ambiente para produção tudo funciona normalmente.

Editado por FlávioFirmino
erro de escrita.
  • Curtir 1
  • Membros Pro
Postado

Aqui estamos com esse mesmo erro ao tentar enviar NFCe em homologação, então a nota é enviada em contingencia  só que no mesmo instante eu faça a transmissão e funciona, quer dizer só da erro na primeira tentativa como já frisado acima!

Postado (editado)

Também estou com o mesmo problema relatado aqui. Aparentemente no ambiente de homologação recebo o erro : 12030 - a conexão com o servidor foi redefinida ou encerrada, ou um protocolo ssl incompatível foi encontrado.

image.png.56228761a1e0c8cddca79fb1e6a2e5e1.png

Editado por marcelomgoncalves
Postado
23 horas atrás, FlávioFirmino disse:

Comparei todas as DLLs do meu projeto e nenhuma delas consta em c:\Windows\System32 e muito menos em C:\Windows\SysWOW64. Problema ainda persiste e sem solução até o momento!

Apenas para lembra que:

a. Nenhum novo programa foi instalado no PC;
b. As mesmas DLL's funcionam perfeitamente quando alteramos as configurações para produção;
c. Problema só ocorre se o ambiente for homologação;
d. Windows 10 atualizado e funcionando perfeitamente, inclusive, sem erros em produção;
e. As DLL's que utilizo são as mesmas que temos instaladas e configuradas em produção nas demais 11 lojas que temos;
f. O problema nada tem a ver com o certificado digital ou demais, pois como citei acima, ajustando o ambiente para produção tudo funciona normalmente.

Eu fiz o seguinte, usei o tortoisesvn e voltei para a versão 46117, acho que do dia 12/05/2026 ou anterior. Peguei essa aleatóriamente já que foi citado que começou o problema no dia 15/05/2026. Continua dando o erro, porém, só na primeira tentativa de envio do nfce, após a segunda, o nfce é enviado normalmente, daí pra frente não dá mais erro. Se você sair do sistema e entrar novamente, o erro volta a ocorrer somente na primeira tentativa de envio, na segunda tentativa, segue o jogo e tudo volta a funcionar normalmente. Agora fica a pergunta, o problema é no ACBr ou no ambiente de homologação da sefaz do estado em questão. Aqui estou testando usando a Sefaz do Tocantins.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado (editado)

Fala meu bom, comigo esta acontecendo a mesma coisa, atualizei os fontes, ai agora eu faço o teste e na primeira da falha, se eu continuo na segunda ela emite.

Editado por Wesley Robert
  • Consultores
Postado

o erro em si se remete ao seguinte:
- update do windows faltando
- cadeia de certificados não atualizada no micro
- configuração do tls 1.2 diferente disso
- ou ainda a internet que está usando e seu dns. fazer teste com 3g

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Juliomar, não acredito que seja isso! Em produção funciona normalmente, só em homologação que acontece o problema, meu windows está atualizado! As cadeias de certificação que você diz seria do Sefaz ? Acredito que seria emitido alguma mensagem solicitando a atualização, não vi nenhuma por aí, mas vou atualizar pra desencargo, quanto às configurações de TLS, aqui estou usando a tls 1.2, e quanto à internet, tenho de duas operadoras na minha casa, e todas as duas o mesmo erro, e na empresa que distribuie o software no Tocantins a mesma coisa acontece, dificilmente 3 operadoras de internet dariam o mesmo problema. Alguma coisa que não estamos percebendo está acontecendo. Alguma possível alteração no ambiente de homologação do Tocantins e outros estados ou alguma alteração no componente que afetou o ambiente de homologação somente. 

Postado (editado)

Aqui no estado da bahia, ta acontecendo a mesma coisa, a primeira vez não vai, só da segunda vez que vai, começou depois do dia 15/05/2026, no modo homologação

Editado por Valterrui Souza
  • Consultores
Postado
10 horas atrás, Valterrui Souza disse:

Aqui no estado da bahia, ta acontecendo a mesma coisa, a primeira vez não vai, só da segunda vez que vai, começou depois do dia 15/05/2026, no modo homologação

salva os logs e os soaps pra validar

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.