@Marcos Davi Mendes
Boa tarde pessoal, tudo bem?
Estou tendo o mesmo problema do tópico criado pelo amigo citado acima, porém como é na parte paga, eu não consigo postar lá.. após fazer alguns testes, pelo menos para nós, "resetando" o driver o token "resolveu" (entre aspas porque tenho que fazer isso toda vez que desliga e liga o computador).
Acontece isso somente com um único cliente, cujo certificado é da Serasa Experian etoken 72k (SafeNet), que está prestes a vencer, espero que renovando isso pare de acontecer..
Bom, toda primeira nota do dia, ou seja, primeira vez que vai usar o certificado digital para assinar a nota, recebo a mensagem "Falha em obter o provedor de cripytografia do certificado. Erro: 80090014" e descobri que Desativando e Reativando o USB Token no Gerenciador de Dispositivos do Windows consigo enviar a NFe normalmente, funciona o dia inteiro, até que ele desligue o computador e ligue no dia seguinte, pois ai na primeira nota da o erro, Desativo e Reativo o USB Token no gerenciador e funciona o dia inteiro novamente, e por ai vai..
Enfim, descobri isso após desinstalar/reinstalar diversas vezes/versões dos drivers e gerenciadores do certificado e mesmo assim sempre ter o mesmo problema.. Para automatizar o processo de Desativa/Ativa o driver do token, fiz um batch utilizando o programa DevManView.. Só consegui "resolver" o problema dessa maneira..
Estamos usando a versão NFe 4.0 com as seguintes configurações: