Jump to content

dev botao

Impressão 2 (duas) Vias em Contingência

Go to solution Solved by Juliomar Marchetti,
  • Este tópico foi criado há 2597 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia, observei que na revisão 12419 feita pelo @Régys Silveira, o componente ACBrECFVirtualNFCe foi realizado o acerto para impressão da segunda via (estabelecimento) automaticamente em caso de Contingência(off-line), porém existe um modo de desativar isso? preciso deixar a cargo da minha aplicação fazer as impressões.
Sei que é obrigatório a impressão, porém preciso controlar isso para que eu possa enviar o Danfe por email e imprimir a "via do estabelecimento" no modo ecológico(sem itens) para economizar papel.

Obs: minha aplicação já estava com esse controle, mas após a revisão proposta houve 3 emissões. 2 pelo componente e uma pela minha aplicação(Danfce ecológico).

Warquia Pereira
Analista de Sistemas e Desenvolvedor

• Moderadores

A obrigatoriedade é imprimir o DANFE NFCe completo quando em contingência, imprimir no modo resumido é o mesmo que não imprimir, já que a consulta pelo QR-Code não encontrará os itens vendidos.

O manual de especificações técnicas versão 4.0 dá algumas alternativas à não impressão da segunda via, a meu ver, piores do que simplesmente imprimir.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Creio que não, o Danfe que vai ser impresso resumido e a via do estabelecimento,  a via do "Cliente" vai ser Completa. outra coisa mesmo que o danfe seja resumido isso não quer dizer que os itens não irão aparecer na SEFAZ, pois qualquer tipo de emissão os itens são obrigatórios, seja Completo, resumido, E-mail ou até mesmo SMS, os itens são obrigatórios constar na SEFAZ estadual.

Edited by Warquia Pereira
Texto invalido

Warquia Pereira

• Moderadores

Bom dia.

Posso estar errado, mas na minha interpretação, a segunda via não pode ser diferente da primeira. E se a via do consumidor tem que ter os itens, a via do estabelecimento também tem que ter.

Como disse na primeira mensagem, não faz sentido pra mim imprimir um DANFE resumido enquanto ele ainda não foi transmitido para a SEFAZ.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

• Consultores

Bom dia a todos,

Segundo a Especificações Técnicas do DANFE NFC-e QRCode Versão 4.0, temos um exemplo de DANFE impresso em contingência ( página 17 ), tanto a via do consumidor quanto a via do estabelecimento contem a relação dos itens.

No meu entendimento se um documento seja qual ele for se existir uma segunda via do mesmo, esta tem que ter o mesmo teor da primeira.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• 5 months later...

Bom dia amigos, de tando os clientes ligar pedindo para remover a segunda via de impressão em caso de contingência resolvir ligar no Sefaz goiás para obter resposta sobre o assunto. então o mesmo me informou que no Estado de goiás não é obrigatório a impressão da segunda via(sendo que em goias a cada 10 NFCes emitidos 3 são em contingência), claro que por telefone não podemos confiar na informação, então solicitei para que os mesmo me enviasse algum norma ou especificação para me resguardar sobre o assunto, gostaria de ver com você como proceder com isso acerca do componente se posso fazer uma opção(checkBox) para informar a impressão ou não da segunda via em contingência?

Segue em anexo de alguns de muitos emails trocados entre eles:

acbr1.thumb.jpg.4309e7a6e872bcdca3635b170a438a70.jpgacbr2.thumb.jpg.90d0705cfe6a3b990e791961f02e6257.jpgacbr3.thumb.jpg.30010fbb87580ad4eb3474dd473e4052.jpg

Warquia Pereira

• Moderadores
34 minutos atrás, Warquia Pereira disse:

Bom dia amigos, de tando os clientes ligar pedindo para remover a segunda via de impressão em caso de contingência resolvir ligar no Sefaz goiás para obter resposta sobre o assunto. então o mesmo me informou que no Estado de goiás não é obrigatório a impressão da segunda via(sendo que em goias a cada 10 NFCes emitidos 3 são em contingência), claro que por telefone não podemos confiar na informação, então solicitei para que os mesmo me enviasse algum norma ou especificação para me resguardar sobre o assunto, gostaria de ver com você como proceder com isso acerca do componente se posso fazer uma opção(checkBox) para informar a impressão ou não da segunda via em contingência?

Discutimos isso em outro tópico:

De lá pra cá, parece que houve alterações no Ajuste SINIEF 07/2005, todas as menções a NFC-e foram removidas (!), cláusulas que tratavam sobre a NFCe revogadas a partir de 31/01/2017.

Parecem estar tratando NF-e e NFC-e como um só no documento, confesso que pra mim está tudo muito confuso.

De minha parte, vou manter a impressão em duas vias, que é o que manda o Manual, se o Estado não tem instrução ou decreto próprio desobrigando a impressão. 

Mesmo porque os requisitos para desobrigação da impressão são piores, na minha opinião, segundo o texto do manual de contingência offline:

No caso de emissão em contingência 9, é obrigatória a impressão do Detalhe da Venda e do DANFE NFC-e, sendo que, nesta hipótese, deverá ser impressa uma segunda via do DANFE NFC-e que deverá permanecer a disposição do Fisco no estabelecimento até que tenha sido transmitida e autorizada a respectiva NFC-e emitida em contingência. Esta obrigação poderá, a critério da Unidade Federada, ser dispensada.

Esta segunda via deverá estar identificada como “Via do Estabelecimento” conforme modelo constante da figura a seguir. Alternativamente à impressão da segunda via do DANFE NFC-e, quando de emissão em contingência, o contribuinte poderá optar pela guarda eletrônica, em local seguro, do respectivo arquivo XML da NFC-e. Neste caso, o contribuinte deverá possibilitar a impressão do respectivo DANFE NFC-e para apresentação ao fisco quando solicitado.

Para poder fazer uso desta opção de guarda eletrônica do arquivo XML emitido em contingência, o contribuinte deverá, previamente, lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência - modelo 6, ou formalizar declaração de opção segundo disciplina que vier a ser estabelecida por sua Unidade Federada, assumindo total responsabilidade pela guarda do arquivo e declarando ter ciência que não poderá, posteriormente, alegar problemas técnicos para justificar a eventual perda desta informação eletrônica sob sua posse, assumindo as consequências legais por ventura cabíveis.

• Like 1
Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

@BigWings Obrigado por mencionar. realmente quando ligue na Sefaz eles disse que NFe e NFCe e um assunto só nos termos e normativas da sefaz estadual, tanto que nos primeiros emails eles sempre respondia com os dizeres "NFE com Modelo 65". até respondi a eles que eles estava tratando o meu assunto como uma NFe e não NFCe. segue o print do email.

acbr4.thumb.jpg.b4c922081f4a48d1d42dbe067bd1c98a.jpg

Warquia Pereira

• 1 month later...
  • Moderadores

O motivo é que foi feito alteração na classe genérica da danfe para a danfce!

7 horas atrás, Patrick SP disse:

Essas alterações já foram comitadas no ACBR?

Em 26/04/2017 at 19:11, Warquia Pereira disse:

Pessoal resolvir criar um opção para esse fim,

2Via.jpg.a3522ceebbf1012c63e0271eb81ded8d.jpg

aprovetei corrigir esse problema de duplicidade NFCe, vou reportar a correção no tópico original.

ACBrECFVirtualNFCe.pas

ACBrNFeDANFEClass.pas

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Entendo. como ela e genérica para os componentes de impressão "EscPos, Fast e Fortes" optei de implementar nesse ponto pois todas essas descende da mesma. assim resolveria para todos os modelos de impressão. @Juliomar Marchetti posso implementar em outro lugar, poderiam me passar onde ficaria melhor?

Warquia Pereira

• 3 weeks later...
  • Fundadores

Analisando a sugestão... notei que a propriedade "TACBrNFeDANFEClass.Imprimir2ViaOffLineNFCe", não é usada em nenhum dos "filhos" de TACBrNFeDANFEClass... ou seja, ela parece não ser necessária nessa classe...

Não seria mais simples, apenas implementar uma  propriedade em: "TACBrECFVirtualNFCeClass.Imprimir2ViaOffLine" ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Tive a  intenção de colocar no TACBrNFeDANFEClass para os outros colegas que usam o  ACBrNFeDANFeESCPOS, ACBrNFeDANFEFR ou ACBrNFeDANFERL, pudesse implementar isso no futuro, mas concordo também em deixar exclusivo na TACBrECFVirtualNFCeClass. segue em anexo a classe.

@Daniel Simoes, @Juliomar Marchetti, agradeço pela orientações/sugestões. estou disponível para qualquer correção ou padrão não seguido na mesma.

ACBrECFVirtualNFCe.pas

Warquia Pereira

• 1 month later...
  • Este tópico foi criado há 2597 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.