@esbaptista como nosso colega @windsoft informou a resposta é não, mas para que vc não fique simplesmente com uma resposta seca de NÃO, vou explicar o motivo.
Como vc mesmo disse, hj tem uma regra, amanhã tem outra, dessa forma se nós do ACBr fizéssemos implementações de regras, nó estaríamos assumindo a responsabilidade de possíveis erros de informações para o fisco, e sinceramente já nos dobramos para dar conta de tento código (ACBr) e é impossível assumir tal responsabilidade de código de regras de Leis.
Mas a necessidade imposta por você, me fez vê que o que podemos fazer é criar eventos de nome Check recebendo o Registro com as informações Atual, dessa forma cada um pode implementar sua checagem própria, mas entenda que SPED tem muito código e isso requer tempo, principalmente se não obtivermos ajuda.
Vou fazer um teste implementando um evento em um dos registros, e vê se não há algum empecilho, do qual não permita ser feito, caso não haja deixo um código como exemplo e quem for precisando vai usando-o como exemplos para implementar onde precisar.