Jump to content

dev botao

Registro C481 ALIQ_PIS

• Este tópico foi criado há 3517 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Fiz uma atualização há 2 dias e ao gerar o arquivo de um cliente, e ao validar o arquivo ocorreram vários erros. Constatei que o valor dos campos ALIQ_PIS mesmo preenchido com zero está sendo gerado em branco pelo componente.

Antes da atualização isso não ocorria.

Marco.

• Consultores

Isso é porquê o guia prático e o PVA pedem que esse campo possa ser deixado em branco quando, por exemplo, o usuário preenche os campos de quantidade (no caso ALIQ_PIS_QUANT).

Em que situação você precisa que o arquivo seja gerado com a alíquota igual a zero?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.

No validador (PVA) acusa o erro quando este campo fica em branco, provavelmente com outros campos venha a acontecer o mesmo.

Acho que em campos que se tenha que preencher valores (currency ou float) todos deveriam receber o valor zero mesmo que não seja necessário como está indicado no manual.

Isso poderá ser corrigido?

Grato.

• Consultores

Olá acho que você não entendeu. Esse campo deve ser preservado em branco em alguma situações.

Para que possa alterar o código atual, eu preciso que você me informe exatamente quando acontece de o PVA reclamar que está em branco. Qual exatamente o erro que o PVA acusa? Quais os dados que você está preenchendo nesses itens? Por que motivo você precisa que a alíquota seja mostrada zero no arquivo?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.

Ao validar o arquivo no PVA com campo em branco acusa erro, portanto ele tem que ser preenchido com '0,000'.

Depois que corrigi o fonte o erro não é mais acusado pelo validador.

Existe CST do PIS e COFINS onde não há aliquota, mas é obrigatório a digitação do valor '0,000', exeplo CST: 04,05,06 (saída) ou 70,74,75 (entrada).

Registro C485 que é o equivalente para COFINS está saíndo '0,000'.

Há algumas instruções no manual que gera alguma ambiguidade de interpretação, e só vamos descobrir mesmo quando o validador mosta o erro.

Grato.

• Consultores

Ao validar o arquivo no PVA com campo em branco acusa erro, portanto ele tem que ser preenchido com '0,000'.

Eu alterei o código do DEMO para essa situação (CST 73 ou stcofinsOperAquiAliquotaZero no registro C170 e CST 06 no registro C481) deixando a base de cálculo 100 e a alíquota vazia e o PVA 1.0.7 não acusou erro algum.

Será que pode fazer um print dos erros acusados pelo PVA ou anexar o arquivo com problema?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• 3 weeks later...
  • Membros Pro

Eu alterei o código do DEMO para essa situação (CST 73 ou stcofinsOperAquiAliquotaZero no registro C170 e CST 06 no registro C481) deixando a base de cálculo 100 e a alíquota vazia e o PVA 1.0.7 não acusou erro algum.

Será que pode fazer um print dos erros acusados pelo PVA ou anexar o arquivo com problema?

Acontece que esta ocorrendo somente com os registro com CST 04 e 06, com as venda com ECF's

• Consultores

Para cada registro C481(PIS) informado deverá ser informado um C485, semelhante, ou seja com a mesma base. Deverá ser inqual ao C485 que esta sendo gerado agora

Desculpe, mas ou eu entendi errado, ou você entendeu o erro reportado de forma incorreta. Isso não é erro de o campo estar em branco, e sim que não foi informado o registro C485.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• Membros Pro

Para cada registro C481(PIS) informado deverá ser informado um C485, semelhante, ou seja com a mesma base. Deverá ser inqual ao C485 que esta sendo gerado agora

Desculpe, mas ou eu entendi errado, ou não você entendeu o erro reportado de forma incorreta. Isso não é erro de o campo estar em branco, e sim que não foi informado o registro C485.

O registro C485 foi gerado corretamente, inclusive com '0,0000', no valor da aliquota , é o registro c491, que não esta informando zeros, '0,0000', após eu colocar '0,0000', manualmente no arquivo gerado, o validador passou corretamente, isto esta ocorrendo com os CST 04 e 06 no meu caso. Fiquei umas 6 horas tentando resolver isto, tive que fazer o acerto manual no txt para poder enviar o arquivo.

Se voce save onde alterar no codigo, por favor me diga que faço no meu, se no futuro for implementado no Acbr eu vejo.

• Moderadores

Realmente para funcionar corretamente apliquei essa alteração na unit

ACBrEPCBloco_C_Class;

O Registro C485 esta certo, apenas o C481 precisa ser ajusta conforme o C485.

procedure TBloco_C.WriteRegistroC481(RegC405: TRegistroC405);

var

intFor     : integer;

strCST_PIS : string;

begin

if Assigned(RegC405.RegistroC481) then

begin

for intFor := 0 to RegC405.RegistroC481.Count - 1 do

begin

with RegC405.RegistroC481.Items[intFor] do

begin

case CST_PIS of

stpisValorAliquotaNormal                           : strCST_PIS := '01';

stpisValorAliquotaDiferenciada                     : strCST_PIS := '02';

stpisQtdeAliquotaUnidade                           : strCST_PIS := '03';

stpisMonofaticaAliquotaZero                        : strCST_PIS := '04';

stpisValorAliquotaPorST                            : strCST_PIS := '05';

stpisAliquotaZero                                  : strCST_PIS := '06';

stpisIsentaContribuicao                            : strCST_PIS := '07';

stpisSemIncidenciaContribuicao                     : strCST_PIS := '08';

stpisSuspensaoContribuicao                         : strCST_PIS := '09';

stpisOutrasOperacoesSaida                          : strCST_PIS := '49';

stpisOperCredExcRecTribMercInt                     : strCST_PIS := '50';

stpisOperCredExcRecNaoTribMercInt                  : strCST_PIS := '51';

stpisOperCredExcRecExportacao                      : strCST_PIS := '52';

stpisOperCredRecTribNaoTribMercInt                 : strCST_PIS := '53';

stpisOperCredRecTribMercIntEExportacao             : strCST_PIS := '54';

stpisOperCredRecNaoTribMercIntEExportacao          : strCST_PIS := '55';

stpisOperCredRecTribENaoTribMercIntEExportacao     : strCST_PIS := '56';

stpisCredPresAquiExcRecTribMercInt                 : strCST_PIS := '60';

stpisCredPresAquiExcRecNaoTribMercInt              : strCST_PIS := '61';

stpisCredPresAquiExcExcRecExportacao               : strCST_PIS := '62';

stpisCredPresAquiRecTribNaoTribMercInt             : strCST_PIS := '63';

stpisCredPresAquiRecTribMercIntEExportacao         : strCST_PIS := '64';

stpisCredPresAquiRecNaoTribMercIntEExportacao      : strCST_PIS := '65';

stpisCredPresAquiRecTribENaoTribMercIntEExportacao : strCST_PIS := '66';

stpisOutrasOperacoes_CredPresumido                 : strCST_PIS := '67';

stpisOperAquiSemDirCredito                         : strCST_PIS := '70';

stpisOperAquiComIsensao                            : strCST_PIS := '71';

stpisOperAquiComSuspensao                          : strCST_PIS := '72';

stpisOperAquiAliquotaZero                          : strCST_PIS := '73';

stpisOperAqui_SemIncidenciaContribuicao            : strCST_PIS := '74';

stpisOperAquiPorST                                 : strCST_PIS := '75';

stpisOutrasOperacoesEntrada                        : strCST_PIS := '98';

stpisOutrasOperacoes                               : strCST_PIS := '99';

end;

//alterado aqui

Add( LFill('C481')          +

LFill(strCST_PIS)     +

LFill(VL_ITEM,0,2)    +

LFill(VL_BC_PIS,2)   +

DFill(ALIQ_PIS,4)     +

DFill(QUANT_BC_PIS,   3, True) +

DFill(ALIQ_PIS_QUANT, 4, True) +

LFill(VL_PIS,0,2)      +

LFill(COD_ITEM)       +

LFill(COD_CTA) ) ;

//

RegistroC990.QTD_LIN_C := RegistroC990.QTD_LIN_C + 1;

end;

end;

// Variavél para armazenar a quantidade de registro do tipo.

FRegistroC481Count := FRegistroC481Count + RegC405.RegistroC481.Count;

end;

end;

• Membros Pro

Realmente para funcionar corretamente apliquei essa alteração na unit

ACBrEPCBloco_C_Class;

O Registro C485 esta certo, apenas o C481 precisa ser ajusta conforme o C485.

procedure TBloco_C.WriteRegistroC481(RegC405: TRegistroC405);

var

intFor     : integer;

strCST_PIS : string;

begin

if Assigned(RegC405.RegistroC481) then

begin

for intFor := 0 to RegC405.RegistroC481.Count - 1 do

begin

with RegC405.RegistroC481.Items[intFor] do

begin

case CST_PIS of

stpisValorAliquotaNormal                           : strCST_PIS := '01';

stpisValorAliquotaDiferenciada                     : strCST_PIS := '02';

stpisQtdeAliquotaUnidade                           : strCST_PIS := '03';

stpisMonofaticaAliquotaZero                        : strCST_PIS := '04';

stpisValorAliquotaPorST                            : strCST_PIS := '05';

stpisAliquotaZero                                  : strCST_PIS := '06';

stpisIsentaContribuicao                            : strCST_PIS := '07';

stpisSemIncidenciaContribuicao                     : strCST_PIS := '08';

stpisSuspensaoContribuicao                         : strCST_PIS := '09';

stpisOutrasOperacoesSaida                          : strCST_PIS := '49';

stpisOperCredExcRecTribMercInt                     : strCST_PIS := '50';

stpisOperCredExcRecNaoTribMercInt                  : strCST_PIS := '51';

stpisOperCredExcRecExportacao                      : strCST_PIS := '52';

stpisOperCredRecTribNaoTribMercInt                 : strCST_PIS := '53';

stpisOperCredRecTribMercIntEExportacao             : strCST_PIS := '54';

stpisOperCredRecNaoTribMercIntEExportacao          : strCST_PIS := '55';

stpisOperCredRecTribENaoTribMercIntEExportacao     : strCST_PIS := '56';

stpisCredPresAquiExcRecTribMercInt                 : strCST_PIS := '60';

stpisCredPresAquiExcRecNaoTribMercInt              : strCST_PIS := '61';

stpisCredPresAquiExcExcRecExportacao               : strCST_PIS := '62';

stpisCredPresAquiRecTribNaoTribMercInt             : strCST_PIS := '63';

stpisCredPresAquiRecTribMercIntEExportacao         : strCST_PIS := '64';

stpisCredPresAquiRecNaoTribMercIntEExportacao      : strCST_PIS := '65';

stpisCredPresAquiRecTribENaoTribMercIntEExportacao : strCST_PIS := '66';

stpisOutrasOperacoes_CredPresumido                 : strCST_PIS := '67';

stpisOperAquiSemDirCredito                         : strCST_PIS := '70';

stpisOperAquiComIsensao                            : strCST_PIS := '71';

stpisOperAquiComSuspensao                          : strCST_PIS := '72';

stpisOperAquiAliquotaZero                          : strCST_PIS := '73';

stpisOperAqui_SemIncidenciaContribuicao            : strCST_PIS := '74';

stpisOperAquiPorST                                 : strCST_PIS := '75';

stpisOutrasOperacoesEntrada                        : strCST_PIS := '98';

stpisOutrasOperacoes                               : strCST_PIS := '99';

end;

//alterado aqui

Add( LFill('C481')          +

LFill(strCST_PIS)     +

LFill(VL_ITEM,0,2)    +

LFill(VL_BC_PIS,2)   +

DFill(ALIQ_PIS,4)     +

LFill(VL_PIS,0,2)      +

LFill(COD_ITEM)       +

LFill(COD_CTA) ) ;

//

RegistroC990.QTD_LIN_C := RegistroC990.QTD_LIN_C + 1;

end;

end;

// Variavél para armazenar a quantidade de registro do tipo.

FRegistroC481Count := FRegistroC481Count + RegC405.RegistroC481.Count;

end;

end;

Você alterou o Seu codigo?

Porque eu acabei de baixar do ACBr tudo e a linha que tenho que alterar é

"DFill(ALIQ_PIS, 4, True) " esta é a linha que esta como padão

"DFill(ALIQ_PIS, 4) " alterei para esta e estou vendo que o seu codigo já esta assim.

• Consultores

Fiz de acordo com o C485 que deve ser igual ao C481 e estava gerando alíquota do pis vazia e assim gera erro de validação.

A alteração foi no meu código, no ACBr os coordenadores devem atualizar em breve.

Vocês estão desconsiderando o que eu já disse.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• Moderadores

Desculpe, mas ou eu entendi errado, ou você entendeu o erro reportado de forma incorreta. Isso não é erro de o campo estar em branco, e sim que não foi informado o registro C485.

Me desculpe EMBarbosa, o registro C485 foi informado sim o que esta errado é o código do C481 que gera a alíquota do PIS vazia em vez de 0,00 como foi gerado no C485, para enteder melhor gera ai usando CST 04 e 06 que usam alíquotas zeradas vai ver que no C485 ele gera certo e no C481 gera em branco ou vazia causando erro na validação do PVA.

• Membros Pro

Fiz de acordo com o C485 que deve ser igual ao C481 e estava gerando alíquota do pis vazia e assim gera erro de validação.

A alteração foi no meu código, no ACBr os coordenadores devem atualizar em breve.

De forma alguma estou disconsiderando, mas somente desta forma que o pva valida, tem que ser implementado no codigo regra para atenter o que o PVA atual pede e tambem o que voce disse.

• Membros Pro

Obrigado pela Ajuda, foi de grande valia, vou acompanhar como sera o desfecho do acerto desta rotina no ACBr

• Consultores

De forma alguma estou disconsiderando, mas somente desta forma que o pva valida, tem que ser implementado no codigo regra para atenter o que o PVA atual pede e tambem o que voce disse.

Ok então vou repetir o que eu já disse:

Isso é porque o guia prático e o PVA pedem que esse campo possa ser deixado em branco quando, por exemplo, o usuário preenche os campos de quantidade (no caso ALIQ_PIS_QUANT).

Em que situação você precisa que o arquivo seja gerado com a alíquota igual a zero?

Esse campo deve ser preservado em branco em alguma situações.

Para que possa alterar o código atual, eu preciso que você me informe exatamente quando acontece de o PVA reclamar que está em branco. Qual exatamente o erro que o PVA acusa? Quais os dados que você está preenchendo nesses itens? Por que motivo você precisa que a alíquota seja mostrada zero no arquivo?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• 2 weeks later...

EMBarbosa, Bom dia. Passei pelo mesmo problema relatado por maooliveira e altc, eles têm razão, mas talvez não tenha passado o problema em pormenores. Então vejamos:

No guia prático versão 1.06, registro C481 nos informa que os campos 01 (REG), 02 (CST_PIS) e 03 (VL_ITEM) são obrigatórios, os demais são opcionais, a mesma coisa para o registro C485.

Em suma, no guia, as configurações de obrigatoriedade dos dois registros são idênticas, mas não é isso que vemos na unit ACBrEPCBloco_C_Class.pas, veja a declaração dos dois registros como estão:

[C481]

Add( LFill('C481')             +

LFill(strCST_PIS)         +

LFill(VL_ITEM,0,2)        +

DFill(VL_BC_PIS,      2, True) +

DFill(ALIQ_PIS,       4, True) +

LFill(VL_PIS,0,2)         +

LFill(COD_ITEM)           +

LFill(COD_CTA) ) ;

[C485]

Add( LFill('C485')               +

LFill(strCST_COFINS)        +

LFill(VL_ITEM,0,2)          +

LFill(VL_BC_COFINS,0,2)     +

DFill(ALIQ_COFINS, 4)       +

DFill(QUANT_BC_COFINS,   3, True) +

DFill(ALIQ_COFINS_QUANT, 4, True) +

LFill(VL_COFINS,0,2)        +

LFill(COD_ITEM)             +

LFill(COD_CTA) ) ;

Então o que acontece é que para a CST 06, por exemplo, o registro C481 está indo com o campo 04 (VL_BC_PIS) e 05 (ALIQ_PIS) vazios "|" e no registro C485, para o mesmo item, o campo 04 (VL_BC_COFINS) e o campo 05 (ALIQ_COFINS) está indo com 0 "|0,00|". E isto é entendido pelo validador como erro, tanto que ele exibe a seguinte mensagem de erro na validação: "Mensagem: Para cada registro filho referente ao PIS deve existir outro registro filho referente a COFINS com CST referente ao PIS/PASEP igual ao CST referente à COFINS, e Valor da Base de Cálculo do PIS/PASEP, igual ao Valor da base de cálculo da COFINS. Veja a screen: 50780822.jpg Agora note que o registro C481 está com os campos acima informados, vazios: 97082944.jpg E por último o registro C485 com os campos preenchidos com 0: 97316534.jpg O erro está no registro C485, que deveria estar assim:

Add( LFill('C485')                     +

LFill(strCST_COFINS)              +

LFill(VL_ITEM,0,2)                +

DFill(VL_BC_COFINS, 2, True)      +

DFill(ALIQ_COFINS, 4, True)       +

DFill(QUANT_BC_COFINS, 3, True)   +

DFill(ALIQ_COFINS_QUANT, 4, True) +

LFill(VL_COFINS,0,2)              +

LFill(COD_ITEM)                   +

LFill(COD_CTA) ) ;

• Consultores

Olá adenilton,

Mas o que os anteriores posts estavam afirmando era que havia um erro no C481 e não no C485 como você o fez. Mas vou verificar amanhã pela manhã.

Obrigado pelo report,

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• Consultores

Realmente o Registro C485 ficou de fora na atualização.

Subi sua sugestão na revisão 3511.

Por favor verificar se a correção foi suficiente.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• 1 year later...
  • Membros Pro

Pessoal, hoje (22/04/2014) me deparei com um erro associado ao c485, por isso vou comentar por aqui ok?

O lance é o seguinte, se informarmos no c485 com cst=01 e alíquota básica, mesmo que eu NÃO INFORME

nos campos:

QUANT_BC_COFINS
                   ALIQ_COFINS_QUANT 

O ACBR está preenchendo com 0,000 nestes campos resultando em erro. O PVA está dizendo que esses
campos deveriam estar em branco.

O mesmo está ocorrendo para o C481.

Errado:
|C405|14022014|001|000056|000474|44522,58|1023,22|
|C481|01|851,30|851,30|1,6500|0,000|0,0000|14,01|955||
|C485|01|851,30|851,30|7,6000|0,000|0,0000|64,70|955||

Correto:

|C405|14022014|001|000056|000474|44522,58|1023,22|
|C481|01|851,30|851,30|1,6500|||14,01|955||
|C485|01|851,30|851,30|7,6000|||64,70|955||

Alguém já teve esse problema?

• Este tópico foi criado há 3517 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.