Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

RPS difere da NFS-e


Ver Solução Respondido por gary.rj,

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia. 

Estou enfrentando um problema relacionado ao envio da nota fiscal. Ao enviar o RPS com uma alíquota de 2%, o retorno que recebo da NFS-e apresenta uma alíquota de 4%. Poderiam me ajudar a entender o motivo desse erro?
Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Estava funcionando e parou ou você está implementando?

A alíquota está sendo gerada no SOAP do RPS?

Verifique com o provedor se essa informação é utilizada do RPS ou de algum cadastro no próprio provedor.

Se o problema persistir, informe qual é o município, pois esse provedor possui mais de um leiaute e anexe um SOAP de exemplo ou envie para [email protected] mencionando este tópico para análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Durante a fase de implementação, todos os testes realizados foram configurados com uma alíquota de ISS de 4%.
Por isso, ao emitir uma NFS-e com alíquota de 2% e observar que o arquivo nfse.xml apresentava 4%, fiquei surpreso.
Estou buscando esclarecer essa questão para garantir a correta aplicação das alíquotas em futuras emissões.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia @gary.rj,

Para ficar claro.

No XML do RPS a tag Aliquota esta com o valor 2, já no XML da NFS-e referente a este RPS a tag Aliquota esta com o valor 4, é isso?

Se sim, você deve entrar em contato com a prefeitura e ou provedor e pedir esclarecimentos.

Uma vez que o XML da NFS-e é gerado pelo webservice do provedor.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
5 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Bom dia @gary.rj,

Para ficar claro.

No XML do RPS a tag Aliquota esta com o valor 2, já no XML da NFS-e referente a este RPS a tag Aliquota esta com o valor 4, é isso?

Se sim, você deve entrar em contato com a prefeitura e ou provedor e pedir esclarecimentos.

Uma vez que o XML da NFS-e é gerado pelo webservice do provedor.

Sim, você compreendeu corretamente a situação.
No XML do RPS, a tag "Aliquota" está definida com o valor de 2%, enquanto no XML da NFS-e correspondente, essa mesma tag apresenta o valor de 4%.

Além disso, gostaria de acrescentar que realizamos "testes com outro software", no qual a transmissão e o retorno das alíquotas ocorrem sem diferenças.
Agradeço pela sugestão

Editado por gary.rj
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

@gary.rj,

Nesse outro software o ambiente de envio é o mesmo?

Exemplo:

Se software envia um RPS com alíquota 2% para o ambiente de homologação e no XML da NFS-e a alíquota esta como 4%

No outro software ele envia um RPS com alíquota 2% para o ambiente de homologação e no XML da NFS-e a alíquota esta como 2%

Ambos os RPS enviados são do mesmo provedor para a mesma cidade, a única diferença entre os dois RPS é o seu numero.

Você entendeu a minha colocação?

Pois da forma que você colocou da a impressão que o componente esta fazendo algo de errado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
5 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

@gary.rj,

Nesse outro software o ambiente de envio é o mesmo?

Exemplo:

Se software envia um RPS com alíquota 2% para o ambiente de homologação e no XML da NFS-e a alíquota esta como 4%

No outro software ele envia um RPS com alíquota 2% para o ambiente de homologação e no XML da NFS-e a alíquota esta como 2%

Ambos os RPS enviados são do mesmo provedor para a mesma cidade, a única diferença entre os dois RPS é o seu numero.

Você entendeu a minha colocação?

Pois da forma que você colocou da a impressão que o componente esta fazendo algo de errado.

Entendi perfeitamente a sua colocação e agradeço por destacar esses pontos importantes.
Não era minha intenção causar essa impressão de que o componente estava errado. 
Eu só queria entender o que eu posso estar fazendo de errado, que o meu RPS vai com 2% e retorna 4%.
Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia!

Você não está fazendo nada de errado.

O que acontece, é que conforme o @Italo Giurizzato Junior destacou, na emissão de NFSe por web service o responsável pela geração do XML da NFSe é o provedor.

Simplificando bastante:

1. Você gera e envia para o web service um XML de Recibo Provisório de Serviço(RPS).

2. O web service do provedor, recebe este XML de RPS, passa o mesmo pelas validações internas dele e caso tudo esteja certo, converte o RPS em uma NFSe.

3. O web service do provedor, gera e te devolve o XML da NFSe.

O que eu sugiro que você faça é certifique-se de que os arquivos são de fato correspondentes. Que o XML de NFSe que você recebeu com uma alíquota de 4% é de fato o XML do RPS com uma alíquota de 2% que você enviou.

Algumas formas de você fazer isso são:

- Conferindo se a identificação do RPS que enviou bate com a informação do RPS no XML da NFSe.

- Caso esteja usando a configuração NomeLongoNFSe, conferir se o nome dos arquivos coincidem.

Se de fato for o mesmo, entre em contato com o provedor para questionar porque está recebendo um valor de alíquota diferente, conforme orientado.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
23 minutos atrás, gary.rj disse:

a nfse.
image.thumb.png.a208c6ade6166920e26636570b442cfd.png

 

e o rps
image.thumb.png.bc230ea9150e2d4d880fe0a2478a7ac3.png

Pela identificação na NFSe, parece de fato ser o mesmo RPS.

O jeito é entrar em contato com o provedor para questionar mesmo.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, Diego Foliene disse:

Pela identificação na NFSe, parece de fato ser o mesmo RPS.

O jeito é entrar em contato com o provedor para questionar mesmo.

Certo, muito obrigado pela atenção.
Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
  • Solution

Gostaria de compartilhar uma atualização positiva: o erro que estávamos discutindo foi resolvido! No entanto, devido ao número de alterações que fizemos na tentativa de identificar e corrigir o problema, não consigo precisar exatamente onde estava o erro original.

Muito obrigado por tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.