Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Validação do GTIN


  • Este tópico foi criado há 1931 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Bom dia.

Estou migrando para a versão 4.0 e me deparei com uma situação:

tem um código de barras:  6899869870268

Na versão 3.10 autoriza normalemente, porém na versão 4.0 rejeita com GTIN(Cean) inválido.  Enviei um e-mail para a SEFAZ-RS  e eles me responderam que o prefixo 689 não existe e me passaram uma tabela com os prefixos válido. 

Ligamos para o fornecedor do produto e eles nos responderam que usam esse código de barras nesse produto a mais de 20 anos !

Atualmente eu aplico um validador do código verificador ao código de barras para verificar se é um código de barras válido, mas esse código passa nesse validador.

Já existe alguma forma de validar o GTIN incluindo esses prefixos ?  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Dércio,

A nota esta sendo rejeitada pela SEFAZ ou é o componente que aborta o envio e acusa o erro?

Se não me falha a memória no caso da versão 3.10 da NF-e a SEFAZ não valida o conteúdo das tags <cEAN> e <cEANTrib> ambas contem o código de barras do produto.

Por outro lado na versão 4.00 da NF-e a SEFAZ valida o conteúdo dessas tags.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia,

Estranha a situação... fazendo uma consulta rápida pelo google e olhando a Wikipedia, realmente não existe o prefixo 689. Vide link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_códigos_de_país_GS1

Nenhum país adota esse prefixo. Contate o fornecedor e questione ele se esse código de barras foi inventado ou se foi devidamente registrado pela GS1.

Por incrível que pareça já tive experiências em que o cliente inventava o código de barras e achava que estava certo. Quando a NF-e entrou, muitos conceitos errados tiveram que cair. E agora com a versão 4.00, outros conceitos errados deverão cair também.

 

Editado por Cleber
  • Curtir 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
4 minutos atrás, Cleber disse:

Bom dia,

Estranha a situação... fazendo uma consulta rápida pelo google e olhando a Wikipedia, realmente não existe o prefixo 689. Vide link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_códigos_de_país_GS1

Nenhum país adota esse prefixo. Contate o fornecedor e questione ele se esse código de barras foi inventado ou se foi devidamente registrado pela GS1.

Por incrível que pareça já tive experiências em que o cliente inventava o código de barras e achava que estava certo. Quando a NF-e entrou, muitos conceitos errados tiveram que cair. E agora com a versão 4.00, outros conceitos errados deverão cair também.

 

Já entramos em contato com o fornecedor...  Ele disse que usa esse código de barras a mais de 20 anos ! Falamos pra ele que a SEFAZ-RS está dizendo que não é válido, mas ele está dizendo que nós somos os únicos que está rejeitando....  Talvez vai começar mais gente ligar para ele assim que começarem a usar a versão 4.0 ehehhe

 

49 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Bom dia Dércio,

A nota esta sendo rejeitada pela SEFAZ ou é o componente que aborta o envio e acusa o erro?

Se não me falha a memória no caso da versão 3.10 da NF-e a SEFAZ não valida o conteúdo das tags <cEAN> e <cEANTrib> ambas contem o código de barras do produto.

Por outro lado na versão 4.00 da NF-e a SEFAZ valida o conteúdo dessas tags.

A SEFAZ-RS está rejeitando (somente na versão 4.0)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Essa questão do GTIN vai ser um grande problema. Estou com 2 clientes do segmento industrial que vendem para grandes e médios revendedores. E esses revendedores simplesmente já enviaram um email dizendo que só comprarão produtos com GTIN válido devidamente registrado no órgão competente. Inclusive uma revendedora de calçados exigiu que o código de barras seja por numeração (cf grade do calçado), então para cada modelo de calçado (que já são muitos) terá que ter 1 GTIN para 33..outro para 34..35..36..37..até 42.  E ainda querem que isso seja por cor (o que seria impossível sob o ponto de vista financeiro das indústrias que já estão fabricando no limite). As indústrias acabarão sendo obrigadas a registrar todos os seus produtos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
25 minutos atrás, Gr@c@ disse:

Essa questão do GTIN vai ser um grande problema. Estou com 2 clientes do segmento industrial que vendem para grandes e médios revendedores. E esses revendedores simplesmente já enviaram um email dizendo que só comprarão produtos com GTIN válido devidamente registrado no órgão competente. Inclusive uma revendedora de calçados exigiu que o código de barras seja por numeração (cf grade do calçado), então para cada modelo de calçado (que já são muitos) terá que ter 1 GTIN para 33..outro para 34..35..36..37..até 42.  E ainda querem que isso seja por cor (o que seria impossível sob o ponto de vista financeiro das indústrias que já estão fabricando no limite). As indústrias acabarão sendo obrigadas a registrar todos os seus produtos. 

É uma verdadeira dor de cabeça...

Como é possível enviar o código de barras em branco,  inclui a validação do prefixo na minha função que valida o código de barras.. Caso o prefixo não esteja na lista que a SEFAZ-RS me passou, mando a tag do GTIN em branco !!   Simplesmente considera o código de barras inválido !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Dércio,

De uma olhada na Nota Técnica 2017/001 versão 1.20 que encontra-se disponível no Portal Nacional da NF-e.

Nela diz que se o produto não possuir o código de barras devemos atribuir "SEM GTIN" as tags <cEAN> e <cEANTrib>

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
22 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Dércio,

De uma olhada na Nota Técnica 2017/001 versão 1.20 que encontra-se disponível no Portal Nacional da NF-e.

Nela diz que se o produto não possuir o código de barras devemos atribuir "SEM GTIN" as tags <cEAN> e <cEANTrib>

Sim, já tinha visto isso, porém notei que se passar em branco ou com a descrição "SEM GTIN" da no mesmo.. então estou passando em branco !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dércio Luis Zanatta disse:

Sim, já tinha visto isso, porém notei que se passar em branco ou com a descrição "SEM GTIN" da no mesmo.. então estou passando em branco !

Se não me engano, na NFe 3.1 aceita o campo em branco, mas na 4.0 é obrigatório informar o código de barras ou a descrição "SEM GTIN".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois ...

Pessoal,

Pesquisando na internet achei uma rotina no site abaixo que valida o GTIN de 13 números, calculado conforme o site do GS1(https://www.gs1.org/services/how-calculate-check-digit-manually):

 

function calcBarcodeCheckSum(barcode: string): string;
var sum,factor,k,dig1:integer;

begin
  sum := 0;
  Factor := 3;
  try
  for k := length(barcode) downto 1 do
  begin
   dig1 := strToInt(copy(barcode, k, 1));
    sum := sum + (dig1 * Factor);
    Factor := 4 - Factor;
  end;
  except
   sum:=-1;
  end;
  sum := (sum mod 10);
  if sum <> 0 then
   sum := 10 - sum;
  result:=intToStr(sum);
end;

Eu uso o ACBrValidador mas ele está validando mesmo se o dígito não bate, então não sei se já foi atualizado mas se servir para acrescentar no código do componente aí está.

Fonte: http://www.pointercloud.com/2014/12/26/calculate-ean-13-barcode-checksum/#comment-341

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2019 at 23:38, Earmarques disse:

Eu uso o ACBrValidador mas ele está validando mesmo se o dígito não bate, então não sei se já foi atualizado mas se servir para acrescentar no código do componente aí está.

Ola

O ACBrValidador ja valida o prefixo do Gtin e tambem valida o prefixo do gtin... 

Como vc está usando o componente ?

Att

Ricardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1931 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...