Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Como Gerar uma NFe sem PIS e COFINS


YSM Informatica
Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 829 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Estou com uma dúvida se alguém puder me ajudar serei grato! 

Na unit pcnNFe.pas

classe TPIS e TCOFINS

como relacionado abaixo o CST ja é informado como valor inicial pis01 e cof01.

property CST: TpcnCstPis read FCST write FCST default pis01;

property CST: TpcnCstCofins read FCST write FCST default cof01;
 

Como proceder para gerar uma nfe sem as tags <PIS> e <COFINS> ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

acredito que o que você quer não exista, como o @Juliomar Marchetti sugeriu você chegou olhar o MOC e conversar com o contabilista a respeito disto?

temos 2 situações que vejo problemas, Q01-20 e S01-20 que são as rejeições 745 e 748 onde você não irá conseguir isso que você quer 

Q01-20 55 NF-e sem o grupo de tributação pelo PIS (id:Q01) Obrig 745 Rej. Rejeição: NF-e sem grupo do PIS

S01-20 55 NF-e sem o grupo de tributação pela COFINS (id:S01) Obrig 748 Rej. Rejeição: NF-e sem grupo da COFINS

 

Descrito no MOC v6.00

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia!
Eu imagino que "sem"  PIS/COFINS seja apenas força de expressão para alguma das CST de PIS/COFINS citadas abaixo que pode ser usado de acordo com a situação da operação fiscal ou do produto e não que seja sem as tags. 

CST -> 07 - Operação Isenta da Contribuição
CST -> 08 - Operação sem Incidência da Contribuição
CST -> 09 - Operação com Suspensão da Contribuição


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas mesmo assim penso que o componente da acbr não deveria preencher as referidas tags, sendo que o sistema não informou o cst para ambos os casos e talvez alguma outra "Me corrijam por favor caso esteja errado".

Na minha situação e creio que na maioria dos softwares todos possuem um cadastro de tributação ou em alguns casos estes campos são informados no cadastro do próprio produto. 

Falando no meu caso, se o usuário esquecer de informar o cst do pis e cofins na tela de tributação e neste caso as alíquotas de ambos. não ocorre a rejeição do envio da nfe, pois as tags foram geradas, mas com valores zerados e a sefaz aceita estas notas, sei que para resolver eu poderia obrigar o preenchimento dos referidos campos no cadastro da tributação, mas ainda não sei se isso seria o correto. 

Gostaria da opinião de vocês que possuem muito mais conhecimento neste assunto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
14 horas atrás, YSM Informatica disse:

Como proceder para gerar uma nfe sem as tags <PIS> e <COFINS> ?

No caso de NFe, não é possível. Pela regra de validação Q01-20, é obrigatório informar o grupo PIS.

 

42 minutos atrás, YSM Informatica disse:

Falando no meu caso, se o usuário esquecer de informar o cst do pis e cofins na tela de tributação e neste caso as alíquotas de ambos. não ocorre a rejeição do envio da nfe, pois as tags foram geradas, mas com valores zerados e a sefaz aceita estas notas, sei que para resolver eu poderia obrigar o preenchimento dos referidos campos no cadastro da tributação, mas ainda não sei se isso seria o correto. 

Não existe como informar CST de PIS em branco no componente, como você mesmo verificou o padrão é 01.

O que você pode fazer é validar a informação do CST no momento de alimentar o componente:

uses
  pcnConversao;

var
  ok: Boolean;

[...]
Det.Imposto.PIS.CST := StrToCSTPIS(ok, MinhaQuery.FieldByName('CST_PIS').AsString);
if not ok then
  raise Exception.Create('CST do PIS inválido!');

 

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 18/01/2022 at 11:05, YSM Informatica disse:

Entendi, mas mesmo assim penso que o componente da acbr não deveria preencher as referidas tags, sendo que o sistema não informou o cst para ambos os casos e talvez alguma outra "Me corrijam por favor caso esteja errado".

Não há como o componente assumir esta responsabilidade.  Na tabela que passei a não informação do CST PIS/COFINS poderia estar em 3 condições sendo elas:

CST -> 07 - Operação Isenta da Contribuição
CST -> 08 - Operação sem Incidência da Contribuição
CST -> 09 - Operação com Suspensão da Contribuição

E neste caso falaríamos a grosso modo que as 3 condições são sem PIS/COFINS (valores) mas veja que são 3 condições diferentes.  
Produtos isentos não é produtos suspenso e também não é operação sem incidência.  Por este motivo de fato é necessário fazer a distinção e isto dependerá da parte de quem está emitindo. 

 


logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Bom dia a todos,

Segundo o Manual da NF-e os grupos: PIS, PISST, COFINS e COFINSST são opcionais, ou seja, existe a possibilidade deles não serem gerados no XML.

Se faz necessário verificar em qual situação isso é permitido.

No componente temos as seguintes condições para que o grupo <PIS> seja gerado ou não.

  if (nfe.Ide.modelo <> 55) and
   ((nfe.Det[i].Imposto.PIS.vBC = 0) and
    (nfe.Det[i].Imposto.PIS.pPIS = 0) and
    (nfe.Det[i].Imposto.PIS.vPIS = 0) and
    (nfe.Det[i].Imposto.PIS.qBCProd = 0) and
    (nfe.Det[i].Imposto.PIS.vAliqProd = 0) and
    (not (nfe.Det[i].Imposto.PIS.CST in [pis04, pis05, pis06, pis07, pis08, pis09, pis49, pis99]))) then      //No caso da NFC-e, o grupo de tributação do PIS e o grupo de tributação da COFINS são opcionais.
      exit;

Como vocês podem notar a primeira condição verifica se o modelo do documento é diferente de 55, isso nos diz que a ausência do grupo <PIS> é permitido na NFC-e (modelo 65), por outro lado ele é obrigatório quando se tratar da NF-e (modelo 55).

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 829 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.