Isso pode ter sido causado por problemas na restauração.
Quando há problemas e o FB não consegue criar os índices, por exemplo, quando há registros faltando, ele deixa o banco de dados em modo "shutdown" que é de manutenção, por isso apenas uma conexão pode ser feita nele.
Essa situação é informada no log da restauração, se você não marcou a opção "verbose" na restauração não conseguiu ver essa mensagem.
Antes de retornar o banco para "online" como sugerido pelo Rafael você deve verificar os problemas.
Para verificar índices inativos:
C:\Temp>"c:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5\bin\isql.exe" banco.fdb -user sysdba -pass masterkey
Database: banco.fdb, User: sysdba
SQL> select rdb$index_name from rdb$indices where rdb$index_inactive = 3;
Caso retorne algo você pode tentar reativar cada índice, desta forma:
SQL> alter index idx_meu_indice active;
O mais provável é que ainda ocorra erro por ser um índice de chave estrangeira onde está faltando registros, então para ativar o índice você vai precisar restaurar o registro com problema, ou se não for possível, apagar os registros que referenciam o mesmo. Após isso tentar ativar o índice novamente.
Depois de ativar todos os índices você pode colocar o banco em modo "online" novamente.
C:\Temp>"c:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_2_5\bin\gfix.exe" -online banco.fdb -user sysdba -pass masterkey