Prezados, boa tarde
Apenas como uma maneira de compartilhar informação, segue na integra um e-mail que recebemos a pouco da Sefaz/SP.
Este e-mail trata do processo de envio de comando para o SAT atualizar para a ultima versão disponível.
No caso a versão que contempla o layout 0.07.
Tivemos algumas experiencias não muito agradáveis e por este motivo recomendo que todos procedam com a atualização e/ou implementação do tratamento das mensagens de atualização enviadas pela Sefaz para que quando o SAT receber esta mensagem e passar para o Aplicativo Comercial o mesmo esteja apto a interpretar e realizar a atualização assim que for viável, sem ter que parar o estabelecimento do contribuinte.
Att
Cristiano Abbud
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Prezados,
Estamos iniciando o processo de comunicação aos contribuintes, via comando_008 e Domicilio Eletrônico do Contribuinte - DEC (sistema de notificação eletrônica da Sefaz/SP), a respeito da necessidade de atualização de SB para os equipamentos SAT que já possuem versões homologadas e que já atendam ao layout 0.07.
A mensagem do comando_008 informa que existem mais detalhes a serem observados na homepage do SAT:
ATENÇÃO – INSTRUÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO DO SOFTWARE BASICO DO SAT
Os contribuintes passarão a receber avisos, via comando 008, informando sobre a necessidade de atualização de software básico do SAT. A necessidade de atualização se deve, principalmente, a disponibilização de novas versões de software básico, para vários modelos de SAT, que já atendem ao layout 0.07. Abaixo, as orientações da SEFAZ:
1- Escolher uma data e horário de forma que o impacto nas vendas seja o menor possível;
2- Antes da atualização de software básico ser realizada, certificar de que:
o SAT não possui qualquer lote de cupons na condição "Com exceção" ou "Para processamento". Informações em http://www.fazenda.sp.gov.br/guia/sat/consulta_lotes.shtm ;
o local em que o SAT se encontra possui conexão com a internet e de que não existem restrições quanto à porta TCP 443 e UDP 123;
caso o estabelecimento possua mais de um SAT, procure realizar o procedimento de atualização em dias distintos, de forma que parte dos SATs seja atualizado em um dia e o restante noutro;
3- É desejável que o led de cupons CF-e-SAT do SAT esteja apagado antes do início do procedimento, o que significa que o SAT não possui cupons na memória;
4- Através do programa de ativação fornecido pelo Fabricante, executar a função "Atualizar SAT". Para mais informações, verificar o manual do equipamento SAT;
O procedimento deverá levar alguns minutos, a depender da quantidade de cupons que existirem na memória do SAT. NOTA: Enquanto a atualização estiver sendo realizada, o SAT não realizará a emissão de cupons CF-e-SAT. Observar o prazo fornecido pela SEFAZ para a realização da atualização após o qual a mesma será realizada de ofício a qualquer momento.
Um ponto importante que vemos é a necessidade dos contribuintes verificarem, antes de iniciar o processo de atualização, sobre a presença ou não de lotes processados “Com exceção” ou “Para processamento”. Isto porque, nestas situações, o SAT não conseguirá prosseguir na atualização por causa da presença de cupons na memória. Devido ao timeout da função, o SAT poderá permanecer sem emitir cupons por tempo considerável.
O objetivo do e-mail é mantê-los informados sobre o possível aumento de casos de atendimento via callcenter.
Abaixo, a mensagem do comando_008:
“
Existe uma atualizacao para o SAT, que o proprio contribuinte devera realizar em ate 30 dias. Apos este prazo, o SAT sera atualizado automaticamente, podendo ocorrer interrupcao temporaria nas vendas. Veja instrucoes em http://www.fazenda.sp.gov.br/sat.
“
Outro ponto que destacamos é o prazo que o contribuinte terá para realizar a atualização, que será de 30 dias ao invés do prazo usual de 10 dias, empregado nas atualizações anteriores. Tal medida deve-se à possibilidade do contribuinte ter de atualizar seu Aplicativo Comercial para tratamento da nova versão de leiaute.
Atenciosamente,
Sefaz
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx