Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nota Denegada nao anexa o retorno da SEFAZ


Gildenor
  • Este tópico foi criado há 2852 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Ao enviar NFe e a mesma retorna como Denegada Status = 301 ou 302, não esta anexando o retorno da sefaz, assim como acontece com a nota Autorizada (Status 100). Quando é feita a consulta é anexado, apesar de retornar com "destinatário" (com acento) o que causa um erro de leitura tanto no componente quanto no browser (este problema do acento esta sendo tratado em outro tópico - apenas para constar).

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Se deseja reportar um problema, favor fornecer um passo a passo, bem específico de como reproduzi-lo usando o Demo do ACBrNFe

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa tarde,

Há alguns dias, eu estava com este problema, quando uma NF-e recebia o status "Uso Denegado" não ocorria o retorno do XML. Hoje atualizei todo o código, compilei e nos testes foi corrigido este erro, no entanto, o XML não esta sendo retornado com a tag <infProt> onde consta o status e o motivo da Denegação. Fiz uma simulação no ACBrDemo e não consegui obter o XML. Sei que as informações são mínimas, mas é o que consegui. Em anexo o print da NF-e que enviei no ACBrDemo e os poucos arquivos que ele gerou. Fiz a consulta na SEFAZ RS e de fato a nota esta Denegada.

 

Obrigado!
Douglas A R Lima

Uso Denegado.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Bom dia, Régys.

Segue anexo o xml. No sistema, hoje, estou contornando esta situação da seguinte forma. Verifico se o retorno de cStat é igual a 110, 301 ou 302 (Uso Denegado), caso sim, efetuo uma consulta da nota (ACBrNFe.Consultar) e em seguida gravo o XML atualizado no banco. Para gerar o XML que esta em anexo, comentei a verificação.

Obrigado!

53151109184233000166550010000419541000419540.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Este XML é o XML antes de enviar a nota, você precisa salvar o XML após o envio.

Talvez seja a forma que você está fazendo, você deve estar enviando e testando somente o retorno de autorizada.

O correto é enviar e testar o retorno de autorizada e denegada e salvar o XML em ambos os casos, mas atualizar estoques e todo o resto somente quando autorizada.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Régys,

Fiquei um pouco confuso, mas o processo que faço é o seguinte:

Alimentar o componente >> Assinar >> GerarNFe >> GravarXML >> Enviar >> Gravar XML no Banco

O último passo, quando uma Nota recebe Uso Denegado, está sendo gravado no banco sem a tag <infProt>.

Você consegue fazer uma simulação com os dados do XML que passei no ACBrNFeDemo? Acredito que vai ocorrer o mesmo problema.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Douglas,

Vamos simplificar:

Alimentar o componente >> Assinar >> Enviar >> Gravar XML no Banco

O método Assinar já se encarrega de gerar e gravar o XML em disco.

Você tem o retorno da SEFAZ que acusa que a nota foi denegada para que possamos analisar?

Se sim, post como anexo.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Italo.

Obrigado pelos esclarecimentos, vou rever os processos no sistema. 

Em anexo os arquivos que foram gerados em disco. Detalhe, como falei anteriormente, só consigo estes arquivos após uma consulta da nota que foi denegada. Caso eu não faça isso, o arquivo XML fica igual ao postado anteriormente.

Obrigado!

53151109184233000166550010000419541000419540-den.xml

53151109184233000166550010000419541000419540-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Douglas,

Note que ambos os arquivos estão com o protocolo de Denegação e possuem o grupo <infProt>.

Estou achando melhor estudar essas questões de nota autorizada, rejeitada e denegada.

 

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Italo.

Acho que não estou conseguindo mostrar o problema, ou como você me orientou, preciso estudar mais, para evitar questionamentos desnecessários no forum. Vou tentar novamente. Peço desculpas antecipadas se cometer o mesmo erro. 

Quando transmito uma NF-e no "trunk2", e esta é Denegada, o XML que esta sendo salvo em Disco, não consta o retorno da SEFAZ. Os dois XML's que postei anteriormente estão com as informações do grupo <infProt>, porque após a transmissão e a confirmação de que a nota foi Denegada, faço uma consulta da NF-e, com isso o arquivo XML que estava em disco é atualizado, só depois que salvo no banco. De qualquer forma Italo, fiz o questionamento pois isto não ocorria no "trunk", mas pelo que percebi, somente eu e o usuário Gildenor (que abriu o post) esta com este problema. Então, vou rever os processos no meu sistema, conforme sua orientação e se não consegui resolver, vai ficar da forma que esta hoje, que é fazendo uma consulta após confirmação do Uso Denegado. 

Obrigado pela atenção e bom final de semana!
Douglas A R Lima

Editado por douglasarlima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Douglas,

Quando escrevi que precisa estudar mais, eu estava me referindo a mim e não a você, pois a alteração no componente para que o mesmo incluísse o protocolo de denegado ao XML foi feita por mim.

Eu que devo desculpa por não ter me expressado de forma clara.

Quando enviamos uma nota a SEFAZ podemos ter 3 tipos de respostas:

1. Autorizada, neste caso a nota é registrada no banco de dados da SEFAZ, sendo assim o XML tem que ser atualizado com o protocolo de autorização.

2. Rejeitada, neste caso a nota não é registrada no banco de dados da SEFAZ, sendo assim devemos efetuar as devidas correções e enviar novamente.

3. Denegada, neste caso a nota é registrada no banco de dados da SEFAZ, sendo assim no meu entendimento o XML tem que ser atualizado com o protocolo de denegação.

Uma nota denegada não pode ser corrigida e enviada novamente, uma vez que ela esta registrada na SEFAZ, portanto não cabe uma correção.

Acredito eu que também não cabe cancelamento, apesar da nota ter sido registrada, ela não foi autorizada, sendo assim a venda não pode ser realizada, não foi autorizada pela SEFAZ.

Em um primeiro momento achei que no caso de uma denegação deveríamos alterar o nome do XML de <chave>-nfe.xml para <chave>-den.xml, mas da forma que esta as rotinas hoje esta gerando os dois arquivos com o protocolo de denegação.

Estou chegando a uma conclusão que o melhor seri manter o nome <chave>-nfe.xml

Se esse XML estiver apenas assinado podemos concluir que o mesmo foi gerado assinado e não foi enviado ainda ou se foi enviado não foi autorizado, ou seja, rejeitado ou ocorreu um erro no retorno, neste caso cabe uma consulta.

Por outro lado se o XML estiver assinado e protocolado devemos ler os dados desse protocolo para saber se a nota esta autorizada ou denegada.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Italo.

Sem problemas, eu é que entendi errado.

De fato na denegação, não existem novas ações (reutilizar numeração, corrigir, cancelar...). E o mais importante, como você falou, a nota não está apta a acobertar a operação a que se refere. Aqui em Brasília existe a obrigatoriedade de guarda, pelo prazo decadencial, dos arquivos XML das notas denegadas. Com isso, concordo com você em manter somente o arquivo "<chave>-nfe.xml" com o protocolo de denegação. E no sistema pode ser feito um tratamento para informar ao usuário que aquela nota foi denegada.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa tarde Douglas, estou com o mesmo problema seu, o arquivo xml retornado do sefaz não está trazendo as informações do grupo <infProt> quando a nota é denegada, a rotina é a mesma de salvar o xml quando a nota é autorizada e ela está normal, não encontrei o arquivo <chave>-den.xml citado pelo Italo em nenhum local do temp, você conseguiu resolver?

 

             Atenciosamente,

 

                        Nilson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Nilson,

Você esta com todos os fontes atualizados?

Pois acabo de verificar e pelo que vi se a SEFAZ retornar o status 110 - Uso Denegado será incluído sim o protocolo de denegação ao XML da nota.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Oi Italo, obrigado pelo seu retorno, sim, os fontes estão atualizados, atualizei ontem pois achei que poderia ser isso. O status de retorno está sendo 302, e uso o seguinte comando para gravar o xml :

        if not (acbrNfe.NotasFiscais.Items[0].GravarXML(extractfileName(vs_arq_proc),extractfilepath(vs_arq_proc))) then
          raise exception.Create('Erro na geração do arquivo de processamento do XML !!! ' + vs_arq_proc);

 Segue em anexo os xml de retorno, muito agradecido pelo seu tempo e sua ajuda.

 

351000095596728-pro-rec.xml

35151209666213000121550010000001121107804873-nfe.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Nilson, 

Pelo manual o status 302 aparecia como sendo uma rejeição e não como uso denegado.

Vamos incluir o 302 para que o XML receba o protocolo de denegação.

Muito obrigado pelos arquivos em anexo, assim fica muito mais fácil.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Nilson,

Já esta no repositório favor testar.

Detalhe achei por bem manter o mesmo nome, tanto as notas autorizadas como as denegadas vão ter o seguinte nome: <chave>-nfe.xml

Com a alteração do nome iriamos ter dois XMLs o <chave>-nfe.xml sem o protocolo e o <chave>-den.xml com o protocolo. E isso poderia causar muita confusão.

Outra coisa se em um lote com 10 notas uma for denegada o DANFE não será impresso automaticamente, pois o componente não trata as notas denegadas como confirmadas, somente as notas autorizadas são tratadas como confirmadas e somente estas o DANFE é impresso automaticamente.

Mas nada impede que depois você carregue o XML de uma nota denegada e imprima o seu DANFE, que por sinal tem que constar que a mesma esta denegada.

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Fabio,

Muito obrigado pela colaboração, já esta disponível no repositório.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...
  • Membros Pro

Bom dia!

estou com os fontes atualizados, fiz isso hoje de manha, mais ao enviar uma nota fiscal para sefaz a mesma mim traz como denegada, porem ela já de imediato já imprimi para mim como denegada ate ai tudo bem, mais ao reimprimir a mesma nota mim da um erro List index out of bound(0), fui verificar e o xml esta com erros no protocolo, como resolver? anexo o xml

52160702464557000109550010000079221000079227-nfe.xml

Dangelo Porto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2852 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...