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Registro Online de Boleto


MagoSchmidt
  • Este tópico foi criado há 1617 dias atrás.
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Bom dia, Pessoal!

Alguém sabe me dizer se o ACBRBoleto já está tratando o registro online de boleto?

Estou anexando documentação técnica do Bradesco sobre este assunto, caso haja interesse.

1. Qual tipo de Certificado utilizado para o ambiente de homologação?
Certificado ICP-Brasil, preferencialmente modelo A1
2. Qual o tipo de extensão do arquivo para a assinatura?
O tipo de extensão é .PEM
3. O serviço de registro online é SOAP ou REST?
A entrada é REST e a saída é um SOAP
4. Qual o endpoint URL de Homologação?
https://cobranca.bradesconetempresa.b.br/ibpjregistrotitulows/registrohomologacao
5. Qual o endpoint URL de registro? https://cobranca.bradesconetempresa.b.br/ibpjregistrotitulows/registrotitulo
1000
29
6. Para o ambiente de homologação é necessário aderir à modalidade do
registro online de cobrança?
Sim, é necessário.
7. Qual o tempo médio entre a solicitação de registro do boleto e a efetivação do registro na CIP?
1 segundo
8. É necessário criptografar a mensagem antes de trafegá-la pela rede HTTPS?
É necessário assinar a mensagem no padrão PKCS#7, com os algoritmos
recomendados para assim enviar ao banco.
9. Qual a definição para a etapa 02 solicita consulta na CIP?
O webservice da consulta CIP não está mais no escopo do projeto.
10. O certificado é emitido pelo Bradesco ou pela empresa certificadora
digital?
A emissão de um certificado ICP Brasil é feita pelo Receita Federal, ou as autoridades certificadoras, todas as informações estão no site http://www.iti.gov.br/
11. Como conseguir um certificado?
Escolher uma Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil;
Solicitar no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física ou jurídica. Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até cinco anos – armazenado em cartão ou token criptográfico). A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências. Além desses, há os do tipo T3 e S3, que também tem validade de até cinco anos.
Para a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários. Quem escolher o certificado tipo A3 poderá receber na própria AR o cartão ou token com o certificado digital.
A AC e/ou AR notificará o cliente sobre os procedimentos para baixar o certificado e deverá prestar todo o suporte técnico quando solicitada pelo usuário.
12. Precisa enviar o JSON original? Se sim, como devo enviar?
Não é necessário, somente o envio da assinatura.
13. A mensagem de assinatura do JSON será enviada no corpo do POST?
Sim.
14. Tipo do arquivo da chave pública?
Tipo. cer
30
15. É preciso alguma procuração/assinatura digital para a emissão dos boletos?
Sim, o certificado digital é utilizado para assinatura da mensagem da emissão de boletos.
16. Anualmente junto com a mudança da Presidência também há a alteração do certificado, assim sendo anualmente temos que realizar a atualização também para emissão dos boletos?
Sim, o certificado digital é utilizado para assinatura da mensagem da emissão de boletos.
17. Já temos acesso via Net Empresa, é necessário alguma configuração adicional para utilizar o serviço?
Precisa ter contrato com a Cobrança registrada.
18. No fluxo constam 3 etapas. Quando recebemos a confirmação de registro com o código para consulta, já podemos assumir que o título foi registrado e guardar o código para consultas futuras ou temos que obrigatoriamente realizar a consulta logo após o recebimento desse código para só então ter certeza que o título foi registrado?
No recebimento da confirmação, pode assumir que o título foi registrado.
19. Temos várias empresas que operam com a cobrança, e possuímos certificados Digitais ICP Brasil para cada uma delas. Existe a possibilidade de utilizarmos o mesmo certificado para todas. Alguma parametrização no Bradesco que indique que o certificado vale para todas as empresas, ou devemos acessar utilizando um certificado por empresa?
Pode se utilizar o mesmo certificado, não está previsto a verificação do certificado com o CNPJ da empresa.
20. Como devem ser preenchidos os campos da request (mensagem Json)?
O request está incompleto e fora de ordem, estão faltando diversos campos.
Todos os campos devem ser enviados, se não obrigatórios devem ser preenchidos com brancos ou 0, de acordo com o seu tipo( alfanuméricos ou numéricos). Um dos campos que devem ser enviados é o nuTitulo ou com 0 ou valorado de acordo com a sequência do título correspondente a carteira e negociação do cliente.
21. Qualquer pergunta referente ao arquivo remessa ou a carteira de cobrança.
O cliente deve verificar com o gerente responsável pela conta.
22. O retorno do registro de cobrança online pode ser disponibilizado via VAN (ao invés de recepção via Net Empresa)?
Nesse caso como é um webservice não, o retorno é para a origem do request.
No caso de arquivos remessa/retorno, que é outra modalidade, sim.
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23. Necessita certificados de segurança no nosso domínio (SSL)?
Não.
24. Quais os valores dos certificados para 04 CNPJs (Valores unitários também)?
Os valores deverão ser verificados juntos aos fornecedores de certificados (exemplo: Serasa, Verisign, Certisign, etc).
25. Certificado digital em arquivo (.pem), token , instalado ou uma leitora no servidor?
.pem
26. Existe certificado homologado (válido) para testes?
Não, é o seu próprio certificado que será utilizado no ambiente de homologação.
27. Qual o significado do erro: {"cdErro":"810", "msgErro":"Erro Certificado / Formatação dos campos da mensagem invalida [0x00d30003]"}?
Não foi validada a assinatura recebida.
28. Se por algum motivo o serviço on-line fique indisponível por tempo indeterminado ou por elevado tempo impedindo o registro da cobrança,
temos alguma contingência por parte do Bradesco?
O cliente pode fazer o registro via remessa se for o caso.
29. Onde posso obter o número de contrato?
No caso do erro apontado é o próprio CNPJ do cliente.
30. Em qual campo devo informar o contrato?
Nos campos que são informados o CPF/CNPJ
31. No campo “nuCliente” que informação devo passar ?
Essa informação é de responsabilidade do cliente, não é consistida pelo banco, é o equivalente a “Seu Número”.
32. O que significa o erro -2?
O contrato apontado no erro “-2” é o contrato do net empresa. Esse número é o próprio CNPJ do cliente. Esse CNPJ deve estar com contrato ativo no net empresa.
33. O que é origem do request?
O registro Online de cobrança é um Webservice que recebe o Request e devolve o retorno para a aplicação que efetuou o Request, esta aplicação é o que chamamos de origem do Request.
34. O recurso de registro on line está operando?
Sim, já está operando.
35. Há algum cliente utilizando esse recurso?
Sim, há clientes já utilizando.
36. Qual telefone de contato válido para que possam esclarecer as dúvidas?
O contato telefônico será sempre iniciado pelo DCPS, previamente agendado. Por favor, contatar o gerente comercial.
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37. Quais mídias serão enviadas de hora em hora?
O cliente deve verificar com o gerente responsável pela conta.
38. Existe alguma maneira de verificar se minhas requisições estão chegando no ambiente de homologação?
Poderia enviar a mensagem assinada para avaliarmos o conteúdo primeiro, para verificar se suas requisições estão chegando em ambiente homologação será necessário o agendamento com outras áreas.
39. Como podemos enviar uma mensagem a ser impressa no boleto? Pelo manual não tem nenhum campo para enviar esta informação?
Não temos campo no layout para mensagem do cliente. O cliente deve tratar na sua fronteira. Agora se deseja imprimir uma mensagem para todos seus boletos, você pode solicitar o cadastramento na sua negociação, para isso deve-se contatar seu gerente comercial.
40. Como podemos tratar o registro de retorno?
O registro de retorno é um JSON, o cliente deve tratar o JSON puro.
41. Como podemos saber se através dela, a cobrança foi registrada ou não?
O campo cdErro = 0 indica que a solicitação foi atendida e a cobrança está registrada.
42. Para realizar a homologação dos boletos e assinar a mensagem é obrigatório o uso do certificado digital da empresa cadastrada no banco ou posso utilizar o certificado de uma outra empresa que não esta cadastrada no banco?
No momento não fazemos a validação do CNPJ da empresa cadastrada com o certificado utilizado, portanto pode ser utilizado o certificado válido.
43. Se na comunicação com o Bradesco a empresa não conseguir receber a mensagem de retorno, como deveremos proceder?
Não é para acontecer, mas caso aconteça, time-out por exemplo, poderá ser enviada uma nova comunicação com os mesmos dados e o mesmo nuNossoNumero (campo utilizado como chave) que retornará 0 para OK ou 5 – inclusão efetuada.
44. Erro -2?
Significa que o cnpj da mensagem não tem contrato com o net, verificar com o comercial
45. Qual é content/type que devo configurar no POST da assinatura?
application/json
46. Como é feito a parte de assinatura?
Os arquivos contendo a chave pública e privada devem ser convertidos para .pem e a mensagem deve ser assinada com os pares público e privado.
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47. Qual o motivo do erro 810?
O erro ‘810’ ocorre pelos motivos:
Invalidade do certificado (seja ele estar vencido, ou não ser um ICP válido);
AC não instalada no servidor;
PKSC#7 inválido.
48. Os clientes correntistas do Bradesco ou não, não terão opção para emissão da segunda via do seu boleto online?
Uma vez registrado a segunda via pode ser obtida pelo devedor, correntista ou não por meio do site institucional do banco www.bradesco.com.br.

 

BRADESCO_Manual_Registro_de_Boleto_Bancario_Online_Jun17.pdf

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  • 4 semanas depois ...
  • 2 meses depois ...
  • 1 mês depois ...

hoje um cliente informou que nao tem mais acesso ao aplicativo do bradesco e ao entrar em contato com o banco lhe informaram que ela deveria procurar a empresa do software que ela utiliza. 

fiquei com umas duvidas sobre o registro online.

- vai ser registrado apenas um boleto por requisicao?

Em 17/11/2017 at 14:00, MagoSchmidt disse:

9. Qual a definição para a etapa 02 solicita consulta na CIP?
O webservice da consulta CIP não está mais no escopo do projeto.

- mudou essa parte e vai passar a ser sincrono o registro pq eu entendi que seria grava e depois da consulta é que se saberia se o registro foi realmente registrado. 

no ACBrBoleto eu poderia adicionar um novo metodo ".Enivar" e trabalhar isso no boleto do bradesco ou alguem ja está trabalhando nisso?

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Em 27/03/2018 at 15:54, rafaeldalbosco disse:

Pessoal alguém tem alguma novidade sobre o registro das cobranças on-line via API diretamente no banco ? 

Se alguém tiver mais layouts de outros bancos, como Banco do Brasil, Santander, Caixa, Itaú entre outros que sei que já dispõe do serviço e puder postar.

eu encontrei esse manual do santander em um forum

layout-xml-cobranca-online-marco-2017-v16685335.pdf

  • Obrigado 1
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Bom dia pessoal.

Pesquisando aqui sobre esse assunto (Registro Online de Boleto) cheguei a esta api  https://api.boletosimples.com.br/

Essa api parece que suporta vários bancos.... 

 

Alguém por acaso esta utilizando esta api?  Para utilizar esta api precisa pagar?

Seria possível criar um componente no acbr para utilizar esta api?

 

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  • Moderadores
35 minutos atrás, Cleonir disse:

Bom dia pessoal.

Pesquisando aqui sobre esse assunto (Registro Online de Boleto) cheguei a esta api  https://api.boletosimples.com.br/

Essa api parece que suporta vários bancos.... 

 

Alguém por acaso esta utilizando esta api?  Para utilizar esta api precisa pagar?

Seria possível criar um componente no acbr para utilizar esta api?

 

Sim é pago, pagamento anual - R$ 1.638,00/ano, conforme informado no próprio site.

Acredito por se tratar de um componente pago, é totalmente contra a uma suite de componentes open source que é o ACBR. 

Equipe ACBr

Felipe Eduardo Resende Mesquita

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

 

 

 

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  • 4 meses depois ...
Em 27/03/2018 at 15:54, rafaeldalbosco disse:

Pessoal alguém tem alguma novidade sobre o registro das cobranças on-line via API diretamente no banco ? 

Se alguém tiver mais layouts de outros bancos, como Banco do Brasil, Santander, Caixa, Itaú entre outros que sei que já dispõe do serviço e puder postar.

Pesquisei e achei esses

https://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/35914-trasmissão-automática-remessa-e-retorno/?tab=comments#comment-285905

 

Editado por rodrigod6

Rodrigo ®¿®

Curitiba-PR

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  • 1 ano depois...

Peço desculpas por ressuscitar esse tópico agora e se for o caso pelo meu comentário que pode ser impróprio, mas me foi incumbida a tarefa de fazer a integração com a API do Bradesco, eu não tenho muita experiência, tanto nos componentes do ACBr, quanto no próprio Delphi em si, em determinadas situações. E estou em dúvida na questão da parte de Assinar a mensagem(não tenho ideia de como fazê-lo). Algum dos colegas pode me dar uma luz nessa questão?

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  • Administradores

Bom dia.

Veja aqui que estamos trabalhando na compatibilização do ACBr com essa forma de envio também, note que temos usuários ja se baseando na implementação de outros  bancos para para desenvolver aqueles que precisam.

Att.

  • Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

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  • 1 mês depois ...
  • Este tópico foi criado há 1617 dias atrás.
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