Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBRConsultaCNPJ


Ver Solução Respondido por Sandro Felipe Adad,

Recommended Posts

  • Membros Pro
Em 06/09/2023 at 08:38, Alexandre de Paula disse:

Bom dia,

Na data de hoje (06/09/2023) realmente o componente não está mais funcionando devido a alteração realizada no webservice.

Já foi aberta a TK-4410 para avaliarmos as possibilidades de manutenção.

 

Boa tarde.. uma duvida...

Conseguimos acompanhar o andamento desse ticket interno?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/09/2023 at 13:17, aslsoftwareltda disse:

Boa tarde,

Não sou muito bom em implementação de componentes, mas peguei o arquivo ACBrConsultaCNPJ.pas mudei o nome dele para ACBrConsultaCNPJws.pas e fiz algumas alterações pra fazer a busca utilizando a api do site https://www.receitaws.com.br/ que no gratuito permite 3 consultas por minutos, para os clientes que tenho atendeu bem.

Na minha tela de consulta chamei ele da seguinte forma 

if ACBrConsultaCNPJ.Consulta(EditCNPJ.Text, 'https://receitaws.com.br/v1/cnpj/') then

 

Lembrando que fiz apenas o básico pra funcionar e meus clientes parar de reclamar rsrsrsr.

Coloquei as dll do OpenSSL versão 1.1.1.10 na pasta do executável, senão não funciona.

 

 

 

ACBrConsultaCNPJws.pas 13.44 kB · 67 downloads


Implementei aqui e deu certo. 
Obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
22 horas atrás, DouglasDll disse:

Conseguimos acompanhar o andamento desse ticket interno?

Estamos avaliando ainda a situação. Se os endereços voltarem a funcionar o componente naturalmente volta a funcionar.
Nos outros casos as platafomas de consulta ou são pagas ou envolvem soluções diferentes como as que foram sugeridas neste tópico.
Lembrando sempre que procuramos manter compatibilidade com Lazarus e com versões anteriores do Delphi até o Delphi 7. Então algumas soluções apresentadas precisam ser avaliadas e testadas em diversos cenários.

 

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Alexandre de Paula disse:

Estamos avaliando ainda a situação. Se os endereços voltarem a funcionar o componente naturalmente volta a funcionar.
Nos outros casos as platafomas de consulta ou são pagas ou envolvem soluções diferentes como as que foram sugeridas neste tópico.
Lembrando sempre que procuramos manter compatibilidade com Lazarus e com versões anteriores do Delphi até o Delphi 7. Então algumas soluções apresentadas precisam ser avaliadas e testadas em diversos cenários.

 

 @Sandro Felipe Adad @Antonio Gomes

@Dfox @Alexandre de Paula

Aproveitando os códigos colaborados neste tópico, criada uma solução funcional utilizando o navegador TWebBrowser do delphi ao invés do TEdge.

Segue para avaliação, se puderem verificar Antonio Gomes, DFox  e Alexandre.

 

ACBrConsultaCNPJNavegar.pas ConsultaCNPJIE.dpr ConsultaCNPJIE.dproj uConsultaCNPJ.dfm uConsultaCNPJ.pas ACBrConsultaCNPJNavegar.dfm

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

No dia anterior, realizei experimentações na funcionalidade de consulta de cadastro de pessoa, da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), conforme documentado no exemplo fornecido pelo ACBr. Durante esse processo, observei que alguns dados retornaram com informações desatualizadas, especificamente o endereço e um dos Códigos Nacionais de Atividade Econômica (CNAIs).
Consta nos registros da contabilidade que os dados foram atualizados há aproximadamente 5 a 7 dias. Tanto a Receita Federal quanto o Cadastro Central de Empresas (CCC) refletem as informações mais recentes.

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento do possível motivo por trás dessa discrepância e de qual fonte esses dados estão sendo obtidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Orlando Dantas disse:

Boa tarde,

No dia anterior, realizei experimentações na funcionalidade de consulta de cadastro de pessoa, da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), conforme documentado no exemplo fornecido pelo ACBr. Durante esse processo, observei que alguns dados retornaram com informações desatualizadas, especificamente o endereço e um dos Códigos Nacionais de Atividade Econômica (CNAIs).
Consta nos registros da contabilidade que os dados foram atualizados há aproximadamente 5 a 7 dias. Tanto a Receita Federal quanto o Cadastro Central de Empresas (CCC) refletem as informações mais recentes.

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento do possível motivo por trás dessa discrepância e de qual fonte esses dados estão sendo obtidos.

Fazendo mais alguns testes, percebi que o problema era por que estava em modo de Homologação, em Produção retornou o dado já atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para deixar registrado.

No que diz respeito às APIs que foram mencionadas anteriormente como “não oficiais”, conduzi testes utilizando o CNPJ que foi discutido anteriormente. Realizei esses testes em todas as APIs mencionadas, bem como em algumas outras. Em todos os casos, observei que os dados que deveriam estar atualizados sempre continham informações desatualizadas. Isso levanta a suspeita de que essas APIs estejam consultando os dados em um ambiente de homologação, igualmente na API oficial de consulta de pessoa da NF-e que consta no ACBr, como dito logo acima, o que não atende às necessidades de nossos clientes. Aqui na empresa temos como obrigação fornecer a eles as informações mais recentes da Receita Federal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Sandro Felipe Adad disse:

 @Sandro Felipe Adad @Antonio Gomes

@Dfox @Alexandre de Paula

Aproveitando os códigos colaborados neste tópico, criada uma solução funcional utilizando o navegador TWebBrowser do delphi ao invés do TEdge.

Segue para avaliação, se puderem verificar Antonio Gomes, DFox  e Alexandre.

 

ACBrConsultaCNPJNavegar.pas 5.51 kB · 6 downloads ConsultaCNPJIE.dpr 344 B · 6 downloads ConsultaCNPJIE.dproj 50.01 kB · 6 downloads uConsultaCNPJ.dfm 10.71 kB · 6 downloads uConsultaCNPJ.pas 3.67 kB · 6 downloads ACBrConsultaCNPJNavegar.dfm 1.21 kB · 6 downloads

 

7 minutos atrás, Orlando Dantas disse:

Só para deixar registrado.

No que diz respeito às APIs que foram mencionadas anteriormente como “não oficiais”, conduzi testes utilizando o CNPJ que foi discutido anteriormente. Realizei esses testes em todas as APIs mencionadas, bem como em algumas outras. Em todos os casos, observei que os dados que deveriam estar atualizados sempre continham informações desatualizadas. Isso levanta a suspeita de que essas APIs estejam consultando os dados em um ambiente de homologação, igualmente na API oficial de consulta de pessoa da NF-e que consta no ACBr, como dito logo acima, o que não atende às necessidades de nossos clientes. Aqui na empresa temos como obrigação fornecer a eles as informações mais recentes da Receita Federal.

Orlando, consegue testar o exemplo que postei logo acima. Utilizo a API oficial: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Eu testei a consulta pela NFe, porem dependendo da UF não é possivel a sua utilização, pois não são disponibilizados dados para consulta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ConsultaCNPJIE.dprojACBrConsultaCNPJNavegar.dfmConsultaCNPJIE.dprojConsultaCNPJIE.dprojACBrConsultaCNPJNavegar.pasuConsultaCNPJ.dfmACBrConsultaCNPJ.pasConsultaCNPJIE.dpruConsultaCNPJ.pasACBrConsultaCNPJNavegar.dfmConsultaCNPJIE.dproj

1 hora atrás, Sandro Felipe Adad disse:

 @Sandro Felipe Adad @Antonio Gomes

@Dfox @Alexandre de Paula

Aproveitando os códigos colaborados neste tópico, criada uma solução funcional utilizando o navegador TWebBrowser do delphi ao invés do TEdge.

Segue para avaliação, se puderem verificar Antonio Gomes, DFox  e Alexandre.

 

ACBrConsultaCNPJNavegar.pas 5.51 kB · 7 downloads ConsultaCNPJIE.dpr 344 B · 7 downloads ConsultaCNPJIE.dproj 50.01 kB · 7 downloads uConsultaCNPJ.dfm 10.71 kB · 7 downloads uConsultaCNPJ.pas 3.67 kB · 7 downloads ACBrConsultaCNPJNavegar.dfm 1.21 kB · 7 downloads

Ahh, tem de recompilar o componente substituindo essa unit na pasta nos fontes do ACBR: ..trunk2\Fontes\ACBrTCP

Antonio Gomes criou um evento no componente para tratar a solicitação do captcha.

if Assigned(FOnSolicitarCaptcha) then
  begin
    FOnSolicitarCaptcha(Html);

    RespHTTP.Text:= Html;

    ModoAntigo := False;
  end;
 

ACBrConsultaCNPJ.pas

Editado por Sandro Felipe Adad
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Sandro Felipe Adad disse:

 

Orlando, consegue testar o exemplo que postei logo acima. Utilizo a API oficial: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Eu testei a consulta pela NFe, porem dependendo da UF não é possivel a sua utilização, pois não são disponibilizados dados para consulta.

 

Testarei, e quando tiver uma resposta posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sandro Felipe Adad disse:

 

Orlando, consegue testar o exemplo que postei logo acima. Utilizo a API oficial: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Eu testei a consulta pela NFe, porem dependendo da UF não é possivel a sua utilização, pois não são disponibilizados dados para consulta.

 

Funcionou aqui, trouxe os dados corretamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Orlando Dantas disse:

Só para deixar registrado.

No que diz respeito às APIs que foram mencionadas anteriormente como “não oficiais”, conduzi testes utilizando o CNPJ que foi discutido anteriormente. Realizei esses testes em todas as APIs mencionadas, bem como em algumas outras. Em todos os casos, observei que os dados que deveriam estar atualizados sempre continham informações desatualizadas. Isso levanta a suspeita de que essas APIs estejam consultando os dados em um ambiente de homologação, igualmente na API oficial de consulta de pessoa da NF-e que consta no ACBr, como dito logo acima, o que não atende às necessidades de nossos clientes. Aqui na empresa temos como obrigação fornecer a eles as informações mais recentes da Receita Federal.

pois é, eu vi isso, voce tem que ser quase um ungido, para receber os mesmos dados iguais do portal da receita federal, e havendo discrepancia de dias, pode dar ruim com o cliente, por isso, forcei o uso no meu erp, vindo os dados da receita mesmo, pelo mal dos pecados, se o cliente for conferir, pelo menos ele viu que vem os mesmos dados, e com o brasão nacional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2023 at 14:01, Alexandre de Paula disse:

Estamos avaliando ainda a situação. Se os endereços voltarem a funcionar o componente naturalmente volta a funcionar.
Nos outros casos as platafomas de consulta ou são pagas ou envolvem soluções diferentes como as que foram sugeridas neste tópico.
Lembrando sempre que procuramos manter compatibilidade com Lazarus e com versões anteriores do Delphi até o Delphi 7. Então algumas soluções apresentadas precisam ser avaliadas e testadas em diversos cenários.

 

Boa tarde @Alexandre de Paula, obrigado pelo solução, fui fazer o teste com o delphi7 e infelizmente não funcionou, teria alguma outra solução. obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa noite pessoal, ainda não temos uma solução definitiva ? Tentei testar esse código mas para mim dá erro no Vcl.Edge, pois meu delphi é o XE7

Em 19/09/2023 at 14:34, Sandro Felipe Adad disse:

 @Sandro Felipe Adad @Antonio Gomes

@Dfox @Alexandre de Paula

Aproveitando os códigos colaborados neste tópico, criada uma solução funcional utilizando o navegador TWebBrowser do delphi ao invés do TEdge.

Segue para avaliação, se puderem verificar Antonio Gomes, DFox  e Alexandre.

 

ACBrConsultaCNPJNavegar.pas 5.51 kB · 55 downloads ConsultaCNPJIE.dpr 344 B · 51 downloads ConsultaCNPJIE.dproj 50.01 kB · 57 downloads uConsultaCNPJ.dfm 10.71 kB · 51 downloads uConsultaCNPJ.pas 3.67 kB · 54 downloads ACBrConsultaCNPJNavegar.dfm 1.21 kB · 53 downloads

Editado por jaques.rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, barrys disse:

Eu preciso reinstalar o ACBr por causa da unit AcbrConsultaCNPJ ? 
Eu somente copiei na pasta ACBr\Fontes\ACBrTCP

Mas me aparece este erro acima.

Esse evento eu criei, na espera de que seja incorporado ao fonte, o rapaz ai do acbr deu sugestao de criar metodo, aguardando ele verificar.

@Victor H. Gonzales - Panda e então, pode ser usado assim?

Lembrando, que o evento, foi usado no intuito de ficar mesmo esperando o html, para que qq programdor, implemente a tela, de acordo com a versao do delphi/lazarus dele.

Via metodo, penso que deverá repassar de outro formato, pois certamente vai ser via property read write né?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, jaques.rocha disse:

Boa noite pessoal, ainda não temos uma solução definitiva ? Tentei testar esse código mas para mim dá erro no Vcl.Edge, pois meu delphi é o XE7

 

18 horas atrás, barrys disse:

Eu preciso reinstalar o ACBr por causa da unit AcbrConsultaCNPJ ? 
Eu somente copiei na pasta ACBr\Fontes\ACBrTCP

Mas me aparece este erro acima.

1) Pode excluir o uses da unit Vcl.Edge.

2) Tem de recompilar todo o ACBR ou o componente ACBRTCP que é onde esta incluso o ACBRConsultaCNPJ

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.