Jump to content

dev botao

• Este tópico foi criado há 2549 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Posted

Gostaria de saber do pessoal que já implementou NFE e NFCE, como tratar a criação do Banco de dados nesta parte..

1 - Criar uma mesma, tabela para armazenar NFE e NFCE? Criando um campo para armazenar o modelo=55/65. Mas neste caso, a numeração de cada tipo de nota como seria controlada?

2 - Tabelas separadas para cada tipo de documento, NFE e outra tabela para NFCE?

• Moderadores
Posted
2 minutos atrás, carlosinfoteen disse:

Gostaria de saber do pessoal que já implementou NFE e NFCE, como tratar a criação do Banco de dados nesta parte..

1 - Criar uma mesma, tabela para armazenar NFE e NFCE? Criando um campo para armazenar o modelo=55/65. Mas neste caso, a numeração de cada tipo de nota como seria controlada?

2 - Tabelas separadas para cada tipo de documento, NFE e outra tabela para NFCE?

Eu recomendo a primeira opção, basta o campo modelo fazer parte da chave primária pra controlar a numeração por modelo. Sua chave deve ter no mínimo Modelo+Série+NNF, ou simplesmente ser o campo Chave da NFe/NFCe(44 caracteres).

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.xpos.com.br
Posted
12 minutos atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Eu recomendo a primeira opção, basta o campo modelo fazer parte da chave primária pra controlar a numeração por modelo. Sua chave deve ter no mínimo Modelo+Série+NNF, ou simplesmente ser o campo Chave da NFe/NFCe(44 caracteres).

Ok Obrigado André.

Agora para controle dos campos  Código Numérico e do número da nota, em uma empresa que emita os dois. Devo ter uma tabela com campos sequenciais tipo:

1 - Um campo para controlar o a sequencia quando for NFE e outro campo quando for controlar NFCE? Visto que são documentos diferentes...

2 - Pode-se usa um mesmo campo para controlar a numeração tanto da NFE e NFCE.

• Moderadores
Posted

Também uso a tabela única, pra outros modelos de nota fiscal inclusive, mas a chave primária é um campo ID sequencial, com um índice único com os campos Modelo+Série+SubSérie+Número.

Tenha em mente que o volume de NFCe é muito maior que o de NFe, então os campos que são necessários apenas na NFe podem ficar em uma subtabela separada para não inflar o banco de dados desnecessariamente.

Quanto à sequencia e código numérico, basta ter uma tabela com modelo e série como chave.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Membros Pro
Posted (edited)

Bom dia carlosinfoteen

Tenho já pronto e funcionando a NFe. Estou desenvolvendo a NFc-e agora.

Agora fiquei com uma dúvida: O número da NFe e NFc-e é o mesmo e sequencial?

Nf Número 	Modelo
1		NF-e
2		NF-e
3		NFc-e
4		NF-e
5		NFc-e
6		NFc-e

Seria assim? O número da nota sequencial, independente do modelo?

Edited by jean_peixoto
Posted
3 minutos atrás, jean_peixoto disse:

Bom dia carlosinfoteen

Tenho já pronto e funcionando a NFe. Estou desenvolvendo a NFc-e agora.

Agora fiquei com uma dúvida: O número da NFe e NFc-e é o mesmo e sequencial?

Nf Número 	Modelo
1		NF-e
2		NF-e
3		NFc-e
4		NF-e
5		NFc-e
6		NFc-e

Seria assim? O número da nota sequencial, independente do modelo?

Jean, este foi um dos meus questionamentos, mas acho que deve ser separado a numeração visto que são documentos diferentes, mais ou menos assim:

Nf Número     Modelo
1                    NF-e (55)
2                    NF-e (55)

1                    NFc-e (65)
3                    NF-e (55)
2                   NFc-e (65)
3                   NFc-e (65)

E a idéia do BigWings, é +/- o que pensava, ou seja, criar uma tabela para controlar cada um dos documentos. Só que no caso da ideia dele em uma tabela só informando o modelo. Ex:

ID
    ID_EMPRESA
    COD_MODELO
    SERIE
    NUMERO

• Consultores
Posted

Bom dia a todos,

Por se tratar do documentos diferentes a numeração sequencial não pode ser a mesma.

Para cada Documento devemos ter uma numeração sequencial.

Outra coisa, suponha que essa empresa possua 3 PDV para venda ao consumidor ( emissão de NFC-e ) e uma maquina separada para venda a pessoa jurídica ( emissão de NF-e ).

No minimo teremos duas sequencias numéricas de notas, uma para a NF-e e outra para NFC-e.

Mas podemos ter uma sequencia numérica para cada PDV, neste caso teremos 3 séries, exemplo:

Maquina que emite NF-e: Modelo 55 - Série: 1 - Sequencia: 1, 2, 3, 4....

PDV-1 que emite NFC-e: Modelo 65 - Série: 1 - Sequencia: 1, 2, 3, 4....

PDV-2 que emite NFC-e: Modelo 65 - Série: 2 - Sequencia: 1, 2, 3, 4....

PDV-3 que emite NFC-e: Modelo 65 - Série: 3 - Sequencia: 1, 2, 3, 4....

• Like 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Posted (edited)
1 hora atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia a todos,

Por se tratar do documentos diferentes a numeração sequencial não pode ser a mesma.

Outra coisa, suponha que essa empresa possua 3 PDV para venda ao consumidor ( emissão de NFC-e ) e uma maquina separada para venda a pessoa jurídica ( emissão de NF-e ).

No minimo teremos duas sequencias numéricas de notas, uma para a NF-e e outra para NFC-e.

Mas podemos ter uma sequencia numérica para cada PDV, neste caso teremos 3 séries, exemplo:

Então Ítalo só para concluir o raciocínio e ficar de informação para os demais. De acordo com o modelo indicado pelo BigWings e mostrado em tabela por mim e detalhada por ti (Ítalo) acima, teríamos a tabela alimenta como a seguir:

ID

ID_EMPRESA

COD_MODELO

SERIE   

NUMERO_NOTA

1

1

55

1

1, 2, 3, 4....

2

1

65

1

1, 2, 3, 4....

3

1

65

2

1, 2, 3, 4....

4

1

65

3

1, 2, 3, 4....

Resumindo, cada sequencia dependeria do seu modelo e da sua série, não tendo problemas de ter duas nfce de número 4 por exemplo, sendo que uma teria serie 1 e outra série 2. Bem como não haveria problemas de ter uma NFE com número 4, pois mesmo tendo série 1 ela pertence a um modelo diferente, o “55”. Está correto o raciocínio???

Edited by carlosinfoteen
  • Thanks 1
  • Membros Pro
Posted
4 horas atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia a todos,

Não sabia ítalo que se mudar a série tinha que fazer uma outra sequência de nfce.

Com isso pergunto, como vocês fazem para controlar a sequência já que para um cliente pode ter apenas um pdv e para outro dois ou mais?

Posted (edited)

Jean, uma opção criar o cadastro de PDV e associar a este o número da Serie que ele utilizará no Modelo 65.

Lembrando aos colegas que dentro de cada serie quando chegar ao número 999.999.999, você poderia retornar para a nota 1, pois existe um campo chamado "giro", que deve ser incrementado. Podendo assim ser reiniciando a numeração da NF.  Ou poderá criar uma nova série.

Esta questão do giro é muito utilizada nas NF de conta de telefone/ água/ energia.  E agora existe uma legislação especifica para empresas de telecom/provedores de internet. Onde poderá reiniciar a numeração das notas todo mês. Creio que deverá fazer isso, utilizando o "giro"

Edited by FabianoCunha
  • Thanks 1
  • 1 year later...
Posted
Em 18/08/2016 at 13:32, carlosinfoteen disse:

Então Ítalo só para concluir o raciocínio e ficar de informação para os demais. De acordo com o modelo indicado pelo BigWings e mostrado em tabela por mim e detalhada por ti (Ítalo) acima, teríamos a tabela alimenta como a seguir:

ID

ID_EMPRESA

COD_MODELO

SERIE   

NUMERO_NOTA

1

1

55

1

1, 2, 3, 4....

2

1

65

1

1, 2, 3, 4....

3

1

65

2

1, 2, 3, 4....

4

1

65

3

1, 2, 3, 4....

Resumindo, cada sequencia dependeria do seu modelo e da sua série, não tendo problemas de ter duas nfce de número 4 por exemplo, sendo que uma teria serie 1 e outra série 2. Bem como não haveria problemas de ter uma NFE com número 4, pois mesmo tendo série 1 ela pertence a um modelo diferente, o “55”. Está correto o raciocínio???

Essa resposta salvou meu dia! 

Obrigado a todos!

• Este tópico foi criado há 2549 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.